2 de fev. de 2023

2 Samuel 7. Tema: Projeto reprovado por Deus.

  •  “Sucedeu que, habitando o rei Davi em sua própria casa, tendo-lhe o SENHOR dado descanso de todos os seus inimigos em redor, disse o rei ao profeta Natã: Olha, eu moro em casa de cedros, e a arca de Deus se acha numa tenda. Disse Natã ao rei: Vai, faze tudo quanto está no teu coração, porque o SENHOR é contigo.” (2Sm 7:1-3 RA)

 

             O relato do propósito de Davi construir um templo pra Deus ter sido reprovado pelo próprio Senhor nos ensina muitas verdades, pois as vezes pensamos que por nosso projeto ser bom e correto,  Deus irá concordar e aprovar, mas nem sempre é assim. Natã (profeta ) e Davi (rei) pensavam que a construção do templo em Jerusalém teria a chancela de Deus, devido ao fato de ser para glorificação do Senhor e por Davi ser um homem abençoado, inclusive tendo os recursos necessários, mas, não foi o que aconteceu.   

             O passado de Davi interferiu no seu futuro,  fazendo com que não recebesse autorização para construir o templo, devido as muitas guerras que travou e pelo sangue de muitos homens  que derramou: “Então, chamou a Salomão, seu filho, e lhe ordenou que edificasse casa ao SENHOR, Deus de Israel. Disse Davi a Salomão: Filho meu, tive intenção de edificar uma casa ao nome do SENHOR, meu Deus. Porém a mim me veio a palavra do SENHOR, dizendo: Tu derramaste sangue em abundância e fizeste grandes guerras; não edificarás casa ao meu nome, porquanto muito sangue tens derramado na terra, na minha presença. Eis que te nascerá um filho, que será homem sereno, porque lhe darei descanso de todos os seus inimigos em redor; portanto, Salomão será o seu nome; paz e tranquilidade darei a Israel nos seus dias. Este edificará casa ao meu nome; ele me será por filho, e eu lhe serei por pai; estabelecerei para sempre o trono do seu reino sobre Israel.” (1Cr 22:6-10 RA)

              O apóstolo Paulo também teve um excelente projeto bloqueado por Deus, neste caso,  por uma questão de prioridade de agenda, pois o apóstolo queria pregar o Evangelho na região frígio gálata, mas naquele momento a prioridade de Deus era a Macedônia: “E, percorrendo a região frígio gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu. E, tendo contornado Mísia, desceram a Trôade. À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos. Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho.” (At 16:6-10 RA)

            Tenha projetos espirituais e naturais, mas submeta-os ao Senhor, pois Ele sabe o que, quando e como devem acontecer e até se devem acontecer através de você ou de outrem. No caso de Davi quem construiu o templo foi seu filho Salamão, no caso de Paulo, ele mesmo foi pra Macedônia. Esteja disponível, mas também sensível aos planos e propósitos de Deus em você e através de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.