3 de out. de 2022

Provérbios 9. Tema: Quem são os cães e os porcos?

        No Sermão da montanha o Senhor Jesus nos orienta dizendo: “Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem.” (Mt 7:6 RA)

        Ao lermos este texto surge a pergunta: Quem seriam os cães e os porcos a quem Jesus se refere?

        Lendo Isaías descobrimos que os cães são os maus obreiros, são cegos, mudos, sonhadores preguiçosos e que gostam de dormir. São avarentos e comilões, porém nunca se fartam. Pastores que nada compreendem e são gananciosos.

  •       Os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; sonhadores preguiçosos, gostam de dormir. Tais cães são gulosos, nunca se fartam; são pastores que nada compreendem, e todos se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, todos sem exceção.” (Is 56:10-11 RA)

       No livro dos provérbios descobrimos que os porcos são os escarnecedores e os perversos. Pois, os escarnecedores afrontam quem os repreendem e se aborrecem de quem quer ajudá-los e os perversos que ao terem seus comportamentos errados censurados, dizem injúrias.

  •   “ O que repreende o escarnecedor traz afronta sobre si; e o que censura o perverso a si mesmo se injuria. 8  Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio, e ele te amará. ” (Pv 9:7-8 RA)

  Assim sendo, o melhor a fazer é repreender e dar instruções ao sábio, pois se tornará mais sábio ainda e passará a amar quem o instruiu. Da mesma forma, quem ensina o justo contribuirá para que ele cresça em prudência.

  •  Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda; ensina ao justo, e ele crescerá em prudência.” (Pv 9:9)

Por esses e outros motivos, não perca tempo com quem não merece seu tempo. Invista em quem lhe valoriza e verá o resultado positivo do seu trabalho.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.