28 de out. de 2022

Eclesiastes 1. Tema: Seja sábio, aprenda com e para a história.

  •   Levanta-se o sol, e põe-se o sol, e volta ao seu lugar, onde nasce de novo. 6  O vento vai para o sul e faz o seu giro para o norte; volve-se, e revolve-se, na sua carreira, e retorna aos seus circuitos.” (Ec 1:5-6 RA)
  •  “O que foi é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; nada há, pois, novo debaixo do sol.” (Ec 1:9 RA)

       A história é composta de aspectos lineares (não se repetem) e cíclicos (se repetem). Os lineares apontam para um fim determinado por Deus. Os cíclicos nos ajudam a perceber que algumas realidades semelhantes as que estamos vivendo já aconteceram e podemos aprender com elas.

      Para sabermos como lidar da melhor maneira possível, tanto  com os aspectos lineares quanto com os cíclicos,  precisamos de fé, discernimento, conhecimento e sabedoria, pois nos ajudarão a viver de maneira sóbria e coerente com os propósitos e orientações divinas.

      No que se refere aos aspectos cíclicos, isto é, que se repetem, é importante que conheçamos a história, pois nos ajudará a não repetir erros já cometidos por outros, mas também nos capacitará a copiar acertos. Por exemplo, a história dos Hebreus no deserto ao saírem do Egito.

  • Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, 2  tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés. 3  Todos eles comeram de um só manjar espiritual 4  e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo. 5  Entretanto, Deus não se agradou da maioria deles, razão por que ficaram prostrados no deserto. 6 Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. 7  Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; porquanto está escrito: O povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se. 8  E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num só dia, vinte e três mil. 9  Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes. 10  Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador. 11  Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado. 12  Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia. 13  Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar. 14  Portanto, meus amados, fugi da idolatria.” (1Co 10:1-14 RA)

          Quanto aos aspectos lineares é importante sabermos o que está profetizado, para que nos preparemos de forma que não sejamos surpreendidos por aquilo que Deus já disse que vai acontecer, como por exemplo, o surgimento do anticristo e volta de Jesus.

  • “ Irmãos, no que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, nós vos exortamos 2  a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor. 3 Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição, 4  o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus. 5  Não vos recordais de que, ainda convosco, eu costumava dizer-vos estas coisas? 6  E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria. 7  Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; 8  então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda. 9  Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, 10  e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. 11  É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, 12  a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça.” (2Ts 2:1-12 RA)

          Esteja atento, cresça e amadureça, pois só assim crerá que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam ao Senhor. Assim viverá como alguém mais do que vencedor.

  • “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8:28 RA)
  •  “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” (Rm 8:37 RA)

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.