25 de out. de 2022

Provérbios 30. Tema: A Palavra de Deus é completa e suficiente.

  •  “Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso.” (Pv 30:5-6 RA)

           Um dos pilares do ensino bíblico que foi resgatado na Reforma Protestante é Sola Scriptura, isto é , a Bíblia é suficiente para tratar de todos os aspectos relacionados a vida humana e sua relação com Deus, consigo e com o próximo, oferecendo todo conteúdo para a salvação e santificação do homem através de Cristo Jesus.

           Esta máxima está fundamentada no fato da Bíblia ser o único livro inspirado por Deus:   Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,  a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2Tm 3:16-17 RA)

           Por isso, nada podemos acrescentar, nem remover do seu conteúdo, sob pena de repreensão e punição: “Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso.” (Pv 30:5-6 RA)

            Desfrute da Bíblia, lendo-a, examinando-a, mas também obedecendo-a, pois veio de Deus e visa nos levar a viver para glória de Dele.

           Observe o que e como o escritor do Salmo 119 fala da riqueza da Palavra de Deus:

  • Sl 119:9  De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.
  • Sl 119:16  Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra.
  • Sl 119:17  Sê generoso para com o teu servo, para que eu viva e observe a tua palavra.
  • Sl 119:25  A minha alma está apegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra.
  • Sl 119:28  A minha alma, de tristeza, verte lágrimas; fortalece-me segundo a tua palavra.
  • Sl 119:42  E saberei responder aos que me insultam, pois confio na tua palavra.
  • Sl 119:43  Não tires jamais de minha boca a palavra da verdade, pois tenho esperado nos teus juízos.
  • Sl 119:50  O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica.
  • Sl 119:58  Imploro de todo o coração a tua graça; compadece-te de mim, segundo a tua palavra.
  • Sl 119:65  Tens feito bem ao teu servo, SENHOR, segundo a tua palavra.
  • Sl 119:67  Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra.
  • Sl 119:74  Alegraram-se os que te temem quando me viram, porque na tua palavra tenho esperado.
  • Sl 119:76  Venha, pois, a tua bondade consolar-me, segundo a palavra que deste ao teu servo.
  • Sl 119:81  Desfalece-me a alma, aguardando a tua salvação; porém espero na tua palavra.
  • Sl 119:89  Para sempre, ó SENHOR, está firmada a tua palavra no céu.
  • Sl 119:101  De todo mau caminho desvio os pés, para observar a tua palavra.
  • Sl 119:105  Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.
  • Sl 119:107  Estou aflitíssimo; vivifica-me, SENHOR, segundo a tua palavra.
  • Sl 119:114  Tu és o meu refúgio e o meu escudo; na tua palavra, eu espero.
  • Sl 119:133  Firma os meus passos na tua palavra, e não me domine iniqüidade alguma.
  • Sl 119:139  O meu zelo me consome, porque os meus adversários se esquecem da tua palavra.
  • Sl 119:140  Puríssima é a tua palavra; por isso, o teu servo a estima.
  • Sl 119:147  Antecipo-me ao alvorecer do dia e clamo; na tua palavra, espero confiante.
  • Sl 119:158  Vi os infiéis e senti desgosto, porque não guardam a tua palavra.
  • Sl 119:161  Príncipes me perseguem sem causa, porém o que o meu coração teme é a tua palavra.
  • Sl 119:169  Chegue a ti, SENHOR, a minha súplica; dá-me entendimento, segundo a tua palavra.
  • Sl 119:170  Chegue a minha petição à tua presença; livra-me segundo a tua palavra.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.