14 de out. de 2022

Provérbios 18. Tema: Espiritualize-se!

 “O espírito firme sustém o homem na sua doença, mas o espírito abatido, quem o pode suportar?” (Pv 18:14 RA)

       Quando estamos bem espiritualmente, isto é, cheios do Espírito Santo e da Palavra de Deus, temos maiores e melhores condições de enfrentarmos as adversidades da vida e sairmos vitoriosos contra o pecado, o diabo e o mundo.

        Infelizmente, boa parte dos cristãos não entendeu esta realidade e por isso prioriza os estudos, o trabalho, o dinheiro, o lazer, os exercícios físicos, as maratonas da TV  e deixam o que sobra, quando sobra, para dedicar-se a Deus.

        Vivemos em uma geração ocupada demais para ter tempo e energia para buscar a Deus. O resultado tem sido cristãos apáticos, frágeis, incapazes de obedecer aos princípios elementares da fé, tropeçando, caindo, torando-se escravos de pecados e frequentadores de locais pecaminosos, consequentemente naufragando na  fé, em depressões, em pecados e o pior de tudo, levando outros consigo e colocando a culpa na Igreja, nos pastores, no diabo, etc., ao invés de assumirem que suas escolhas são as reais causas de seus fracassos.

         Priorize sua vida com Deus enquanto é tempo, pois haverá tempo que não dará tempo de buscar ao Senhor e quando isso acontecer nos assemelharemos as 5(cinco) virgens tolas que não tinham azeite para depois da meia noite. Reveja suas prioridades enquanto é tempo, pois haverá tempo que não dará tempo.

·                     Trabalho, estudos, viagens, exercícios físicos, rodas de conversas, lazer, boas leituras, dormir, são práticas importantes, mas nenhuma delas lhe dará suporte para enfrentar “o dia mal” e sair vitorioso. “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.” (Ef 6:13 RA)

  • “Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” (Is 55:6 RA)
  • Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! 7  Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas. 8  E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando. 9  Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o. 10  E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta. 11  Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! 12  Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço.” (Mt 25:6-12 RA)
  •   “A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. 23  Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes. 24  Observai os corvos, os quais não semeiam, nem ceifam, não têm despensa nem celeiros; todavia, Deus os sustenta. Quanto mais valeis do que as aves! 25  Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? {ao curso da sua vida; ou à sua estatura } 26  Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras? 27  Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 28  Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais tratando-se de vós, homens de pequena fé! 29  Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações. 30  Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas. 31  Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas.” (Lc 12:22-31 RA)
  •  “E Moisés, entrando pelo meio da nuvem, subiu ao monte; e lá permaneceu quarenta dias e quarenta noites.” (Êx 24:18 RA)
  •  “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,” (Ef 5:18 RA)
  •   Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15  Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. 16  Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.” (1Co 2:14-16 RA)
  •  “Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer.” (Dn 6:10 RA)
  • “Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.” (Lc 6:12 RA)

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.