21 de ago. de 2022

Gênesis 14. Tema: Faça algo, não espere que peçam.

  Ouvindo Abrão que seu sobrinho estava preso, fez sair trezentos e dezoito homens dos mais capazes, nascidos em sua casa, e os perseguiu até Dã. 15  E, repartidos contra eles de noite, ele e os seus homens, feriu-os e os perseguiu até Hobá, que fica à esquerda de Damasco. 16  Trouxe de novo todos os bens, e também a Ló, seu sobrinho, os bens dele, e ainda as mulheres, e o povo.” (Gn 14:14-16 RA)

 

       A solidariedade é uma virtude cristã, logo deve ser assimilada, vivida e ensinada, pois nos leva a perceber a dor do outro e a fazer algo pelas pessoas, ainda que elas não peçam, afinal somos responsáveis por aquilo que percebemos.

       Abrão ao tomar conhecimento que Ló era prisioneiro, juntamente com o que possuía, escolheu entre os homens do seu clã, 318 do mais capazes e foi socorrer o sobrinho. Ele não foi indiferente, nem tão pouco esperou um pedido de ajuda. Ele sabia o que deveria fazer e fez. Simples assim.

       Precisamos aprender a agir proativamente em relação as situações vividas pelas pessoas, pois muitos são os que estão precisando e nós somos daqueles que podemos ajudar, independentemente daquela pessoa pedir, reconhecer e agradecer.

       Ao nos solidarizarmos seremos o corpo de Cristo em movimento, caminhando em direção àqueles de perto ou de longe que precisam dos braços, pés, olhos, ouvidos, mãos, enfim, do corpo de Cristo presente na terra.

  • “Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; 32  e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; 33  e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; 34  então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. 35  Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; 36  estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. 37  Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? 38  E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? 39  E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? 40  O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” (Mt 25:31-40 RA)

FAÇA BOAS OBRAS!!!COMECE AGORA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.