31 de ago. de 2022

Gênesis 26. Tema: aprenda com as histórias dos seus pais.

“Isaque, pois, ficou em Gerar. 7  Perguntando-lhe os homens daquele lugar a respeito de sua mulher, disse: É minha irmã; pois temia dizer: É minha mulher; para que, dizia ele consigo, os homens do lugar não me matem por amor de Rebeca, porque era formosa de aparência. 8  Ora, tendo Isaque permanecido ali por muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhando da janela, viu que Isaque acariciava a Rebeca, sua mulher. 9  Então, Abimeleque chamou a Isaque e lhe disse: É evidente que ela é tua esposa; como, pois, disseste: É minha irmã? Respondeu-lhe Isaque: Porque eu dizia: para que eu não morra por causa dela. 10  Disse Abimeleque: Que é isso que nos fizeste? Facilmente algum do povo teria abusado de tua mulher, e tu, atraído sobre nós grave delito. 11  E deu esta ordem a todo o povo: Qualquer que tocar a este homem ou à sua mulher certamente morrerá.” (Gn 26:6-11 RA)

 

          A história foi escrita por muitos motivos e um deles é nos ensinar a como acertar e a como não errar. Quando lemos a experiência de Isaque na terra de Gerar imediatamente nos lembramos do que fez seu pai, quando negou que Sara era sua esposa. Em ambos os casos, o medo foi a mola propulsora que os conduziu ao pecado.

          Quando olhamos para nossa história familiar precisamos ser analíticos e termos a capacidade para copiar os acertos e evitar os erros, caso contrário, corremos o risco de desperdiçar oportunidades de sermos bem sucedidos, mas também corremos o risco de arruinarmos nossas vidas e de outras pessoas por cometermos os mesmos erros.

            O que tem de positivo na vida de seus pais, avós, tios, etc? Aprenda com as histórias deles, pois podem lhe ajudar a avançar mais rápido e com mais consistência. Mas, o que tem de negativo na história deles?  Tenha cuidado, pois se repetir os mesmo erros, sofrerá os mesmos danos. Aprenda com as histórias dos outros, para que sua história seja diferenciada.

Gênesis 25. Tema: Lentilhas sempre serão lentilhas.

 “ Tinha Jacó feito um cozinhado, quando, esmorecido, veio do campo Esaú 30  e lhe disse: Peço-te que me deixes comer um pouco desse cozinhado vermelho, pois estou esmorecido. Daí chamar-se Edom. 31  Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. 32  Ele respondeu: Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura? 33  Então, disse Jacó: Jura-me primeiro. Ele jurou e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó. 34  Deu, pois, Jacó a Esaú pão e o cozinhado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Assim, desprezou Esaú o seu direito de primogenitura.” (Gn 25:29-34 RA)

 

          O prazer é um dos grandes privilégios concedidos por Deus aos seres humanos. Não é atoa que a palavra Éden significa prazer e foi num lugar com este nome que o Senhor colocou Adão e Eva para morarem, mas eles infelizmente optaram por desobedecer ao Senhor e por isso dali foram expulsos.

           Depois do pecado e da expulsão do jardim, o ser humano tem buscado prazeres bem distantes de Deus e por vezes cai e armadilhas aprisionadoras.

           Dentre os casos bíblicos a experiência de Esaú é marcante, pois nos mostra como a procura por um prazer momentâneo e imediato, podem levar o ser humano a jogar fora um futuro abençoado.

            Esaú em sua miopia espiritual, trocou seu direito de primogenitura que lhe faria parte da genealogia do Messias, assim como lhe daria a maior parte da herança de seu pai, por um prato de lentilhas.

            Quais são as trocas que você tem feito? Conheço muitas pessoas que trocaram a comunhão com Deus, o ministério, a família, a saúde e até a salvação, por um relacionamento pecaminoso, uma porção de dinheiro e bens, um local no podium,  ou outros tipos de prazeres efêmeros e circunstanciais.

             Tenha cuidado pois as propostas sempre aparecem. Os pratos de lentilhas sempre chamam a nossa atenção e juntamente com eles o afastamento de Deus e do seu propósito. Lembre-se que lentilhas sempre serão lentilhas.

 

Gênesis 24. Tema: Cautela!!

 “Respondeu-lhe Abraão: Cautela! Não faças voltar para lá meu filho.” (Gn 24:6 RA)

        Ser cauteloso é uma atitude sabia a ser adotada sempre, visto que ao assumirmos esta postura evitamos exposições perigosas que podem ter desdobramentos desnecessários e até desastrosos.

         Abraão, no fim de sua vida, chama Eliézer, seu servo mais antigo e lhe incube da missão de ir buscar uma esposa para Isaque, porém dois critérios foram estabelecidos: A moça não poderia ser cananeia, pois os cananeus não serviam ao Deus de Abraão, nem tão pouco o jovem Isaque poderia ser levado a Padã Harã de onde Abraão saíra, em obediência a Deus.

         O experiente Abraão sabia muito bem os riscos iminentes das más influências de  um casamento misto, com pessoas que não temiam ao Senhor, mas também, de pessoas e lugares que não tem compromisso com o Eterno. Por isso, fez questão de levar Eliézer a assumir o compromisso de cautela para com o futuro de Isaque.

         Você é uma pessoa cautelosa no que fala e faz? Você abre sua vida e casa para todos os tipos de pessoas? Com quem você tem amizades e alianças? Pra onde e com quem você tem permitido que seus filhos se relacionem? Tenha cuidado, pois a imprudência pode custar caro a você, mas principalmente para sua família. Esteja atento, para que as más amizades, más conversas e os ambientes impuros não venham a corromper sua fé ou de sua família. Cautela!!!

30 de ago. de 2022

Gênesis 23. Tema: Seremos uma lembrança.

  Tendo Sara vivido cento e vinte e sete anos, morreu em Quiriate-Arba, que é Hebrom, na terra de Canaã; veio Abraão lamentar Sara e chorar por ela.” (Gn 23:1-2 RA)

 

           Por mais que vivamos, um dia morreremos e nos tornaremos uma lembrança. A curto prazo, seremos uma lembrança mais nítida, a médio prazo uma lembrança opaca e a longo prazo chegaremos ao esquecimento, a não ser que deixemos um legado, isto é , uma herança não material que nos fará ser lembrados por outras gerações.

           Após décadas de conhecimento e convivência com Abraão com quem viveu grandes experiências positivas e negativas, chegou a hora de  Sara partir e estar com o Senhor, deixando lembranças e saudades principalmente na vida de seu marido, filho e nação, já que deu origem a um povo, os hebreus.

           Eu e você também partiremos deste mundo e também deixaremos um legado que nos fará ser lembrados como um exemplo positivo ou negativo, tudo dependerá das escolhas que tivermos feito em vida.

           Procure cuidar do seu testemunho cristão, pois gerações futuras podem se espelhar na maneira séria como você viveu seu compromisso com Deus. Timóteo, discípulo de Paulo, teve como referenciais de fé o apóstolo, mas também sua mãe e sua vó. Muitos monarcas tiveram como referencial o rei Davi. Você com certeza lembra de alguém que viveu de maneira diferenciada e serve , mesmo depois de morto, como referencial a ser ou não seguido.

           Como cristãos precisamos considerar que muitas pessoas, chorarão na sua morte e lembrarão de você nitidamente durante um bom tempo, outras lhe esquecerão, mas, aquelas que conheceram sua maneira santa e piedosa lhe carregarão por toda a vida e testemunharão a seu respeito, sempre lembrando da maneira como você levou o Rei e o Reino a sério.

  •   Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, de conformidade com a promessa da vida que está em Cristo Jesus, 2  ao amado filho Timóteo, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor. 3  Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia. 4  Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria 5  pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti.” (2Tm 1:1-5 RA)
  •  “ O SENHOR foi com Josafá, porque andou nos primeiros caminhos de Davi, seu pai, e não procurou a baalins. 4  Antes, procurou ao Deus de seu pai e andou nos seus mandamentos e não segundo as obras de Israel.” (2Cr 17:3-4 RA)
  • “Dá-me a conhecer, SENHOR, o meu fim e qual a soma dos meus dias, para que eu reconheça a minha fragilidade.” (Sl 39:4 RA)

 

 

 

 

 

 

 

26 de ago. de 2022

Gênesis 22. Tema: Sempre haverá algo a mais.

  Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha; 10  e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho. 11 Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! 12  Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho. 13  Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho. 14  E pôs Abraão por nome àquele lugar — O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.” (Gn 22:9-14 RA)

 

          Após esperar 25 anos para ter em seus braços o bebê Isaque, experiência esta que lhe proporcionou grande alegria e contentamento de vida, Abraão se depara com uma nova situação, onde a provisão, a proteção e o milagre de Deus acontecerão em uma grandiosa manifestação de graça.

          Abraão vai à Moriá para devolver pra Deus, aquele que de Suas mãos havia recebido. O jovem Isaque, que era cumprimento da promessa, resposta de orações, motivo de riso e satisfação de vida, mas que também tinha um futuro garantido pelas promessas que havia sido alvo.

          O velho Abraão, mais íntimo de Deus e sabedor de que não falha em Suas promessas, chega pra seus servos e disse: “ Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós.” (Gn 22:5 RA). Da mesma forma diz ao jovem Isaque: “Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto;...” (Gn 22:8 RA)

          Não é porque Deus já lhe concedeu coisas grandiosas que não é capaz de fazer outras ainda mais maravilhosas , basta você crer. Lembre-se: O Senhor que dá, também mantém. Por isso creia que novas experiências virão, mesmo que você esteja décadas mais velho(a) e já tenha vivenciado o que não imaginava. Sempre haverá um surpreendente agir de Deus.

 

 

 

 

 

 

Gênesis 21. Tema: Dá tempo de ser feliz.

 “Tinha Abraão cem anos, quando lhe nasceu Isaque, seu filho. 6  E disse Sara: Deus me deu motivo de riso; e todo aquele que ouvir isso vai rir-se juntamente comigo.” (Gn 21:5-6 RA)

 

           A medida que o tempo vai passando e a idade vai chegando, somos tentados a nos entregar e a desistir de sonhar, ficando a espera da morte, já que, segundo nossas crenças e pensamentos limitadores, não há mais tempo pra algo novo, esplêndido e maravilhoso acontecer. Mas, nosso Deus é poderoso para nos surpreender.

           Abraão e Sara viveram na velhice os melhores e mais felizes dias de suas vidas, pois viram o “impossível” acontecer. Aquilo que não conseguiram na juventude e nem na meia idade, receberam na velhice.

           Como disse a poetiza,  “não desista, não pare de crer”, pois os planos, propósito e promessas de Deus, jamais vão morrer. Continue firme na fé, pois o Senhor pode lhe surpreender na velhice e experiências maiores e melhores podem acontecer. “Deus não está demorando. Ele está caprichando”.

            Viva cheio de expectativas,  pois o melhor de Deus ainda está por vir. Ele sempre nos surpreende.

 

Gênesis 20. Tema: Escudo da sinceridade.

  Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite e lhe disse: Vais ser punido de morte por causa da mulher que tomaste, porque ela tem marido. 4  Ora, Abimeleque ainda não a havia possuído; por isso, disse: Senhor, matarás até uma nação inocente?” (Gn 20:3-4 RA)

 

            Nem sempre temos como nos proteger dos homens, visto que a natureza pecaminosa faz com que os seres humanos mintam, dissimulem, camuflem, o que tem em seus corações.

                Diante destas realidades, precisamos ter como parceiro  Aquele que “sonda corações e mentes”, que conhece a “verdade no íntimo”, sabe das palavras antes que sejam proferidas, vê o interior e não as aparências e sabe o “segredo de todos os homens”, o nosso Deus, que é onipresente, onisciente e eterno.

                Abimeleque, embora não fizesse parte do clã dos hebreus, era um homem sincero e foi protegido por Deus da maldade feita por aquele que deveria ser puro em suas motivações e ações por servir a Deus, o velho  Abraão.

                Deus, em sua justiça e imparcialidade, viu que Abimeleque estava sendo ludibriado por Abraão, por isso o Senhor fala com o rei “ímpio” a respeito da maldade que o “santo” Abraão, estava cometendo.

                Seja sincero, pois o Senhor lhe guardará e  livrará das pessoas maldosas que estão ao seu lado e também não deixará em oculto o que estão fazendo as escondidas contra você, afinal, “nada há encoberto que não venha a ser revelado”.

  •  A sinceridade nos preserva: Salmos 25:21,  Preservem-me a sinceridade e a retidão, porque em ti espero.
  • Quem anda em sinceridade é protegido: Provérbios 2:7  Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade,

24 de ago. de 2022

Gênesis 19. Tema: Livramento forçado.

 “ Como, porém, se demorasse, pegaram-no os homens pela mão, a ele, a sua mulher e as duas filhas, sendo-lhe o SENHOR misericordioso, e o tiraram, e o puseram fora da cidade. 17  Havendo-os levado fora, disse um deles: Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças.” (Gn 19:16-17 RA)

 

            Nem sempre discernimos o que está, ou estará acontecendo conosco, porém Deus, que sabe todas as coisas, inclusive das que se passam em nosso coração (boas ou más), nos surpreende e age de forma que nem sempre entendemos, para nos livrar de pessoas e lugares que iriam nos prejudicar. Assim aconteceu com Ló, sobrinho de Abraão, quando os anjos o tomaram pela mão e o levaram pra fora de Sodoma.

            Quando situações semelhantes acontecem conosco, a princípio ficamos sem entender o que se passa, mas à medida que a vida segue, percebemos o livramento de Deus. Não espere ser forçado para sair de onde Deus mandou, ou para terminar um relacionamento que ordenou.

               Seja crente e obediente, pois Deus está tentando lhe livrar de dores ainda maiores. É melhor deixar pra trás algumas conquistas do que morrer abraçado com elas. Evite constrangimentos e violências físicas e verbais. Não teime, pois vergonhas desnecessárias irão lhe marcar. Lembre do que Jesus disse: “ O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois.” (Jo 13:7 RA)

Gênesis 18. Tema: Hospitalidade ou hospedagem?

       Você já parou pra pensar na diferença entre hospitalidade e hospedagem? Em ambos os casos a pessoa é recebida, mas a hospitalidade tem um diferencial que é a maneira de receber e cuidar de quem chega. A hospedagem pode ser tecnicamente muito bem feita, mas não se compara com a hospitalidade.

           As vezes chegamos a determinados lugares e até somos bem recebidos, mas não nos sentimos acolhidos, integrados, tratados como gente. O lugar pode até ser bonito, bem equipado, cheio de detalhes, as pessoas podem até sorrir e dizer clichês,  mas não percebemos o coração delas abertos para conosco.

           Em contrapartida, existem lugares que nem são tão sofisticados, porém as pessoas tem um calor humano diferente, capaz de nos envolver e nos manter como se estivéssemos em casa, ou em um ambiente conhecido a muito tempo.

           Como pessoas, famílias e igreja, precisamos pedir a Deus que nos ensine a praticar a hospitalidade, pois ao  recebermos e sermos recebidos de coração e braços abertos, desfrutaremos e proporcionaremos melhores momentos, visto que, iremos além das formalidades e protocolos.     

          Abraão praticou a hospitalidade com os três visitantes que chegaram a sua tenda e nem imaginava que eram o Senhor e mais dois anjos: 1 ¶  Apareceu o SENHOR a Abraão nos carvalhais de Manre, quando ele estava assentado à entrada da tenda, no maior calor do dia. 2  Levantou ele os olhos, olhou, e eis três homens de pé em frente dele. Vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro, prostrou-se em terra 3  e disse: Senhor meu, se acho mercê em tua presença, rogo-te que não passes do teu servo; 4  traga-se um pouco de água, lavai os pés e repousai debaixo desta árvore; 5  trarei um bocado de pão; refazei as vossas forças, visto que chegastes até vosso servo; depois, seguireis avante. Responderam: Faze como disseste. 6  Apressou-se, pois, Abraão para a tenda de Sara e lhe disse: Amassa depressa três medidas de flor de farinha e faze pão assado ao borralho.” (Gn 18:1-6 RA)

         Ló também praticou a hospitalidade e acolheu os anjos que vieram a lhe orientar como fugir do juízo que viria a Sodoma, Gomorra e cidades circunvizinhas: “1 ¶ Ao anoitecer, vieram os dois anjos a Sodoma, a cuja entrada estava Ló assentado; este, quando os viu, levantou-se e, indo ao seu encontro, prostrou-se, rosto em terra. 2 E disse-lhes: Eis agora, meus senhores, vinde para a casa do vosso servo, pernoitai nela e lavai os pés; levantar-vos-eis de madrugada e seguireis o vosso caminho. Responderam eles: Não; passaremos a noite na praça. 3 Instou-lhes muito, e foram e entraram em casa dele; deu-lhes um banquete, fez assar uns pães asmos, e eles comeram.” (Gn 19:1-3 RA)

         Que o Senhor nos ajude a praticar esta virtude, pois além de recebermos "anjos", podemos "ser anjos" para muitas pessoas.

  •  “compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade;” (Rm 12:13 RA)
  •  “Não negligencieis a hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem o saber acolheram anjos.” (Hb 13:2 RA) 

Gênesis 17. Tema: Além dos olhos.

 “Então, se prostrou Abraão, rosto em terra, e se riu, e disse consigo: A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara com seus noventa anos?” (Gn 17:17 RA)

 “Riu-se, pois, Sara no seu íntimo, dizendo consigo mesma: Depois de velha, e velho também o meu senhor, terei ainda prazer?” (Gn 18:12 RA)

 

          Ao lermos os relatos a respeito do anúncio da geração de Isaque para Abrão e Sarai,  percebemos que diante da mesma notícia eles tiveram reações semelhantes, porém distintas aos olhos de Deus.

         Tanto Abrão, quanto Sarai, riram ao ouvirem que gerariam uma criança que viria a ser uma grande nação. A grosso modo, poderíamos dizer que os dois tiveram reações semelhantes, porém aos olhos do Senhor que sonda corações e mentes, a postura de Abrão não continha nenhum teor de incredulidade, já a reação de Sarai, sim.

          Essa história nos alerta a respeito de realidades que aparentemente são semelhantes, mas que aos olhos de Deus são distintas. Por isso, precisamos ter cuidado para não aprovarmos ou reprovarmos algo ou alguém pela aparência, pois corremos sérios riscos de errar.

          Da mesma forma,  precisamos ter uma atenção pessoal redobrada, pois diante de determinadas situações, vividas com outras pessoas, podemos ser reprovados e elas aprovadas, ou vice-versa.

          Esteja atento, pois por trás ou por dentro de situações, realidade e experiências semelhantes podem existir motivações, crenças e sentimentos bem distintos.   

  

  • “O simples dá crédito a toda palavra, mas o prudente atenta para os seus passos.” (Pv 14:15 RA)
  •  “Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça.” (Jo 7:24 RA)
  •  “Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus.” (1Co 4:5 RA)

22 de ago. de 2022

Gênesis 16. Tema: Compreensões equivocadas, decisões perturbadas.

“ Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos; tendo, porém, uma serva egípcia, por nome Agar, 2  disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz filhos; toma, pois, a minha serva, e assim me edificarei com filhos por meio dela. E Abrão anuiu ao conselho de Sarai. 3  Então, Sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar, egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido, depois de ter ele habitado por dez anos na terra de Canaã.” (Gn 16:1-3 RA)

 

       Uma leitura mal feita e uma interpretação desequilibrada, certamente gerarão decisões atabalhoadas, promovendo dores que poderiam ser evitadas. Por isso, precisamos ter muito cuidado e sobriedade, para que não venhamos a promover situações difíceis para nós e para os que nos rodeiam a partir de erros que poderiam ser evitados.        

        A história bíblica é repleta de relatos que devem abrir nossos olhos. Como exemplo, podemos citar o caso na primeira mulher de Abraão, Sara, pois a mesma, tendo uma compreensão equivocada Deus e do Seu agir, resolveu tomar a frente da história de sua família e  a partir de uma decisão imprópria, gerou transtornos enormes para muitas pessoas, inclusive para as que ainda nasceriam. Pois, ao dar sua escrava pra seu marido deu legalidade para o inimigo gerar tormentos que tem seus reflexos e ecos até o dia de hoje.

         Diante destas realidades e possibilidades devemos estar atentos com nossas percepções, compreensões e decisões a respeito de Deus, dos seus propósitos e do tempo. Caso contrário, tropeçaremos em nossos próprios pés, cairemos, nos sujaremos e nos machucaremos, além de machucar os outros.

        Busque uma compreensão correta de quem Deus é,  de quem você é, das circunstâncias que está vivendo e do tempo de Deus, pois "Ele faz tudo formoso em Seu tempo.

Gênesis 15. Tema: As aves de rapina atacam o sacrifício.

         Nada irrita mais as pessoas descomprometidas do que as pessoas comprometidas. Ninguém irrita mais um infiel do que uma pessoa  fiel. Ninguém transtorna mais uma pessoa que vive no pecado do que alguém que vive em santidade. Ninguém expõe avarento como um fiel dizimista e generoso ofertante. Enfim, quando alguém resolve ser ou fazer algo coerente com aquilo que agrada a Deus, rapidamente ganhará como opositores aqueles que vivem fora do projeto de Deus.

         Observe o que aconteceu com Abrão quando ele preparou os animais para serem oferecidos ao Senhor Deus,  logo as aves de rapina apareceram para atrapalharem ou até  impedir que  o sacrifício acontecesse como deveria: “ Ele, tomando todos estes animais, partiu-os pelo meio e lhes pôs em ordem as metades, umas defronte das outras; e não partiu as aves. 11  Aves de rapina desciam sobre os cadáveres, porém Abrão as enxotava.” (Gn 15:10-11 RA)

         Essa realidade se repete até hoje e será assim até a volta de Jesus, isto é, quando demônios ou pessoas comprometidas com o pecado, o sistema do mundo ou com o diabo, percebem que alguém está levando Deus a sério, logo passam a tecer críticas, ataques e maledicências, visando gerar desmotivação, descrédito e desistência.

         Paulo alerta Timóteo quanto a esta realidade, preparando-o para sofrer oposições e perseguições por ter uma vida piedosa, santa, comprometida com Deus e com o Reino dos céus.

         Se você quer servir a Deus comprometidamente não pense que todos lhe aplaudirão. Pelo contrário, muitos se  oporão a você, inclusive alguns da sua própria família  e que eram tidos como amigos. Títulos como exagerado, santinho, puritano, extremista, logo começarão a surgir e você precisará ser firme para não ceder as pressões daqueles que querem lhe levar a um nível de vida menos comprometido com Deus.

          Está escrito:

  • “...: Não há profeta sem honra, senão na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa.” (Mc 6:4 RA)
  •  “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” (2Tm 3:12 RA)

  

 

21 de ago. de 2022

Gênesis 14. Tema: Faça algo, não espere que peçam.

  Ouvindo Abrão que seu sobrinho estava preso, fez sair trezentos e dezoito homens dos mais capazes, nascidos em sua casa, e os perseguiu até Dã. 15  E, repartidos contra eles de noite, ele e os seus homens, feriu-os e os perseguiu até Hobá, que fica à esquerda de Damasco. 16  Trouxe de novo todos os bens, e também a Ló, seu sobrinho, os bens dele, e ainda as mulheres, e o povo.” (Gn 14:14-16 RA)

 

       A solidariedade é uma virtude cristã, logo deve ser assimilada, vivida e ensinada, pois nos leva a perceber a dor do outro e a fazer algo pelas pessoas, ainda que elas não peçam, afinal somos responsáveis por aquilo que percebemos.

       Abrão ao tomar conhecimento que Ló era prisioneiro, juntamente com o que possuía, escolheu entre os homens do seu clã, 318 do mais capazes e foi socorrer o sobrinho. Ele não foi indiferente, nem tão pouco esperou um pedido de ajuda. Ele sabia o que deveria fazer e fez. Simples assim.

       Precisamos aprender a agir proativamente em relação as situações vividas pelas pessoas, pois muitos são os que estão precisando e nós somos daqueles que podemos ajudar, independentemente daquela pessoa pedir, reconhecer e agradecer.

       Ao nos solidarizarmos seremos o corpo de Cristo em movimento, caminhando em direção àqueles de perto ou de longe que precisam dos braços, pés, olhos, ouvidos, mãos, enfim, do corpo de Cristo presente na terra.

  • “Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; 32  e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; 33  e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; 34  então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. 35  Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; 36  estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. 37  Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? 38  E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? 39  E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? 40  O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” (Mt 25:31-40 RA)

FAÇA BOAS OBRAS!!!COMECE AGORA.

17 de ago. de 2022

Gênesis 13 Tema: Ló ia com Abrão.

  •  “Saiu, pois, Abrão do Egito para o Neguebe, ele e sua mulher e tudo o que tinha, e Ló com ele.” (Gn 13:1 RA)
  •   “Ló, que ia com Abrão, também tinha rebanhos, gado e tendas.” (Gn 13:5 RA)

 

          Como é importante estarmos bem acompanhados e sermos boas companhias. Assim viveram Ló e Abrão, boa parte de suas vidas. Um sendo companheiro do outro e isso fazia bem para os dois.

          Procure ser um bom parceiro de caminhada e procure ter bons parceiros de caminhada. Pode ter certeza que isso fará muito bem para ambos, pois bons parceiros nos fazem rir, mas nos acolhem na hora de chorar. Nos ajudam a conquistar, mas ajudam quando tudo errado dá.

          Seja um bom companheiro de caminhada e caminhe com gente boa, essa parceria fará sua vida ser muito melhor. Deus te abençoe!!

Gênesis 12 Tema: Repasse a bênção.

 “Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!” (Gn 12:1-2 RA)

 

          Ser abençoado é algo maravilhoso, gratificante e produz suprimento e satisfação. Mas, como servos de Deus precisamos lembrar que as bênçãos devem chegar às outras pessoas através de nossas vidas.

          O Senhor prometeu a Abrão abençoá-lo, mas deixou bem claro que ele deveria ser uma bênção pra outras pessoas.

          Reparta o que Deus tem lhe concedido, quer seja no âmbito natural ou sobrenatural. Deixe Deus lhe usar e assim como você ficou feliz ao ser abençoado, aquele a quem você abençoar também ficará feliz e glorificará a Deus.

  • “compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade; abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.” (Rm 12:13-15 RA)
  • “Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação. (1Pe 2:11-12 RA)

Gênesis 11 Tema: Material bem feito.

 “E disseram uns aos outros: Vinde, façamos tijolos e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhes de pedra, e o betume, de argamassa.” (Gn 11:3 RA)

 

         As vezes até temos grandes sonhos, porém não temos os devidos cuidados com os materiais que iremos utilizar. Estes descuidos, desatenção ou até negligência, podem comprometer todo o projeto, assim como sua durabilidade.

         Os homens que vieram a iniciar a construção da grande torre de Babel nos apresentam o zelo que devemos ter com os materiais que iremos utilizar, por isso fizeram tijolos e procuraram queimá-los bem, para poderem suportar as intempéries da vida.

         Quais os materiais que você tem utilizado na construção de sua vida, fé, casamento, negócios, estudos, relacionamentos, etc.?

         O apóstolo Paulo nos recomenda usar materiais de qualidade, para que não venhamos a correr o risco de depois de tudo feito, a construção ruir, os sonhos desmoronarem e tudo vir de água a baixo: “Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.” (1Co 3:11-15 RA)

 

            Seja criterioso na escolha dos materiais!!

Gênesis 10. Tema: Viva o propósito.

 “São estas as gerações dos filhos de Noé, Sem, Cam e Jafé; e nasceram-lhes filhos depois do dilúvio.” (Gn 10:1 RA)

            Todos os seres vivos foram criados de propósito e com propósitos. O desafio é descobrimos e vivermos de acordo com as razões para as quais fomos criados.

           Noé, seus filhos e esposas receberam a missão de repovoar a terra e assim o fizeram, dando origem a todos os povos hoje existentes.

           Nós também temos missões a cumprir e devemos corresponder aos propósitos para os quais fomos criados, pois além de sermos ungidos (capacitados) para eles, geraremos muitas pessoas e realidades que estão para existir.

            Dê conta da missão e corresponda aos investimentos feitos, afinal você foi criado de propósito e para propósitos. Viva-os!!

16 de ago. de 2022

Gênesis 9. Tema: O valor de uma bênção.

 “Abençoou Deus a Noé e a seus filhos e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra.” (Gn 9:1 RA)

 

        Ser abençoado por Deus é um grande privilégio a ser reconhecido, buscado, valorizado, desfrutado e repassado por aqueles que tem fé em Jesus e agem movidos por ela.

        Ser abençoado é ter a misericórdia, a graça, a autorização, a sabedoria, o poder, a unção e a autoridade de Deus para prosperar em todas áreas de sua vida pessoal e comunitária (família, igreja, comunidade, nação, etc.).

        Todas as pessoas abençoadas na Bíblia prosperaram em diversos aspectos, segundo o propósito de Deus para e através de suas vidas:

        Noé e sua família, foram abençoados para serem fecundos, se multiplicarem e encherem a terra (Gen 9:1,20). Abrão foi abençoado e todo lugar que a planta do seu pé tocou veio a ser sua herança (Gen 12:1,2;14:18,19). Isaque foi abençoado por Deus e prosperou (Gen 25:11). Jacó foi abençoado e herdou as promessas (Gen 35:9).Israel foi abençoado e prevaleceu em sua jornada (Dt 2:1). Sansão foi abençoado e julgou Israel (Jz 13:24). Ana foi abençoada e gerou filhos (1 Sm 2:21). Obede-Edom foi abençoado e sua casa prosperou (2 Sm 6:11,12). Jó foi abençoado e recebeu em dobro tudo que havia perdido ( Jó 42:12). Os discípulos foram abençoados e ficaram cheios de alegria (Lc 24:30). Você é um abençoado, por ser uma pessoa de Deus.

        Seja sábio e busque o Deus das bênçãos. Reconheça os canais de bênçãos que Ele estabeleceu. Aja de conformidade com Suas orientações e pela fé reconheça que em Cristo já é abençoado. Como consequência viva a vida em abundância que Jesus preparou pra você (João 10:10).

        Busque as bênçãos de Deus através da fé, da obediência, da honra aos pais, das autoridades espirituais, do seu estilo de vida e com certeza você prosperará.

 

15 de ago. de 2022

Gênesis 8: Testemunhos de fé.

 “Levantou Noé um altar ao SENHOR e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar.” (Gn 8:20 RA)

        Ter experiências com Deus é fundamental para nossa fé, pois elas consolidam as crenças, trazendo ao mundo natural aquilo que existe no mundo sobrenatural, gerando materialidade ao que é imaterial, certezas onde só havia esperanças.

       O interessante é que tais eventos correm o risco de com o passar do tempo serem esquecidos ou perderem o devido grau de relevância.

       Para evitar tais esquecimentos, podemos erguer monumentos que servirão como referenciais tais como casas, templos, músicas, textos, fotos, etc. nunca com o objetivo de reverência ou idolatria, mas que nos apontem como Deus fez algo marcante em nossas vidas.

       Crie maneiras de manter sua memória ativa quanto ao que Deus tem feito em sua vida, pois testemunharão tanto para você quanto para sua família, amigos, irmãos na fé e até para gerações futuras.

       Noé ergueu um altar para adorar a Deus e publicar que o Senhor estava no controle da história e havia preservado vidas, conforme havia prometido. Assim, o Senhor foi glorificado e o testemunho foi estabelecido para as gerações.

       Erga seus altares e mantenha sua fé viva e ativa, pois lhe ajudarão a lembrar quem é o Senhor e o que fez em sua vida.

14 de ago. de 2022

Gênesis 7. Tema: Mantenha a fé entre a obediência e a promessa.

  •  “Disse o SENHOR a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração.” (Gn 7:1 RA)
  •   “E tudo fez Noé, segundo o SENHOR lhe ordenara.” (Gn 7:5 RA)
  •   “E aconteceu que, depois de sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio.” (Gn 7:10 RA)

         Ao lermos a Bíblia nem sempre atentamos para as datas entre os eventos. Esta desatenção compromete a compreensão exata do texto, pois somos tomados pela visão imediatista da nossa geração e isso gera ansiedade, inquietações e em alguns casos mexe  com nossa fé, pois ficamos a pensar porquê está demorando tanto, quando na verdade, existem intervalos de tempos que devem ser observados e considerados entre as palavras de Deus, a obediência movida por fé e o cumprimento das promessas.

         No caso de Noé, entre a orientação de Deus, a obediência e o início do cumprimento da promessa passaram-se sete dias. Não temos como dizer o que aconteceu dentro e fora da arca durante os sete dias que antecederam o dilúvio, mas uma coisa sabemos é que o dilúvio não chegou logo depois que entraram na arca, foram sete longos dias de espera.

         Também não temos como dizer como estiveram as mentes, as emoções, as relações interpessoais dentro da arca, mas podemos ter a certeza que eles continuaram crendo, pois nenhum deles saiu de onde Deus mandou que estivessem.

         Se Deus te deu uma ordem, creia e obedeça. Se você está vivendo um tempo de silêncio, quietude ou de questionamentos, acusações e zombaria das pessoas ou dos demônios, não se deixe abalar. Continue crendo. Pois Aquele que prometeu é fiel para cumprir  Sua promessa no tempo certo.

         Persevere na fé, mantenha-se esperando quer seja por um dia, três ou sete dias. Permaneça firme quer seja por 40, 70 ou 100 anos etc. Mantenha-se na fé e na obediência , pois “Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.” (1Ts 5:24 RA). Lembre-se que “...para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.” (Lc 1:37 RA)

10 de ago. de 2022

Gênesis 6. Tema: Perversidade humana.

“Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração;” (Gn 6:5 RA)

        Após o queda (Gn 3), o homem teve todas as áreas da sua vida contaminadas pelo pecado (Depravação Total, 1º ponto do Arminianismo Histórico e do Calvinismo). Isso faz com que seus atos provavelmente estejam contaminados em maior ou menor grau pelo pecado.

        Essa malignidade humana é capaz de gerar pensamentos e comportamentos terríveis, absurdos e aversos a vontade de Deus. Por isso, vemos tantas atrocidades geradas, mantidas e desenvolvidas por seres humanos, independentemente da religião, classe social, cultura, educação, condição financeira, status, etc.

         Quando temos nossos olhos abertos para essa terrível realidade, percebemos que as desgraças individuais e sociais nascem não em Deus, mas nos corações pecadores dos homens, instigados por satanás e pelo sistema mundano.

          Diante destes males, o Senhor limitou a existência humana, trouxe juízos, mas principalmente usa de graça e misericórdia para salvar os pecadores, dando-lhes a chance de serem libertos dos poderes do pecado, do mundo e do diabo.

          Logo, a culpa das perversidades humanas  não é de Deus, mas do homem que optou por viver sem Ele. Por isso vigie! Tenha medo de si mesmo, vigie a si mesmo e proteja-se de si mesmo.

Gênesis 5. Tema: Companhia transformadora.

 “Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém. Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.” (Gn 5:21-24 RA)

          Como é bom termos bons parceiros de caminhada! Eles nos ajudam a crescer, amadurecer e desenvolver muitos aspectos das nossas vidas. Agora, imagine ter Deus caminhando com você, como seria maravilhoso!

          Enoque, movido pela fé, aproveitou a oportunidade e sempre caminhava com Deus. Este convívio foi tão intenso que Deus o tomou para si.

          Os discípulos de Jesus caminhavam com Ele, e por isso, foram profundamente transformados a Sua semelhança. “Logo depois, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente, és também um deles, porque o teu modo de falar o denuncia.” (Mt 26:73 RA)

            Hoje temos o Espírito Santo morando em nós, quanto mais Dele formos cheios, mais nos assemelharemos a Ele, pois produzirá em nós o Seu fruto.

             Tenha momentos diários com Deus, cultue a Deus em casa (KL), na igreja e em outros locais, mas principalmente ande cheio do Espírito Santo e tenha como resultado parecer com Jesus cada dia mais, até que Ele o tome para si.

  • Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Gálatas 5:16.  
  • “Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual. O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial.” (1Co 15:45-49 RA)

Gênesis 4. Tema: Alma estampada no corpo.

 “Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante. Então, lhe disse o SENHOR: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante?” (Gn 4:3-6 RA)

            As vezes nossa alma está estampada em nosso corpo e nem sempre percebemos. O interessante é que  aqueles que nos rodeiam percebem. Alguns chegam a nos questionar, outros apenas ficam a nos observar.

           Caim teve sua alma estampada em seu semblante e o Senhor chegou a alertá-lo e questioná-lo a respeito do que estava às vistas. Porém, Caim não levou em consideração o alerta de Deus e terminou pecando contra Deus e contra seus pais e irmão.

           Quando você perceber que alguém está triste, apreensivo, feliz ou destemido, procure aproximar-se e ser um instrumento de bênção, pois aquela pessoa pode estar precisando de ajuda, ou de alguém para alegrar-se junto.

            Caso a pessoa não aceite sua ajuda a culpa não será sua. Pelo menos você tentou. Uma coisa é certa, sua intervenção pode ser profundamente usada por Deus, pois boas coisas podem nascer ou renascer através de você.

             Lembre-se que somos responsáveis por aquilo que percebemos.

9 de ago. de 2022

Gênesis 3. Tema: Diálogos perigosos.

“Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.” (Gn 3:1-5 RA)

 

             Precisamos ter muito cuidado com quem conversamos e sobre o que conversamos, visto que a partir de um diálogo inadequado podemos nos envolver em situações que podem gerar pecado, escândalos, destruição e morte.

              Foi através de uma diálogo inadequado que Eva foi enganada por satanás e juntamente com Adão pecaram, trazendo para os seres humanos e para a  natureza  a condição de separação de Deus.

              Tenha cuidado com as conversas e com quem conversa, quer seja presencialmente, quer seja virtualmente, pois diz a Palavra de Deus: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” (1Co 15:33 RA)


8 de ago. de 2022

Gênesis 2. Tema: Permissões e proibições têm suas razões.

 “E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gn 2:16-17 RA)

 

              A fé saudável nos faz perceber que Deus sempre tem razão e razões para nos dar ordens. Quando o Senhor diz FAÇA, é porque sabe dos desdobramentos positivos das ações orientadas, mas quando diz NÃO FAÇA, é porque sabe das catástrofes que tais ações gerarão.

            Infelizmente nossos primeiros pais, Adão e Eva, não deram ouvidos ao que o Senhor lhes disse e tiveram que arcar com duras consequências. A semelhança deles, os demais seres humanos, inclusive eu e você, também enveredamos pelo caminho da desobediência e perpetuamos o mal e suas malignidades.

            Contudo, através de Jesus Cristo nossa história foi mudada e saímos do jugo do pecado e do diabo e passamos a estar debaixo da poderosa mão de Deus. Agora, pela fé em Cristo, podemos voltar a obedecer às orientações divinas e ter a certeza de que O FAÇA e o NÃO FAÇA, ditos por Deus, sempre visam nosso bem e daqueles a quem temos acesso. Quem crer obedece, quem desobedece é porque não crê, simples assim.

            “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.” (Ef 2:1-3 RA)