29 de nov. de 2021

Tito 3. Tema: É melhor evitar.

          Existem situações que podemos evitar, desgastes que podemos não oportunizar, questões que podemos não alimentar.

           Posturas de precaução, até podem ser mal interpretadas por algumas pessoas, mas os sábios aplaudirão, pois “O sábio é cauteloso e desvia-se do mal, mas o insensato encoleriza-se e dá-se por seguro.” (Pv 14:16 RA). “Como o abrir-se da represa, assim é o começo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixas.” (Pv 17:14 RA)

           Ao observamos muitas das orientações divinas, percebemos que o Senhor procura nos ensinar a não entrar em problemas, pois com certeza é mais “barato” não entrar , do que sair.

           Faça uma  retrospectiva e perceberá que alguns constrangimentos que teve ou causou, poderiam não ter existido se houvesse um pouco mais de discernimento, conhecimento, sabedoria, maturidade, humildade e fé..

           Escrevendo a Tito, Paulo orienta que os cristãos “não difamem a ninguém; nem sejam altercadores, mas cordatos, dando provas de toda cortesia, para com todos os homens.” (Tt 3:2 RA). Ao próprio pastor Tito ele disse: “ Evita discussões insensatas, genealogias, contendas e debates sobre a lei; porque não têm utilidade e são fúteis. Evita o homem faccioso, depois de admoestá-lo primeira e segunda vez,” (Tt 3:9-10 RA)

           Seguindo  os muitos  conselhos, mandamentos e orientações, seremos mais precavidos e teremos uma vida melhor, causaremos e geraremos  menos sofrimentos. Por isso, aprenda evitar, “pois prevenir é melhor, mais barato e menos doloroso do que remediar.” Um bom exemplo sobre este tema é o decálogo, pois boa parte dos DEZ Mandamentos nos dizem o que não fazer, pois se fizermos sofreremos e geraremos sofrimentos:

  •  1 Então, falou Deus todas estas palavras: 2  Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 3  Não terás outros deuses diante de mim. 4  Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5  Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem 6  e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. 7  Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. 8  Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. 9  Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. 10  Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; 11  porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou. 12 Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá. 13  Não matarás. 14  Não adulterarás. 15  Não furtarás. 16  Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. 17  Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.” (Êx 20:1-17 RA)

 



 

 

 

 

Tito 2. Tema: Reconheça seu lugar e aja adequadamente.

          Precisamos discernir quem somos, os lugares que ocupamos e quais posturas devemos ter, para que gozemos do respeito dos outros.

          Infelizmente nem sempre as pessoas têm a devida consciência a cerca de si mesmas, por isso agem e reagem inadequadamente, comprometendo seus testemunhos e o cumprimento de suas missões.

          Para que tenhamos uma vida adequada e coerente, faz-se necessário que tomemos decisões sérias a nosso próprio respeito, colocando-nos no devido lugar, dando-nos respeito, para que as pessoas nos vejam de forma respeitável e passem a nos respeitar também.

          Paulo teve a devida consciência quanto a si mesmo, tomou posições e disse: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.” (1Co 13:11 RA); “Por isso, também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens.” (At 24:16 RA)

          Viva de acordo com sua idade, cargo ou função, cumpra o papel social (pai, mãe, marido, esposa, patrão, empregado, pastor, ovelha, etc.) adequadamente, para que seu testemunho não fique comprometido e não venha a passar ou causar vexames.

  •  1 Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. 2  Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis, sensatos, sadios na fé, no amor e na constância. 3  Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, 4  a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, 5  a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada. 6  Quanto aos moços, de igual modo, exorta-os para que, em todas as coisas, sejam criteriosos.” (Tt 2:1-6 RA)
  • “Vivei, {Vivei; no original, portai-vos como cidadãos } acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica;” (Fp 1:27 RA)


28 de nov. de 2021

Tito 1. Tema: Amigos do bem.

  •   Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância; 8  antes, hospitaleiro, AMIGO DO BEM, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si, 9  apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem.” (Tt 1:7-9 RA)

          Nossas amizades dizem muito a nosso respeito, afinal é natural nos identificarmos com semelhantes. A Bíblia nos traz vários alertas quanto ao risco que corremos a partir das nossas amizades, por isso devemos ser criteriosos:  

  • “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.” (Pv 13:20 RA)
  • “O homem violento alicia o seu companheiro e guia-o por um caminho que não é bom.” (Pv 16:29 RA)
  • “O que guarda a lei é filho prudente, mas o companheiro de libertinos envergonha a seu pai.” (Pv 28:7 RA)
  • “Infiéis, {Infiéis; no original, adúlteras, isto é, os que são desleais para com Deus } não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Tg 4:4 RA)

            Paulo, ao apresentar os critérios de um pastor ressalta a necessidade deste ser amigo do bem como uma das características necessárias para a ocupação do  cargo e desempenhar bem sua função. Se ser amigo do bem é fundamental para um líder, também o é para os liderados.

            Você é “AMIGO DO BEM”? 

            Se não, é hora de rever suas amizades, pois elas podem te promover ou te arruinar, te fazer crescer ou decrescer, seguir a Deus ou abandoná-Lo. Afinal todos nós exercemos e recebemos influência.

            Confesso que não entendo cristãos de dizem não conseguir ter amizades dentro da igreja que congregam e nem do círculo cristão, mas conseguem ser amigos de pessoas que são de fora do círculo da fé e se sentem bem. Creio que nestes casos existe algo mais profundo a ser analisado, pois como sou do bem e não me dou bem com quem é do bem? Como sou de Deus e não consigo ter vínculos com quem é de Deus?

            Seja AMIGO do bem  e daqueles que são do bem.



27 de nov. de 2021

2 Tessalonicenses 3. Tema: Não sustente vagabundos.

            Nem sempre entendemos o que significa amar e devido a esta ignorância ou má interpretação, terminamos prejudicando as pessoas ao invés de ajudá-las, além de corrermos o risco de sermos explorados e usados, por aqueles de má índole.

            A ajuda aos necessitados deve acontecer com compaixão e inteligência, para que surta os devidos efeitos. Desta feita, quanto formos estender a mão a quem está precisando  de um suporte devido ao desemprego involuntário (que não foi provocado pelo indivíduo), ou a um imprevisto da vida  precisamos saber como agir, para que a pessoa não se sinta humilhada e sim amada. 

            Já no que se refere a ajudar preguiçosos faz-se necessário não sermos tolos, pois corremos o risco de ser explorados. Para o preguiçoso não há tempo bom para trabalhar, por isso, sempre arruma um desculpa.

           Outro cuidado que devemos ter é em ajudar pessoas desorganizadas, descontroladas, consumistas, pois a má administração é que as levou ao estado de necessidade, por isso precisam ser ajudadas, mas também, ensinadas, caso contrário em breve retornarão a situação de escassez.

           Quer conhecer um preguiçoso e explorador? Observe a hora que dorme e acorda, a cara que faz quando alguém pede um favor e a voluntariedade para ajudar, pois o preguiçoso sempre tem uma desculpa, acha ruim quando não é atendidos segundo suas vontades e entende que as pessoas tem a obrigação de ajudá-los.

            O trabalhador é diferente. Quando se vê sem ter como manter-se fica aperreado, faz o que aparece (bicos), mas sempre  está a procura de sair da situação que se encontra. O trabalhador aceita ajuda por que é o jeito, o preguiçoso exige ajuda como se fosse um direito. O trabalhador não escolhe trabalho, o preguiçoso se esconde de todo trabalho.

            Pessoas que estão passando por necessidades por estarem desempregadas devido a uma eventualidade, uma circunstância adversa, uma doença, uma crise econômica ou por não terem família,  devem receber ajuda financeira até que a situação se reverta, preguiçosos e gastadores, não.

            Gente que tem “mão de alface”, que é  indisposta  pra ajudar e trabalhar, que é má funcionária, gastadora compulsiva, sugadora, etc. não deve ser ajudada, caso contrário não muda. Dar ajuda a quem não se ajuda é fazer mal a esta pessoa.

             Preguiçosos são acomodados, irresponsáveis  e chegam a pensar que os outros tem a obrigação de trabalhar pra ajudá-los. Tais indivíduos precisam sentir a dor de suas negligências e até ouvir o ronco do estômago, para poderem se orientar e mudar de postura.

            Diante desta fala alguém pode perguntar: “ Onde está o amor em agir duramente com quem é preguiçoso?” A resposta é: O amor está em levar esta pessoa a se mover, agir, se controlar, fazer as coisas bem feitas, ao invés de ficar explorando ou se encostando nos outros.

            A bíblia diz que aqueles que não querem trabalhar devem sentir a dor da privação, pois só assim reagirão: Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: SE ALGUÉM NÃO QUER TRABALHAR, TAMBÉM NÃO COMA" e “A fome do trabalhador o faz trabalhar, porque a sua boca a isso o incita.” (Pv 16:26 RA)

            Quando ajudamos um preguiçoso deixamos de ajudar um trabalhador. Quando ajudamos um preguiçoso fazemos mal a ele, pois nunca perceberá que precisa mudar.

             Enfrentar crises é um coisa. Provocar crises é outra. Todos nós podemos enfrentar momentos difíceis, nos quais precisamos de apoio, ajuda, ofertas, socorro, mas isto não se aplica a quem é discípulo da sangue- suga. “A sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá, Dá.” (Pv 30:15a)

            Veja o que diz a Bíblia sobre o preguiçoso:

  • Pv 6:6  Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio.
  • Pv 6:9  Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?
  • Pv 10:26  Como vinagre para os dentes e fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam.
  • Pv 12:27  O preguiçoso não assará a sua caça, mas o bem precioso do homem é ser ele diligente.
  • Pv 13:4  O preguiçoso deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta.
  • Pv 15:19  O caminho do preguiçoso é como que cercado de espinhos, mas a vereda dos retos é plana.
  • Pv 19:24  O preguiçoso mete a mão no prato e não quer ter o trabalho de a levar à boca.
  • Pv 20:4  O preguiçoso não lavra por causa do inverno, pelo que, na sega, procura e nada encontra.
  • Pv 21:25  O preguiçoso morre desejando, porque as suas mãos recusam trabalhar.
  • Pv 22:13  Diz o preguiçoso: Um leão está lá fora; serei morto no meio das ruas.
  • Pv 24:30  Passei pelo campo do preguiçoso e junto à vinha do homem falto de entendimento;
  • Pv 26:13  Diz o preguiçoso: Um leão está no caminho; um leão está nas ruas.
  • Pv 26:14  Como a porta se revolve nos seus gonzos, assim, o preguiçoso, no seu leito.
  • Pv 26:15  O preguiçoso mete a mão no prato e não quer ter o trabalho de a levar à boca.
  • Pv 26:16  Mais sábio é o preguiçoso a seus próprios olhos do que sete homens que sabem responder bem.

                 Agora, veja como a  Bíblia nos orienta lidar com o preguiçoso:

  •  Dar exemplo trabalhando e deixando claro que se o preguiçoso não trabalhar, ninguém irá ajudar: ... pois vós mesmos estais cientes do modo por que vos convém imitar-nos, visto que nunca nos portamos desordenadamente entre vós, 8  nem jamais comemos pão à custa de outrem; pelo contrário, em labor e fadiga, de noite e de dia, trabalhamos, a fim de não sermos pesados a nenhum de vós; 9  não porque não tivéssemos esse direito, mas por termos em vista oferecer-vos exemplo em nós mesmos, para nos imitardes.” 10  Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: SE ALGUÉM NÃO QUER TRABALHAR, TAMBÉM NÃO COMA. 11  Pois, de fato, estamos informados de que, entre vós, há pessoas que andam desordenadamente, não trabalhando; antes, se intrometem na vida alheia. 12  A elas, porém, determinamos e exortamos, no Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando tranquilamente, comam o seu próprio pão.” (2Ts 3:7-12 RA)

 




 

26 de nov. de 2021

2 Tessalonicenses 2. Tema: Nem todos querem a verdade!!

            O Senhor deixa claro nas escrituras que algumas pessoas por se acharem sábias ou estarem apegadas ao pecado não querem a verdade libertadora, antes, preservam e perseveram na mentira por desejarem permanecer alheios ao governo de Deus. Estas pessoas, como forma de castigo, são entregues ao erro e aos mestres do engano, pois assim escolheram.

            Sabemos que a verdade dói, confronta,  porém liberta, direciona, salva o indivíduo que quer servir a Deus.

            Tenha cuidado com quem e com aquilo que acolhe ou rejeita, pois sua história e eternidade estão atreladas as suas escolhas. Se você escolher o erro, o pecado, a independência de Deus, trará sobre sua vida o juízo e ficará preso a mentira escravizadora e condenadora e ela  o conduzirá aos braços dos falsos mestres, suas falácias e por fim a perdição eterna.

            Quem rejeita a verdade recebe a mentira como paga.

            Ame a verdade e os que são da verdade, pois assim o Senhor governará sua vida.

            Leia os textos abaixo e reflita:

  •  “É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira,” (2Ts 2:11 RA)
  • “Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos” (Rm 1:22 RA)
  •  “Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si;” (Rm 1:24 RA)
  •  “Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza;” (Rm 1:26 RA)


 

 

 

 

25 de nov. de 2021

2 Tessalonicenses 1. Tema: Fé, amor e constância espiritual

  •    Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa fé cresce sobremaneira, e o vosso mútuo amor de uns para com os outros vai aumentando, 4  a tal ponto que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus, à vista da vossa constância e fé, em todas as vossas perseguições e nas tribulações que suportais,” (2Ts 1:3-4 RA)

            Os cristãos tessalonicenses tinham um testemunho público do crescimento espiritual que vinham obtendo, a ponto de gerar no apóstolo Paulo uma postura de gratidão perante Deus por tamanha bênção.

            Quando você faz um autoexame percebe que hoje é mais crente, mais maduro, mais comprometido, mais firme no seu relacionamento para com Deus e para com os irmãos?

            Sua fé está em uma constante crescente ou você vive entre altos e baixos, idas e vindas, avanços e recuos?

            Seus pais espirituais e irmãos  na fé tem “orgulho” de saber que você está avançando ou a preocupação por vê-lo estagnado ou  recuando?

            Saiba que é possível crescer na fé, no amor e na constância assim como os tessalonicenses, mas para que isto é necessário determinação e perseverança. Opte pelo caminho e pelo caminhar adequado e seu testemunho impactará vidas e alegrará o coração de Deus.



24 de nov. de 2021

Judas 1. Tema: Escravo (δουλος) do Senhor (κύριος) Jesus Cristo.

  •  “Judas, servo (δουλος , doulos) de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo,” (Jd 1:1 RA)

 

          Judas, irmão do Senhor, ao se identificar em sua carta universal, isto é para todos os cristãos, se coloca como escravo do Senhor Jesus Cristo.

A palavra grega traduzida para nossa bíblia em português como servo é δουλος (doulos) que tem seu significado mais profundo ESCRAVO, isto é , alguém que por pertencer a seu senhor (κύριος, kyrios), não tem vontade própria, projeto próprio, investimento próprio, vida própria, pois vive para agradar seu dono.

           O palavra δουλος aparece 125 vezes no Novo Testamento tanto no uso literal quanto metafórico e é usada por Paulo, Tiago, Judas, João e Pedro e deve estar presente em nossa mente cristã, afinal, Jesus é o Senhor e nós, seus escravos.

           Você Tem vivido como um escravo (δουλος) do Senhor (κύριος) Jesus?

           Creio que estes termos  escravo (δουλος) e  Senhor (κύριος) devem ser estudados mais profundamente por nós, para que saibamos o que significa dizer Jesus é meu Senhor. Creio que chegou a hora de avançarmos em nossa maturidade cristã. Concorda?



23 de nov. de 2021

3 João. Tema: Irmão acolhedor

  • “ Pois fiquei sobremodo alegre pela vinda de irmãos e pelo seu testemunho da tua verdade, como tu andas na verdade. 4  Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade. 5  Amado, procedes fielmente naquilo que praticas para com os irmãos, e isto fazes mesmo quando são estrangeiros, 6  os quais, perante a igreja, deram testemunho do teu amor. Bem farás encaminhando-os em sua jornada por modo digno de Deus;” (3Jo 1:3-6 RA)

            Pessoas acolhedoras são muito importantes em toda comunidade de fé, pois dão oportunidades para aqueles que chegam sentirem-se importantes, valorizados, envolvidos e amados.

            Gaio era um cristão acolhedor e isso era testemunhado por quem o conhecia. Além de ser o homem que andava na verdade, isto é, tinha uma vida de santidade, era GENTE BOA, a semelhança de Filemon. Essa prática acolhedora era exercida tanto para com os de dentro da Igreja, quanto para com os de fora (estrangeiros), que chegavam naquela comunidade cristã.

            Que tal você se inspirar em exemplos como este? Andando na verdade, e também, acolhendo aos que chegam a comunidade da verdade?

            Pode ter certeza que agindo assim agradará a Deus e será benção para muitas pessoas, pois nada como ser bem recebido e bem tratado na igreja que chegamos para congregar.




22 de nov. de 2021

2 João. Tema: Revelando amor por Deus.

  •   " E agora, senhora, peço-te, não como se escrevesse mandamento novo, senão o que tivemos desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. 6 E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este mandamento, como ouvistes desde o princípio, é que andeis nesse amor.” (2Jo 1:5-6 RA)

              Você percebeu que dos 10 mandamentos, 6 falam de questões  relacionadas ao próximo? Isso revela que nosso  amor por Deus, nos conduzirá  a amar e zelar pelo próximo. Leia os 10 mandamentos e peça a Deus para lhe ajudar a tratar as pessoas de acordo com os padrões divinos e Ele lhe proporcionará benignidade e bondade para com aqueles que você convivem.

  • “1 ¶ Então, falou Deus todas estas palavras: 2 Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 3 Não terás outros deuses diante de mim.(1º mandamento) 4 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem 6 e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. (2º mandamento)7 Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. (3º mandamento) 8 Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. 9 Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. 10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; 11 porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou. (4º mandamento) 12 ¶ Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá mandamento (5º mandamento). 13 Não matarás (6º mandamento). 14 Não adulterarás (7º mandamento). 15 Não furtarás (8º mandamento). 16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo (9º mandamento)o . 17 Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo (10º mandamento) .” (Êx 20:1-17 RA)


21 de nov. de 2021

Filemon. Tema: Um cristão GENTE BOA.

         Existem pessoas que naturalmente são agradáveis e por serem assim conseguem chegar às outras de causar-lhes bem.

          Paulo ao falar sobre Filemon tece comentários maravilhosos sobre como ele era e os muitos benefícios que causava aos que conviviam com ele. Sua influência era tão positiva que em apenas lembrar dele, pessoas tinham seus corações reanimados.

          Toda igreja precisa de pessoas assim!! Crentes que agreguem, atraiam, somem, multipliquem e potencializem a agradabilidade do ambiente eclesiástico, de forma que aqueles que estão bem fiquem ainda melhores, e aqueles que estão mal possam ser reanimados.

           Que tal você procurar ser uma bênção para a igreja que congrega? Que tal você ser um animador, fortalecedor, encorajador daqueles que servem a Cristo juntamente com você? Que tal você ser GENTE BOA?

  •  1 Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, também nosso colaborador, 2  e à irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que está em tua casa, 3  graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 4  Dou graças ao meu Deus, lembrando-me, sempre, de ti nas minhas orações, 5  estando ciente do teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e todos os santos, 6  para que a comunhão da tua fé se torne eficiente no pleno conhecimento de todo bem que há em nós, para com Cristo. 7  Pois, irmão, tive grande alegria e conforto no teu amor, porquanto o coração dos santos tem sido reanimado por teu intermédio. (Filemon 1-7)

 



Hoje demos início as leituras dos escritos do Novo Testamento que tem menores quantidades de capítulos. Assim prosseguiremos nossa leitura diária nos próximos meses. Vamos junos nesta jornada?

 

20 de nov. de 2021

Zacarias 14. Tema: Tudo chegará ao devido lugar.

  • “Naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade, para o sul.” (Zc 14:4 RA)
  • “Naquele dia, também sucederá que correrão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e a outra metade, até ao mar ocidental; no verão e no inverno, sucederá isto.” (Zc 14:8 RA)
  • “Naquele dia, também haverá da parte do SENHOR grande confusão entre eles; cada um agarrará a mão do seu próximo, cada um levantará a mão contra o seu próximo.” (Zc 14:13 RA)
  • “Naquele dia, será gravado nas campainhas dos cavalos: Santo ao SENHOR; e as panelas da Casa do SENHOR serão como as bacias diante do altar;” (Zc 14:20 RA)

            Chegará o dia em que todas as coisas chegarão ao prumo, ao alinhamento, ao devido lugar, deixando bem claro que o Senhor governa a história. Homens, anjos e demônios terão que se dobrar perante o Deus eterno.

            Contudo, podemos desfrutar deste privilégio antes, basta que nos submetamos ao senhorio de Cristo. Não espere para dobrar seus joelhos a força, dobre-os o quanto antes, pois será um grande privilégio desfrutar dos poderes do mundo vindouro desde já.

  •  “Como está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus.” (Rm 14:11 RA)


19 de nov. de 2021

Zacarias 13. Tema: O dia que tudo mudará.

  • “ Naquele dia, haverá uma fonte aberta para a casa de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para remover o pecado e a impureza. 2  Acontecerá, naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, que eliminarei da terra os nomes dos ídolos, e deles não haverá mais memória; e também removerei da terra os profetas e o espírito imundo.” (Zc 13:1-2 RA)

           O futuro não é uma caixinha de surpresas para Deus. Ele sabe de tudo que o acontecerá e em Sua bondade faz questão de anunciar aos que lhe pertencem, como será o desdobramento da história.

          O maravilhoso é que para nós, que compomos Seu povo, algo glorioso está reservado, pois teremos uma “fonte aberta” e seremos santificados plenamente, nos tornando parecidos com Jesus.

          Um futuro glorioso te espera, por isso continue firme!!! Suas vestes serão brancas!! Sua caminhada será reta!! A eternidade será sua medida de tempo!!! E o Senhor estará contigo pra sempre, aleluia!!!




18 de nov. de 2021

Zacarias 12 Tema: Não adianta recalcitrar

             Quando Deus tem um propósito com alguém não adianta nos contrapormos, pois Ele é soberano e fará Sua vontade prevalecer, ainda que pra isso tenha que mover céus e terra.

             Jerusalém, a cidade do grande Rei, é especial aos olhos de Deus e através dela o poder do Eterno será manifesto as nações. Por isso, tantas promessas a ela são direcionadas e no devido tempo se cumprirão.

             Se Deus tem um plano na sua vida, ou na vida de outras pessoas, de nada adiantam as críticas, as perseguições, os complôs, etc. Pois, o que é vontade de Deus acontecerá, mesmo que pessoas ou até o diabo lute contra. Assim sendo, o melhor a fazer é aceitar e até contribuir, pois a vontade de Deus prevalecerá. Caso contrário, um preço terá que pagar. Basta ter como exemplo o que aconteceu com Paulo, por lutar contra a vontade de Deus recalcitrar.

  • “E, caindo todos nós por terra, ouvi uma voz que me falava em língua hebraica: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitrares ( resistência a obedecer) contra os aguilhões ( ponteira de ferro, usada para direcionar o boi).” (At 26:14 RA)
  •  “Todos nós caímos no chão, e eu ouvi uma voz me dizer em hebraico: "Saulo, Saulo! Por que você me persegue? Não adianta você se revoltar contra mim."” (At 26:14 BLH)

 


 

17 de nov. de 2021

Zacarias 11. Tema: Quando Deus quebra a vara.

  •    Dei cabo dos três pastores num mês. Então, perdi a paciência com as ovelhas, e também elas estavam cansadas de mim. 9  Então, disse eu: não vos apascentarei; o que quer morrer, morra, o que quer ser destruído, seja, e os que restarem, coma cada um a carne do seu próximo. 10  Tomei a vara chamada Graça e a quebrei, para anular a minha aliança, que eu fizera com todos os povos.” (Zc 11:8-10 RA)

              Parece contraditório falar sobre Deus perder a paciência, mas esta é uma forma de entendermos que chega uma hora que o Senhor resolve deixar as pessoas entregues as suas próprias escolhas, para que arquem com as consequências sem a interferência divina.

              Como sabemos, a graça é o favor de Deus para com os seres humanos, e com base nela o Senhor procura acolher, orientar, exortar, corrigir ,enfim, poupar o pecador de tomar decisões erradas, para que não sofra. Mas chega a hora que Ele resolve deixar que cada siga seus caminhos, plante o que quiser e colha o que merece.

               Nos dias de Zacarias, o Senhor resolveu deixar que líderes e liderados seguissem seus caminhos e resolveu não mais apascentá-los: “não vos apascentarei; o que quer morrer, morra, o que quer ser destruído, seja, e os que restarem, coma cada um a carne do seu próximo” (Zc 10:9).

               Ao tomar tão dura, porém justa decisão, o Senhor quebrou a vara chamada graça (favor imerecido) e anulou a aliança que era desvalorizada pelos próprios seres humanos, “Tomei a vara chamada Graça e a quebrei, para anular a minha aliança, que eu fizera com todos os povos.”

               Esta decisão aconteceu porque Ele “perdeu a paciência com as ovelhas, pois elas estavam cansadas Dele, “perdi a paciência com as ovelhas, e também elas estavam cansadas de mim”. (Zc 11:8).

                Como você tem se comportado diante dos muitos cuidados de Deus? Você tem dado ouvidos aos conselhos, exortações e correções por Ele enviadas? Considere bem o que está fazendo, pois se estiver “cansado de tantos cuidados”, está correndo o risco de ter a vara da graça quebrada e não mais será apascentado pelo Bom Pastor e sim por si mesmo.

  •   A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; 19 porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. 20  Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; 21  porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. 22  Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos 23  e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. 24  Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; 25  pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! 26  Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; 27  semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro. 28  E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, 29  cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, 30  caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, 31  insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. 32  Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.” (Rm 1:18-32 RA)

 


 

 

 

15 de nov. de 2021

Zacarias 10. Tema: Deixando o engano por seguir o bom pastor.

  •  “ Pedi ao SENHOR chuva no tempo das chuvas serôdias, ao SENHOR, que faz as nuvens de chuva, dá aos homens aguaceiro e a cada um, erva no campo. Porque os ídolos do lar falam coisas vãs, e os adivinhos veem mentiras, contam sonhos enganadores e oferecem consolações vazias; por isso, anda o povo como ovelhas, aflito, porque não há pastor. Contra os pastores se acendeu a minha ira, e castigarei os bodes-guias; mas o SENHOR dos Exércitos tomará a seu cuidado o rebanho, a casa de Judá, e fará desta o seu cavalo de glória na batalha. De Judá sairá a pedra angular; dele, a estaca da tenda; dele, o arco de guerra; dele sairão todos os chefes juntos.” (Zc 10:1-4 RA)

        A história revela que por vezes o povo de Deus agiu com rebeldia, escolhendo deuses falsos e líderes enganadores. Como consequência destas opções indevidas,  vinham o engano e o castigo, pois “ os ídolos do lar falam coisas vãs, e os adivinhos veem mentiras, contam sonhos enganadores e oferecem consolações vazias; por isso, anda o povo como ovelhas, aflito, porque não há pastor” (Zc 10: 2,3 a). Estes líderes do engano eram pastores malignos , bodes guias, contra os quais Deus acendeu Sua ira e os castigaria (Zc 10:3).

          Mas o Senhor em sua bondade e misericórdia prometeu que tomaria o cuidado do Seu povo, que é Seu rebanho. Levantaria de Judá Aquele que seria a “Pedra Angular”, a “Estaca da Tenda”, o “Arco de Guerra” e Dele sairiam os demais líderes do povo de Deus.

          Quando lemos as escrituras descobrimos que este líder prometido por Deus é nosso Senhor Jesus: “  Vi, também, um anjo forte, que proclamava em grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos?  Ora, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele; e eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele. Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.” (Ap 5:2-5 RA)

          Nosso Senhor Jesus, o bom pastor, nos liberta dos ídolos que falam coisas vãs, dos adivinhos que ensinam mentiras e sonhos enganadores, oferecem consolações falsas, geram aflições, pois não agem como deveriam agir os pastores e sim como bodes guias.

          Seja uma ovelha Daquele que  é o bom pastor, siga as orientações por Ele trazidas e será conduzido aos pastos verdejantes e às águas de descanso: “ As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.” (Jo 10:27-28 RA)



Zacarias 9. Tema: Jesus é anunciado por Zacarias.

  •  “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta.” (Zc 9:9 RA)

           O futuro profético de Jerusalém foi anunciado por Zacarias e se cumpriu na pessoa do Senhor Jesus. Ele era o anunciado, o redentor perpétuo do povo de Deus. Nele toda profecia se cumpre:

  • Dizei à filha de Sião: Eis aí te vem o teu Rei, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga. Indo os discípulos e tendo feito como Jesus lhes ordenara, trouxeram a jumenta e o jumentinho. Então, puseram em cima deles as suas vestes, e sobre elas Jesus montou. E a maior parte da multidão estendeu as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, espalhando-os pela estrada. E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas! E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, e perguntavam: Quem é este? E as multidões clamavam: Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia!” (Mt 21:5-11 RA)

           Contudo, devido a cegueira espiritual e a uma interpretação reducionista da profecia, boa parte dos judeus não perceberam que Jesus era o Messias anunciado e consequentemente não o receberam,  e por isso, perderam a oportunidade de vida eterna:

  •  O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” (Jo 1:10-14 RA)

           Esteja atento quanto as profecias bíblicas e peça a Deus para lhe dar olhos que vejam, ouvidos que ouçam, e discernimento que perceba o cumprimento daquilo que foi anunciado, caso contrário, perderá grandes oportunidades, e a semelhança dos judeus da época de Jesus, perderá a bênção de conhecer o Senhor e vê-Lo agindo em nossa geração e contexto.