Servir a Deus é um privilégio e não uma obrigação. Este blog tem como objetivo apresentar minhas convicções a respeito da fé em Jesus Cristo, meu Senhor e Salvador, assim como disponibilizar orientações fundamentadas na Bíblia. Espero que seja uma bênção para todos os que o acessarem.
31 de ago. de 2020
1 Coríntios 11: Bons referenciais nos fazem boa referência.
Seres humanos precisam de bons referenciais, já que boa parte do que aprendemos é por imitação. Logo, ser criterioso na escolha de referenciais nos ajudará a crescer, amadurecer e desenvolver virtudes que serão replicadas em outras pessoas.
O Apóstolo Paulo sempre teve grandes referenciais. O primeiro foi Gamaliel (At 22:3), mestre judeu, depois Barnabé (At 11:25,26), apóstolo cristão , mas, o maior de todos foi o Senhor Jesus.
Paulo, que significa pequeno, escolheu Jesus, o maior de todos, para ser seu modelo, seu arquétipo, seu padrão, seu referencial máximo, e sem dúvida, esta foi a sua decisão mais sábia, afinal, ser como Jesus é o maior desejo de todo cristão.
Tendo Jesus como referencial, o apóstolo pôde tornar-se referência para outros cristãos. Lembre-se que, você pode ser o único reflexo de Jesus que outros cristãos poderão ver. Por isso, procure com Jesus aprender, até que com Ele venha parecer.
30 de ago. de 2020
1 Coríntios 10. Tema: Por trás dos ídolos estão os demônios.
Observe que um dos pecados mais denunciados e combatidos na Bíblia é a idolatria. O homem caído cria "deuses" a sua imagem e semelhança, isto é, define "deus" e procura adequá-lo as suas conveniências.
Não é sem razões que os dois primeiros mandamentos da Lei de Deus, entregue a Moisés, combatem diretamente a idolatria (veja Êxodo 20: 1-6). Isto é tão sério que, quando a igreja se desviou de Deus, logo mudou estes mandamentos ( compare o que diz o catecismo da igreja romana com o que diz a Bíblia e ficará surpreso).
A idolatria é fruto da queda do homem, e quando criamos, ou servimos aos ídolos, nos tornamos semelhantes a eles perante o Senhor ( Salmo 115: 1-8), isto é, sem vida. Além do mais, atraímos a maldição da Lei contra nossos descendentes. De Deus não se zomba!!
Pare de "criar" deuses a sua imagem e semelhança. Pare de servi-los. Caso contrário, não terá vida eterna ( 1 Coríntios 5:9-11; 1 Co 6:9-10; Apocalipse 21:8). Ou você serve a Deus que criou o homem ou aos deuses criados pelos homens. Não há como conciliar. Deus requer exclusividade!!
Por trás de cada ídolo há no mínimo um demônio. “Que digo, pois? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio ídolo tem algum valor? Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou provocaremos zelos no Senhor? Somos, acaso, mais fortes do que ele?” (1Co 10:19-22 RA)
A idolatria foi e é uma das manifestações mais claras de decadência espiritual de pessoas e nações. O Senhor é espírito e é suficiente para aqueles que o conhecem pessoalmente. Além do mais, só Deus é onisciente, logo, como um ídolo, ou o demônio a quem representa, poderia ouvir mais de uma pessoa ao mesmo tempo?
Colocar um ídolo em casa atrairá a ira de Deus. “As imagens de escultura de seus deuses queimarás; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que te não enlaces neles; pois são abominação ao SENHOR, teu Deus. Não meterás, pois, coisa abominável em tua casa, para que não sejas amaldiçoado, semelhante a ela; de todo, a detestarás e, de todo, a abominarás, pois é amaldiçoada.” (Dt 7:25-26 RA)
“Então, falou Deus todas estas palavras: Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.” (Êx 20:1-6 RA)
“Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos Amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.” (Js 24:15 RA)
29 de ago. de 2020
1 Coríntios 9. Tema: Uma vida com propósitos.
Saber onde está e aonde quer chegar nos faz viver de maneira diferenciada. Quando temos objetivos traçados, investimos melhor nosso tempo, energia, conhecimento, dinheiro, etc. Fazemos escolhas com maior responsabilidade, pois temos expectativas de felicidade. Objetivos claros nos ajudam até mesmo a renunciar com sobriedade aquilo que pode não agregar ou atrapalhar o alcance de uma nova realidade.
Quando objetivos, razões, propósitos não estão bem claros, a vida escoa entre os dedos da existência e isto é desmotivante, deprimente e contraproducente. Observe que na Bíblia, os homens e mulheres de Deus, sempre tem objetivos claros para suas existências. Uns tinham propósitos materiais como construir a arca, o tabernáculo, o templo, os muros, etc. Outros, tinham propósitos imateriais como, pregar, profetizar, evangelizar, ensinar, orar, ganhar vidas, etc.
O interessante é que, os bem sucedidos, não viviam atoa e nem eram desocupados. Homens e mulheres de Deus, devem ter propósitos claros para suas vidas, sempre visando glorificar a Deus, edificar a igreja e salvar vidas.
Quais são os seus propósitos materiais e imateriais? Quais são seus propósitos históricos e eternos? O que você espera deixar como testemunho de vida que glorificou a Deus?
Não viva como vivem os ímpios!!
Viva como um servo de Deus!! Viva para glorificar a Deus!! Assim, você encontrará razões para renunciar e para conquistar, para receber e para dar, para aprender e para ensinar, para viver e para morrer. Viva com propósitos, viva por propósitos!!!
Só desfrutam e celebram conquistas, aqueles que tem algo a conquistar!!
28 de ago. de 2020
1 Coríntios 8. Tema: Bisturi contaminado.
O conhecimento da verdade é libertador, mas pode ser aprisionador, se não soubermos como utilizá-lo. Se por ele passamos a achar que somos melhores do que os outros, a ponto de agirmos egoisticamente, é sinal que o conhecimento que liberta nos aprisionou ao orgulho que nos escraviza e envaidece. O conhecimento pode gerar a soberba e esta nos fará cruéis e até debochados. O conhecimento pode gerar altivez de espírito, até mesmo em que se acha espiritual.
Tenhamos cuidado, pois o bisturi que opera um câncer pode contaminar um paciente se não for bem esterilizado. Não deixemos que o conhecimento nos leve a pecar contra aqueles que desconhecem. Usemos o conhecimento ungindo-o com o amor, pois assim, saberemos desfrutar dos benefícios da verdade, sem usá-la para levar alguém a tropeçar. O ideal conhecimento da verdade nos leva a pensar no outro e não apenas em nós. Crianças são egoístas, adultos devem ser altruístas.
O saber não deve nos levar a desconhecer os limites, as fragilidades, as debilidades dos outros. O conhecimento nos proporciona saber o que temos e podemos, mas o amor nos leva a saber renunciar ao que temos e podemos.
Por amor conheça, mas também reconheça. Saber renunciar é o nível mais elevado de conhecimento que a verdade pode proporcionar. Entenda quem não entende. Conheça, porém não desconheça. Não deixe que o conhecimento venha levá-lo a não amar. Seja livre pela verdade, porém não se deixe escravizar pela vaidade.
27 de ago. de 2020
1 Coríntios 7. Tema: Casamento não é contrato.
Ao criar o homem e a mulher, o Senhor determinou que só através do casamento um deve se unir fisicamente ao outro, e depois que esta aliança for estabelecida não deve haver na mente deles a possibilidade do divórcio.
Romper uma aliança conjugal é algo muito sério aos olhos de Deus, por isso, antes de casar estude a Palavra de Deus, e casando, honre a aliança que assumiu perante Senhor e seus anjos, perante satanás e os demônios e perante os crentes e não crentes.
Ninguém é obrigado a casar, mas se casar tem que honrar a aliança que firmou. Casamentos não são contratos! Casamentos são alianças, e quem quebra alianças arca com as maldições referentes ao rompimento da mesma.
Honre seu casamento e assim estará honrando a Deus, a si mesmo, a seu cônjuge e a todos que testemunharam o pacto firmado na presença do Senhor. Não brinque e nem trate com leviandade aquilo que o Senhor santificou. Leve a sério o que Deus leva a sério. Honre as palavras que proferiu e o compromisso que assumiu.
Se você está vivendo em adultério, maculando seu casamento ou de outra pessoa, abra seu olho e arrependa-se enquanto é tempo, pois adúlteros não herdarão o Reino de Deus.
26 de ago. de 2020
1 Coríntios 6. Tema: É melhor perder do que escandalizar.
Quando somos alvo de injustiças, o Senhor age por nós. Quando geramos escândalo e sujamos o Evangelho, o Senhor se posiciona contra nós. Infelizmente acontecem situações que não deveriam dentro da Igreja, mas as mesmas devem ser resolvidas dentro dos muros da fé e não fora deles.
Ao praticarmos injustiças com os de dentro, ou os de fora, sujamos o Evangelho, mas quando além disto, a situação é exposta ao mundo, agravamos a situação. Ao buscarmos em "juízes" que não temem a Deus, ou pitaqueiros, opiniões, análises e vereditos, sobre o que aconteceu entre irmãos de fé, estamos cometendo grandes erros.
Os de dentro da igreja devem julgar questões entre os que são da igreja, já que seguem os mesmos princípios e tem como objetivo primeiro de suas vidas glorificar a Deus. Se você expõe questões da Igreja pra quem não é da Igreja, você está tão errado, quanto quem praticou os delitos.
Você tem alguma queixa, demanda, disputa, com alguém cristão, busque pessoas cristãs para julgarem a situação. É melhor perder do que escandalizar. Tenha a verdade como sua advogada de defesa e não como de acusação. Não suje o que Deus limpou!!
25 de ago. de 2020
1 Coríntios 5. Quando aqui está mais sujo do que lá!!
O Senhor Jesus disse que “quando o sal se torna insípido para nada mais serve, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens”(Mt 5:13). Quando a igreja se corrompe, se torna motivo de vergonha para o Rei e para o Reino, atraindo para si a zombaria humana e o juízo divino. Assim aconteceu com a Igreja cristã de Corinto. Aquela igreja era tolerante com aquilo que Deus não tolera e agir assim é uma péssima escolha.
A imoralidade sexual encontrou guarida no seio da Igreja cristã de Corinto, comunidade esta, composta por pessoas salvas do pecado por Cristo. Sabemos que todos os pecados são iguais, mas os pecados sexuais irritam a Deus por serem cometidos contra nosso corpo que é o Templo do Espírito Santo. Se você é cristão e está praticando pecados sexuais, e pensa que sairá incólume e ileso desta situação, saiba que o juízo vem a galope, um dia a conta chegará, pare de sujar o nome e o templo de Deus, que é seu corpo.
A imoralidade sexual além de praticada era tolerada dentro dos portões
da fé, e o que acontecia naquela Igreja era tão terrível que nem os não crentes faziam coisas semelhantes. O pior é que nada era feito para corrigir este erro, até que o apóstolo resolve tomar uma posição radical de
repreender os crentes omissos e cumplices e disciplinar severamente aquele que praticava sexo com a
própria madrasta. A este, Paulo entregou a satanás, para que fosse punido.
A impureza sexual não convém aqueles que são salvos, já que fomos salvos
para ser santos. Ser santo é parecer com
Jesus e parecer com Jesus nos faz viver em pureza de vida e isto inclui pureza sexual.
Se você conhece alguém que, dizendo-se
cristão, vive tendo casos sexuais, ficando
com um(a) e com outro(a), praticando sexo fora do casamento, sendo imoral, fornicando,
adulterando, se prostituindo, etc., a orientação bíblica é procure abrir os
olhos desta pessoa, caso ela queira manter-se no pecado, afaste-se dela, pois
de Deus não se zomba. Lembre que quando o juízo veio contra Sodoma e Gomorra,
atingiu as cidades que estavam nas suas imediações (Judas 7).
Não se deixe enganar pelo diabo, por homens caídos e nem pela natureza pecaminosa, que justificam o
pecado dizendo que “ o importante é o amor”, “ Deus sabe que preciso”, “ o importante é ser feliz” e coisas deste
gênero. Tais argumentos são elaborados nas rodas de conversas dos demônios,
plantadas em corações enlaçados pelo pecado e divulgadas por pessoas entenebrecidas.
Use seu livre arbítrio para glorificar a Deus ao
invés Dele se afastar. Caso esteja pecando na área sexual, arrependa-se
enquanto é tempo! Busque ajuda! Pare de dar brechas e o Senhor te perdoará.
24 de ago. de 2020
1 Coríntios 4. Tema: Quando os segredos deixarão de ser segredos.
Segredos, quem não os tem? Contudo, é importante sabermos que um dia, eles deixarão de existir, visto que o Senhor os trará à tona e assim ficarão expostos. Tanto os bons segredos, como os de ajudar alguém sem que outros saibam, os jejuns, as orações, quanto os maus segredos, que são as pecados, as intenções maldosas, os acordos malignos, as mentiras, etc.
Nada ficará oculto!! Assim sendo, o melhor a fazer é ter bons segredos, pois eles gerarão honra, recompensas, elogios e galardão. Já os maus segredos trarão exposição, vergonha, juízo e condenação. Como Ele não conseguiremos chantagear, nem barganhar e nem negociar.
Não pensamos que bons segredos esconderão maus segredos perante o juiz de toda terra. Um bom segredo, não compensará e nem justificará um segredo ruim, e vice-versa. Um dia, todos os meus segredos e os teus, observe bem, TODOS, virão à tona. Grande será a surpresa para nós e para as outras pessoas, pois aos olhos Dele não há segredos!! Arrependa-se, confesse e deixe suas "secretas práticas pecaminosas", pois elas serão expostas perante todos. Por outro lado, continue fazendo o bem, sem querer aparecer a ninguém!! Depois não diga que pelo próprio Deus não foi avisado(a)!!
Chegará o dia que nenhum segredo continuará sendo segredo!!
23 de ago. de 2020
1 Coríntios 3. Tema: Você é um crente carnal ou espiritual?
Crentes carnais e crentes espirituais, vocês os conhece? Crentes carnais são imaturos, ciumentos, contenciosos, partidários, inclinados às obras da carne (Gal 5:19-21), por isso, não podem receber ensinamentos mais profundos e não herdarão o reino de Deus, já que optam por viver contrariamente a nova vida recebida em Cristo ( Gálatas 5:19-21).
Crentes espirituais são experimentados e tem suas faculdades espirituais exercitadas para discernir o bem e o mal (Hb 5:14), tem o fruto do Espírito Santo evidente em suas vidas ( Gálatas 5: 22,23). Desistiram das coisas de menino (1 Co 13:11) e são conduzidos pelo Espírito Santo para o que é mais profundo no Evangelho.
Você é um "crente carnal" ou "espiritual"? Quem quer ser espiritual precisa entender que ao se converter a "carne e suas obras foram crucificadas" ( Gal 5: 24) e agora deve viver em novidade de vida e amadurecendo espiritualmente, para parecer cada dia mais com Jesus ( Rom 6:4).
Crentes carnais tem o EU acima de DEUS. agem e reagem sem evidenciar sua nova natureza em Cristo. Crentes carnais criam problemas e tentam resolvê-los de maneiras humanas. Crentes espirituais evitam problemas e quando os tem procuram resolver como a Palavra manda. Crentes carnais tem seus EGOS inflados, crentes espirituais tem seus EGOS crucificados. Crentes carnais justificam seus erros e a acusam os outros dos seus pecados. Crentes espirituais confessam seus pecados e ficam quebrantados. Crentes carnais usam suas humanidades para explicar seus pecados. Crentes espirituais se envergonham do pecado e procuram abandoná-los.
E aí!! Você é carnal ou espiritual?
Leia a Bíblia!! Esta meditação não substitui sua comunhão com a Palavra de Deus. Ela é lâmpada, espada, caminho, verdade. Só ela pode te libertar!!
22 de ago. de 2020
1 Coríntios 2. Tema: Refeitos pela glória e para a glória.
O Evangelho nos reposiciona. O pecado levou o ser humano a um estado de queda, espiritual, moral, emocional, relacional, intelectual, social, etc. ( Rom 3: 23). Nesta condição, a glória de Deus que estava em Adão foi removida e o ser humano tornou-se pecador e contaminado pelo mal. Mas, através de Jesus Cristo e do recebimento e da vivência do Evangelho, o homem caído, pode nascer de novo e ser restaurado em todas as dimensões de sua existência.
O Evangelho, e só o Evangelho, traz de volta a glória para o homem e o reconduz à glória. Ninguém além de Jesus e do Evangelho é capaz de restituir o que foi perdido. O pecado nos contaminou, nos desfigurou, nos condenou a uma subvida e trouxe consequências internas e externas, históricas e eternas. Mas Jesus pode mudar tudo isto.
Por estas causas, Paulo anunciava o Evangelho, afinal, sua história era prova viva daquilo que só Jesus pode fazer. Ele estava perdido e foi achado, fora escravo e agora era livre. Nós que fomos, somos e seremos salvos, devemos ter a mesma consciência e seguir este exemplo, afinal estávamos perdidos e fomos achados, éramos filhos da ira, agora somos filhos de Deus. Anunciemos o Evangelho da glória de Cristo! Pois só Ele teve e tem o poder de nos recriar e restaurar a glória que perdemos. No Éden o primeiro Adão perdeu a glória, no Calvário Jesus, o segundo Adão a reconquistou!
21 de ago. de 2020
1 Coríntios 1. Tema: Deus estaria louco?
Não!! Mas, Sua maneira de agir e de reagir não são compreendidas por pessoas que não tem discernimento e conhecimento espiritual. Através única e exclusivamente da obra de Jesus na Cruz do Calvário, os homens podem ser transformados.
As manifestações de sabedoria e conhecimentos humanos, inclusive a religião, no máximo, conseguem "melhorar" as pessoas, mas, só a Mensagem da Cruz pode transformá-las. As mensagens nascidas na mente humana acalmam, educam, enfeitam, instruem, maquiam, dão novas roupagens, mudam o vocabulário, mas não mudam a natureza pecaminosa. O pecador continua escravo do pecado e consequentemente sob o poder de satanás, além de condenado ao inferno. Assim, os seres humanos se tornam escravos educados, mas permanecem escravos. Se tornam cultos, porém continuam condenados.
“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (Jo 8:36 RA). Só o Evangelho através da Mensagem da Cruz, fazem o homem nascer de novo, ver e entrar no Reino de Deus (João 3). Isto parece loucura aos olhos e ouvidos humanos, mas é PODER DE DEUS!!!
20 de ago. de 2020
Romanos 16. Tema: Hoje, o que diriam a seu respeito?
Febe, Priscila, Áquila, Andrônico, Júnias, e muito outros irmãos, foram lembrados por Paulo, como cristãos comprometidos com o Rei e com o Reino de Deus. Estes e muitos outros, são lembrados na Bíblia como pessoas que se doaram Àquele que por eles se doou.
Se hoje se alguém fosse fazer referência aos que se dedicam ao Evangelho como você seria lembrado? O que diriam a seu respeito? Você estaria entre os cooperadores, os notáveis, os amigos, os aprovados, ou entre os desertores, divisores, apáticos, indiferentes, alheios, etc.?
A partir do que você vive, o que seria registrado respeito da sua relação e comprometimento com Aquele e aqueles que tanto fizeram por você? Afinal, sua forma de ser e de não ser, de viver e não viver, são de sua inteira responsabilidade!
Você e eu não podemos determinar as maneiras como as pessoas viverão em relação a Jesus, a Igreja, ao Evangelho, pois isto é questão de escolha delas, mas em relação a como vivemos é de responsabilidade exclusiva nossa.
Lembre que a partir da sua forma de viver, uma narrativa está sendo construída e escrita na história do Evangelho nesta geração e na eternidade. Como você será lembrado?
19 de ago. de 2020
Romanos 15. Tema: Seja uma escora.
Oferecer suporte espiritual, e recebê-lo, são bênçãos que podemos usufruir por fazermos parte da Igreja do Senhor Jesus. Como irmãos na fé, podermos ajudar e receber ajuda. A Palavra de Deus estimula os fortes e maduros na fé a abrirem mão de seus direitos, tempo, energia, prioridades, com o propósito de serem e oferecerem suporte aos novos. Agindo assim, seguiremos o exemplo de Jesus, que não agradou a si mesmo para beneficiar os mais necessitados, fragilizados, carentes e imaturos em suas crenças.
A vida espiritual, assim como a cronológica, tem fazes, e na infância e na adolescência espiritual os cristãos precisam de auxílio dos mais maduros para acertarem mais e errarem menos. Os novos na fé, por vezes tem muita força, mas carecem muito de conhecimento e sabedoria, cabendo aos mais maduros e testados prestarem este serviço espiritual. Procedendo assim, estaremos agindo semelhantemente ao Mestre que não agradou a Si mesmo, por amor àqueles que Dele tanto precisavam para chegar a maturidade espiritual. Sigamos Seu exemplo.
18 de ago. de 2020
Que loucura é esta?
·
Tenho visto crentes ouvindo céticos falarem sobre confiança
em Deus;
·
Tenho visto teístas ouvido ateus discursarem sobre existência de Deus;
·
Tenho visto cristãos ouvindo idólatras falarem
sobre relacionamento com Deus;
·
Tenho visto cristãos ouvindo discípulos de Mamon
falar sobre fidelidade e generosidade com a obra de Deus;
·
Tenho visto pessoas casadas ouvindo divorciados
falarem sobre manutenção conjugal;
·
Tenho visto casados ouvindo solteiros falarem sobre o que é uma casamento;
·
Tenho visto pessoas que tem filhos, ouvindo pessoas que não tem filhos ensinarem sobre educação doméstica;
· Tenho visto pessoas salvas ouvindo pessoas que nunca se converteram falando sobre vida com Deus!
Tenho visto pessoas escravas de vícios, falando sobre como alcançar libertação;
Tenho visto pessoas desonestas discursando contra corrupção;
Tenho visto pessoas que não dão conta de mudar nem o mundo das suas vidas, querendo mudar a vida do mundo;
Tenho visto neófitos quererem ensinar sobre profundidade na fé;
Tenho visto pessoas que sequer leram a Bíblia querendo ensinar teologia;
Tenho visto pessoas que não aceitam não serem aceitas, falando sobre tolerância;
·
Depois estas pessoas entram em crise de fé e não
sabem porquê!
Palavras são sementes e germinam segundo suas espécies;
A fé é gerada por aquilo que ouvimos, logo se ouvimos o
erro, o engano, o ceticismo, terminaremos sendo engodados
“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” (1Co
15:33 RA)
Parece que enlouquecemos!!
Romanos 14. Tema: Haja respeito, mesmo quando não houver unidade.
Existem alguns temas bíblicos que são compreendidos de maneiras diferentes até mesmo entre os cristãos. Questões relacionadas à dias, comidas, bebidas, formas, política, estilos musicais, liturgias, etc., tem gerado mais desavenças do que harmonia e assim promovido guerras que deixam mortos e feridos e o Evangelho enfraquecido.
Diante destas realidades, as orientações bíblicas são que evitemos debates e discussões, pois não fazem bem a ninguém. Normalmente estes conflitos nascem em egos inflados, onde um quer mostrar que tem mais razões, ou conhecimento que o outro, e terminam gerando mágoas, dores, agressões, desrespeito, divisões, mal testemunho, vergonha ao Evangelho e até mortes.
Na maioria das vezes a melhor saída é o silêncio, o pedir licença, o ausentar-se, mas principalmente o respeitar. Acolha quem pensa diferente e entenda que "pontos de vista são vistas a partir de um ponto", quer dizer, o todo é muito maior do que aquilo que você percebe. Não deixe que temas secundários recebam valores primários. Pessoas são mais importantes que ideias. Se for ferir, denegrir, dividir, agredir, o melhor a fazer é evitar e respeitar.
17 de ago. de 2020
Romanos 13. Tema: Pule da cama enquanto é tempo!!
A noite está terminando. Cada dia a mais é um dia a menos. Cada hora a mais é uma hora a menos. Cada segundo a mais é um segundo a menos. Saiba fazer esta conta. A noite está terminando!! O Dia está prestes a raiar. Por isso, precisamos despertar do sono e acordar os outros, pois nossa salvação está mais próxima.
Deixemos as obras das trevas.
Não pactuemos com elas. O noivo está chegando!! Você está como as virgens
prudentes ou como as loucas (Mt 25:1-13)? Se ao ler este texto, você fosse surpreendido
pela morte, ou pela volta de Jesus, estaria entre os que estão acordados
espiritualmente, ou entre os que estão dormindo? “Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os
mortos, e Cristo te iluminará.” (Ef 5:14 RA)
Pule da cama enquanto é tempo!!
16 de ago. de 2020
Romanos 12. Tema: Facilite a vida dos outros.
Após sermos transformados em novas pessoas através Daquele que se fez próximo a nós, Jesus, somos enviados a repartir o que recebemos com aqueles que estão próximos de nós. No Evangelho o outro é tão importante quanto eu, logo, preciso pensar além de mim e dos meus. Como prova disto, o Senhor nos concede dons espirituais e talentos, para que através destes, vidas sejam impactadas, melhoradas e e transformadas.
O Senhor nos beneficia e nos envia a beneficiar outros. Ao ajudar ao próximo nos tornamos semelhantes a Jesus, por isso, se disponha a contribuir para o bem de todos que estiverem próximos a você.
Busque e receba dons espirituais, mas também, disponibilize-os em favor dos outros. Agindo assim, não apenas experimentaremos, mas também, ajudaremos outros a desfrutarem da boa, perfeita e agradável, vontade de Deus, em Cristo Jesus. Deus te abençoe!!
15 de ago. de 2020
Romanos 11. Tema: Um balde no oceano.
Não dá pra compreender tudo sobre Deus e Seus propósitos. O conhecimento de Deus é como um oceano, e nós somos como crianças com um baldinho na praia. Não há como sabermos tudo e nem entendermos Deus em plenitude, afinal se dominássemos o conhecimento sobre Deus, seríamos maiores do que Ele, pois quem domina é maior do que quem é dominado. Se não temos como colocar o oceano no balde, coloquemos o balde no oceano e desfrutaremos de tudo que pode nos proporcionar. Ah! Cuidado com os castelos de areia que constrói com a pequena quantidade de água de sua compreensão, pois as águas do oceano derrubarão esta frágil construção.
14 de ago. de 2020
Romanos 10. Tema: A fé vem pela pregação.
O anúncio da Palavra de Deus gerará fé e esta, produzirá obras que glorificarão ao Senhor. Logo, ouvir a Palavra de Deus criará e ativará nossa confiança Naquele que tudo pode, assim como no Seu projeto para nossas vidas.
Ouvir pregações Bíblicas é componente fundamental para que nossa vida espiritual saudável, por através delas virtudes naturais e espirituais são geradas e ativadas. Quando a Palavra é pregada, além do poder que ela tem em si, recebe um impulsionamento gerado pela unção do Espírito Santo, e uma arma espiritual poderosa, capaz de destruir fortalezas e anular ensinamentos falsos é acionada, despedaçando cadeias espirituais que prendem mentes e corações.
Por isso, ouvir pregações bíblicas nos fará bem e produzirá efeitos capazes de impactar o mundo natural e o mundo sobrenatural, a história e a eternidade, indivíduos e comunidades, ressuscitando os que estão mortos, fortalecendo os que estão vivos, povoando o céu e saqueando o inferno.
Quando a voz do Senhor é proferida, por Seus profetas, mudanças são geradas. O que não existe vem a existir e milagres se tornam uma realidade. Por isso, sempre que puder ouça pregações bíblicas, pois elas ativarão sua fé, e assim, sua vida será transformada pela Palavra Daquele que por sua voz trouxe a existência o universo e a vida.
"A fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Deus (Rm 10:17).
“A voz do SENHOR é poderosa; a voz do SENHOR é cheia de majestade. A voz do SENHOR quebra os cedros; sim, o SENHOR despedaça os cedros do Líbano. Ele os faz saltar como um bezerro; o Líbano e o Siriom, como bois selvagens. A voz do SENHOR despede chamas de fogo. A voz do SENHOR faz tremer o deserto; o SENHOR faz tremer o deserto de Cades. A voz do SENHOR faz dar cria às corças e desnuda os bosques; e no seu templo tudo diz: Glória!” (Sl 29:4-9 RA)
13 de ago. de 2020
Romanos 9. Tema: Não discuta com Deus!
Imagine-se diante de um médico que está a lhe consultar. Ele conhece e percebe o que você nem imagina. Ele lê os exames, dá diagnósticos, prescreve medicamentos, e você, por confiar nele, segue suas orientações e vê os resultados chegarem. Assim acontece conosco em relação a Deus!!
Nem sempre entendemos o agir de Deus, com isto ficamos inquietos e muitos chegam ao ponto de blasfemar e Dele se afastar. Lembremos de nossas limitações e que Ele tem suas razões. A medida que amadurecemos na fé, algumas dúvidas são esclarecidas, outras serão mantidas, até que possam por nós entendidas. O mais sábio é viver o que já entendeu, tomar a medicação que o Médico dos médicos prescreveu. Uma realidade não podemos negar, Ele sabe o que está a executar! Viva o que já entendeu! Dedique-se Aquele que por você morreu.
12 de ago. de 2020
Romanos 8. Tema: Andando na carne ou no Espírito?
A Palavra de Deus nos fala de dois estilos de vida. Um pende para o Espírito e para a vida, o outro para o pecado e para a morte. Quem anda no Espírito agrada a Deus, quem anda na carne desagrada a Deus. Quem anda no Espírito é filho de Deus, quem anda na carne (natureza humana) é inimigo de Deus. Como você tem andado?
Você se inclina para aquilo que é de Deus, ou para aquilo que é da carne (natureza humana)? "As obras da carne são conhecidas: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como outrora vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam" (Gálatas 5:19-21). O fruto do Espírito Santo é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio ( Gálatas 5:22,23). Quem de fato é de Cristo já crucificou a carne, com suas paixões e desejos (Gálatas 5:24). Quem de fato é de Deus vive e anda no Espírito ( Gálatas 5: 25).
Você está na carne ou no Espírito. Seus caminhos são de vida ou de morte? Lembre-se: Quem anda na carne não herdará o Reino dos céus. ( Gálatas 5:21). Quem anda no Espírito já desfruta de prazeres do Reino dos céus. Fica o alerta e a possibilidade de corrigir o caminho e o caminhar. Como você tem andado?
11 de ago. de 2020
Romanos 7. Tema: A dor mostra que existe vida.
A lepra é uma doença que causa muito males e um deles é a perda da sensibilidade. A ausência de dor em um lugar ferido, revela que naquela parte do corpo existe ausência de vida. Esta mesma realidade se aplica a nossa espiritualidade!! Se não sentimos dor no espírito e na alma quando pecamos, é sinal que a morte se instalou. Já não há vida, a morte chegou!!
Todo cristão saudável espiritualmente sente dor quando peca. Todo cristão saudável tem uma " inconformação", uma " insatisfação", quando olha pra si e percebe que deveria ser mais santo. Se perdemos este incômodo é sinal que a morte se instalou onde um dia recebemos o Amor.
Se não nos entristecemos com o que nos afasta de Deus é porque o mal chegou e se enraizou. Por outro lado, se você se sente mal ao ser e fazer o mal, louve Deus, pois isso é sinal de vida espiritual.
Mas, se o pecado e o pecar já não te incomodam, se já não há a dor em desagradar ao teu Senhor, corra pra Jesus e diga-lhe: Senhor, cura-me!! Só Ele pode te curar, só Ele pode este mal extirpar.!!
10 de ago. de 2020
Romanos 6. Tema: A algema foi aberta e a gaiola foi quebrada.
Antes de recebermos Jesus como Senhor e Salvador, estávamos sob um jugo cruel e opressor, que nos mantinha aprisionados em uma gaiola espiritual. Além do mais, tínhamos nossa vontade acorrentada por pesadas correntes chamadas de pecado. Éramos maltratados, humilhados, envergonhados e recebíamos como salário a morte. Sob este jugo, a pressão e a opressão eram enormes, ao ponto de muitos se desesperarem da própria vida.
Mas um dia, Jesus tomou as chaves das algemas, abriu-as e após nos libertar, quebrou a gaiola, para que pudéssemos viver livres e pra glória de Deus. Esta libertação, não aconteceu porque merecíamos, mas pela graça. Este evento, aconteceu mediante a manifestação abundante da graça e concessão do dom da justiça através de Jesus Cristo.
Agora, temos o privilégio de viver uma nova realidade, a liberdade. Desfrute deste novo estado!! Usufrua desta nova condição!! "Pois para a liberdade foi que Cristo nos libertou (Gl 5:1)". Em Jesus, você é um liberto, um salvo, um perdoado, um novo ser. Portanto, viva como tal.
8 de ago. de 2020
Romanos 5. Tema: Esta paz é superior a todas.
Por meio da fé em Jesus temos acesso a mais maravilhosa, profunda e intensa paz que um ser humano pode usufruir, a PAZ DO SENHOR, que excede todo entendimento. O pecado perturbou, perturba e perturbará os seres humanos, pois através dele nos tornamos inimigos de Deus e nesta condição só há perturbação.
Mas, graças a Deus por Jesus Cristo!! Através Dele, podemos ser perdoados e reconciliados com o Pai e assim somos seremos tomados por esta sensação que só entende quem tem. Estando em paz com Deus, ainda que o mundo esteja em guerra, seremos permeados por uma segurança e uma calmaria indizível e cheia de glória, que excede todo entendimento e guarda nossos corações e mentes.
Receba esta paz, valorize esta paz, usufrua desta paz, repasse esta paz e saberá como é se ver livre desta guerra que atormenta sua alma. Paz seja contigo!!
Romanos 4. Tema: Creu, por isso aconteceu.
Os maravilhosos eventos da vida de Abraão, vieram a acontecer após ele crer. Tanto o que Deus fez por Abraão, quanto, o que Abraão fez pra Deus, vieram a existência a partir do que creu. Quando cremos, vemos o agir de Deus! Quando cremos, agimos pra glória de Deus!! Assim sendo, crer antecede ser, fazer, ter e poder.
Ele faz desaparecer aquilo que existe e chama a existência as coisas que não existem. Ele chama a existência a salvação e faz desaparecer a condenação. Chama a existência o perdão, a libertação, a cura, a prosperidade, a família e faz desaparecer o pecado, a possessão, a doença, a miséria, a solidão! Enfim, aquele que crer, vê!
Creia Naquele que tudo pode e receba Dele tudo aquilo que você não pode. Tudo começa no crer !! Creia em Deus, ainda que não creia em si mesmo! Creia em Deus, ainda que não creia nas criaturas de Deus. Creia em Deus, Ele tudo pode fazer por você e através de você!
7 de ago. de 2020
Romanos 3. Tema: Nivelados pelo pecado.
Através da Lei, Deus
deixa claro que todos os seres humanos estão na mesma condição espiritual de
queda, perdição, afastamento e
condenação. Mas, através de Jesus, Deus oferece a todos os pecadores a mesma possibilidade de perdão, salvação, transformação
e vida eterna, mediante a obra
redentores de Cristo Jesus.
A condenação é por mérito humano, pois todos pecaram. Já a
salvação é única e exclusivamente por mérito de divino, pois Jesus foi à cruz
pagar pelos pecados de toda humanidade. Pelo pecado estamos nivelados por
baixo, pela graça, podemos ser
resgatados por cima.
Todos os seres humanos estão na mesma condição perante a Lei
e o pecado, mas também perante a graça e
a salvação. Todos estão perdidos, mas também, todos podem ser salvos. Jesus Cristo é o Justo que se deu pelos injustos. O Santo que morreu pelos
pecadores. Creia Nele e serás salvo. Anuncie-O e outros poderão ser salvos,
pois "a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus".
6 de ago. de 2020
Romanos 2. Tema : Drible mal sucedido.
A natureza pecaminosa tenta nos convencer que atacando os erros dos
outros, desviaremos a atenção de nós. Isto pode até acontecer em relação aos
homens, mas não terá êxito em relação a Deus, visto que, Ele nos conhece por
dentro e conhece nossos pensamentos, antes que os executemos. Nunca
conseguiremos driblar o Senhor!
É impossível o homem driblar o Senhor! Nunca conseguiremos desviar Sua atenção, nem
argumentar de forma que O convençamos de que não somos quem somos e de que não
fizemos o que fizemos e nem O levaremos a ignorar nossas reais motivações.
Tentar enganar a Deus é um
investimento fracassado. Ele não se deixará levar por nossas firulas
argumentativas, nossos argumentos de fundo de quintal, pelas investidas e apontamentos dos erros dos outros. Ele não se
deixa enganar. Ao tentar driblar Deus, tropeçaremos em nossas próprias pernas e
cairemos.
Um dia, nossos
segredos serão expostos e julgados. Nossos argumentos serão desmontados.
Nossos dribles religiosos, moralistas,
filosóficos, teológicos, sociológicos e
psicológicos, cairão por terra e pela Verdade seremos julgados.
Não tente
driblar Deus!! Pois será desarmado e cairá por terra. Diante de Deus a melhor
defesa não é o ataque, a melhor saída não é o drible, e sim o quebrantamento
seguido pelo arrependimento e conversão. Contra Deus, nem tente!! Não tente
driblar Deus!!!
5 de ago. de 2020
Romanos 1. Tema: Depravação e Perdição Total.
O
pecado foi, é e será, a fonte da desgraça humana. O mundo e a
humanidade estão como um avião caindo, ou um navio afundando no oceano de
perdição, ou melhor, num lago de fogo e enxofre. Tudo só irá piorar, pois a
iniquidade se multiplicará, a ponto, do amor de muitos esfriar. Tudo que vemos de errado, de desvirtuado, de
abominável é resultado do pecado. A religiosidade, a idolatria, a ganância, a
imoralidade, e todas as suas variantes, são crias visíveis do pecado invisível.
Após a queda, o homem teve toda sua
existência contaminada e a maldade conseguiu atingir todas as dimensões do
viver. Desde as questões internas como o pensamento e sentimentos, quanto as questões externas, como
as obras e relacionamentos, foram, estão e estarão contaminados pelo pecado.
Por isso, todos precisam de um Salvador, de um Redentor.
A
perversidade do coração humano é incalculável em seus efeitos, levando-o a
tornar-se inimigo de Deus, inimigo de si mesmo e do próximo. Para o pecador,
o sujo, o impuro, o perverso, passou a
ser mais do que uma opção, tornou-se uma escravidão (Jo 8:34). A independência
de Deus, gerou a soberba, a altivez de
espírito, a egolatria, a idolatria, a imoralidade, a perversidade, a corrupção,
a violência e todas as demais manifestações do mal.
Não
se engane!! (1 Co 6:9,10) Você e eu somos maus, e só em Jesus, que é bom, encontramos solução para nossa vida. A religiosidade, a educação, as boas
obras, os bons comportamentos, não mudarão quem eu e você somos. Por eles, podemos até ser
"adestrados", porém nunca seremos transformados. Só quem venceu o
mal, pode nos libertar do mal ( Hb 4:15).
Sem
Jesus somos perdidos pecadores. Sem Jesus, já
estamos condenados ao inferno (Jo 3:18). Sem Jesus, o poder do diabo,
das trevas e do pecado nos aprisionarão histórica e eternamente (Ef 2:1,2). Só
Ele tem a chave que pode abrir nossos cadeados (Ap 3:7, Jo 8:31-36).
Lembre-se: A religião, as boas obras,
a vida correta, o conhecimento, não poderão resolver nosso mal e nem o
da humanidade. Tudo isso não passa de placebo, de adestramento, engano, de distração e autocontemplação.
Sem Ele (Jesus), estamos e estaremos perdidos. Mas, Deus nos ama tanto que enviou Jesus para nos
salvar (Jo 3:16). SEM ELE, NEM TENTE!!
ARREPENDA-SE DOS SEUS PECADOS E RECEBA JESUS
COMO SEU ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR. SÓ ASSIM SERÁS SALVO!!
4 de ago. de 2020
João 21. Tema: Uns se jogam na água, outros vão remando.
3 de ago. de 2020
João 20: Tema: Sete dias a mais
2 de ago. de 2020
João 19. Tema: Até quem não serve, serve.
Lendo as Escrituras, ficamos impressionados com a soberania de Deus, manifesta até mesmo sobre aqueles que a Ele não seguem. Um exemplo está neste capítulo. Havia uma profecia a respeito das vestes e da túnica de Jesus. Profecia esta, desconhecida dos soldados romanos, porém, mesmo sem saber, os mesmos agiram de forma que o anunciado no Salmo 22:18 se cumpriu. É assim que as coisas acontecem!
Mesmo quem não serve, serve.
Isto é, até mesmo incrédulos, ateus, satanistas, céticos, idólatras, e até o próprio
satanás, terminam agindo de forma que a vontade de Deus se realize, profecias
se cumpram e Deus seja glorificado. “Ele, em seu poder, governa eternamente; os seus olhos vigiam as
nações; não se exaltem os rebeldes.” (Sl 66:7 RA)
Nada foge do controle de
Deus, por isso “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam
a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8:28 RA). Profecias existem e vão
se cumprir. Por isso, descanse seu coração!! Tudo está nas mãos de Deus, e no
fim, olharemos pra trás e veremos que Ele sempre governou e muito nos amou.
Deus te abençoe!!