31 de ago. de 2024

Provérbios 3. Tema: Não, nunca, jamais.

            Existem algumas orientações que são tão claras na Palavra de Deus que não necessitamos ter um curso de hermenêutica ( arte ou técnica de interpretar e explicar um texto ou discurso, Enciclopédia de significados),  para obedecê-las precisaremos de fé, pois por vezes são contrárias a “nossa sabedoria” e “percepção da vida”, visto que o pecado atingiu todas as áreas da vida( Depravação total).

            No capítulo 3 dos Provérbios, Salomão deixa claro para seu filho o que não deve fazer e estas orientações servem também para nós, por ser a Bíblia o único livro inspirado por Deus.

  •  Não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; 2  porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.
  • Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração 4  e acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens. 5  Confia no SENHOR de todo o teu coração
  • Não te estribes no teu próprio entendimento. 6  Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
  • Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal; 8  será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos. 9  Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; 10  e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.
  • Não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te enfades da sua repreensão. 12  Porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem. 13 Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; 14  porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. 15  Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela. 16  O alongar-se da vida está na sua mão direita, na sua esquerda, riquezas e honra. 17  Os seus caminhos são caminhos deliciosos, e todas as suas veredas, paz. 18  É árvore de vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm. 19  O SENHOR com sabedoria fundou a terra, com inteligência estabeleceu os céus. 20  Pelo seu conhecimento os abismos se rompem, e as nuvens destilam orvalho.
  • Não se apartem estas coisas dos teus olhos; guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso; 22 porque serão vida para a tua alma e adorno ao teu pescoço. 23  Então, andarás seguro no teu caminho, e não tropeçará o teu pé. 24  Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave. 25
  • Não temas o pavor repentino, nem a arremetida dos perversos, quando vier. 26  Porque o SENHOR será a tua segurança e guardará os teus pés de serem presos.
  • Não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo.
  • Não digas ao teu próximo: Vai e volta amanhã; então, to darei, se o tens agora contigo.
  • Não maquines o mal contra o teu próximo, pois habita junto de ti confiadamente.
  • Jamais pleiteies com alguém sem razão, se te não houver feito mal.
  • Não tenhas inveja do homem violento, nem sigas nenhum de seus caminhos; 32  porque o SENHOR abomina o perverso, mas aos retos trata com intimidade. 33  A maldição do SENHOR habita na casa do perverso, porém a morada dos justos ele abençoa. 34  Certamente, ele escarnece dos escarnecedores, mas dá graça aos humildes. 35  Os sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si a ignomínia.” (Pv 3:1-35 RA)

Estas orientações são para nosso bem viver, contudo, sem fé é impossível obedecê-las com prazer. O interessante é que o Espírito Santo nos diz as razões para  não termos determinadas posturas, pois não quer que O sigamos cegamente e sim conscientemente, por reconhecermos que Ele é onisciente (sabe todas as coisas). Peça fé a Deus, pois a obediência é fruto da fé e a desobediência revela nossa incredulidade. Deus te abençoe!!

29 de ago. de 2024

Provérbios 2. Tema: Posturas corretas ativam promessas.

  •  “Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento, e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade, guarda as veredas do juízo e conserva o caminho dos seus santos. Então, entenderás justiça, juízo e equidade, todas as boas veredas.” (Pv 2:1-9 RA)

          Ao aconselhar seu filho, Salomão procura alertá-lo quanto as posturas que deve ter perante Deus e Sua sabedoria, para que possa acessar o entendimento, a sabedoria e a inteligência, segundo os padrões de divinos.

          Esse conselho nos remete ao que disse Isaias:  “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.” (Is 1:19 RA) Estas orientações nos mostram que o melhor está posto à mesa, somos os convidados, mas precisamos querer e buscar pela fé o que nos é proporcionado. SE correspondermos ao chamamento corretamente nos tornaremos inteligentes, sábios e maduros.

          Posicione-se movido por fé em busca da obediência, da inteligência e da sabedoria, sendo temente a Deus e obediente as Suas orientações e certamente amadurecerá e tomará decisões sábias.

Provérbios 1. Tema: Propósitos dos Provérbios.

  •  “Provérbios de Salomão, filho de Davi, o rei de Israel. Para aprender a sabedoria e o ensino; para entender as palavras de inteligência; para obter o ensino do bom proceder, a justiça, o juízo e a equidade; para dar aos simples prudência e aos jovens, conhecimento e bom siso.” (Pv 1:1-4 RA)

           Conhecer os propósitos é fundamental para que possamos prosperar propositalmente. Assim como tudo que existe, os Provérbios também forram inspirados por Deus e comunicados aos homens por razões bem específicas, pois o Senhor não faz nada aleatoriamente.

           Salomão, na introdução do livro esclarece as razões dos Provérbios existirem, as quais são:

1.      Proporcionar sabedoria;

2.      Facilitar a aprendizagem;

3.      Contribuir para entendermos as palavras de inteligência;

4.      Fornecer-nos o ensino do bom proceder,

5.      Proporcionar-nos o ensino da justiça;

6.      Ajudar-nos a obter o juízo;

7.     Levar-nos a proceder com equidade, isto é, tratar cada pessoa dentro das suas realidades;

8.      Ofertar prudência aos simples;

9.      Ajudar os jovens (também os velhos) adquirirem conhecimento;

10. Conceder bom siso (bom senso).” (Pv 1:1-4 RA)

             Se você faz parte do grupo que deseja adquirir e aperfeiçoar estas virtudes, examine o Livro dos Provérbios, pois com certeza lhe ajudarão a viver como Deus quer e para o que Deus quer.

28 de ago. de 2024

Salmo 150. Tema: O importante é louvar!

  •  “ Aleluia! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento, obra do seu poder. 2  Louvai-o pelos seus poderosos feitos; louvai-o consoante a sua muita grandeza. 3  Louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltério e com harpa. 4  Louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas. 5  Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos retumbantes. 6  Todo ser que respira louve ao SENHOR. Aleluia!” (Sl 150:1-6 RA)

          O livro dos Salmos termina com uma convocação geral ao louvor, e nela, o Espírito Santo deixa bem claro que as possibilidades de louvar são múltiplas e podem ser utilizadas conforme as habilidades do louvador.

          Através deste estímulo, percebemos que o importante é que haja louvor contínuo, de todas as formas possíveis e em todos os contextos, a partir de toda natureza, pois esse ato revela tanto quem Deus é, quanto o que representa para todas as suas criaturas.

          Procure louvar a Deus sempre! Não permita que o louvor esteja longe dos seus lábios. Veja as possibilidades, use a criatividade, pois todo ser que respira deve louvar ao Senhor.

               

 

26 de ago. de 2024

Salmo 149. Tema: Alegre-se em Deus.

  •  “Regozije-se Israel no seu Criador, exultem no seu Rei os filhos de Sião.” (Sl 149:2 RA)

            Ter prazer em Deus é um enorme privilégio, capaz de gerar satisfação para viver e tranquilidade ao morrer, visto que desfrutaremos de Sua presença eternamente.

             Para que desfrutemos deste gozo espiritual, precisamos nos mover em fé, fundamentados em um ensino saudável, capaz de nos levar  a amar ao Senhor integralmente e exclusivamente.

  • “Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.” (Dt 6:5 RA)
  • “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.” (Mc 12:30 RA)

             Alegrar-se e exultar em Deus é ter o coração repleto de satisfação por ser Dele e tê-Lo como nosso. Quem atinge este nível de satisfação interior não se satisfaz com os presentes, pois sabe que a presença é mais valiosa.

            Moisés tinha prazer em Deus, por isso rejeitou a proposta de avançar sem que o Senhor pessoalmente fosse com ele. “Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar.” (Êx 33:15 RA)

            Davi nos ensina: “Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.” (Sl 37:4 RA). Isto é, tenha prazer em Deus, tenha-O como o desejado da sua alma, Aquele que completa seu ser e assim sua vida será plena, pois NADA SUBSTITUI A PRESENÇA DE DEUS.

             Maria, mãe da natureza humana de Jesus afirmou: “... A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador,” (Lc 1:46-47 RA)

             Procure ter prazer em Deus e verá que tudo ganhará um novo sentido, pois se estivermos bem espiritualmente, ainda que "o mundo caia ao nosso redor" prevaleceremos, pois quando vivemos assim, descobrimos que nossas fontes são Nele. Veja o que alguns escritores bíblicos afirmavam quanto a percepção e relação que tinham com Deus: 

  • “ Nossa alma espera no SENHOR, nosso auxílio e escudo. Nele, o nosso coração se alegra, pois confiamos no seu santo nome.” (Sl 33:20-21 RA)
  •  “O rei, porém, se alegra em Deus; quem por ele jura gloriar-se-á, pois se tapará a boca dos que proferem mentira.” (Sl 63:11 RA)
  • O justo se alegra no SENHOR e nele confia; os de reto coração, todos se gloriam.” (Sl 64:10 RA)
  •  “Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas joias.” (Is 61:10 BRP)

                

 

 

Salmo 148. Tema: Espere Deus lhe exaltar.

  •  “Louvem o nome do SENHOR, porque só o seu nome é excelso; a sua majestade é acima da terra e do céu. 14  Ele exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, povo que lhe é chegado. Aleluia!” (Sl 148:13-14 RA)

Desde a queda (pecado, Gen 3), o ser humano vive em busca de recuperar a glória  perdida. Para tanto, usa de diversos mecanismos, alguns lícitos outros ilícitos.

Em busca deste propósito, alguns chegam ao equívoco de se promoverem, mas a Palavra de Deus nos ensina que “Comer muito mel não é bom; assim, procurar a própria honra não é honra.” (Pv 25:27 RA)

O salmista nos ensina que Deus exalta o poder do seu povo e quando isso acontece não há quem possa impedir, pois é uma determinação divina.“  O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. 8  Levanta o pobre do pó e, desde o monturo, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são as colunas da terra, e assentou sobre elas o mundo.” (1Sm 2:7-8 RA)

Saiba esperar o tempo de Deus na sua vida, pois quando chegar a hora e ocasião propícia, Ele mandará lhe buscar como fez com José no Egito, Davi na refeição familiar, Daniel na Babilônia, Ester na Assíria. Ele providenciará para que pessoas lembrem de você e reconheçam que está com você e por isso lhe respeitarão.  Afinal, “Deus é o juiz; a um abate, a outro exalta.” (Sl 75:7 RA)

Essa exaltação que vem de Deus acontecerá independentemente das pessoas quererem ou concordarem, porém não esqueça que para isso acontecer é necessário que esteja humilde perante Ele, reconhecendo que tudo vem de Suas poderosas mãos e que você é apenas um servo.

Humilhe-se, quebrante seu coração e espere no Senhor, pois seu dia e hora chegarão e ninguém poderá impedir. “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte,” (1Pe 5:6 RA)

25 de ago. de 2024

Parecer com Jesus é santificar-se

 Introdução: O tema santificação é muito amplo e precisa ser estudado continuamente pela igreja, visto que fala de propósitos, posturas, procedimentos e destinos.

Durante a história da Igreja muitos foram os movimentos de santidade e alguns deles se transformaram em caricaturas do Evangelho e não um retrato do mesmo.

Se queremos viver em santidade precisamos ter referencias e nenhum deles supera o Senhor Jesus, pois era, é e sempre será santo.

Aparte-se de todos projeto de não lhe leve a parecer com Jesus, pois são caricaturas do Evangelho com excessos e distorções.

A pergunta básica para nos ajudar a tomar decisões é: “EM MEUS PASSOS, O QUE FARIA JESUS?”

Santidade é muito mais do que uma projeto anual, ou regras e formas. Santidade fala de essência, caráter, espiritualidade, serviço, propósito, etc.

Santidade deve permear todas as áreas da nossa existência e não apenas aquilo que temos como espiritual. Precisamos ser santos sempre e em todas as áreas do viver: Finanças, amizades, conversas, lazer, sexualidade, negócios, sentimentos, etc.

            

Texto base: “Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor.” (Mt 10:25 a)

·      Ter o mesmo sentimento que Ele tinha: “ Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,” (Filipenses 2:5 RA)

·      Ter as marcas  que Ele tinha (onde Jesus tinha marcas?): “ Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.” (Gálatas 6:14-17 RA)

·      Amar como Ele amava:“ O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” (João 15:12 RA)

·      Andar como Ele andava: “ aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.” (1 João 2:6 RA)

·      Aprendei de Dele: “ Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.  Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.  Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30 RA) (Gl 2:4,5)

·      Revestir-se Dele: “ Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes;  mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.” (Romanos 13:13-14 RA)

·      Até sermos iguais a Ele (processo) : “ E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” (2 Coríntios 3:18 RA)

·      Mente de Cristo: “ Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.” (1 Coríntios 2:16 RA)

·      Imitá-lo em tudo: “ Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” (1 Coríntios 11:1)

·      Atenção: santificação não é impecabilidade. Considerando que a santificação -consagração, é processual, significa dizer que estaremos sujeitos a errar e pecar. Quando isto acontecer não devemos nos desesperar, antes precisamos assumir nosso pecado, admitir nossa fraqueza e fragilidade e buscar o perdão e a restauração  vinda  do Senhor.

         SANTIFICAÇÃO É PARECER COM JESUS: “Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor.” (Mt 10:25 a)

 

 

24 de ago. de 2024

Salmo 147. Tema: Louvar faz bem.

  •  “Louvai ao SENHOR, porque é bom e amável cantar louvores ao nosso Deus; fica-lhe bem o cântico de louvor.” (Sl 147:1 RA)

      Existe um ditado popular que afirma; “Quem canta os males espanta”, contudo sabemos que nem toda cantiga faz bem, algumas até pioram a situação.

      Já no que se refere a louvar a Deus, podemos afirmar com base no que nos ensina o Espírito Santo que, quem louva a Deus desfruta da benignidade e da amabilidade do Senhor, pois o louvor lhe é conveniente, adequado e digno.

       Por isso, em todo tempo estejam os louvores ao Senhor em seus lábios. Não aceite que os demônios, os sentimentos, as emoções e nem as pessoas e circunstâncias lhe calem. Abra seus lábios e coração e com toda a intensidade do seu ser cante orando e ore cantando.

       Quando vejo um cristão em um culto com os lábios serrados, fico sem entender como alguém pode perder tamanha oportunidade de ser agradável a Deus e consequentemente ser abençoado por Sua presença, visto que “...tu [és] Santo, o que habitas [entre] os louvores de Israel.” (Sl 22:3 RC)

       Aproveite todas as oportunidades para louvar ao Senhor e quando não existirem procure criá-las. “Louve ao Senhor, pois é bom e amável cantar louvores ao Seu nome, ficam-Lhe bem os louvores”.

 

 

Salmo 146. Tema: Projeto para a vida toda.

  •  “Aleluia! Louva, ó minha alma, ao SENHOR. Louvarei ao SENHOR durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu viver.” (Sl 146:1-2 RA)

          “O que você quer ser quando crescer?” Esta pergunta certamente chegou, chega e chegará aos ouvidos de todas as crianças em idade escolar. Tanto os pais e familiares, quantos os educadores, procuram estimular as crianças sonharem com o futuro, pois isso serve de estímulo para o viver crescente e saudável.

          Agora que você cresceu, está maduro e sóbrio, a pergunta se amplia e aprofunda: Como você viveu, está vivendo e quer viver até morrer? É importantíssimo responder estas perguntas agora, pois consolidará sua trajetória, ou oportunizará a devida correção de rota, antes que seja tarde.

          Davi, o rei mais bem sucedido e famoso de Israel, tomou a seguinte decisão: “Louvarei ao SENHOR durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu viver.” (Sl 146:2 RA)

          Ele percebeu que confiar nos seres humanos, depositando suas expectativas naquilo que é volúvel e passivo de mudanças, não era uma decisão sábia. Confiar em bens e riquezas não era sustentável, pois ladrões, ferrugens e traças, podem destruir um patrimônio. Por isso, sua decisão foi: “ Vou viver pra glória de Deus, louvando-o enquanto viver.

  • “Não confieis em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação. Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios.” (Sl 146:3-4 RA)

          Qual tem sido sua decisão diária? Ela corrobora e consolida sua decisão histórica? Realmente está caminhando para a eternidade desejada? O que você tem feito durante toda a vida e a vida toda? Para onde tem caminhado? Onde tem focado? Onde tem investido tempo, energia, dinheiro etc.? Aprenda com aqueles que viveram antes de você, mas também com sua própria história, para que não dedique sua vida  à “correr atrás do vento” e assim venha a “perder sua alma”.

         Alguns homens e mulheres de Deus do passado decidiram e perseveraram na decisão de servir ao Senhor durante toda sua vida e assim fizeram, outros não perseveraram e terminaram naufragando na fé. Se tudo continuar como está indo diariamente, com quais histórias você se identificará? Para aonde você tem prosseguido?

  • “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Fp 3:12-14 RA)
  • “Assim, cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver; em teu nome, levanto as mãos.” (Sl 63:4 RA)
  • “Cantarei ao SENHOR enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus durante a minha vida.” (Sl 104:33 RA)
  • “Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver.” (Sl 116:2 RA)
  • “Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo;” (Gl 2:19 RA)
  • “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.” (Fp 1:21 RA)
  • “Orai por nós, pois estamos persuadidos de termos boa consciência, desejando em todas as coisas viver condignamente.” (Hb 13:18 RA)
  • “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.” (1Jo 3:9 RA)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

23 de ago. de 2024

Salmo 145. Tema: Projeto eterno.

  • “Exaltar-te-ei, ó Deus meu e Rei; bendirei o teu nome para todo o sempre. Todos os dias te bendirei e louvarei o teu nome para todo o sempre.” (Sl 145:1-2 RA)

          Existem projetos que ocupam intervalos de tempo e quando os concluímos ficamos felizes e satisfeitos, afinal, “o fim das coisas é melhor do que o começo”. Contudo, no que se refere a nosso relacionamento com Deus, o projeto deve ser eterno.

          Davi, explicitava que “bendiria o nome do Senhor para todo sempre embora isso se concretizasse dia-a-dia, pois continuamente louvaria ao Eterno.

          Você tem como meta glorificar a Deus eternamente? Quão sábia e maravilhosa é sua decisão, porém saiba que isso acontecerá passo-a-passo, dia-a-dia, hora-a-hora, instante após instante.

          Foque na eternidade com Deus, afinal a vida eterna não começa após a morte como muitos pensam, mas na hora que recebemos Jesus como nosso Senhor e Salvador e prossegue para sempre.

  • E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (Jo 17:3 RA)

          Mantenha-se focado, persevere diariamente e eternamente estará com o Senhor e terá o Senhor consigo.

  • “Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.” (Sl 23:6 RA)
  • “Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo.” (Sl 27:4 RA)
  • “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Fp 3:12-14 RA)

22 de ago. de 2024

Salmo 144. Tema: Treinado por Deus.

  •  “Bendito seja o SENHOR, rocha minha, que me adestra as mãos para a batalha e os dedos, para a guerra;” (Sl 144:1)

           Atletas de alta performasse tem treinadores de alto nível de competência, capazes de levá-los a rendimentos excepcionais. Essa combinação gera resultados surpreendentes, quebras de recordes e conquistas que marcam a história, colocando-os na galeria da fama dos esportes.

           Davi foi um guerreiro excelente, capaz de ir às batalhas e triunfar, a ponto das mulheres cantarem “Saul matou seus milhares e Davi seus dez milhares”. Mas tudo isso foi resultado de uma combinação primorosa entre ele e seu treinador, o Senhor.

           Você quer obter grandes resultados? Quer bater recordes, tornando-se mais que vencedor? Então tenha o Senhor como treinador. Deixe-O adestrar suas mãos, braços, pernas, mente, mas principalmente sua espiritualidade, afinal temos lutas visíveis e invisíveis, naturais e sobrenaturais.

           Não pense que chegará ao máximo dos seus resultados sozinho! Não se deixe levar pela falácia de que não precisa de ninguém. A altivez de espírito e a soberba da vida nos fazem tropeçar no próprio potencial.

           Procure em tudo se dominar, se dedique, empenhe-se, mas lembre-se que seu treinador é o melhor do universo, siga as instruções que lhe passa, pois em ouvi-las estará seu sucesso.

  • “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.” (Is 1:19 RA)
  • “Retém a instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.” (Pv 4:13 RA)
  • “Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida;” (Pv 6:23 RA)
  • “Compra a verdade e não a vendas; compra a sabedoria, a instrução e o entendimento.” (Pv 23:23 RA)
  • “Tu, SENHOR, és a minha lâmpada; o SENHOR derrama luz nas minhas trevas. Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus, salto muralhas. O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam. Pois quem é Deus, senão o SENHOR? E quem é rochedo, senão o nosso Deus? Deus é a minha fortaleza e a minha força e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho. Ele deu a meus pés a ligeireza das corças e me firmou nas minhas alturas. Ele adestrou as minhas mãos para o combate, de sorte que os meus braços vergaram um arco de bronze. Também me deste o escudo do teu salvamento, e a tua clemência me engrandeceu. Alongaste sob meus passos o caminho, e os meus pés não vacilaram. Persegui os meus inimigos, e os derrotei, e só voltei depois de haver dado cabo deles. Acabei com eles, esmagando-os a tal ponto, que não puderam levantar-se; caíram sob meus pés. Pois de força me cingiste para o combate e me submeteste os que se levantaram contra mim.” (2Sm 22:29-40 RA)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

20 de ago. de 2024

Salmo 143. Tema: Deus das planícies.

  •  “Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano.” (Sl 143:10 RA)

            Montes e vales normalmente são citados em mensagens, louvores e orações, mas dificilmente ouvimos referências as planícies e elas também existem e compõem a maior parte do nosso viver.

            Metaforicamente os montes representam momentos de vitória, sucesso, conquistas e os vales falam de lutas, tribulações, dificuldades. Contudo, a maior parte da nossa vida acontece nas planícies, isto é, na normalidade do dia-a-dia, onde coisas triviais acontecem, sem gerar grandes desgastes.

            Davi pediu a Deus para guiá-lo por terrenos planos, isto é, para a normalidade da vida, onde comemos o feijão com arroz, com um pedacinho de carne e um copo de ponche (suco com água, os mais velhos entenderão), kkkk. Não foque nos banquetes, pois não nos sustentam,  nem nas privações pois não nos matam de fome. Não seja um neurótico de guerra, pois mais são os dias de paz.  

            Peça a Deus para lhe guiar às planícies, a normalidade da vida, onde os esforços são mínimos, o cardápio é básico, as conversas são triviais e siga a vida em paz. Agradeça a Deus pelas planícies que tem lhe proporcionado, pois mais são os dias “normais” do que os excepcionais.

19 de ago. de 2024

Salmo 142. Tema: Alma aprisionada, vida estagnada.

  •  “Tira a minha alma do cárcere, para que eu dê graças ao teu nome; os justos me rodearão, quando me fizeres esse bem.” (Sl 142:7 RA)

Queixas, tribulações, falta de reconhecimento e apoio, desinteresse das pessoas, perseguições, geram esmorecimento, podem nos enfraquecer e  aprisionar emocionalmente.

Com a alma presa a sentimentos gerados por memórias negativas, palavras malditas, sentimentos opressores e depressores, ficamos impedidos de avançar, além de nos tornar presas fáceis para as garras de satanás e de pessoas de más índoles, pois ficam tirando proveito daquilo que nos enfraquece e faz sofrer.

            Davi, quando estava na caverna, fugindo de Saul, percebeu que pior do que a situação física que se encontrava era a condição espírito-emocional que o fragilizava, pois não “entendia” por quais motivos o rei queria matá-lo, já que procurava ser fiel e honrá-lo.

            Quantas vezes nos encontramos com a alma aprisionada, embora estejamos livres fisicamente? Quantos são os que estão nas masmorras emocionais, presos por algemas sentimentais e atormentados por verdugos espirituais?

            A solução para quem se encontra nestas situações é clamar a Deus, pedindo por socorro e livramento, tendo a certeza que será socorrido por Aquele que verdadeiramente pode nos libertar. Caso contrário, sua vida ficará estagnada e viverá abaixo do que poderia.

            Você se sente preso por sentimentos, emoções, pensamentos? Clame ao Senhor e com certeza Ele virá socorrê-lo, pois “ para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.” (Gl 5:1 RA)

  • “Ao SENHOR ergo a minha voz e clamo, com a minha voz suplico ao SENHOR. Derramo perante ele a minha queixa, à sua presença exponho a minha tribulação. Quando dentro de mim me esmorece o espírito, conheces a minha vereda. No caminho em que ando, me ocultam armadilha. Olha à minha direita e vê, pois não há quem me reconheça, nenhum lugar de refúgio, ninguém que por mim se interesse. A ti clamo, SENHOR, e digo: tu és o meu refúgio, o meu quinhão na terra dos viventes. Atende o meu clamor, pois me vejo muito fraco. Livra-me dos meus perseguidores, porque são mais fortes do que eu. Tira a minha alma do cárcere, para que eu dê graças ao teu nome; os justos me rodearão, quando me fizeres esse bem.” (Sl 142:1-7 RA)

 

 

Salmo 141. Tema: Orando contra o mal.

  •  “Não permitas que meu coração se incline para o mal, para a prática da perversidade na companhia de homens que são malfeitores; e não coma eu das suas iguarias.” (Sl 141:4 RA)

           O  mal existe e está na natureza humana desde a queda. Deus alertou Adão e Eva quanto a possibilidade de serem contaminados pela perversidade, mas por não obedecerem as orientações divinas, abriram a porta para o mal entrar e se instalar nos seres humanos, fazendo-os conhecedores do bem e do mal e agora todos somos pecadores.

  • “Do solo fez o SENHOR Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.” (Gn 2:9 RA)
  •  “E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gn 2:16-17 RA)

           O salmista Davi, em mais uma das suas orações que se transformaram em poesia e cântico, pediu a Deus para que não permitisse que seu coração se inclinasse para o mal, para a prática do mal, nem que ele andasse na companhia dos malfeitores, nem usufrui-se de nada que tenha sido mal adquirido.

  • “Não permitas que meu coração se incline para o mal, para a prática da perversidade na companhia de homens que são malfeitores; e não coma eu das suas iguarias.” (Sl 141:4 RA)

          Esteja atento contra o mal, pois quer arruinar sua vida, embora muitas vezes venha disfarçado de bem. Procure aprender a oração por livramento do mal e utilize-a sempre em nome de Jesus, pois com certeza, Deus lhe ouvirá e atenderá: Senhor, livra-me do mal, dos homens maus, de ser mal e da aparência do mal em nome de Jesus Cristo.

  • Livra-me do mal: “e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!” (Mt 6:13 RA)
  • Dos homens maus: “Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos;” (Ap 2:2 RA)
  • De ser mal:  Não permitas que meu coração se incline para o mal, para a prática da perversidade na companhia de homens que são malfeitores; e não coma eu das suas iguarias.” (Sl 141:4 RA)
  • Da aparência do mal: “abstende-vos de toda forma (aparência) de mal.” (1Ts 5:22 RA)
  • De pagar o mal com o mal:“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Rm 12:21 RA) 
  • Em nome de Jesus: “... Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome.” (Jo 16:23 RA)

          Sempre que possível, peça ao Senhor para não deixar que o mal lhe atinja, nem se desenvolva em sua vida, pois em Cristo Jesus você foi liberto do mal e agora vive para Deus.

  • “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,” (Cl 1:13 RA)

 

 

 

18 de ago. de 2024

Salmo 140. Tema: O homem mau.

  •  “Livra-me, SENHOR, do homem perverso, guarda-me do homem violento,” (Sl 140:1 RA)

           O homem mau existe e precisamos saber quais são suas características, para que possamos discernir sua presença. Davi, inspirado por Deus, descreve-o de forma clara.

           O homem mau:

  • Maquina o mal e forja contendas: “cujo coração maquina iniquidades e vive forjando contendas.” (Sl 140:2 RA)
  • Aguça a língua e tem veneno nos lábios: “Aguçam a língua como a serpente; sob os lábios têm veneno de áspide.” (Sl 140:3 RA)
  • Se empenha em desviar os outros do caminho de Deus: “Guarda-me, SENHOR, da mão dos ímpios, preserva-me do homem violento, os quais se empenham por me desviar os passos.” (Sl 140:4 RA)
  • Arma laços e oculta armadilhas: “Os soberbos ocultaram armadilhas e cordas contra mim, estenderam-me uma rede à beira do caminho, armaram ciladas contra mim.” (Sl 140:5 RA)

          Deste tipo de pessoas precisamos nos afastar e pedir que Deus as afaste de nós, pois o mal  intento de seus corações e suas aparentes mudanças, são apenas de pele (ecdise) e não de natureza (metamorfose) e procurarão nos prejudicar.

  • “Guarda-me, SENHOR, da mão dos ímpios, preserva-me do homem violento, os quais se empenham por me desviar os passos.” (Sl 140:4 RA)
  •  “Digo ao SENHOR: tu és o meu Deus; acode, SENHOR, à voz das minhas súplicas.” (Sl 140:6 RA)
  • “Não concedas, SENHOR, ao ímpio os seus desejos; não permitas que vingue o seu mau propósito.” (Sl 140:8 RA)

          Quanto ao destino das pessoas más, será terrível, pois serão encontradas pelo mal que fizeram e planejaram.

  • “Se exaltam a cabeça os que me cercam, cubra-os a maldade dos seus lábios. Caiam sobre eles brasas vivas, sejam atirados ao fogo, lançados em abismos para que não mais se levantem. O caluniador não se estabelecerá na terra; ao homem violento, o mal o perseguirá com golpe sobre golpe.” (Sl 140:9-11 RA)

         Sempre que lembrar ore: Senhor, livra-me do mal, dos homens maus, de ser mau e da aparência do mal, em nome de Jesus Cristo, amém.

 

 

.

 

 

 

 

17 de ago. de 2024

Salmo 139. Tema: Acima da capacidade humana.

  •  “Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir.” (Sl 139:5-6 RA)

           Ao escrever o salmo 139, Davi registra um dos seus momentos de intimidade com Deus, reconhecendo a presença inequívoca do Senhor em todas circunstâncias da vida, gerando fé e segurança para o caminhar.

            Esse registro inspirado pelo Espírito Santo, revela a contrição, devoção e percepção do agir de Deus na vida do escritor bíblico, pois reconhece a onipresença do Senhor na vida de quem O serve, sondando, protegendo, guiando e suprindo todas as necessidades. Ter este conhecimento é sobremodo elevado para o salmista porém gera segurança, afinal, o Senhor sempre estará com ele.

            O Apóstolo Paulo escrevendo aos romanos faz uma firmação semelhante  quando diz:  “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Rm 11:33-36 RA)

            Diante destes testemunhos inspirados pelo Espírito Santo, procure tranquilizar-se, pois o Senhor lhe sonda e sonda as pessoas que o circundam e cuidará de você sempre, lhe convencendo a não ser mau e lhe protegendo de quem é mau, pois a todos conhece plenamente.

 

           

           

 

16 de ago. de 2024

Salmo 138. Tema: O que é meu virá, ninguém impedirá.

  •  “O que a mim me concerne o SENHOR levará a bom termo; a tua misericórdia, ó SENHOR, dura para sempre; não desampares as obras das tuas mãos.” (Sl 138:8 RA)

           Como é bom termos certezas como base para nossa existência! Como é bom estarmos fundamentados em Deus e Suas promessas!

           Desde a queda no Éden, a luta pela sobrevivência passou a atormentar o homem, visto que não temos domínio sobre o ontem, pois já passou, sobre o hoje pois somos limitados e vulneráveis aos imprevistos e sobre o amanhã, pois não sabemos o que virá e nem se lá chegaremos,

            Contudo, quando nos relacionamos com Deus tudo muda, pois por conhecermos Seu caráter e amor,  sabemos que vela por nós e fará com que cheguemos aonde planejou e também fará com que chegue a nós o que projetou.

            O salmista, movido por sua fé em Deus afirmava: “O que a mim me concerne o SENHOR levará a bom termo; a tua misericórdia, ó SENHOR, dura para sempre; ” (Sl 138:8 a). Você também pode afirmar o mesmo, pois o Senhor vela e zela por todos que Nele confiam, independentemente do contexto que estejamos e das pessoas que nos rodeiam.

            Confie no Senhor! Espere no Senhor! Faça sua alma descansar Nele, pois andando em obediência e santidade, será guiado aos lugares de triunfo e o que Deus tem pra você chegará em suas mãos, quer os homens concordem ou não.

            Assim foi no passado com os homens e mulheres de Deus durante a história de Israel e da Igreja e você pertence ao mesmo Senhor que sempre cumpre Suas promessas. Deus te abençoe!!

  • “O SENHOR vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou.” (Sl 116:6 RA)
  • “Bem-aventurado o que acode ao necessitado; o SENHOR o livra no dia do mal. O SENHOR o protege, preserva-lhe a vida e o faz feliz na terra; não o entrega à discrição dos seus inimigos. O SENHOR o assiste no leito da enfermidade; na doença, tu lhe afofas a cama.” (Sl 41:1-3 RA)

15 de ago. de 2024

Salmo 137. Tema: O silêncio “fala mais alto” do que pensamos.

  •  “Como, porém, haveríamos de entoar o canto do SENHOR em terra estranha?” (Sl 137:4 RA)

           Ao serem levados cativos para a Babilônia, os judeus não tinham alegria para entoar canções, visto que haviam deixado para trás Jerusalém, a cidade do grande rei e a mesma tinha uma simbologia espiritual muito grande para aqueles que esperavam o Messias.

Quando estamos longe do lugar da presença de Deus não encontramos razões plausíveis para entoar louvores e terminamos “pendurando nossas “harpas” e aprendendo outras músicas que retratem nosso decaído estado de fé.

Você já observou que uma das características das pessoas desviadas é trocar de repertório musical? Afinal,  “a boca fala daquilo que o coração está cheio”, logo quem está longe do Senhor não tem razões para louvá-Lo, já que Dele está apartado.

Quem em um culto congregacional, familiar ou individual não canta louvores ao Senhor espontaneamente, revela que sua alma está pesada e distante do Senhor, pois, embora não perceba, o silêncio “fala mais alto” do que ela pensa.

Observe sua trilha sonora e descobrirá como está sua vida espiritual, pois quem está na Babilônia não celebra Jerusalém. Caso haja silêncio e pese abrir os lábios, sabia que a solução está no reabrir do seu coração para Deus. Clame por misericórdia ao Senhor e peça para que restaure sua sorte. Quando isso acontecer os louvores retornarão aos seus lábios.

“Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles. Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres.” (Sl 126:1-3 RA)

14 de ago. de 2024

Salmo 136. Tema: Presença ativa.

  •  “Oh! Tributai louvores ao Deus dos céus, porque a sua misericórdia dura para sempre.” (Sl 136:26 RA)

            Ao escrever o Salmo 136, o escritor bíblico destaca por 26 vezes que as misericórdias de Deus apresentam-se em  toda a história do povo de Israel, revelando Seu poder e cuidado para com os que lhes servem.

            Quer seja nos momentos bons e agradáveis, ou nos de grandes medos e adversidades, o Senhor esteve, está e estará agindo ativamente em prol dos que Nele esperam, por isso devemos descansar.

            Essa verdade deve estar nítida aos nossos olhos, pois o Senhor é conosco sempre. Algumas vezes nos livrando dos problemas, outras, nos dando capacidade para enfrentá-los e permanecermos firmes, pois sabemos em quem temos crido.

As adversidades da vida não podem nos abalar,  pois são palco para vermos o espetáculo que manifestará quem é Deus e o que faz por nós e através de nós, afinal todas as coisas cooperarão para nosso bem.

            Renda graças ao Senhor, porque Ele é bom!  Renda graças ao Deus dos deuses, porque Ele  é bom! Renda graças Aquele que  sempre esteve, está e estará presente na vida do Seu povo, demonstrando amor e misericórdia, dando-nos motivos de gratidão.

13 de ago. de 2024

Salmo 135. Tema: Louvai intensamente ao Senhor.

  • “Aleluia! Louvai o nome do SENHOR; louvai-o, servos do SENHOR, vós que assistis na Casa do SENHOR, nos átrios da casa do nosso Deus. Louvai ao SENHOR, porque o SENHOR é bom; cantai louvores ao seu nome, porque é agradável. Pois o SENHOR escolheu para si a Jacó e a Israel, para sua possessão.” (Sl 135:1-4 RA)

 

           Louvar a Deus é um privilégio e deve ser uma prática constante em nossas vidas, pois por Ele fomos escolhidos e tivemos nossas vidas transformadas.

           Não há como ficar em silêncio diante de um ser tão bom, misericordioso e completo, que  auto existe e sustenta o universo pelo poder de Sua palavra.

           O salmista , inspirado pelo Espírito Santo,  exorta  aqueles que são da família da fé, a sempre terem seus lábios emitindo cânticos de louvor Aquele que a tudo e a todos criou e sustém, pois é bom.

           Procure exercitar o louvor como prática devocional, pois através dele nos aproximamos de Deus e ampliamos nossa espiritualidade. Lutero afirmava que “quem canta louvores a Deus, ora duas vezes”.

           Enquanto louvamos ocupamos nossa mente do que é bom, atraímos a presença de Deus, afastamos os demônios e testemunhamos perante os seres naturais e sobrenaturais que o Senhor é bom e nos escolheu para servi-Lo.

           Abra sua boca, cante louvores ao Senhor, exalte-O perante tudo e todos! Não permita que seus lábios fiquem serrados perante o Altíssimo, pois Ele é bom.

  • Louvai, ó nações, o seu povo, porque o SENHOR vingará o sangue dos seus servos, tomará vingança dos seus adversários e fará expiação pela terra do seu povo. (Dt 32:43) 
  • Então, disse Davi a toda a congregação: Agora, louvai o SENHOR, vosso Deus. Então, toda a congregação louvou ao SENHOR, Deus de seus pais; todos inclinaram a cabeça, adoraram o SENHOR e se prostraram perante o rei. (1Cr 29:20) 
  • vós que temeis o SENHOR, louvai-o; glorificai-o, vós todos, descendência de Jacó; reverenciai-o, vós todos, posteridade de Israel. (Sl 22:23) 
  • Celebrai o SENHOR com harpa, louvai-o com cânticos no saltério de dez cordas. (Sl 33:2) 
  • Aleluia! Louvai, servos do SENHOR, louvai o nome do SENHOR. (Sl 113:1) 
  • Louvai ao SENHOR, vós todos os gentios, louvai-o, todos os povos. (Sl 117:1) 
  • Aleluia! Louvai o nome do SENHOR; louvai-o, servos do SENHOR, (Sl 135:1) 
  • Louvai ao SENHOR, porque o SENHOR é bom; cantai louvores ao seu nome, porque é agradável. (Sl 135:3) 
  • Louvai ao SENHOR, porque é bom e amável cantar louvores ao nosso Deus; fica-lhe bem o cântico de louvor. (Sl 147:1) 
  • Aleluia! Louvai ao SENHOR do alto dos céus, louvai-o nas alturas.  (Sl 148:1) 
  • Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas legiões celestes. (Sl 148:2)
  • Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. (Sl 148:3) 
  • Louvai-o, céus dos céus e as águas que estão acima do firmamento. (Sl 148:4) 
  • Louvai ao SENHOR da terra, monstros marinhos e abismos todos; (Sl 148:7 )
  • Aleluia! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento, obra do seu poder. (Sl 150:1) 
  • Louvai-o pelos seus poderosos feitos; louvai-o consoante a sua muita grandeza. (Sl 150:2) 
  • Louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltério e com harpa. (Sl 150:3) 
  • Cantai ao SENHOR, louvai ao SENHOR; pois livrou a alma do necessitado das mãos dos malfeitores. (Jr 20:13) 
  • E ainda: Louvai ao Senhor, vós todos os gentios, e todos os povos o louvem. (Rm 15:11) 

12 de ago. de 2024

Salmo 134. Tema: Fale bem do Senhor!

  •  “Bendizei ao SENHOR, vós todos, servos do SENHOR, que assistis na Casa do SENHOR, nas horas da noite;” (Sl 134:1 RA)

      Nem todas as pessoas têm uma compreensão correta de quem é Deus, sua natureza, propósitos, caráter, etc. Por isso, falam do que não entendem e terminam atribuindo culpa ao Senhor daquilo que é fruto da pecaminosidade e irresponsabilidade humana.

      Além dos ignorantes, existem os apóstatas que por não conseguirem manipular ao Senhor, terminam se rebelando e falando o que não deveriam Daquele que é  totalmente santo.

      Por isso, aqueles que tem uma fé saudável, fundamentada na Palavra de Deus, devem bendizê-Lo publicamente, testemunhando de maneira coerente quem é o Senhor,  afim de que todos saibam a verdade e assim sejam atraídos para Ele, por terem um coração  sincero.

      Seja parte do coral que testemunha a bondade e santidade do Senhor nesta geração. Publique Seus poderosos feitos, testemunhe de Sua bondade  e assim o Eterno será glorificado, a igreja edificada e pessoas evangelizadas.

  • “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (At 1:8 RA)
  • “Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra, e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.” (Jo 4:41-42 RA)

11 de ago. de 2024

Salmo 133. Tema: Gotas de vida.

  •  “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre.” (Sl 133:1-3 RA)

            A maturidade nos leva a perceber o grande valor das pequenas coisas, pois em suas simplicidades, por vezes, passam desapercebidamente, mas, se não existissem a morte se instalaria com rapidez.

            Davi faz uma analogia entre a importância das “gotículas do Hermom” para a natureza que o circunda, com o relacionamento saudável entre os irmãos. Esta referência a união dos irmãos aplicasse tanto aos irmãos de sangue, quanto aos irmãos de fé, afinal fazemos parte destas duas famílias.

            Normalmente os comentaristas ressaltam a importância do bom relacionamento dentro das comunidades de fé e estão certos ao fazerem esta aplicação, afinal somos família de Deus e Jesus é nosso primogênito (irmão mais velho), contudo não podemos esquecer os irmãos de sangue, pois também fazem parte da nossa história de vida.

            Ao examinarmos as Escrituras, perceberemos que muitos conflitos aconteceram entre os irmãos de sangue, gerando prejuízos irreparáveis. Casos como os de Caim e Abel, Esaú e Jacó, José e seus irmãos, Amnon, Tamar e Absalão, nos fazem perceber que tensões dentro da própria família de sangue podem gerar traumas, rupturas, desgastes e até mortes.

            Procuremos repensar a maneira que temos lidado com os irmãos de sangue e também com os irmãos de fé, pois somos parte destas duas famílias e se estivermos bem relacionados e em harmonia, desfrutaremos de gotículas de amor, graça, companheirismo  que abençoarão nossas vidas e a de quem nos rodeia.

            Sabemos que todos relacionamentos próximos tem atritos, mas no que depender de você, procure fazer sua parte e perdoe, ande a segunda milha, releve, peça perdão e perdoe, pois viver em paz promove saúde.

  • “Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram. Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos. Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;” (Rm 12:15-18 RA)
  • “Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.” (Gl 6:10 RA)
  • “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus,” (Ef 2:19 RA)
  • “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Rm 8:29 RA)
  • “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.” (1Tm 5:8 RA)
  •  

 

 

 

 

 

 

 

10 de ago. de 2024

Salmo 132. Tema: Deus não tem netos.

  •  “Se os teus filhos guardarem a minha aliança e o testemunho que eu lhes ensinar, também os seus filhos se assentarão para sempre no teu trono.” (Sl 132:12 RA)

          Existem dois tipos de promessas de Deus, as incondicionais independem das posturas humanas e as condicionais que estão vinculadas ao exercício da fé e obediência. Isso também se aplica as promessas relacionadas ao propósito de Deus para nossas vidas.

          Normalmente as promessas condicionais iniciam com a expressão “Se”, significando que há necessidade de fé e obediência a um princípio divino, para que haja um acionamento e ativação do que foi prometido e planejado.

           Cada geração precisa ter suas experiências com Deus! Abraão foi intitulado “Pai da fé”, pelas experiências que teve com o Senhor. Isaque embora tivesse um pai íntimo de Deus, precisou ter suas experiências pessoais com o Eterno. Jacó, mesmo tendo Abraão por avô e Isaque por pai, dois homens de Deus, precisou ter seus encontros com o Senhor, para se tornar Israel. Por isso, a Bíblia fala do Deus de Abraão, Isaque e Jacó.

Deus fez promessas a Davi quanto ao estar sentado no trono e a ter seus filhos como sucessores, mas para que isso acontecesse precisariam guardar a aliança e o testemunho.

Estas verdades nos ensinam que tanto nós, quanto nossos filhos, precisamos ser fieis ao Senhor para que permaneçamos em Sua presença e vejamos as promessas e propósitos cumpridos. Não se engane e nem se deixe enganar, pois sem fé é impossível agradar a Deus e sem a bênção Dele não teremos autoridade para prosperar.

8 de ago. de 2024

Salmo 131. Tema: Faça sua alma calar.

  •  “Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo.” (Sl 131:2 RA)

           A maturidade nos leva a tomar decisões que outrora tínhamos por inadequadas. Quando somos jovens, nossa mente lateja por muitas realidades e posses que supomos ser importantes e até fundamentais para viver e sermos felizes, porém a maturidade nos traz à sobriedade, permitindo-nos perceber que não precisávamos de tudo que julgávamos.

           Empreender, lutar, conquistar, são práticas necessárias para a sobrevivência da alma humana, mas o sossegar também, pois nos permite desfrutar do conquistado e até abrir mão de muitas coisas que se tornaram fardos pesados e jugos opressores.

  • “Porque assim diz o SENHOR Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranquilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes.” (Is 30:15 RA)

          Ore ao Senhor, leia as Escrituras com temor, converse com pessoas mais maduras e perceberá a necessidade de dizer a si mesmo o que o salmista escreveu: “Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o SENHOR tem sido generoso para contigo.” (Sl 116:7 RA)

          Tenha cuidado consigo e com os estímulos que recebe, pois podem lhe levar a viver e morrer correndo atrás do vento e no fim perceberá que tudo não passa de vaidade.

  • “Melhor é um punhado de descanso do que ambas as mãos cheias de trabalho e correr atrás do vento.” (Ec 4:6 RA)
  • “Disse comigo: vamos! Eu te provarei com a alegria; goza, pois, a felicidade; mas também isso era vaidade. Do riso disse: é loucura; e da alegria: de que serve? Resolvi no meu coração dar-me ao vinho, regendo-me, contudo, pela sabedoria, e entregar-me à loucura, até ver o que melhor seria que fizessem os filhos dos homens debaixo do céu, durante os poucos dias da sua vida. Empreendi grandes obras; edifiquei para mim casas; plantei para mim vinhas. Fiz jardins e pomares para mim e nestes plantei árvores frutíferas de toda espécie. Fiz para mim açudes, para regar com eles o bosque em que reverdeciam as árvores. Comprei servos e servas e tive servos nascidos em casa; também possuí bois e ovelhas, mais do que possuíram todos os que antes de mim viveram em Jerusalém. Amontoei também para mim prata e ouro e tesouros de reis e de províncias; provi-me de cantores e cantoras e das delícias dos filhos dos homens: mulheres e mulheres. Engrandeci-me e sobrepujei a todos os que viveram antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria. Tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o coração de alegria alguma, pois eu me alegrava com todas as minhas fadigas, e isso era a recompensa de todas elas. Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol.” (Ec 2:1-11 RA)

            Aprenda com o salmista, pois fez sua alma calar e aquietar, pois já tinha o necessário para desfrutar.

  • “Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.” (Hb 13:5 RA)

 

 

 

 

 

7 de ago. de 2024

Salmo 130. Tema: A voz que vem do poço.

           Chegamos a algumas situações na vida que não nos resta alternativa, senão gritar pelo socorro de Deus, afinal já fizemos tudo que estava ao nosso alcance e não tivemos êxito.

           O salmista nos apresenta uma oração onde pede que o Senhor lhe ouça, pois encontra-se nas profundezas de uma situação que abate sua alma, pois está no último estágio que poderia chegar.

  • “Das profundezas clamo a ti, SENHOR. Escuta, Senhor, a minha voz; estejam alertas os teus ouvidos às minhas súplicas.” (Sl 130:1-2 RA)

          Chegar ao “fundo do poço” não é nada agradável, porém as vezes é necessário, pois só assim reconheceremos nossa pecaminosidade e humanidade e recorreremos a Deus, pedindo socorro, pois" quem está no fundo do poço só pode olhar pra cima".

          No Salmo 40, encontramos o escritor bíblico testemunhando do que Deus fez por sua vida quando clamou por socorro, pois encontrava-se em situação adversa e pela misericórdia do Eterno logrou favor:  

  • “Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos.” (Sl 40:2 RA)

            Caso você esteja no fundo do poço, ou conheça alguém que está nesta situação, a saída é clamar, “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim” e certamente dos céus virá socorro e livramento.