7 de jul. de 2024

Salmo 98. Tema: Novas experiências, novos louvores.

  • 1 Cantai ao SENHOR um cântico novo, porque ele tem feito maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória.
  • 4 Celebrai com júbilo ao SENHOR, todos os confins da terra; aclamai, regozijai-vos e cantai louvores.
  • 5  Cantai com harpa louvores ao SENHOR, com harpa e voz de canto; 6  com trombetas e ao som de buzinas, exultai perante o SENHOR, que é rei.
  • 7  Ruja o mar e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam.
  • 8  Os rios batam palmas, e juntos cantem de júbilo os montes, 9  na presença do SENHOR, porque ele vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com equidade.” (Sl 98:1-9 RA)

           A “culinária afetiva” mexe conosco, pois são comidas e bebidas que nos trazem boas lembranças, gerando uma satisfação que vai além do prazer degustativo, pois nos fazem lembrar de pessoas, lugares, experiências, etc. Contudo, é importante experimentarmos novos sabores, pois comporão nosso cardápio afetivo no futuro, marcando a época atual.

           Experiências semelhantes temos em relação aos “Louvores Afetivos”, pois nos transportam ao passado, fazendo-nos lembrar do que vivemos como Deus e isso nos fazem sorrir, chorar, lamentar, desejar, sonhar, enfim, mexem com nossas emoções e espiritualidade. Contudo, também precisamos de novos louvores para que no futuro nos lembremos prazerosamente dos dias atuais, compondo nossa memória afetiva.

           O salmista, inspirado pelo Espírito Santo, nos estimula a cantar novos cânticos, afinal, o Senhor tem feito novas maravilhas, revelando nos dias atuais a Sua fidelidade. Procure cantar e até compor músicas que lhe ajudarão a relembrar dos feitos do Senhor nos dias atuais.

Lembre das músicas do passado, porém busque músicas no presente que fiquem registradas em sua memória afetiva-espiritual e daqui a algum tempo ao ouvi-las poderá dizer: “ Esta música me fez lembrar das novas graças que Deus me proporcionou em determinada época da minha vida”.

           Cante, componha e desfrute das músicas antigas, mas também das atuais, pois comporão o repertório da sua vida, pois “..., todo escriba versado no reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas velhas.” (Mt 13:52 RA)

           Está desfrutando de novas experiências? Cante novas músicas! Quer relembrar de experiências passadas, cante músicas antigas. Quer renovar sua mente lembrando que Deus agiu no passado, age no presente e agirá no futuro, cante músicas novas e antigas. Amplie e desfrute de todo repertório adquirido na presença de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.