22 de jul. de 2024

Salmo 113. Tema: Realidades extremas, milagres extraordinários.

  • “Ele ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado, para o assentar ao lado dos príncipes, sim, com os príncipes do seu povo. Faz que a mulher estéril viva em família e seja alegre mãe de filhos. Aleluia!” (Sl 113:7-9 RA)

 

            Questões sociais são capazes de nos prejudicar psicologicamente e até espiritualmente, já que por não estarmos dentro do “padrão de normalidade” passamos a ser vistos e a nos vermos como “patinhos feios”, ignorando que podemos ser cisnes.

            No contexto social do Antigo Testamento, mulheres estéreis e pobres eram pessoas que eram vistas como amaldiçoadas, por isso sofriam rejeição, zombaria e desprezo. Além disso, aqueles que se viam desfavorecidos ou fora do “padrão idealizado” sentiam-se menores e piores que os outros.

            O Espírito Santo, faz questão de anunciar que Deus pode mudar a história, a mentalidade e até a percepção interna e externa de quem estava à margem da sociedade, para tanto, anuncia que o desvalido pode ser erguido do pó, o necessitado pode vir a sentar-se entre os príncipes do povo, a mulher estéril poderá viver em família e ter filhos.

            Ao anunciar que realidades extremas podem ser contempladas por milagres extraordinários, o Senhor quer encher nosso coração de expectativas e abrir nossa visão sobre um futuro abençoado, onde a vergonha será substituída por dupla honra.

            Você se vê e é visto pelas outras pessoas como inferior, devido a alguma situação ou características? Não se desespere, nem se desanime, nem muito menos se entregue aos complexos e medos. Olhe para o Senhor e creia que em Cristo todas as promessas de Deus têm o sim e o amém. Entregue-se a Ele, confie e verá que fará infinitamente mais do que tudo que pensou.

            Lembre de histórias como as de Raquel, Ana, Isabel, Mefibosete, endemoniado Gadareno, Bartimeu, etc. Eles são uma pequena amostra do que Deus pode fazer na vida de quem Nele confia.

            Adote o cântico de Ana como parte da sua trilha sonora e anuncie o que o Senhor fará em sua vida, por crer Nele.

            “O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz subir. O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Levanta o pobre do pó e, desde o monturo, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são as colunas da terra, e assentou sobre elas o mundo.” (1Sm 2:6-8 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.