2 de jul. de 2024

Salmo 93. Tema: Santa casa. Casa santa.

  • “Fidelíssimos são os teus testemunhos; à tua casa convém a santidade, SENHOR, para todo o sempre.” (Sl 93:5 RA)

           Santidade não é um tema relacionado apenas a Deus e as pessoas, mas também aquilo que ao Senhor está ligado e para Ele fazemos.

            O Espírito Santo deixa claro que além de sermos santos porque Deus é Santo, devemos santificar a "Casa Dele", pois é um local diferenciado e separado dos demais locais da terra. Portanto nossos comportamentos, vestes, conversas, músicas, escritos, artes, dinheiro, serviços,  devem seguir os padrões de pureza por Ele estabelecidos.

  •  “Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e, levando o rebanho para o lado ocidental do deserto, chegou ao monte de Deus, a Horebe. Apareceu-lhe o Anjo do SENHOR numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia. Então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha; por que a sarça não se queima? Vendo o SENHOR que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui! Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa. Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.” (Êx 3:1-6 RA)

          Tudo que estiver relacionado a “Casa de Deus” deve ser santo, por isso, devemos saber como nos comportar, como vestir, como falar, como usar os dons, como organizar a liturgia, como pregar, cantar, ofertar, etc., pois o Deus cultuado, os servos cultuadores e o culto são fundamentados no princípio da pureza.

           Você já observou como algumas pessoas (talvez inclusive você) vêm pra igreja e nela se comportam? Parece que estão na casa de um "pareceiro". Usam roupas inadequadas e até impróprias, não tem a preocupação sequer de tomar banho, escovar os dentes, usar roupas limpas, calçar os pés adequadamente? Vem pra “Casa do Senhor” como estavam vestidas em casa. Isso não é correto.

  • “Guarda o pé, quando entrares na Casa de Deus; chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.” (Ec 5:1 RA)

           Na “Casa de Deus”, assim como em todos os lugares, devemos ter palavras, pensamentos, sentimentos e comportamentos  puros. A santidade também deve acontecer em relação ao culto e ao cultuar, afinal o Senhor, dono da Igreja é Santo e requer que saibamos nos comportar em Sua casa.

           Repense e realinhe seus comportamentos em relação a “Casa do Senhor”, local que separamos para cultuá-lo, pois Ele é santo e tudo que a Ele é dedicado deve ser santificado. Retire as impurezas pessoais e comportamentais, pois é isso que Ele espera.

  • “Tudo, porém, seja feito com decência e ordem.” (1Co 14:40 RA)
  • “Tinha Ezequias vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar e reinou vinte e nove anos em Jerusalém. Sua mãe se chamava Abia e era filha de Zacarias. Fez ele o que era reto perante o SENHOR, segundo tudo quanto fizera Davi, seu pai. No primeiro ano do seu reinado, no primeiro mês, abriu as portas da Casa do SENHOR e as reparou. Trouxe os sacerdotes e os levitas, ajuntou-os na praça oriental e lhes disse: Ouvi-me, ó levitas! Santificai-vos, agora, e santificai a Casa do SENHOR, Deus de vossos pais; tirai do santuário a imundícia. Porque nossos pais prevaricaram e fizeram o que era mal perante o SENHOR, nosso Deus, e o deixaram; desviaram o seu rosto do tabernáculo do SENHOR e lhe voltaram as costas.” (2Cr 29:1-6 RA)
  • “Não trarás salário de prostituição nem preço de sodomita à Casa do SENHOR, teu Deus, por qualquer voto; porque uma e outra coisa são igualmente abomináveis ao SENHOR, teu Deus.” (Dt 23:18 RA)
  • “Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus.” (2Tm 1:13 RA)
  • “Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência, linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado, não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito.” (Tt 2:7-8 RA)
  • “Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor.” (Hb 12:28-29 RA)

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.