- “Firme está o meu coração, ó Deus! Cantarei e entoarei louvores de toda a minha alma.” (Sl 108:1 RA)
A
Firmeza de coração é uma virtude que determina nossas posturas, a constância das
nossas práticas, a resiliência em meio as pressões e a perseverança em nossas
atitudes.
Pessoas firmes de coração enfrentam
os desafios da vida de maneiras diferenciadas, não por serem melhores do que as
outras, mas por serem constantes.
A Palavra de Deus nos afirma que
pessoas inconstantes são como as águas do mar, vem e voltam, por isso não
chegam a lugar nenhum.
- “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.” (Tg 1:5-8 RA)
Observando suas atitudes, você é uma
pessoa constante ou inconstante? Quando as coisas não estão como você quer, o
louvor, a adoração, a comunhão e assiduidade aos cultos, etc., permanecem as
mesmas? Ou você oscila e se comporta conforme as circunstâncias?
Sua espiritualidade precisa ser
superior as suas emoções e sentimentos, caso contrário, será como o iô, iô, que
sobe e desce, ou como um marionete que fica a mercê de manipulador.
Se você é inconstante não espere e nem cobre que as pessoas confiem em você, afinal elas sabem que correrão riscos e não é sábio proceder assim.
No que se refere ao trato com pessoas inconstantes, o melhor é não confiar nelas, pois oscilam e vacilam, são terra frouxa e como uma biruta podem mudar de uma hora pra outra. Esteja atento, pois confiar em um inconstante é estar exposto a decepções, visto que na hora "H" você não sabe como ele agirá ou reagirá, podendo refugar e deixar você a "ver navios" e "coberto em maus lençóis".
Busque ser constante. Confie em pessoas constantes. Caso contrário, prepare-se para causar e sofrer decepções devido a imprevisibilidade das ações e reações.
- “O espírito firme sustém o homem na sua doença, mas o espírito abatido, quem o pode suportar?” (Pv 18:14 RA). Busque ser firme em Deus! Não seja como os hebreus que foram reprovados por Deus.
- “Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos, a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes; para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos; e que não fossem, como seus pais, geração obstinada e rebelde, geração de coração inconstante, e cujo espírito não foi fiel a Deus.” (Sl 78:5-8 RA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.