31 de jul. de 2024

Salmo 123. Tema: Fartos de desprezo.

  •  “Tem misericórdia de nós, SENHOR, tem misericórdia; pois estamos sobremodo fartos de desprezo. A nossa alma está saturada do escárnio dos que estão à sua vontade e do desprezo dos soberbos.” (Sl 123:3-4 RA)

           Ser desprezado é uma experiência dolorosa, pois normalmente acontece a partir de pessoas que temos expectativas de acolhimento, quer seja por laços familiares, afetivos ou afinidades de diversas origens.

           Os hebreus, ao cantarem sobre este tema, reportavam-se as situações relacionadas aos povos que os rodeavam, pois  usavam de desprezo para com os descendentes de Jacó,  rejeitando-os, desmerecendo-os,  quer por questões históricas, quer espirituais.

Diante desta dor na alma, os herdeiros de Abraão,   recorriam a Deus pedindo-lhe misericórdia, pois estavam fartos destas situações, assim como saturados pelos escárnios que sofriam.

Você tem sofrido com o desprezo e escárnio por parte daqueles que esperava ser acolhido? Busque ao Senhor e peça pra ter misericórdia de você, aliviando sua dor. Abra o coração para Aquele que pode lhe consolar e dar o devido valor. Pare de sofrer por quem não lhe merece! Volte-se para quem lhe acolhe, valoriza, admira, pois estas pessoas são dignas do seu amor, carinho e atenção.

“De novo, entrou Jesus a falar por parábolas, dizendo-lhes: O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho. Então, enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas; mas estes não quiseram vir. Enviou ainda outros servos, com esta ordem: Dizei aos convidados: Eis que já preparei o meu banquete; os meus bois e cevados já foram abatidos, e tudo está pronto; vinde para as bodas. Eles, porém, não se importaram e se foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio; e os outros, agarrando os servos, os maltrataram e mataram. O rei ficou irado e, enviando as suas tropas, exterminou aqueles assassinos e lhes incendiou a cidade. Então, disse aos seus servos: Está pronta a festa, mas os convidados não eram dignos.” (Mt 22:1-8 RA)

Salmo 122. Tema: Alegria por ir à casa de Deus.

  • “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR. Pararam os nossos pés junto às tuas portas, ó Jerusalém! Jerusalém, que estás construída como cidade compacta, para onde sobem as tribos, as tribos do SENHOR, como convém a Israel, para renderem graças ao nome do SENHOR. Lá estão os tronos de justiça, os tronos da casa de Davi.” (Sl 122:1-5 RA)

          Os salmos contém 15 cânticos de romagem, ou dos degraus, estes louvores eram entoados quando as judeus vinham de todas as partes para celebrarem a fé no único e verdadeiro Deus em Jerusalém.

          Sair de casa em direção ao templo em Jerusalém era motivo de expectativas para os judeus, pois sabiam que ali encontrariam com o Senhor, mas também com Seu povo e isto enchia o coração deles de alegria.

          Contudo, essa peregrinação tinha um preço, visto que além das despesas da viagem e estadia, aqueles que trabalhavam por conta própria (autônomos) precisavam parar de trabalhar.

          Mas, nada os impedia de investir tempo e dinheiro na busca por estar com Deus e seu povo. A peregrinação da fé era vista por eles como necessária para despertar, manter e nutrir sua fé.

          Algumas histórias bíblicas aconteceram exatamente nas peregrinações como a de Ana, mãe de Samuel (1 Samuel 1) e a de Jesus, quando ficou no Templo discutindo com os mestres da Lei (Lucas 2).

          Você tem prazer em servir a Deus? Sente-se feliz quando vai pra igreja? Quando entrega seus dízimos e ofertas, fica alegre? Gosta de cantar louvores juntamente com o povo de Deus? Tem se disposto a investir tempo, dinheiro e energia para buscar a Deus e até tem aberto mão de ganhar dinheiro para nutrir sua fé?

          Se você se sente bem em buscar a Deus, adorar juntamente com seu povo, ofertar e dizimar com alegria, etc., proteja e fortaleça estas práticas, pois lhe ajudarão a enfrentar a vida e a morte de maneira diferenciada. Só que tem Deus como prazer de sua vida, será por Ele suprido plenamente: “Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.” (Sl 37:4 RA)

30 de jul. de 2024

Salmo 121. Tema: Vida segura.

  •  “O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma. O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.” (Sl 121:5-8 RA)

          A sensação de insegurança é muito difícil de se lidar, visto que cria fantasmas, medos e instabilidades, fragilizando nossas emoções e comportamentos, vulnerabilizando-nos diante de realidades que poderíamos superar com maior facilidade.

          Ao sentirem-se inseguras, as pessoas saem à procura de quem, ou do que, possa oferecer-lhes a proteção que tanto necessitam e assim submetem-se a realidades que supostamente lhes “guardarão do mal”, como bens, dinheiro, poder político, conhecimento, autoridades humanas etc. e terminam se frustrando, visto que há limitações em tudo que foi criado.

          O Espírito Santo ensinou ao salmista e a todos os que servem a Deus que “O Senhor é quem nos guarda, de dia e de noite, protegendo-nos do mal, livrando-nos do mal, oferecendo-nos segurança, tanto na entrada quanto na saída, desde agora e para sempre”.

          Confie no Senhor, pois Nele não há sombra de variações, consequentemente não haverá situações que lhe deixará sozinho, a não ser que você espontaneamente o abandone. Mantendo a fé Nele, estará protegido, prevalecendo diante das dificuldades que lhe sobrevierem.

  • “Mas regozijem-se todos os que confiam em ti; folguem de júbilo para sempre, porque tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome.” (Sl 5:11 RA)
  • “Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus.” (Sl 20:7 RA)
  • “O SENHOR resgata a alma dos seus servos, e dos que nele confiam nenhum será condenado.” (Sl 34:22 RA)
  • “Confiam no SENHOR os que temem o SENHOR; ele é o seu amparo e o seu escudo.” (Sl 115:11 RA)
  • “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.” (Pv 3:5 RA)
  • “Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam.” (Pv 30:5 RA)
  • “Os discípulos estranharam estas palavras; mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é para os que confiam nas riquezas entrar no reino de Deus!” (Mc 10:24 RA)

29 de jul. de 2024

Salmo 120. Tema: Qual a futuro de quem engana?

  •  “Que te será dado ou que te será acrescentado, ó língua enganadora? Setas agudas do valente e brasas vivas de zimbro.” (Sl 120:3-4 RA)

           Existem pessoas que vivem enganando outras, utilizando suas habilidades de argumentação de forma fraudulenta e dissimulada, visando prejudicar direta ou indiretamente.

            Enganadores são perigosos, são ladrões, são usurpadores, são falsos, dissimulados, hipócritas, atores na vida real e buscam pessoas ingênuas para envolverem em seus laços, por isso precisam ser banidos de relacionamentos, negócios e comunidades.

           Tais indivíduos ateiam fogo em relacionamentos, maculam testemunhos, estimulam fofoca e destroem o que de bom Deus está fazendo.

           Por isso precisamos estar atentos e adotar posturas como:

  •       Não ser um enganador;
  •       Afastar-se dos enganadores;
  •       Confrontar o enganadores;
  •       Denunciar o enganadores.

Caso não tomemos posições firmes contra o engano e os enganadores, estaremos sendo omissos e culpados pelos males causados.

Vale ressaltar que o enganador será atingido por setas valentes que penetrarão sua alma e brasas vivas lhe queimarão a reputação, pois o tempo trará à tona a Verdade de Deus e dos homens, deixando bem claro quem é e está certo.

  • " Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.” (2Tm 3:13 RA)

Não seja um enganador! Evite pessoas enganadoras!  Pois tudo que o homem semear ceifará.

  • “Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã.” (Tg 1:26 RA)
  •  “Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva! Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno.” (Tg 3:5-6 RA)
  • “Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente;” (1Pe 3:10 RA)


27 de jul. de 2024

Salmo 119. Tema: Quer andar seguro? Ande corretamente.

 

“Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos. Então, não terei de que me envergonhar, quando considerar em todos os teus mandamentos.” (Sl 119:5-6 RA)

 

            Ter passos firmes no caminho do Senhor deve ser o desejo de todos cristãos, pois este caminhar nos proporciona segurança e honra, mesmo quando por breves momentos aparentemos estar em desvantagem por sermos injustiçados pelos homens e pelo sistema maligno.

  • “Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela, visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal.” (Rm 13:3-4 RA)

           A obediência gera muitos benefícios e atrai bênçãos sem medida, porém despertará a ira daqueles que optaram por desobedecer.

  • “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” (2Tm 3:12 RA)

          O salmista desejava ter um caminhar coerente com os mandamentos de Deus, pois assim poderia olhar nos olhos das pessoas sem temer ser chamado de incoerente, falso ou hipócrita. Você deseja não temer os homens e ser honrado por Deus no fim da caminhada? Honre-O enquanto caminha.

  • “Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate, mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.” (1Tm 1:18-19 RA)
  •  “Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas.” (1Tm 6:11-12 RA)
  •  “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.” (2Tm 4:7-8 RA)

 

  


Salmo 118. Tema: Empurrado pelo diabo.

  •  “Empurraram-me violentamente para me fazer cair, porém o SENHOR me amparou.” (Sl 118:13 RA)

           Quando o diabo não segura, empurra. Precisamos estar atentos a este tipo de investida maligna.

           Por vezes o adversário (satanás) procura nos segurar, deter, frear, tentando nos impedir de fazer a vontade de Deus ou conquistar algo, mas percebe que estamos cheios de força e por isso não conseguirá nos deter.

Então, ele muda de posição e estratégia, procurando nos empurrar, isto é, usar nossa força, empolgação, coragem, disposição e fé para passar dos limites estabelecidos pelo Senhor em Sua palavra e é aqui que muitos se excedem, tropeçam, caem ou ficam aprisionados.

Quantos não estão presos pelas dívidas excessivas, contraídas em nome da confiança em Deus? Quantos ultrapassam seus limites ministeriais fazendo além do que foram autorizados ou tem autoridade e terminam sendo disciplinados? Quantos ao invés de usarem um ponto final em suas falas, utilizam vírgulas e dizem o que não deveriam? Quantos ao invés de pregarem apenas o que está escrito, começam com ilações, achologias, suposições e terminam falando heresias? Quantos sonham além da conta e terminam delirando?

Satanás tentou em "empurrar Jesus", mas Ele discerniu e se esquivou da tentação: “Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.” (Mt 4:5-7 RA)

Tenha cuidado! Esteja alerta, pois quando o inimigo não nos segura, empurra, para que ultrapassemos o que fora determinado e soframos as consequências dos excessos. Observe que até coisas boas e certas, feitas em excesso podem gerar problemas.

  • “Achaste mel? Come apenas o que te basta, para que não te fartes dele e venhas a vomitá-lo.” (Pv 25:16 RA)
  •  “Comer muito mel não é bom; assim, procurar a própria honra não é honra.” (Pv 25:27 RA)
  • “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.” (Gl 5:19-21 RA)
  •  “Nós, porém, não nos gloriaremos sem medida, mas respeitamos o limite da esfera de ação que Deus nos demarcou e que se estende até vós. Porque não ultrapassamos os nossos limites como se não devêssemos chegar até vós, posto que já chegamos até vós com o evangelho de Cristo; não nos gloriando fora de medida nos trabalhos alheios e tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos sobremaneira engrandecidos entre vós, dentro da nossa esfera de ação, a fim de anunciar o evangelho para além das vossas fronteiras, sem com isto nos gloriarmos de coisas já realizadas em campo alheio.” (2Co 10:13-16 RA)
  •  “Porque dos muitos trabalhos vêm os sonhos, e do muito falar, palavras néscias.” (Ec 5:3 RA)
  •  “Porque, como na multidão dos sonhos há vaidade, assim também, nas muitas palavras; tu, porém, teme a Deus.” (Ec 5:7 RA)
  •  “Estas coisas, irmãos, apliquei-as figuradamente a mim mesmo e a Apolo, por vossa causa, para que por nosso exemplo aprendais isto: não ultrapasseis o que está escrito; a fim de que ninguém se ensoberbeça a favor de um em detrimento de outro.” (1Co 4:6 RA)
  • “Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” (Rm 12:3 RA)
  • “Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.” (Fp 4:5 RA)
  • “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” (2Tm 1:7 RA)

26 de jul. de 2024

Salmo 117. Tema: Motivos para louvar a Deus.

  •  “Louvai ao SENHOR, vós todos os gentios, louvai-o, todos os povos. Porque mui grande é a sua misericórdia para conosco, e a fidelidade do SENHOR subsiste para sempre. Aleluia!” (Sl 117:1-2 RA)

           Quais as razões que temos para louvar ao Senhor? O salmista nos responde quando afirma que o fato de termos sido alcançados por Sua misericórdia e podermos ter certeza que permanecerá fiel  para conosco, são motivos suficientes para mantermos nosso coração e lábios abertos com testemunhos, orações e cânticos de louvor, adoração e gratidão.

           Se você reconhece o agir de Deus em sua vida cultive o hábito de louvá-Lo sempre, pois será um testemunho perante os homens e também diante dos seres espirituais do bem e do mal. Procedendo assim, fortalecerá sua espiritualidade e testemunho, pois com certeza será usado para despertar outras pessoas a cerca da bondade de Deus.

           Louve ao Senhor sempre, pois você faz parte do grande coral composto por adoradores de todas as tribos, povos e raças, que louvaram, louvam e louvarão ao Senhor.

  • “Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação. Todos os anjos estavam de pé rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres viventes, e ante o trono se prostraram sobre o seu rosto, e adoraram a Deus, dizendo: Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!” (Ap 7:9-12 RA)

 

 

 

25 de jul. de 2024

Salmo 116. Tema: Tribulação humana e a generosidade divina.

  •  “Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza. Então, invoquei o nome do SENHOR: ó SENHOR, livra-me a alma.” (Sl 116:3-4 RA)
  •   “Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o SENHOR tem sido generoso para contigo. Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus olhos, da queda, os meus pés.” (Sl 116:7-8 RA)

 

            A Palavra de Deus nos fala sobre tempos difíceis que podemos enfrentar como “O dia mal”, O Vale da sombra da morte”, assim como de experiências turbulentas como “laços de morte e angústias do inferno” se apoderando de nossa alma.

            Essas situações difíceis geram dores profundas, lágrimas torrenciais, perturbações intensas, levando-nos a pensar em desistir ou desesperar da própria vida, mas temos um Deus maravilhoso que ouve nossas palavras e interpreta nossos gemidos, providenciando curas, milagres, mudanças de situações, levando-nos à novas estações. Lembre que tudo que começa termina.

            Fale de Deus para você mesmo e diga a sua alma que o Senhor é generoso e te livrará da morte e substituirá a angústia por alívio, o choro por sorriso. Diga a sua alma “volta minha alma ao teu sossego” e siga sua jornada de fé, pois com certeza novos tempos virão.

24 de jul. de 2024

Salmo 115. Tema: Cobertura espiritual.

  • “Israel confia no SENHOR; ele é o seu amparo e o seu escudo.” (Sl 115:9 RA)

          Cobertura espiritual é um tema que deveríamos dar maior atenção, pois está relacionada a questões mais profundas e amplas do que imaginamos.

          A cobertura espiritual nos protege, oferece segurança, conforto e melhores condições de vida.

          Imagine uma linda casa sem telhado? Tudo que ali for feito e colocado está sujeito as mudanças climáticas, as variações de temperatura, aos ventos e eventos que podem surgir e consequentemente sofrerá perdas e estragar.

          Existem momentos que nem percebemos o valor da cobertura, até que cheguem situações difíceis e não tenhamos pra onde correr. Tem pessoas que estão tão longe de abrigos que morrem com raios em meio a tempestades.

          No mundo espiritual acontecem situações análogas. Deus e as autoridades que Ele institui são coberturas espirituais sobre nossas vidas. Sair da cobertura de Deus como fazem os apóstatas, ou rejeitar as autoridades por Ele instituídas é optar por ficar exposto as mudanças e intempéries no mundo espiritual, sem proteção contra os ataques demoníacos e as mudanças no mundo espiritual e infelizmente muitos desconhecem ou ignoram estas realidades e como consequências estão indefesos.

          Quando Josué e Calebe foram espiar a terra prometida, discerniram que os outros povos estavam sem amparo, isto é, sem cobertura espiritual, por isso seriam derrotados por Israel, que tinha o Senhor dos senhores, o Deus dos deuses como cobertura. Pessoas sem cobertura são presas fáceis.

  • “Então, Moisés e Arão caíram sobre o seu rosto perante a congregação dos filhos de Israel. E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa. Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel. Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais. Apesar disso, toda a congregação disse que os apedrejassem; porém a glória do SENHOR apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel.” (Nm 14:5-10 RA)

          Você está sob a cobertura de Deus e das autoridades que colocou sobre sua vida? Lembre-se que deixar de honrar e obedecer a Deus e as autoridades que colocou sobre sua vida é rejeitar cobertura espiritual, e sem esta, estará a mercê dos demônios e seus ataques.

          Chapéus, bonés, telhados, lajes, sombrinhas, guarda-sóis, etc. são exemplos de coberturas naturais, no mundo espiritual a liderança pastoral, dos pais, do marido, seguem o mesmos princípios e propósitos. Além do mais lembre-se que, só tem autoridade quem de fato está sob autoridade.

          Algumas pessoas saem de uma cobertura por não quererem ser orientadas, exortadas, corrigidas e disciplinados, porém esquecem que:

  • “Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos?” (Hb 12:4-9 RA)

          Israel deixou a cobertura do Senhor, para ser coberto pelos demônios, afinal, quem serve aos ídolos serve a demônios. Os dez príncipes contemporâneos de Josué e Calebe, Coré, Datã, Abirão, rejeitaram a cobertura de Moisés. Joabe, por vezes agia fora da cobertura de Davi. Todos eles terminaram mal, pois quem rejeita autoridade instituída por Deus, rejeita o próprio Deus que a instituiu.

  •  “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela, visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal. É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência. Por esse motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este serviço. Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.” (Rm 13:1-8 RA)

          Por outro lado, aqueles que estão investidos de autoridade devem temer e tremer, pois darão conta daquilo que aconteceu com quem estava sob sua cobertura e não recebeu a devida atenção e cuidado, pois no mundo espiritual e no Reino de Deus existem hierarquias e níveis de autoridade.

  • “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.” (Hb 13:17 RA)
  • “Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo.” (Tg 3:1 RA)

           Lembre-se que, quem não honra e nem obedece a cobertura que exerce ou lhe protege está por conta própria e arcará com as consequências sozinho(a). Filhos (todos somos), ovelhas (todos somos), empregados, que não honram quem Deus colocou sobre suas vidas não tem direito de reclamar proteção, cuidado, atenção, afinal estão rejeitando instrução.

  • “Pobreza e afronta sobrevêm ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado.” (Pv 13:18 RA)
  •  “O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento.” (Pv 15:32 RA)

          Estude mais sobre este tema. Tenha discernimento espiritual, para que depois não esteja sofrendo e arcando com perdas  e disciplinas que poderiam ter sido evitadas  se estivesse honrando as coberturas que sob sua vida foram colocadas.

23 de jul. de 2024

Salmo 114. Tema: Gatilhos divinos.

  •  “Quando saiu Israel do Egito, e a casa de Jacó, do meio de um povo de língua estranha, Judá se tornou o seu santuário, e Israel, o seu domínio. O mar viu isso e fugiu; o Jordão tornou atrás. Os montes saltaram como carneiros, e as colinas, como cordeiros do rebanho.” (Sl 114:1-4 RA)

          Ações além de gerar reações são capazes de ativar novas realidades, como cumprimento de promessas, promoções de pessoas, geração de novas realidades,  trazendo a existência o que não existia.

          A saída de Israel do Egito, a fuga de Jacó da casa de Labão, onde era usurpado e humilhado, promoveram Judá e Israel a uma nova realidade espiritual.

          As vezes são necessárias novas situações que nos “empurrem” para outras, pois só assim teremos mudanças reais e relevantes. Para tanto, o Senhor usa a natureza, pessoas e eventos, para que Seu propósito se execute.

          Caso você esteja enfrentando algo novo, capaz de lhe surpreender ou desestabilizar, veja isso como uma maneira que Deus está usando para lhe “empurrar” para novas e benéficas realidades, ainda que no momento você não entenda.

          Na vida, nem sempre entendemos o que está acontecendo, contudo, o passar do tempo nos leva a discernir o que estava oculto nos planos de Deus e também no coração dos homens.

          Até a natureza e os seres espirituais do bem (anjos) e do mal (demônios), são surpreendidos pela multiforme sabedoria de Deus revelada pela Igreja e para a Igreja, visando sempre a glorificação do nome de Deus, a edificação da Igreja e a proclamação do Evangelho.

  • “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. Aí, pôs uma tenda para o sol,” (Sl 19:1-4 RA)
  •  “A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas, para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor, pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele.” (Ef  3:8-12 RA)

22 de jul. de 2024

Salmo 113. Tema: Realidades extremas, milagres extraordinários.

  • “Ele ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado, para o assentar ao lado dos príncipes, sim, com os príncipes do seu povo. Faz que a mulher estéril viva em família e seja alegre mãe de filhos. Aleluia!” (Sl 113:7-9 RA)

 

            Questões sociais são capazes de nos prejudicar psicologicamente e até espiritualmente, já que por não estarmos dentro do “padrão de normalidade” passamos a ser vistos e a nos vermos como “patinhos feios”, ignorando que podemos ser cisnes.

            No contexto social do Antigo Testamento, mulheres estéreis e pobres eram pessoas que eram vistas como amaldiçoadas, por isso sofriam rejeição, zombaria e desprezo. Além disso, aqueles que se viam desfavorecidos ou fora do “padrão idealizado” sentiam-se menores e piores que os outros.

            O Espírito Santo, faz questão de anunciar que Deus pode mudar a história, a mentalidade e até a percepção interna e externa de quem estava à margem da sociedade, para tanto, anuncia que o desvalido pode ser erguido do pó, o necessitado pode vir a sentar-se entre os príncipes do povo, a mulher estéril poderá viver em família e ter filhos.

            Ao anunciar que realidades extremas podem ser contempladas por milagres extraordinários, o Senhor quer encher nosso coração de expectativas e abrir nossa visão sobre um futuro abençoado, onde a vergonha será substituída por dupla honra.

            Você se vê e é visto pelas outras pessoas como inferior, devido a alguma situação ou características? Não se desespere, nem se desanime, nem muito menos se entregue aos complexos e medos. Olhe para o Senhor e creia que em Cristo todas as promessas de Deus têm o sim e o amém. Entregue-se a Ele, confie e verá que fará infinitamente mais do que tudo que pensou.

            Lembre de histórias como as de Raquel, Ana, Isabel, Mefibosete, endemoniado Gadareno, Bartimeu, etc. Eles são uma pequena amostra do que Deus pode fazer na vida de quem Nele confia.

            Adote o cântico de Ana como parte da sua trilha sonora e anuncie o que o Senhor fará em sua vida, por crer Nele.

            “O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz subir. O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Levanta o pobre do pó e, desde o monturo, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são as colunas da terra, e assentou sobre elas o mundo.” (1Sm 2:6-8 RA)

21 de jul. de 2024

Salmo 112. Tema: Nascer da luz.

  •  “Ao justo, nasce luz nas trevas; ele é benigno, misericordioso e justo.” (Sl 112:4 RA)

        Ambientes, pessoas e situações tenebrosas geram sensações de impotência, desconhecimento, incertezas e medos. Realidades estas que desestabilizam indivíduos e grupos, pois quem está nas trevas não sabe para onde vai.

  • “Respondeu-lhes Jesus: Ainda por um pouco a luz está convosco. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; e quem anda nas trevas não sabe para onde vai.” (Jo 12:35 RA)

        Por sermos justos perante Deus, através de Jesus Cristo, temos a promessa de que a luz resplandecerá em nossas vidas e afugentará as trevas, proporcionando-nos segurança, certezas e possibilidades de escolhas acertadas.

  •  “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,” (Cl 1:13 RA)
  • “O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz.” (Is 9:2 RA)
        Como filhos de Deus, somos da luz, logo, não devemos pactuar com as trevas e nem temer o futuro, pois sabemos que com Ele viveremos eternamente.

  • “Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa;” (1Ts 5:4 RA)
  • “Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz” (Ef 5:8 RA)
  • “porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas.” (1Ts 5:5 RA)

        Por sermos da luz, devemos adotar posturas radicais em relação as trevas como nos orientam as Escrituras:

  • Deixando as obras das trevas: “Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz.” (Rm 13:12 RA)
  • Não sendo cúmplices das obras das trevas: “E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as.” (Ef 5:11 RA)
  • Não andando nas trevas: “Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.” (1Jo 1:6 RA)
  • Não fazendo aliança com as trevas: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?” (2Co 6:14 RA)
  • Reprovando as obras das trevas: “E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as.” (Ef 5:11 RA)

          Confie no Senhor e saiba que a qualquer momento, a luz Dele brilhará em sua vida e todas as trevas se dissiparão.

18 de jul. de 2024

Salmo 111. Tema: Alegria compartilhada.

  • “Aleluia! De todo o coração renderei graças ao SENHOR, na companhia dos justos e na assembleia.” (Sl 111:1 RA)

           O valor da congregação excede ao que imaginamos, visto que  nela estão presentes os filhos de Deus, os anjos e principalmente o Senhor.

           Desfrutar da comunhão dos irmãos é reconhecer o que Deus fez, faz e fará, tanto nas nossas vidas, quanto nas vidas dos outros e isso deve encher nosso coração de alegria, pois encontramos com Aquele que é a razão de nossa existência, razão esta que também é compartilhada pelos demais irmãos da família de Deus.

           Na companhia dos justos aprendemos e ensinamos, servimos e somos servidos e principalmente desfrutamos das delícias que a presença Dele proporciona.

           O salmista afirma que “de coração” renderia graças ao Senhor juntamente com a congregação, pois queria celebrar a fé conjuntamente. Você tem este tipo de desejo? Então aproveite todas as oportunidades que tiver, para estar junto aos irmãos louvando e exaltando o Senhor da vida.

  •   “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR.” (Sl 122:1 RA)

 

 

Salmo 110. Tema: Saiba esperar em Deus.

  •  “Disse o SENHOR ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés.” (Sl 110:1 RA)

           O salmo 110 é um salmo messiânico, por trazer muitas referências ao que aconteceria com  Jesus, mas também pode ter seus ensinamentos aplicados ao nosso viver diário, dentre eles a espera por termos nossos inimigos colocados debaixo dos nossos pés.

           Escrevendo aos Romanos, o Espírito Santo usa Paulo para entregar uma promessa semelhante, estimulando a fé e a tranquilidade de espírito: “E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco.” (Rm 16:20 RA)

           Sabemos que temos que lutar contra os seres espirituais da maldade (Efésios 6), que por vezes usam seres humanos como seus instrumentos e é exatamente diante destas realidades que devemos descansar, sabendo que do Senhor virá nossa vitória, já que Jesus triunfou contra satanás na cruz.

  • “E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.” (Cl 2:13-15 RA)

          Lute porém descanse, batalhe porém confie, corra porém espere, pois “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio. Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo. Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido. Somente com os teus olhos contemplarás e verás o castigo dos ímpios.” (Sl 91:1-8 RA)

“Espera no SENHOR, segue o seu caminho, e ele te exaltará para possuíres a terra; presenciarás isso quando os ímpios forem exterminados.” (Sl 37:34 RA)

17 de jul. de 2024

Salmo 109. Tema: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” (Êx 20:16 RA)

  •  “Ó Deus do meu louvor, não te cales! Pois contra mim se desataram lábios maldosos e fraudulentos; com mentirosa língua falam contra mim. Cercam-me com palavras odiosas e sem causa me fazem guerra. Em paga do meu amor, me hostilizam; eu, porém, oro. Pagaram-me o bem com o mal; o amor, com ódio.” (Sl 109:1-5 RA)

          Ser caluniado gera um sensação de revolta, visto que sabemos que há manipulação de fatos,  distorções na interpretação, acusações dolosas, enfim, narrativas que parecem verdadeiras e são capazes de convencer os imaturos e aqueles quem não checam os dois lados da história.

          Algumas pessoas se especializam em falar mentiras contra outras, fazendo uso de fraudes, palavras odiosas, hostilidades. Chegam a estudar para aprender técnicas de manipulação, com o objetivo de sensibilizarem ouvintes e ganharem aliados, sempre posicionam-se como vítimas, para sensibilizar os ouvintes imaturos, despreparados e imprudentes, que embora estejam bem intencionados e desejosos de ajudarem, estão sendo enganados e usados como marionetes. Boa parte dos caluniadores são pessoas que por vezes foram ajudadas, acolhidas e favorecidas, por quem caluniam.

          O interessante é que estas práticas mentirosas, por vezes saem de pessoas que foram cuidadas, acolhidas, ajudadas, apoiadas, socorridas, mas que por saírem das situações difíceis, revelam suas identidades reais, afinal serpente muda de pele e não de natureza.

          Mas porque algumas pessoas agem assim?

  • Por serem más, perversas e pervertidas, embora pareçam boas e agradáveis;
  • Por serem mal caráter, isto é, adotarem o erro como padrão para suas vidas;
  • Por inveja do que o outro é ou tem, ou não é, ou não tem;
  • Por serem diabólicas, afinal o diabo é o pai da mentira;
  • Por desejarem fazer o mal;
  • Por serem ingratas;
  • Por acharem que não serão descobertas e desmascaradas;
  • Por suporem, ou ignorarem que colherão o que estão plantando;
  • Por não temerem a Deus, afinal, todos compareceremos perante Ele.

          As pessoas que assim procedem, esquecem que serão julgadas pela Verdade e pelas leis do retorno e da colheita, as quais trarão de forma potencializada o mal feito, já que ninguém pode contra o tempo e a verdade. “Tu, porém, por que julgas teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus.” (Rm 14:10 RA)

          Se você é um caluniador lhe aconselho a se arrepender, contudo saiba que o que foi plantado será colhido. Se você é um caluniado entregue-se ao reto Juiz, pois no tempo certo sua causa será julgada e a verdade virá à tona. Ore e proceda como Jesus, “pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente,” (1Pe 2:23 RA)

         Você é um caluniado? Tenha paciência, “Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; {ira; de Deus, subentendido } porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.” (Rm 12:17-19 RA)

         Lembre-se que cada um só dá o que tem, por isso continue fazendo o bem. Disse Jesus: “Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.” (Mt 5:11-12 RA)

         Quanto a você que dá crédito a tudo que ouve, aprenda a conferir as narrativas, converse com as partes, considere as histórias, veja a coerência entre falas e fatos, pois a mentira não tem sustentação perene e nem perpétua. Diz a Palavra de Deus: “O simples dá crédito a toda palavra, mas o prudente atenta para os seus passos.” (Pv 14:15 RA)

Salmo 108. Tema: Firmeza de coração.

  • “Firme está o meu coração, ó Deus! Cantarei e entoarei louvores de toda a minha alma.” (Sl 108:1 RA)

            Você é uma pessoa firme em sua fé, valores, propósitos, ou vive à mercê das circunstâncias, pessoas, sentimentos e emoções?

A Firmeza de coração é uma virtude que determina nossas posturas, a constância das nossas práticas, a resiliência em meio as pressões e a perseverança em nossas atitudes.

            Pessoas firmes de coração enfrentam os desafios da vida de maneiras diferenciadas, não por serem melhores do que as outras, mas por serem constantes.

            A Palavra de Deus nos afirma que pessoas inconstantes são como as águas do mar, vem e voltam, por isso não chegam a lugar nenhum.

  • “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.” (Tg 1:5-8 RA)

          O salmista afirma que por ser firme de coração cantaria e entoaria louvores a Deus de toda sua alma,  independentemente das circunstâncias que estivesse atravessando.

          Observando suas atitudes, você é uma pessoa constante ou inconstante? Quando as coisas não estão como você quer, o louvor, a adoração, a comunhão e assiduidade aos cultos, etc., permanecem as mesmas? Ou você oscila e se comporta conforme as circunstâncias?

          Sua espiritualidade precisa ser superior as suas emoções e sentimentos, caso contrário, será como o iô, iô, que sobe e desce, ou como um marionete que fica a mercê de manipulador.

          Se você é inconstante não espere e nem cobre que as pessoas confiem em você, afinal elas sabem que correrão riscos e não é sábio proceder assim.

          No que se refere ao trato com pessoas inconstantes, o melhor é não confiar nelas, pois oscilam e vacilam, são terra frouxa e como uma biruta podem mudar de uma hora pra outra. Esteja atento, pois  confiar em um inconstante é estar exposto a decepções, visto que na hora "H" você não sabe como ele agirá ou reagirá, podendo refugar e deixar você a "ver navios" e "coberto em maus lençóis".

          Busque ser constante. Confie em pessoas constantes. Caso contrário, prepare-se para causar e sofrer decepções devido a imprevisibilidade das ações e reações. 

  • “O espírito firme sustém o homem na sua doença, mas o espírito abatido, quem o pode suportar?” (Pv 18:14 RA). Busque ser firme em Deus! Não seja como os hebreus que foram reprovados por Deus.
  • “Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos, a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes; para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos; e que não fossem, como seus pais, geração obstinada e rebelde, geração de coração inconstante, e cujo espírito não foi fiel a Deus.” (Sl 78:5-8 RA)

 

 

 

 

 

16 de jul. de 2024

Salmo 107. Tema: As surpreendentes misericórdias e graças de Deus.

  •  “Então, na sua angústia, clamaram ao SENHOR, e ele os livrou das suas tribulações. Conduziu-os pelo caminho direito, para que fossem à cidade em que habitassem.” (Sl 107:6-7 RA)
  •  “Então, na sua angústia, clamaram ao SENHOR, e ele os livrou das suas tribulações. Tirou-os das trevas e das sombras da morte e lhes despedaçou as cadeias.” (Sl 107:13-14 RA)
  •  “Então, na sua angústia, clamaram ao SENHOR, e ele os livrou das suas tribulações. Enviou-lhes a sua palavra, e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal.” (Sl 107:19-20 RA)
  •  “Então, na sua angústia, clamaram ao SENHOR, e ele os livrou das suas tribulações. Fez cessar a tormenta, e as ondas se acalmaram.” (Sl 107:28-29 RA)

          Alguns trechos da Palavra de Deus nos surpreendem por revelarem a imensidão da maldade humana e das misericórdias e graças de Deus.

          Por vezes, o Senhor usa de favor para com aqueles que erraram o caminho, fizeram más escolhas, optaram pela desobediência, mas que em um determinado momento se arrependeram e pediram socorro.

          Embora não anule as consequências dos atos pecaminosos, Deus ao ouvir o clamor de uma alma angustiada,  usa do Seu favor, livrando-a de suas tribulações, perdoando seus pecados, ajudando a sair dos buracos, reconstruindo e permitindo um recomeço, para aqueles que se arrependeram de ter pecado contra Ele.

          Estas verdades devem gerar em nós temor, expectativas e esperanças, pois servimos a um Deus que embora não inocente o culpado, está disposto a oferecer misericórdia e graça aqueles que atolados em angústias clamam por Seu favor.

          Caso você se encontre angustiado por ser quem é, ou por ter desprezado o conselho do Senhor, humilhe-se e suplique Seu favor, pois procedendo assim com certeza será ouvido e socorrido.

          Por outro lado, faz-se necessário entendermos que outras pessoas que também erraram podem ter novas chances ao se arrependerem e converterem, por isso devemos aceitar vê-las mudando. Afinal a graça é para todos através da morte de Jesus.

  •       “Porque para Efraim serei como um leão e como um leãozinho, para a casa de Judá; eu, eu mesmo, os despedaçarei e ir-me-ei embora; arrebatá-los-ei, e não haverá quem os livre. Irei e voltarei para o meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles angustiados, cedo me buscarão, dizendo:” “Vinde, e tornemos para o SENHOR, porque ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará. Depois de dois dias, nos revigorará; ao terceiro dia, nos levantará, e viveremos diante dele. Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” (Os 5:14-15 e (Os 6:1-3 RA)


14 de jul. de 2024

Salmo 106. Tema: Amnésia seletiva.

  • “Cedo, porém, se esqueceram das suas obras e não lhe aguardaram os desígnios; entregaram-se à cobiça, no deserto; e tentaram a Deus na solidão. Concedeu-lhes o que pediram, mas fez definhar-lhes a alma.” (Sl 106:13-15 RA)

           Você já percebeu que algumas pessoas tem “amnésia seletiva”, isto é, elas SÓ ESQUECEM o que é interessante esquecer, para assim justificarem seus comportamentos, ou até a ausência deles, dizendo: “ Eu esqueci!”.

           Fique atento a estas pessoas, pois agem dolosamente, tentando camuflar a perversidade de seus corações, pensando que nunca serão descobertas, mas, em situações futuras terminarão se entregando, afinal “não existe crime perfeito” e mais dia, menos dia, alguém pisa no rabo do gato, que pensa estar totalmente escondido e ele miará, denunciando onde está, o que fez e contra quem agiu.

           Os hebreus que saíram do Egito eram reprováveis e por mais que Deus os abençoasse, rapidamente esqueciam dos favores recebidos e voltavam a se rebelar, provocando a ira de Deus, fato este que os condenou a morrer no deserto, excetuando Josué e Calebe, que tinham um espírito diferente.

           Você tem “amnésia seletiva”? Pensa que suas “justificativas” estão enganando a quem você deseja? Ledo engano, o que está acontecendo é um jogo de paciência, pois sabe-se que a qualquer hora você caíra na cova que cavou e se enredará com as mentiras que criou se autodestruindo, pois produzirá provas contra si mesmo.

           Os hebreus dissimulados pensavam que tudo estava bem, pois Deus lhes concedia o que precisavam, mas ignoravam que suas almas estavam definhando e morreriam no deserto.

           Arrependa-se enquanto é tempo, pois o relógio não para e em breve a porta do arrependimento será fechada, e ficando de fora, as feras lhe consumirão. Quanto a você que percebe estar sendo enganado o melhor a fazer é ter paciência, pois todo Jacó um dia encontra seu Labão e todo Hamã morrerá na forca que preparou para os outros.

Salmo 105. Tema: Até que se cumpra a profecia.

  • “Adiante deles enviou um homem, José, vendido como escravo; cujos pés apertaram com grilhões e a quem puseram em ferros, até cumprir-se a profecia a respeito dele, e tê-lo provado a palavra do SENHOR.” (Sl 105:17-19 RA)

 

         Profecias são promessas divinas que revelam antecipadamente o futuro planejado por Deus para Seu povo e para pessoas especificamente.

As profecias são promessas que confortam, exortam e direcionam nossos olhares, pensamentos, sentimentos, investimentos, gerando paciência, resiliência, domínio próprio e perseverança, pois sabemos o que nos aguarda.

Contudo, precisamos considerar que entre as profecias e suas concretizações, existe o fator tempo, que  é utilizado por Deus para nos provar, forjar, capacitar e estruturar, pois pressões virão e precisaremos estar consolidados espiritualmente e emocionalmente, tanto para darmos conta do que chegará às nossas mãos, quanto para suportarmos as responsabilidades e investidas dos inimigos que nos atacarão.

Profecias cumpridas nos ajudam a ver o passado, o presente e o futuro com outros olhos, visto que percebemos que o Senhor sempre esteve no controle de tudo e de todos.

Nosso irmão José, filho de Jacó, teve uma vida repleta de experiências que forjaram seu caráter e lhe deram estrutura para suportar as pressões internas e externas que viriam, quando estivesse no lugar preparado por Deus. “Seus pés foram apertados por grilhões”, sua alma teve que lidar com a saudade de seus pais, família e contexto, com tentações de todas as ordens, mas, por ter sido aprovado pode ser colocado no lugar que antecipadamente a ele havia sido destinado.

Fique firme “José”, pois seu futuro está profetizado e com certeza ao olhar para trás reconhecerá que o Senhor tem lhe guardado e capacitado, preparando-o para o futuro profetizado.