6 de ago. de 2023

Mateus 23. Tema: A rota da vergonha.

  •  “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Mt 23:12 RA)

            A Palavra de Deus é bem clara quando se refere ao caminho da glória e o da ruína e o Senhor Jesus fez questão de trabalhar este tema, visto que o padrão adotado pelos religiosos da época era oposto ao Seu.

            Nosso Senhor Jesus Cristo, nos apresenta a humildade como caminho da exaltação e o orgulho como rota da humilhação. Para fortalecer seu ensino, assumiu forma de servo em toda sua jornada aqui na terra, como exemplo maior encontramos Sua postura na última ceia: “Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos fiz? Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.” (Jo 13:12-17 RA)

           Por outro lado, a Palavra de Deus nos mostra o caminhar de lúcifer, que por se exaltar foi expulso do céu e lançado para baixo: “Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo.” (Is 14:12-15 RA)

           Nosso desafio é seguir o exemplo do Senhor Jesus como nos estimula o apóstolo Paulo: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” (Fp 2:5-11 RA)

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.