4 de ago. de 2023

Mateus 21. Tema: Profanando o sagrado.

  •  “ Tendo Jesus entrado no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam; também derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. 13  E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores.” (Mt 21:12-13 RA)

 

              Profanar é faltar com o respeito ao que é sagrado. Era exatamente isso que as pessoas estavam fazendo com o templo judaico nos dias de Jesus e quando ali chegou  fez um chicote e agiu com veemência expulsando os infratores.

              Enquanto algumas pessoas criam maneiras e locais para glorificar a Deus, outras fazem questão de profanar (desrespeitar) o que foi construído. Quando isto acontece há uma agressão estabelecida e alguém precisa fazer algo, para parar tal ação e restaurar o objetivo primeiro.

              Estaria você profanando algo que foi criado para a glória de Deus? Aqueles que assim procedem não ficam sem punição, pois estão agredindo ao próprio Deus. Mas também, existem pessoas que santificam o que Deus abomina e por isso são punidas: “Laço é para o homem o dizer precipitadamente: É santo! E só refletir depois de fazer o voto.” (Pv 20:25 RA)

              Nos dias do profeta Malaquias os hebreus estavam profanando o culto, o templo, o casamento e tais atitudes provocaram a ira de Deus e atraiu seu juízo.

  •  “ Não temos nós todos o mesmo Pai? Não nos criou o mesmo Deus? Por que seremos desleais uns para com os outros, profanando a aliança de nossos pais? 11  Judá tem sido desleal, e abominação se tem cometido em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou o santuário do SENHOR, o qual ele ama, e se casou com adoradora de deus estranho. 12  O SENHOR eliminará das tendas de Jacó o homem que fizer tal, seja quem for, e o que apresenta ofertas ao SENHOR dos Exércitos. 13  Ainda fazeis isto: cobris o altar do SENHOR de lágrimas, de choro e de gemidos, de sorte que ele já não olha para a oferta, nem a aceita com prazer da vossa mão. 14  E perguntais: Por quê? Porque o SENHOR foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança.” (Ml 2:10-14 RA)

              Tenha cuidado para não santificar o que Deus abomina, mas também não profane o que a Ele foi santificado, pois os resultados não serão bons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.