24 de ago. de 2023

Marcos 12. Tema: A negligência nos faz perder.

  • “Que fará, pois, o dono da vinha? Virá, exterminará aqueles lavradores e passará a vinha a outros.” (Mc 12:9 RA)

          As vezes pensamos que independentemente de como procedermos o que nos foi confiado sempre estará conosco e isto é um engano.

          A parábola da vinha nos mostra como podemos perder o que nos foi confiado, se não procedermos segundo as expectativas de Deus.

          O povo hebreu tinha o privilégio e exclusividade de ser o mensageiro de Deus para todos os povos, mas como houve negligência no trato e cuidado do que lhe fora entregue, viu esta missão passar para a Igreja e hoje ela é quem anuncia o Evangelho, inclusive para os próprios judeus.

  •       Portanto, vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos.” (Mt 21:43 RA)

          Não pense que tudo que lhe foi entregue permanecerá em suas mãos, mesmo você sendo negligente. Seja mais cuidadoso, obediente, zeloso e empenhado, com a confiança, oportunidade, emprego, cargo, família, ministério, etc., caso contrário, será surpreendido pelo confisco do que lhe foi confiado, pois o dono da vinha procura pessoas que sejam despenseiros fieis.

  •       “ Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? 27  Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. 28  Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. 29  Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30  E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.” (Mt 25:26-30 RA)

          Esteja atendo pois em dia e hora que não foi marcado, o Senhor da vinha solicita prestação de contas e quem foi pego procedendo negligentemente perderá o que lhe foi confiado.

  •       “ Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. 2  Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel.” (1Co 4:1-2 RA)
  • ·         “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.” (1Pe 4:10 RA)

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.