30 de ago. de 2023

Lucas 3. Tema: Árvores arrancadas.

  •  “E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.” (Lc 3:9 RA)

           As vezes ficamos chocados com o fato de algumas pessoas abandonarem o Evangelho, mas o Senhor Jesus, assim como diversos outros autores bíblicos, já nos alertam que isto iria acontecer e um dos motivos é o fato de tais pessoas nunca terem sido cristãs de fato.

           Para melhor compreensão desta realidade precisamos entender que existem diferenças entre desviados, apóstatas e pessoas que nunca foram cristãs de verdade.

           O desviado é alguém de deixou os caminhos do Senhor, mas sofre por causa das escolhas que fez. Interiormente há uma angústia em sua alma, pois sabe que está errado e no lugar errado, em seu interior existe a esperança de um dia voltar, pois sabe que está longe de Deus, embora por ele tenha sido salvo (Lc 15:11-18).

           O apóstata é aquela pessoa que teve experiências reais com Jesus, recebeu o Espírito Santo, foi salvo, mas deliberadamente se rebela contra o Evangelho e abandona a Cristo por amor ao pecado e ao mundo. Este não tem mais volta (Hb 6:4-8).

           O não crente congregado é o indivíduo que será removido da Igreja pelo próprio Deus, por nunca ter sido dela verdadeiramente. Ele nunca nasceu de novo, nunca se converteu, nunca recebeu o Espírito Santo. Está perdido entre os salvos.

           Por isso, está escrito:  “ Então, aproximando-se dele os discípulos, disseram: Sabes que os fariseus, ouvindo a tua palavra, se escandalizaram? Ele, porém, respondeu: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada. Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco.” (Mt 15:12-14 RA)

            Faça um autoexame para verificar se de fato é um salvo. É melhor questionar-se agora do que ouvir o veredito no dia final, quando o Senhor dirá: “ Apartai-vos, pois nunca vos conheci” e ser arrancado da congregação dos santos. Pois como disse o Senhor:

  •  “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” (Mt 7:21 RA)
  • “Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?” (Lc 6:46 RA)
  • “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.” (Mt 7:22-23 RA)
  • “Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro.” (Mt 13:30 RA)
  •  Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.” (Sl 1:5-6 RA)

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.