31 de ago. de 2023

Lucas 4. Tema: Cheio do Espírito, venceremos o diabo.

  •   Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto, 2  durante quarenta dias, sendo tentado pelo diabo. Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve fome.” (Lc 4:1-2 RA)

           O mundo sobrenatural é uma realidade e por vezes nos deparamos com o inimigo de frente. Quando isto acontece, precisamos estar preparados, caso contrário sucumbiremos.

           A melhor preparação que existe para enfrentarmos o diabo é estarmos cheios do Espírito Santo de Deus, pois seu poder, virtudes, armadura, sabedoria, discernimento nos levarão a obter êxito, pois como disse um pregador do passado, “O lobo não teme a ovelha, por mais forte que seja e sim a vara e o cajado do pastor”.

           Foi cheio do Espírito Santo que Jesus prevaleceu tanto em relação ao deserto com suas privações e provações, quanto contra o diabo com suas artimanhas.

           Procure estar continuamente cheio do Espírito Santo e terá um alto refúgio, uma cidadela, uma torre forte para lhe abrigar e oferecer condições de prevalecer contra o mal e seus geradores e seguidores.

30 de ago. de 2023

Lucas 3. Tema: Árvores arrancadas.

  •  “E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.” (Lc 3:9 RA)

           As vezes ficamos chocados com o fato de algumas pessoas abandonarem o Evangelho, mas o Senhor Jesus, assim como diversos outros autores bíblicos, já nos alertam que isto iria acontecer e um dos motivos é o fato de tais pessoas nunca terem sido cristãs de fato.

           Para melhor compreensão desta realidade precisamos entender que existem diferenças entre desviados, apóstatas e pessoas que nunca foram cristãs de verdade.

           O desviado é alguém de deixou os caminhos do Senhor, mas sofre por causa das escolhas que fez. Interiormente há uma angústia em sua alma, pois sabe que está errado e no lugar errado, em seu interior existe a esperança de um dia voltar, pois sabe que está longe de Deus, embora por ele tenha sido salvo (Lc 15:11-18).

           O apóstata é aquela pessoa que teve experiências reais com Jesus, recebeu o Espírito Santo, foi salvo, mas deliberadamente se rebela contra o Evangelho e abandona a Cristo por amor ao pecado e ao mundo. Este não tem mais volta (Hb 6:4-8).

           O não crente congregado é o indivíduo que será removido da Igreja pelo próprio Deus, por nunca ter sido dela verdadeiramente. Ele nunca nasceu de novo, nunca se converteu, nunca recebeu o Espírito Santo. Está perdido entre os salvos.

           Por isso, está escrito:  “ Então, aproximando-se dele os discípulos, disseram: Sabes que os fariseus, ouvindo a tua palavra, se escandalizaram? Ele, porém, respondeu: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada. Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco.” (Mt 15:12-14 RA)

            Faça um autoexame para verificar se de fato é um salvo. É melhor questionar-se agora do que ouvir o veredito no dia final, quando o Senhor dirá: “ Apartai-vos, pois nunca vos conheci” e ser arrancado da congregação dos santos. Pois como disse o Senhor:

  •  “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” (Mt 7:21 RA)
  • “Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?” (Lc 6:46 RA)
  • “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.” (Mt 7:22-23 RA)
  • “Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro.” (Mt 13:30 RA)
  •  Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.” (Sl 1:5-6 RA)

 

 

 

Lucas 2. Tema: Nem todos gostarão de você.

        Ser aceito é uma necessidade humana, por isso empreendemos tantos esforços e fazemos tantos investimentos, pois queremos ser agradáveis e acolhidos tanto por indivíduos, quanto por grupos sociais, contudo precisamos entender que nem todos gostarão de nós.

         A pessoa mais sublime da história foi o Senhor Jesus, afinal, era Deus-homem, santo por essência, fiel em seus relacionamentos, coerente em suas condutas e falas, motivado corretamente, porém, para uns era motivo de alegria ou prazer, amor ou ódio e geraria o levantamento e salvação de muitos, mas a ruína e perdição de outros.

  •  “Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este menino está destinado tanto para ruína como para levantamento de muitos em Israel e para ser alvo de contradição (também uma espada traspassará a tua própria alma), para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.” (Lc 2:34-35 RA)

         Se Jesus não foi unanimidade, imagine você e eu? Por mais que sejamos corretos, coerentes, educados, fieis, etc., algumas pessoas nos odiarão, enquanto outras nos amarão. Desta feita, procure amadurecer e pare de esperar que todos lhe queiram bem.

         Procure ser e fazer o certo por  uma questão de consciência e não de aceitação, caso contrário, acumulará decepções e frustrações, lembrando que estes sentimentos negativos nascem em nosso coração por criarmos expectativas equivocadas a respeito das pessoas.

         Cresça e amadureça, pois só assim se protegerá de muitas frustrações. Você nunca será unanimidade.

Convite: Se você não congrega em nenhuma igreja, venha nos visitar aos domingos pela manhã as 9h30 na Igreja Kerigma, Rua Joaquim Távora,44, Centro, Garanhuns - PE. Será um prazer recebe-lo(a). Deus te abençoe!!!

 

 


28 de ago. de 2023

Lucas 1. Tema: Ministros da Palavra.

  •   Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, 2  conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra, 3  igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, 4  para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído.” (Lc 1:1-4 RA)

 

           Lucas ao escrever o relato coordenado da vida de Jesus fez referência aos MINISTROS DA PALAVRA, isto é, pessoas que dedicaram suas vidas para ENTREGAREM a mensagem do Evangelho de forma íntegra e fiel, pois só assim, gerariam uma fé saudável que  produziria os devidos frutos.

           Ministrar a Palavra é servi-la ao povo de Deus e aos demais ouvintes com  zelo e fidelidade ao que está escrito, visando a glorificação do nome do Senhor, a edificação da Igreja e a salvação de pessoas.

           Paulo era um dos fiéis ministros da Palavra e fazia questão de incentivar os demais cristãos a exercerem este ministério, por entender a riqueza da Palavra de Deus. João afirmava que sua maior alegria era ver seus filhos na fé firmados nas escrituras sagradas. Pedro confirmava que a Palavra é inspirada por Deus. Jesus era a própria palavra feita carne.

            Seja um fiel ministro da Palavra, pois só ela é capaz de libertar verdadeiramente as pessoas que estão escravizadas pelo pecado, pelo mundo e pelo diabo. Mas também, valorize fieis ministros da Palavra, pois lhe ajudarão a permanecer firme nas verdades divinas que lhe farão apto para o Reino de Deus.

            A valorização de fieis ministros da Palavra  deve ser crescente, principalmente no contexto que vivemos, onde as pessoas estão apostatando da fé por obedecerem a ensino de demônios: “ Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, 2 pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,” (1Tm 4:1-2 RA)

            Agradeça a Deus por fazer parte de uma Igreja, cujos ministros da Palavra, são pessoas apegadas as verdades inspiradas por Deus e procuram ser fieis transmissores da mesma!!

  • “Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus.” (1Co 4:1 RA), 
  • “ E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus; 5 não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, 6 ¶ o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.” (2Co 3:4-6 RA)
  • Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: 2  prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. 3  Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; 4  e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.” (2Tm 4:1-4 RA)
  • “Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade.” (3Jo 1:4 RA)
  •  Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, 20  sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; 21  porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.” (2Pe 1:19-21 RA)
  • “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” (Jo 1:14 RA)
  •  Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17  a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2Tm 3:16-17 RA)

 

 

 

 

 

 

 

 

Marcos 16. Tema: Pregue a Palavra, pois a hora é agora!

  • “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc 16:15 RA)

 

             Cada dia mais, ouvimos pessoas cristãs ou não, chegando à conclusão que o mundo vai de mal a pior , por isso ampliasse o número de indivíduos tomados por perturbações, fobias, inseguras, temores, agressividade, perversões e desmotivação. Consequentemente, crescem o consumo de drogas lícitas e ilícitas, depressões, suicídios, divórcios, violência etc, em velocidade nunca vista.

             Dentro deste contexto de trevas, o Evangelho de nosso Senhor Jesus se torna cada vez maia relevante, já que é a única mensagem realmente capaz de libertar os seres humanos do pecado e do caos pessoal, familiar  e social.

              Como cristãos somos privilegiados, pois além de termos sido alcançados por esta mensagem de libertação, salvação e santificação, podemos levá-la  a todos quantos temos acesso.

            Por isso, pregue o Evangelho a tempo e fora de tempo, a todos quantos tem acesso, para que de alguma maneira possa ser usado de maneira que alguns sejam salvos.

26 de ago. de 2023

Marcos 15. Tema: preferências inadequadas.

  •   E Pilatos lhes respondeu, dizendo: Quereis que eu vos solte o rei dos judeus? 10  Pois ele bem percebia que por inveja os principais sacerdotes lho haviam entregado. 11  Mas estes incitaram a multidão no sentido de que lhes soltasse, de preferência, Barrabás. 12  Mas Pilatos lhes perguntou: Que farei, então, deste a quem chamais o rei dos judeus? 13  Eles, porém, clamavam: Crucifica-o! 14  Mas Pilatos lhes disse: Que mal fez ele? E eles gritavam cada vez mais: Crucifica-o!” (Mc 15:9-14 RA)

           As vezes ficamos impressionados com realidades que já nos foram anunciadas, quando já deveríamos estar preparados. Dentre as verdades que nos foram antecipadas está a rejeição e perseguição por parte do mundo e dos pecadores que o amam.

            Diz  a Palavra de Deus:

  • Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. 19  Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.” (Jo 15:18-19 RA)
  • “Irmãos, não vos maravilheis se o mundo vos odeia.” (1Jo 3:13 RA)
  • “Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.” (Mt 10:16 RA)

           Lembre-se que nosso Senhor recebeu afrontas enormes, mas mesmo assim seguiu sua caminhada de fé. Seu julgamento  foi um dos momentos mais desafiadores, visto que, mesmo tendo uma vida santa, recebeu acusações falsas e foi preterido em relação a Barrabás, um criminoso. Se fizeram isso com o nosso Senhor, imagine conosco. Pois está escrito:

  •  “Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seus domésticos?” (Mt 10:25 RA)

            Assim sendo, siga em frente em sua jornada de fé, afinal:

  •  “ Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. 12  Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.” (Mt 5:11-12 RA)

 

 

 

 

 

 

25 de ago. de 2023

Marcos 14. Tema: Inspirando gerações.

  •  “Estando ele em Betânia, reclinado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher trazendo um vaso de alabastro com preciosíssimo perfume de nardo puro; e, quebrando o alabastro, derramou o bálsamo sobre a cabeça de Jesus.” (Mc 14:3 RA)

 

        O nardo é um óleo perfumado que tem propriedades aromáticas, anti-inflamatórias, bactericidas, fungicidas e sedativas. Ao chegar à casa de Simão, o leproso, Jesus fui ungido por uma mulher com esta especiaria.

        Aquela mulher pegou o que tinha de melhor e derramou sobre a cabeça do nosso Senhor. Este feito foi tão impactante em seu significado que o próprio Jesus determinou que fosse contado a todos, em todas as gerações o que ela fez.

        Se inspire na ação daquela mulher e dedique a Jesus o que você tem de melhor, porém tenha certeza que isto incomodará até os discípulos Dele, pois dirão que é um exagero. Contudo não ligue, pois a inveja é mãe das críticas.

Marcos 13. Tema: Vigiai !!!

        Vigiar é “ ficar em estado de alerta, de atenção, de percepção aguçada”

        Manter-se em estado de vigília é uma necessidade para todos os cristãos que querem manter comunhão com Deus em santidade e piedade, visto que muitos são os ataques, infiltrações e tentações que sofremos.

        A Palavra de Deus nos apresenta várias exortações com o propósito de nos manter em estado de alerta, para que não caiamos em tentação e percamos a intimidade com Deus e a igreja, assim como não sucumbamos em culpa e desvios espirituais e morais.

        Precisamos vigiar devido a questões como:

  • Nossa natureza pecaminosa que nos inclina para o pecado;
  • Ação espiritual do inimigo: adversário (satanás), acusação (diabo), que procurará meios para nos arruinar e envergonhar o nome de Deus;
  • Ação natural dos inimigos: Pessoas dissimuladas que se levantam contra nós e nossa fé;
  • Situações montadas: Laços, armadilhas, preparados para nos conduzir ou induzir ao pecado;
  • Sistema mundano: Ambiente corrompido que estimula a rebelião contra Deus.

        Seguem alguns  versículos que claramente nos exortam a permanecer em estado de vigilância contra nossa natureza pecaminosa, o sistema mundano e as ações de pessoas e demônios que desejam nos ver sucumbindo na fé:

  • Mt 24:42  Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.
  • Mt 26:41  Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
  • Mc 13:33  Estai de sobreaviso, vigiai e orai; porque não sabeis quando será o tempo.
  • Mc 13:35  Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã;
  • Mc 13:37  O que, porém, vos digo, digo a todos: vigiai!
  • Mc 14:38  Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
  • Lc 21:36  Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem.

       Diante destas exortações, cabe-nos mantermo-nos em estado de alerta, pois temos um inimigo que nos odeia e procurará nos pegar desprevenidos, visando nos arruinar e promover escândalos.

24 de ago. de 2023

Marcos 12. Tema: A negligência nos faz perder.

  • “Que fará, pois, o dono da vinha? Virá, exterminará aqueles lavradores e passará a vinha a outros.” (Mc 12:9 RA)

          As vezes pensamos que independentemente de como procedermos o que nos foi confiado sempre estará conosco e isto é um engano.

          A parábola da vinha nos mostra como podemos perder o que nos foi confiado, se não procedermos segundo as expectativas de Deus.

          O povo hebreu tinha o privilégio e exclusividade de ser o mensageiro de Deus para todos os povos, mas como houve negligência no trato e cuidado do que lhe fora entregue, viu esta missão passar para a Igreja e hoje ela é quem anuncia o Evangelho, inclusive para os próprios judeus.

  •       Portanto, vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos.” (Mt 21:43 RA)

          Não pense que tudo que lhe foi entregue permanecerá em suas mãos, mesmo você sendo negligente. Seja mais cuidadoso, obediente, zeloso e empenhado, com a confiança, oportunidade, emprego, cargo, família, ministério, etc., caso contrário, será surpreendido pelo confisco do que lhe foi confiado, pois o dono da vinha procura pessoas que sejam despenseiros fieis.

  •       “ Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? 27  Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. 28  Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. 29  Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30  E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.” (Mt 25:26-30 RA)

          Esteja atendo pois em dia e hora que não foi marcado, o Senhor da vinha solicita prestação de contas e quem foi pego procedendo negligentemente perderá o que lhe foi confiado.

  •       “ Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. 2  Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel.” (1Co 4:1-2 RA)
  • ·         “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.” (1Pe 4:10 RA)

 

 

 

 

22 de ago. de 2023

Marcos 11. Tema: Siga as instruções.

 “ Quando se aproximavam de Jerusalém, de Betfagé e Betânia, junto ao monte das Oliveiras, enviou Jesus dois dos seus discípulos 2  e disse-lhes: Ide à aldeia que aí está diante de vós e, logo ao entrar, achareis preso um jumentinho, o qual ainda ninguém montou; desprendei-o e trazei-o. 3  Se alguém vos perguntar: Por que fazeis isso? Respondei: O Senhor precisa dele e logo o mandará de volta para aqui. 4  Então, foram e acharam o jumentinho preso, junto ao portão, do lado de fora, na rua, e o desprenderam. 5  Alguns dos que ali estavam reclamaram: Que fazeis, soltando o jumentinho? 6  Eles, porém, responderam conforme as instruções de Jesus; então, os deixaram ir.” (Mc 11:1-6 RA)

 

            A falta de obediência é a mãe de muitos fracassos e problemas. Alguns sofrimentos e dores só acontecem por causa do pecado que nos leva a não querer seguir conselhos e determinações. Por isso algumas pessoas perdem oportunidades, empregos, ministérios, dinheiro e até famílias e honra. Em contraponto, a obediência é a chave do bom êxito e sucesso.

             Os discípulos de Jesus seguiram suas orientações ao pé da letra, quando foram pegar um jumentinho para lhe servir de transporte, por isso cumpriram sua missão satisfatoriamente.

              Pessoas sábias, seguem orientações certas, pois sabem que lhes proporcionarão êxito no que fazem. A Palavra de Deus constantemente nos estimula a sermos pessoas obedientes, pois a vontade de Deus é que sejamos bem-aventurados em tudo que fazemos.

Peça ao Senhor para lhe fazer uma pessoa obediente, pois seguindo as orientações Daquele que tudo sabe, com certeza terá uma vida exitosa, afinal “Obedecer é melhor do que sacrificar” (1 Sm 15:22b).

Marcos 10. Tema: Contrariados com a verdade.

 “ E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. 22  Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades.” (Mc 10:21-22 RA)

 

        A reação do “jovem rico” ao ouvir a resposta de Jesus a respeito do que deveria fazer, revela que o amor e a verdade não servem para quem quer viver em contrariedade a santidade.

        Quando uma pessoa ama este mundo,  o pecado e o dinheiro, não adiante querermos argumentar, orientar, exortar, pois a idolatria  ocupa lugar central em sua vida e falar apenas vai entristecer e irritar.

        Quem ama o que não deve ser amado, até quer ser abençoado, desde que não se veja obrigado a abrir mão do que lhe faz ter um viver desregrado, pois a natureza pecaminosa  fala mais alto, por isso, buscam portas mais largas e caminhos mais espaçosos, pois assim, podem continuar carregando suas bagagens.

        Pessoas que tem pecados de estimação não querem deles abrir mão, por isso, quando questionadas se irritam e vão embora, já que o que desejam é uma vida melhorada e não por Cristo transformada.

         O interessante é que os amantes do pecado até apresentam discursos religiosos politicamente corretos, dizem coisas bonitas, fazem coisas aprovadas, mas não deixam de fazer as erradas, pois a elas estão apegados. Buscam alívio de consciência e não santificação da mesma, pois os ídolos do coração falam tão alto que suplantam a voz Daquele que verdadeiramente deveria ser amado.

          Amantes da mentira não quer ouvir a verdade. Quem ama o pecado não que ouvir falar em santidade. Quem ama este mundo não vai preferir a eternidade. Por isso, ao ouvirem a verdade se entristecem não com vergonha do pecado que praticam, mas por terem que deixá-lo. Assim, saem de mansinho, apresentando argumentos e choramingos, escondendo-se e escondendo a verdade e infelizmente encontram ombros e ouvidos que os acolhem por não discernirem a realidade.

Jesus não foi atrás do jovem rico, do filho pródigo, do traidor mercenário, antes deixou que seguissem seus caminhos, pois voluntariamente rejeitaram a verdade. Dura é esta realidade, mas não podemos negociar a verdade.

 

21 de ago. de 2023

Marcos 9. Tema: Não é sábio ficar na dúvida.

  •  “Eles, contudo, não compreendiam isto e temiam interrogá-lo.” (Mc 9:32 RA)

          As vezes tememos ser vistos como incultos, incapazes, desinformados, limitados e carregamos dúvidas que poderiam ser sanadas, trazendo alívio, direcionamento ou esclarecimentos sobre temas que não dominamos. Esta postura embora tenha aparência de sabedoria na verdade é tola e mantenedora da ignorância.

          Os discípulos ao ouvirem Jesus falar sobre o que pessoas fariam com Ele e sua futura morte, não entendiam plenamente o que lhes era passado e ao invés de perguntarem, agindo assim, mantiveram uma  ignorância inquietadora por um bom tempo.

          Precisamos entender que sempre precisaremos da ajuda e o apoio das pessoas, visto que não dominamos todo o conhecimento e compreensão de tudo que nos é  apresentado. Desta feita, pedir ajuda não é um ato vergonhoso e sim virtuoso que nos proporcionará crescimento e maturidade.

          Caso você não esteja entendendo algo não guarde a dúvida, pois isso não lhe ajudará a crescer. Seja humilde, busque e aceite ensinamentos, explicações e orientações, pois como diz o ditado: “ É melhor ser tido como ignorante por alguns instantes, do que permanecer ignorando por uma vida”.

18 de ago. de 2023

Marcos 8. Tema: O agir surpreendente de Deus.

  •  “Mas os seus discípulos lhe responderam: Donde poderá alguém fartá-los de pão neste deserto?” (Mc 8:4 RA)

 

         As multiplicações dos pães realizadas por Jesus além de suprir as necessidades das pessoas surpreendeu os discípulos, pois o agir milagroso do Senhor extrapolou todas as possibilidades conhecidas, pois por duas vezes Ele pegou o pouco e transformou em muito, a ponto de sobrarem cestos de pães (Mt 14:20; 15:37).

         Em ambos os casos, o Senhor Jesus fez infinitamente mais do que os discípulos e as multidões esperavam, visto que agiu de um modo inusitado e trouxe ampla suficiência para todos.

         Precisamos entender que nosso Senhor se compadece de pessoas e por Sua bondade age em favor dos que sofrem, assim sendo, prepare-se pois o Senhor vai lhe surpreender.

Marcos 7. Tema: Louvor sem lastro.

  • Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. 7  E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.” (Mc 7:6-7 RA)

 

          O louvor é uma das mais belas manifestações de fé que podemos utilizar, desde que seja respaldado por nossa vida, caso contrário, não passa de palavras vazias e incapazes de agradar aos ouvidos Daquele que tudo vê.

          Boa parte dos religiosos que viviam nos dias de Jesus, eram capazes de entoar belos cânticos, porém seus louvores não tinham lastro moral, ético e comportamental, por isso, foram chamados de hipócritas.

          Se queremos não passar pelo mesmo constrangimento dos religiosos tidos como hipócritas, devemos procurar ter uma vida santa e piedosa, que honre ao Senhor. Sendo assim, nosso louvor será bem acolhido pelo Senhor, pois Ele procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade.

17 de ago. de 2023

Marcos 6. Tema: Discípulos acompanham o Mestre.

  •  “Tendo Jesus partido dali, foi para a sua terra, e os seus discípulos o acompanharam.” (Mc 6:1 RA)

             O termo discípulo tem perdido sua essência, devido as distorções no sentido e ao mau uso por parte de alguns. Existem aqueles que entendem discípulo como propriedade e objeto de controle e discipulado como obediência temerária e perda de personalidade, mas, ser discípulo é ser aluno disposto a aprender, caminhar ao lado, servir com, mas sem perder a autonomia e nem a própria maneira de ser.

             Discípulos não são escravos e nem tão pouco marionetes e sim companheiros de jugo, pessoas que aprendem voluntariamente e permanecem nesta condição por assim desejarem, com o objetivo de parecerem com Jesus, “o Mestre” e não com “os mestres”.

             Jesus teve discípulos durante sua jornada ministerial, mas nunca controlou ninguém, nem despersonificou alguém, pelo contrário deixava as pessoas livres, pois só assim o aprendizado pode alcançar patamares mais profundos.

  Os discípulos de Jesus o acompanhavam voluntariamente e o deixavam quando desejavam, pois a liberdade sem chantagem é condição imprescindível para que os resultados seja duradouros.

  Você é um discípulo de Jesus? Você o acompanha de perto? Você está voluntariamente ao lado Dele? Se não, lhe aconselho a ser, pois nunca houve e nem haverá Mestre como Ele. Conselho de quem a 38 anos resolveu acompanhá-lo.

Marcos 5. Tema: Possuído por demônios.

  •  “Ao desembarcar, logo veio dos sepulcros, ao seu encontro, um homem possesso de espírito imundo, 3  o qual vivia nos sepulcros, e nem mesmo com cadeias alguém podia prendê-lo; 4  porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram quebradas por ele, e os grilhões, despedaçados. E ninguém podia subjugá-lo.” (Mc 5:2-4 RA)

        A possessão demoníaca é uma realidade espiritual que não pode ser ignorada. Desde antes da queda do homem no pecado, demônios possuem corpos de animais (serpente, Gn 3:1-4) e de seres humanos (Judas Iscariotes, Jo 13:27).

        Mas, graças a Deus, nosso Senhor Jesus veio destruir as obras do diabo, “levando cativo o cativeiro e concedendo dons aos homens” : “Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.” (1Jo 3:8 b)

        A vida do Gadareno era atribulada por demônios e emaranhada pelos laços satânicos, levando-o a uma realidade sub-humana e infeliz, afinal seu direito de ir e vir, fazer escolhas, pensar, etc., estavam cerceados pois uma legião (3.000 a 6.000) de demônios o possuía.

        Mas, o Senhor Jesus chegou até aquele homem e o libertou de tudo que o afligia, proporcionando-lhe a oportunidade de voltar à um estado ao normal, vindo posteriormente a ser um mensageiro do Rei e do Reino.

        Só Jesus pode libertar verdadeiramente um ser humano das terríveis e esmagadoras garras de satanás, por isso, se você conhece alguém possuído, oprimido ou escravizado por satanás, peça a Deus para libertar esta pessoa, pois problemas espirituais só se resolvem espiritualmente.

15 de ago. de 2023

Marcos 4. Tema: Fé de pouca duração.

          Você já se perguntou por que algumas pessoas passaram tão rapidamente pelo Evangelho e o Evangelho passou tão rapidamente por elas? Na parábola do Semeador o Senhor Jesus nos explica:

 

  •  Algumas pessoas têm um coração duro, que não acolhe o Evangelho e vem o diabo e rouba a semente;
  • Existem aquelas cujo coração é semelhante a uma terra rasa, que aceitam, acolhem , se alegram com o Evangelho, mas por serem dependentes emocionalmente e precisarem da aceitação popular e de relacionamentos antigos, logo vão embora, mesmo tendo dito que estavam felizes por tal oportunidade;
  • O terceiro grupo é composto por aqueles que recebem o Evangelho e se firmam, mas por não terem o devido cuidado, deixam que no coração cresçam ervas daninhas e espinhos que são o amor a este mundo e as fascinações das riquezas, assim a semente de eternidade que lhes foi proporcionada acaba morrendo por asfixia.

       Estes são 3 dos muitos motivos que levam pessoas a terem tão pouca duração no Evangelho e o Evangelho ter tão pouca duração em suas vidas. Peça a Deus para que seu coração seja como a terra boa, pois só assim se protegerá e evitará ter uma fé de pouca duração.

 

  • O semeador semeia a palavra. 15  São estes os da beira do caminho, onde a palavra é semeada; e, enquanto a ouvem, logo vem Satanás e tira a palavra semeada neles. 16  Semelhantemente, são estes os semeados em solo rochoso, os quais, ouvindo a palavra, logo a recebem com alegria. 17  Mas eles não têm raiz em si mesmos, sendo, antes, de pouca duração; em lhes chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam. 18  Os outros, os semeados entre os espinhos, são os que ouvem a palavra, 19  mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera. 20  Os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta, a sessenta e a cem por um.” (Mc 4:14-20 RA)

 

 

14 de ago. de 2023

Marcos 3. Tema: Mão e coração ressequidos.

  •  “De novo, entrou Jesus na sinagoga e estava ali um homem que tinha ressequida uma das mãos.” (Mc 3:1 RA)
  •  “E disse Jesus ao homem da mão ressequida: Vem para o meio!” (Mc 3:3 RA)
  •   “Olhando-os ao redor, indignado e condoído com a dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e a mão lhe foi restaurada.” (Mc 3:5 RA)

           A história do milagre no homem que tinha a mão ressequida tem muito a nos ensinar,  visto que, a mão defeituosa impedia que ele exercesse muitas atividades, inclusive religiosas, mas pela misericórdia de Deus, por Jesus  foi curado.

           Fazendo uma aplicação desta história ao nosso viver diário, podemos entender que existem pessoas na igreja que também tem a “mão mirrada”, impedindo-as de trabalharem em prol do Rei e do reino de Deus com voluntariedade e generosidade.

           A “mão e o coração ressequidos” de muitos,  tem feito com que sejam remissos no trabalho e mesquinhos nas contribuições quer sejam financeiras, de energia ou de atenção, por isso, precisam de um milagre para que possam vir a ser trabalhadores e generosos, contribuindo efetivamente para glorificação do nome de Deus e edificação de pessoas.

           Você conhece alguém que tem coração e mão ressequida? Teria você estes tipos de problemas? Procure orar para que um milagre aconteça e assim mudanças significativas acontecerão.

           

           

 

Marcos 2. Tema: Fé e superação de obstáculos.

  • Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens.  E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o eirado no ponto correspondente ao em que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados.” (Mc 2:3-5 RA)

          Entre nós e o que desejamos nem sempre está um caminho livre e aplanado. Às vezes, existem obstáculos internos e externos a serem superados, alguns grandes, outros pequenos, que se não forem superados impedirão nosso progresso e até de pessoas que queremos ajudar.

          Os quatro homens que levaram um paralítico para ser curado por Jesus tiveram que ser criativos para levá-lo até o mestre e vê-lo curado, pois existia uma multidão a ser superada.

          Não estranhe a existência de obstáculos e nem se deixe abater por causa deles, antes, olhe para eles como oportunidades de exercitar a criatividade em nome da fé e tenha certeza que Deus lhe conduzirá como fez em muitas situações bíblicas.

          Histórias como as de Jericó, Naamã, viúva nos dias de Eliseu, diversas curas realizadas por Jesus, nos mostram como novas estratégias podem ser usadas e servirão como ponte até o que necessitamos para nós ou para quem queremos ajudar.

          O importante é perseverar na fé, pois Deus lhe dará uma direção, ou colocará pessoas que lhe ajudarão dando ideias ou até lhe levando-o até o que precisa acontecer.

          Deus te abençoe!!

12 de ago. de 2023

Marcos 1. Tema: Remova o velho e receba o novo.

  •  “Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus, 15  dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.” (Mc 1:14-15 RA)

 

            As vezes queremos e até batalhamos pelo novo em nossas vidas, famílias, ministérios, projetos, empresas, etc., mas desconsideramos a necessidade que o velho precisa ser removido antes que o novo chegue, caso contrário, não haverá espaço livre e nem compatibilidade de pensamentos, ações e reações.

            No A.T.,  o Senhor fez promessas de prosperidade para os hebreus, mas, deixou claro que para o novo chegar era necessário que o  antigo fosse consumido: “  Para vós outros olharei, e vos farei fecundos, e vos multiplicarei, e confirmarei a minha aliança convosco.   Comereis o velho da colheita anterior e, para dar lugar ao novo, tirareis fora o velho.” (Lv 26:9-10 RA)

            As mensagens de Jesus, João Batista, dos apóstolos e dos profetas, sempre enfatizavam a necessidade de libertação, remoção e abandono do velho homem e suas práticas, para que o novo homem e suas virtudes se estabelecessem, por isso sempre pregavam o arrependimento e confissão de pecados.

            Infelizmente, falsos mestres tem pregado uma mensagem maligna, onde não deixam claro que é imprescindível arrependimento de pecados, confissão de culpa e disposição para viver em santidade após o novo nascimento e o resultado disso é uma igreja capenga, frágil, fútil, egocêntrica e mundana, que espera o que não vai acontecer, pois "sem santidade ninguém verá o Senhor".

            Se queremos avançar, antes temos que voltar no tempo e nos arrependermos de quem éramos e do que fazíamos, para que o novo de Deus se concretize em nossas histórias.

            Não se engane e nem se deixe  enganar com remendos novos em vestes velhas, pois o buraco se tornará maior do que era e sua oportunidade de nova vida derramará entre os dedos e o levará à ruína. 

            Quer o novo? Então remova o velho!

  •   Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), 14  porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.” (Mt 7:13-14 RA)
  • “Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho, e os odres se perdem. Mas põe-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam.” (Mt 9:17 RA)
  •  “Ninguém costura remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo novo tira parte da veste velha, e fica maior a rotura.” (Mc 2:21 RA)