31 de out. de 2025

Fuja para se santificar

             A santificação nos é apresentada na vida como uma busca contínua para nos tornarmos semelhantes a Jesus, para tanto, precisamos agregar virtudes e renunciar defeitos, mas também adotar posturas de precaução para evitarmos tudo que pode nos seduzir, envolver, contaminar e derrubar.

Neste estudo, observaremos algumas orientações bíblicas sobre o que devemos evitar se desejamos nos santificar. Os textos lidos nos orientarão a fugir de algumas influências e procedimentos se realmente desejamos no purificar:

  1. Fuja do amor do dinheiro: “Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. 11  Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. 12  Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas.” (1Tm 6:10-12 RA)
  2. Fuja das paixões da mocidade:Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. 23  E repele as questões insensatas e absurdas, pois sabes que só engendram contendas.” (2Tm 2:22-23 RA)
  3. Fuja de amizades impiedosas: “ Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, 2  pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, 3  desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, 4  traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, 5  tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.” (2Tm 3:1-5 RA)
  4. Fuja da impureza sexual:Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo.” (1Co 6:18 RA)
  5. Fuja da idolatria: Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia. 13  Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar. 14  Portanto, meus amados, fugi da idolatria.” (1Co 10:12-14 RA)

Conclusão: Dentro de algumas realidades e propósitos o maior ato de coragem é fugir, caso contrário nos exporemos desnecessariamente e corremos o risco de sermos derrotados pelo mal que abominávamos. Busque santificação, fugindo da sedução.

 

 

 

 

 

 

 

Marcos 13. Tema: Chumbo grosso.

  • “ Quando, pois, vos levarem e vos entregarem, não vos preocupeis com o que haveis de dizer, mas o que vos for concedido naquela hora, isso falai; porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo. 12  Um irmão entregará à morte outro irmão, e o pai, ao filho; filhos haverá que se levantarão contra os progenitores e os matarão. 13  Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo.” (Mc 13:11-13 RA)
  • Porque aqueles dias serão de tamanha tribulação como nunca houve desde o princípio do mundo, que Deus criou, até agora e nunca jamais haverá. 20  Não tivesse o Senhor abreviado aqueles dias, e ninguém se salvaria; mas, por causa dos eleitos que ele escolheu, abreviou tais dias. 21  Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-lo ali! Não acrediteis; 22  pois surgirão falsos cristos e falsos profetas, operando sinais e prodígios, para enganar, se possível, os próprios eleitos. 23  Estai vós de sobreaviso; tudo vos tenho predito.” (Mc 13:19-23 RA)
  • “Mas, naqueles dias, após a referida tribulação, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, 25  as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. 26  Então, verão o Filho do Homem vir nas nuvens, com grande poder e glória. 27  E ele enviará os anjos e reunirá os seus escolhidos dos quatro ventos, da extremidade da terra até à extremidade do céu.” (Mc 13:24-27 RA)
  • “Mas a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai. 33  Estai de sobreaviso, vigiai e orai; porque não sabeis quando será o tempo. 34  É como um homem que, ausentando-se do país, deixa a sua casa, dá autoridade aos seus servos, a cada um a sua obrigação, e ao porteiro ordena que vigie. 35  Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã; 36  para que, vindo ele inesperadamente, não vos ache dormindo. 37  O que, porém, vos digo, digo a todos: vigiai!” (Mc 13:32-37 RA)

                Existem alguns temas que são bem polêmicos devido a diversidade de posicionamentos, dentre eles está a tribulação que está prevista para o mundo. Existem os cristãos  pretribulacionistas que defendem que a igreja não passará pela tribulação, os miditribulacionistas que defendem que a igreja passa por metade da tribulação e os postribulacionistas que creem que a igreja enfrentará toda a tribulação. Todas estas linhas de pensamento têm suas variantes, mas o que verdadeiramente importa é que precisamos perseverar na fé até o fim e vigiar, para que sejamos salvos.

                Se você estiver firme em Jesus e perseverar em sua fé até o fim, será salvo. Por isso, evite debates, discussões e até confusões e intrigas por causa deste tema, contudo, lhe aconselho a se preparar para o pior (a tribulação) se ela não lhe alcançar, melhor! Digo isso, porque se você esperar não passar pela tribulação e ela chegar, você se “decepcionará” e questionará onde Deus está e porque está permitindo isso. Contudo, se estiver preparado para a tribulação e ela não vier, melhor ainda!!

                Firme suas raízes no Evangelho, construa sua vida espiritual na Rocha, seja fiel e perseverante na fé em Deus, vigie e ore, pois o mais importante é estar em Deus. Por isso, ame-o cada dia de todo coração, alma, força e entendimento. Dedique-se a ter intimidade com Ele e estar aliançado com a igreja, pois assim estará fortalecido e preparado para o que der e vier. Lembre que Jesus virá e quem estiver firme viverá eternamente no novo céu e nova terra.

30 de out. de 2025

Marcos 12. Tema: Quem não quer mudar, quer matar.

  •  “ E procuravam prendê-lo, mas temiam o povo; porque compreenderam que contra eles proferira esta parábola. Então, desistindo, retiraram-se. 13 ¶  E enviaram-lhe alguns dos fariseus e dos herodianos, para que o apanhassem em alguma palavra. 14  Chegando, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és verdadeiro e não te importas com quem quer que seja, porque não olhas a aparência dos homens; antes, segundo a verdade, ensinas o caminho de Deus; é lícito pagar tributo a César ou não? Devemos ou não devemos pagar?” (Mc 12:12-14 RA)

          Ao contrário que muitos pensam, nem sempre as pessoas desejam mudar de vida, pois se sentem confortáveis com aquilo que são, fazem, tem e onde estão. Essas escolhas têm muito a ver com a natureza pessoal e com o projeto de vida. Morcegos e corujas sentem-se bem a noite.

          Imagine você propondo a um urubu, a um tatu, ou a um porco, para mudarem o cardápio preferencial !! Com certeza, em hipótese nenhuma eles aceitariam, pois, seus alimentos estão vinculados as suas naturezas, ou instintos. O mesmo se aplica a alguns seres humanos, eles não querem mudar e de nada adianta você tentar fazer algo, pois preferem o pecado, o mundo, o diabo e a imundícia.

          Mas, se não bastasse optarem pelo mal, aqueles que dele se deliciam e amam a perversidade, por vezes querem matar quem os incomoda, as pessoas de bem e do bom, pois as luzes destas pessoas, denunciam o pecado de quem é e quer viver nas trevas. Observe a história dos profetas que realmente serviram a Deus, eles sempre estavam sob ameaça, passaram por julgamentos injustos, foram perseguidos e até mortos.

          O maior exemplo de todos, quanto ao ódio, perseguição e injustiça, foi o Senhor Jesus, pois mesmo não tendo pecado era alvo dos pecadores, inclusive dos religiosos e políticos que tinham vida dupla. Por isso, foi julgado e condenado injustamente. Seus adversários viviam procurando um erro em sua conduta, anotavam o que falava, mandavam olheiros, faziam perguntas capiciosas, e como não conseguiram o que desejam, montaram uma narrativa mentirosa e o executaram.

          Tanto Jesus, quanto Paulo, nos alertam quanto ao risco e ao preço que pagaremos por sermos corretos, mas é melhor sofrer por injustiça do que por dar motivos. Busque viver piedosamente, mesmo sendo perseguido e injustiçado, percebendo que algumas pessoas arquivam tudo que você fala para tentarem usar contra você. Fique tranquilo, pois essas pessoas se arruinarão e cairão no próprio laço e você terá consciência limpa e paz de espírito, ainda que atribulado e injustiçado, pois o reto Juiz, julgará sua causa. Você não ficará na morte, Deus lhe ressuscitará.

28 de out. de 2025

Marcos 11. Tema: Se descuidarmos, o sagrado pode ser profanado.

  •  “Não permitia que alguém conduzisse qualquer utensílio pelo templo; também os ensinava e dizia: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes transformado em covil de salteadores.” (Mc 11:16-17 RA)

           O relato da purificação do templo é bem conhecido da maioria dos cristãos, fato esse que deve nos levar a uma atenção maior com o que fazemos ou permitimos que aconteça com o que é sagrado.

           Em nome de facilitar a vida das pessoas que vinham de longe adorar a Deus, foi permitido que os cambistas trocassem moedas no templo e que animais que seriam usados no sacrifício fossem vendidos, mas isso não agradou a Jesus e Ele fez uma faxina.

           Meditando sobre essa realidade fui despertado para o cuidado que precisamos ter com o que permitimos no culto e serviço a Deus, pois, sem percebermos podemos permitir e promover o que não agrada ao Senhor.

           Estejamos atentos e nos ajudemos! Caso percebamos que algo está saindo dos padrões bíblicos, ou ferindo algum princípio da Palavra de Deus é nosso dever chegar perto e conversar, pois nem sempre percebemos que estamos nos afastando do que agrada a Deus e uma palavra de alerta poderá ajudar a evitar problemas ainda maiores no futuro, principalmente com o Senhor da igreja que é extremamente zeloso.

  • “Estando próxima a Páscoa dos judeus, subiu Jesus para Jerusalém. E encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas e também os cambistas assentados; tendo feito um azorrague de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio. Lembraram-se os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me consumirá.” (Jo 2:13-17 RA)

 

 

 

Marcos 10. Tema: Em busca de restauração.

  •  “E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.” (Mc 10:46-52 RA)

           A visão recebe um valor muito interessante na Bíblia e nos remete a percepção, alcance e destino.

           Ao falar com Abrão o Senhor lhe disse que tomaria posse daquilo que seus olhos alcançassem: “Disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente; porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre.” (Gn 13:14-15 RA)

No Sermão do monte o Senhor fala aos discípulos que a percepção visual, influenciaria toda a existência deles: “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso;” (Mt 6:22 RA)

Conversando com Nicodemos, Jesus deixa claro que para ver o Reino de Deus, faz-se necessário nascer de novo: “A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (Jo 3:3 RA)

Estes são alguns aspectos relacionados a importância da visão na Bíblia e todos eles vinculam o natural e o sobrenatural. Logo nossa maneira de ver (visão natural), tem tudo a ver com nossa maneira de crer (visão espiritual), por isso precisamos tê-las saudáveis. Vale ressaltar que tem cegos naturais, que por terem visão espiritual saudável veem muito mais do que imaginamos, enquanto outros que tem a visão natural perfeita são cegos espiritualmente, por isso não conseguem enxergar “um palmo além do nariz”.

O milagre na vida do mendigo que estava a margem do caminho entre Jerusalém e Jericó, tem uma peculiaridade, pois aquele homem perdeu a visão e agora estava em busca de restauração. Aplicando esta realidade ao plano espiritual podemos pensar em pessoas que um dia nasceram de novo e viam o Reino de Deus, mas que hoje perderam a visão do Reino e mendigam a beira dos caminhos deste mundo. Estas pessoas, a semelhança daquele homem, precisam pedir RESTAURAÇÃO DA VISTA AO SENHOR para poderem voltar a segui-Lo.

Como estão seus olhos espirituais? Eles determinarão as maneiras que você verá a vida e a morte. Quem perdeu a visão espiritual, anda tateando neste mundo caído em busca de religião, dinheiro, poder, alegrias mundanas, pois está adoecido.

Ouça o conselho do Senhor e busque Nele o milagre da restauração dos seus olhos espirituais, pois eles lhe faram ver e viver como outrora e assim sua vida terá outro sentido, pois voltará a seguir o Mestre em direção a Cidade Celestial.

  • “Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, CEGO e nu. Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, E COLÍRIO PARA UNGIRES OS OLHOS, A FIM DE QUE VEJAS.” (Ap 3:14-18 RA)

 

 

 

 

 

 

 

 

27 de out. de 2025

Marcos 9. Tema: Crianças possessas.

  •  “Quando eles se aproximaram dos discípulos, viram numerosa multidão ao redor e que os escribas discutiam com eles. E logo toda a multidão, ao ver Jesus, tomada de surpresa, correu para ele e o saudava. Então, ele interpelou os escribas: Que é que discutíeis com eles? E um, dentre a multidão, respondeu: Mestre, trouxe-te o meu filho, possesso de um espírito mudo; e este, onde quer que o apanha, lança-o por terra, e ele espuma, rilha os dentes e vai definhando. Roguei a teus discípulos que o expelissem, e eles não puderam. Então, Jesus lhes disse: Ó geração incrédula, até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-mo. E trouxeram-lho; quando ele viu a Jesus, o espírito imediatamente o agitou com violência, e, caindo ele por terra, revolvia-se espumando. Perguntou Jesus ao pai do menino: Há quanto tempo isto lhe sucede? Desde a infância, respondeu; e muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para o matar; mas, se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê. E imediatamente o pai do menino exclamou com lágrimas: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé! Vendo Jesus que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai deste jovem e nunca mais tornes a ele. E ele, clamando e agitando-o muito, saiu, deixando-o como se estivesse morto, a ponto de muitos dizerem: Morreu. Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou.” (Mc 9:14-27 RA)

           A possessão demoníaca é uma realidade espiritual maligna que pode acontecer em todas as faixas etárias, inclusive com crianças. Esta realidade espiritual se caracteriza pelo controle espiritual demoníaco da mente e do corpo dos indivíduos, escravizando-os, humilhando-os, subjugando-os e levando-os a comportamentos indevidos de todas as ordens naturais e espirituais.

           Desde a queda, o ser humano se apartou de Deus e tornou-se casa espiritual vazia, que pode ser preenchida pelo Espírito Santo, ou por demônios. Essas realidades também envolvem crianças e adolescentes e devem ser observadas, para que possamos protegê-los espiritualmente e libertar os que já estão sob influência, ou controle do mal.

           Existem possessões demoníacas que são involuntárias, porém outras são consequências de envios (feitiçaria), brechas (pecados), consagrações (dedicações), invocações (busca pelo mal) e contatos com pessoas, alimentos, objetos, filmes, músicas, jogos e locais amaldiçoados.

           Em nossos dias, existem muitas portas para o mal entrar e se alojar em pessoas e locais e estas maneiras foram pensadas estrategicamente por pessoas malignizadas, isto é, cuja mente está a serviço do mal. No passado as práticas malignas eram realizadas em locais secretos, obscuros,  sob sigilo, hoje estão disponibilizadas explicitamente em músicas, filmes, jogos, séries, encenações teatrais, bonecos (as), festas, alimentos, bebidas etc.

           Precisamos estar atentos! Pois melhor do que ter que jejuar e orar para expelir certas castas de demônios de pessoas e locais, é melhor não darmos lugar ao diabo, pois o inimigo não presta e vai procurar destruir principalmente aqueles que são de Deus e suas famílias. Feche as portas da sua alma e da sua casa contra o mal, antes que seja tarde!! Em nome de Jesus, ouça os conselhos do Espírito Santo, pois o que deseja e livrar-nos do mal.

           Não brinque com o mal e nem visite seus parques de “diversão” (endemonização), pois os resultados serão catastróficos. Você que tem autoridade espiritual (Pastores, maridos, pais, responsáveis, professores, etc.) sobre pessoas e lugares, exerça o direito legal que Deus lhe outorgou. Não tema as caras feias, os muxoxos, os espetáculos, daqueles que procuram lhe constranger e “forçar” a ceder, pois pior será no futuro. Arranque a raiz enquanto é cedo, pois se ela se alastrar causará danos enormes e talvez irreparáveis.

           Graças a Deus, o pai do relato bíblico teve tempo a oportunidade de ver seu filho liberto e salvo por Jesus Cristo,  muitos porém não tiveram, tem e nem terão essa mesma chance. Por isso, sejamos precavidos e protejamos tudo que está sob nossa responsabilidade, quer sejam pessoas, lugares ou até objetos. Caso você já esteja enfrentando esses tipos de problemas, recorra a Jesus, pois Ele com certeza lhe socorrerá, porém não dê mais brecha. Deus te abençoe!! 

  • Imagine você usando a televisão ou o computador que Deus lhe deu para o diabo usar e destruir sua família. Não permita que isso aconteça, em nome de Jesus. 

26 de out. de 2025

Marcos 8. Tema: Agradeça e abençoe o alimento.

  • Mas os seus discípulos lhe responderam: Donde poderá alguém fartá-los de pão neste deserto? 5  E Jesus lhes perguntou: Quantos pães tendes? Responderam eles: Sete. 6  Ordenou ao povo que se assentasse no chão. E, tomando os sete pães, partiu-os, após ter dado graças, e os deu a seus discípulos, para que estes os distribuíssem, repartindo entre o povo. 7  Tinham também alguns peixinhos; e, abençoando-os, mandou que estes igualmente fossem distribuídos. 8  Comeram e se fartaram; e dos pedaços restantes recolheram sete cestos. 9  Eram cerca de quatro mil homens. Então, Jesus os despediu.” (Mc 8:4-9 RA)

            Agradecer e abençoar os alimentos ´são testemunhos da nossa fé em Deus, reconhecendo que tanto a provisão, quanto a purificação são frutos da graça divina em prol de todos.

Ao agradecermos pelos alimentos, revelamos que existe algo de sobrenatural na provisão daquilo que é natural e que o Senhor é a fonte geradora destes recursos, ainda que através de nossos trabalhos e administração, pois "sem Ele nada podemos fazer".

Abençoar o que comemos revela que reconhecemos que aspectos sobrenaturais estão envolvidos com os naturais, podendo os alimentos terem influências benignas ou malignas e quando abençoamos em nome de Jesus, estamos neutralizando quaisquer influências tenebrosas que possam existir.

A ausência de gratidão pelos alimentos revela nossa falta de reconhecimento de que toda nossa provisão vem de Deus e o fato de não abençoarmos manifesta nossa imprudência, pois podemos estar comendo coisa envenenadas ou consagradas a demônios.

Um terceiro aspecto relacionado ao agradecer e abençoar os alimentos antes das refeições é o testemunho que deixamos para aqueles que nos observam, proporcionando-lhe a oportunidade de refletirem e aprenderem o que presenciam.

Em quarto lugar estaremos ensinando nossos filhos, familiares, irmãos em Cristo, que o Senhor é o grande provedor e protetor de nossas vidas. Isso eles levarão consigo para sempre, pode ter certeza.

A Palavra de Deus nos exorta a glorificar a Deus tanto quando comemos, bebemos ou fazemos outra coisa qualquer. Observe que o próprio Jesus agradecia e abençoava tanto o que comia, quanto o que dava para os outros comerem, logo, nós como seus discípulos devemos fazer o mesmo. Procedendo assim, agradaremos a Deus, fortaleceremos nossa vida e testemunharemos para os que nos rodeiam tanto no mundo natural, quanto sobrenatural, que o Senhor é nosso Deus e Nele estão todas as nossas fontes.

  • “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” (1Co 10:31 RA)
  • “Todos os cantores, saltando de júbilo, entoarão: Todas as minhas fontes são em ti.” (Sl 87:7 RA)
  • “Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.” (1Co 11:23-26 RA)

·

25 de out. de 2025

Marcos 7. Tema: Hipocrisia e a encenação da fé.

  •  “Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.” (Mc 7:6 RA)
  • Hipocrisia é o ato de fingir ter crençasvirtudesideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui, frequentemente exigindo que os outros se comportem dentro de certos parâmetros de conduta moral que a própria pessoa extrapola ou deixa de adotar. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis — ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou mais tarde a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos. (Wikipédia).

A hipocrisia, desde a queda, passou a estar presente na humanidade. Algumas pessoas são atores e fingem ser o que de fato não são. Esta habilidade maligna é um desvio de caráter e sempre foi combatida por Jesus, visto que os hipócritas, usando máscaras e vivendo personagens, enganam e manipulam muitos que tem boa fé.

No passado, os atores usavam máscaras em suas encenações, com o propósito de comunicarem o que desejavam aqueles que o assistiam. Hoje, as máscaras já não são tão usadas, já que as habilidades pecaminosas se aperfeiçoaram e os hipócritas são capazes de usar maquiagens quase perfeitas e criar personagens que parecem cada vez mais verdadeiros.

O Senhor Jesus muitas vezes confrontou os religiosos de sua época por que eram atores da fé, eram hipócritas, homens que falavam, gesticulavam e vestiam-se como se fossem puros, mas tinham os corações podres, perniciosos e dissimulados, eram verdadeiros lobos travestidos de ovelhas, mas ovelhas produzem balidos, lobos uivam.

Hoje não é diferente! Existem pessoas que mudam o tom da voz, a velocidade da fala, o vocabulário, dizem ser submissas, respeitosas, obedientes, principalmente quando estão pregando e cantando, mas as pegadas que deixam revelam que são lobos e não ovelhas.

Jacó quando enganou Isaque que estava cego, usou da hipocrisia para fazer de conta que era Esaú, chegando até a vestir a roupa do irmão para simular que era ele, mas esqueceu que sua voz o denunciava. Os hipócritas esquecem que sempre deixarão rastros, sinais, terão olhares, falas e posturas que os denunciarão.

  • “Jacó chegou-se a Isaque, seu pai, que o apalpou e disse: A voz é de Jacó, porém as mãos são de Esaú.” (Gn 27:22 RA)

Tenha cuidado com os hipócritas, mas principalmente não seja um hipócrita, pois todos os hipócritas serão desmascarados por Aquele que é a Verdade. Não tente passar o que não é, falar o que não crê, cobrar o que não vive, pois Aquele que sonda corações e mentes lhe pegará na mentira, Diante Dele ninguém consegue manter-se mascarado, disfarçado ou camuflado. Busque uma vida autêntica e verdadeira, pois nada melhor do que viver de verdade, vivendo a verdade.

  • “Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o SENHOR sonda os corações.” (Pv 21:2 RA)
  • “Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.” (Mt 6:2 RA)
  • “E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.” (Mt 6:5 RA)
  • “Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.” (Mt 6:16 RA)
  • “ Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando! 14  Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque devorais as casas das viúvas e, para o justificar, fazeis longas orações; por isso, sofrereis juízo muito mais severo! 15  Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós!” (Mt 23:13-15 RA)
  •  “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!” (Mt 23:23 RA)
  •  “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança!” (Mt 23:25 RA)
  •  “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque edificais os sepulcros dos profetas, adornais os túmulos dos justos” (Mt 23:29 RA)
  • “Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.” (Ap 2:23 RA)

24 de out. de 2025

Marcos 6. Tema: Consciência, a primeira luz divina.

  •  “Chegou isto aos ouvidos do rei Herodes, porque o nome de Jesus já se tornara notório; e alguns diziam: João Batista ressuscitou dentre os mortos, e, por isso, nele operam forças miraculosas.” (Mc 6:14 RA)

      A consciência é uma das luzes que Deus colocou nos seres humanos, para que possam discernir entre o bem e o mal. Independentemente da etnia, cultura, formação, condição financeira, status, religião ou ausência dela, os seres humanos, em condições normais, têm uma luz interior que comunica a alma que algo deve ser feito, ou não, está certo ou não.

      Herodes sabia quem era e o que fizera, tanto traindo seu irmão, quanto ordenando decapitar João Batista, por isso, ao ouvir sobre os milagres, logo temeu que João tivesse ressuscitado. Aquele rei era um escravo de sua consciência, e esta, o atormentava sempre que podia.

      Eu e você também temos consciência, ainda que esteja cauterizada, e ela é nosso primeiro juiz. Em condições normais sempre nos alertará e nos lembrará do certo e do errado e isto nos faz indesculpáveis.

      Se sua consciência está cauterizada pelo pecado, peça ao Espírito Santo para reativá-la. Se está ativa, procure preservá-la, discernir quando está falando, pois lhe ajudará a buscar Deus e rejeitar o mal.

      Não ignore e nem cale sua consciência, pois é a primeira voz que  chama sua atenção em relação a viver de maneira agradável ao Senhor. Herodes era perseguido pela voz da consciência que o acusava, mas poderia ter sido livrado, pois, por vezes foi alertado que João era profeta  e que o pecado o condenaria histórica e eternamente.

       Quanto aos pecados cometidos no passado, saiba que Jesus pode e quer purificar sua consciência, tornando-o livre de toda acusação:

  • “ Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam, quanto à purificação da carne, 14 muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!” (Hb 9:13-14 RA)
  • “ Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, 20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, 21 e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. 23 Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.” (Hb 10:19-23 RA)
  • “ Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito, 19 no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão, 20 os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água, 21 ¶ a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo;” (1Pe 3:18-21 RA)

     Agradeça a Deus por ter a consciência ativa, pois lhe será muito útil. Cuidado com outras vozes que gritam para sufocá-la, evite os mecanismos satânicos usados para entorpecê-la, embriagá-la, calá-la e sufocá-la, pois o inimigo sabe que se ela estiver emudecida, será mais fácil lhe seduzir, para que ele não sofra sozinho no inferno. Lembre-se: Quem não ouve a voz do livramento, ouvirá a voz da acusação e condenação.

  • “Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava.” (Jo 8:9 RA)
  • “Fitando Paulo os olhos no Sinédrio, disse: Varões, irmãos, tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência até ao dia de hoje.” (At 23:1 RA)
  • “Quando, pois, os gentios, que não têm lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos. 15 Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se, 16 no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho.” (Rm 2:14-16 RA)
  • “Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência:” (Rm 9:1 RA)
  • “É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência.” (Rm 13:5 RA)
  • “Porque de nada me argúi a consciência; contudo, nem por isso me dou por justificado, pois quem me julga é o Senhor.” (1Co 4:4 RA)
  • “Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco.” (2Co 1:12 RA)
  • “Pelo que, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; 2 pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; antes, nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.” (2Co 4:1-2 RA)
  • “Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia.” (1Tm 1:5 RA)
  •  “mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.” (1Tm 1:19 RA)
  • “ Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, 9 conservando o mistério da fé com a consciência limpa.” (1Tm 3:8-9 RA)
  • “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, 2 pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,” (1Tm 4:1-2 RA)
  • “Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia.” (2Tm 1:3 RA)
  • “Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas.” (Tt 1:15 RA)
  • “Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam, quanto à purificação da carne, 14 muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!” (Hb 9:13-14 RA)

23 de out. de 2025

Marcos 5. Tema: Gente ou animais? Luz ou trevas? Lucros ou vidas?

  •  “ Os porqueiros fugiram e o anunciaram na cidade e pelos campos. Então, saiu o povo para ver o que sucedera. 15  Indo ter com Jesus, viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido, em perfeito juízo; e temeram. 16  Os que haviam presenciado os fatos contaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado e acerca dos porcos. 17  E entraram a rogar-lhe que se retirasse da terra deles.” (Mc 5:14-17 RA)

               

           O relato da libertação do homem que era controlado, usado e humilhado por uma legião de demônios (3.000 a 6.000),  nos ensina muitas realidades espirituais, contudo, a mais chocante, refere-se ao fato das pessoas da região preferirem porcos a seres humanos, trevas do que  luz.

           Em nenhum momento encontramos registros dos gadarenos estarem felizes com a libertação do homem aprisionado por demônios, pelo contrário, ficaram chateados pelo fato dos  porcos que receberam os demônios que estavam no homem terem se afogado. Para eles, animais valiam mais do que gente, visto que os porcos davam lucro e aquele homem dava prejuízo financeiro.

           Sinceramente, se tivesse que optar entre seu pet e as pessoas, quem você escolheria? Qual o lugar que os animais ocupam em sua vida e família? Estaria você preferindo animais a pessoas?

           Espiritualmente, você tem optado por obedecer ou desobedecer a Deus? Andar na luz ou nas trevas? Seguir os conselhos de Deus ou os que o mundo oferece? Reflita enquanto é tempo, os gadarenos deixaram claro quais eram suas escolhas, quais são as suas? Gente ou animais, luz ou trevas?

           A onda pet tem tomado conta do mundo. Algumas pessoas beijam, abraçam, dizem amar, gastam muito dinheiro e fazem até coisas mais absurdas com animais,  mas afirmam não suportar pessoas. Estaria isso certo? Estaria você caminhando para isso? Reflita enquanto da tempo, caso contrário, poderá chegar ao mesmo nível dos gadarenos.

22 de out. de 2025

Marcos 4. Tema: Maluvido? Eu?

  •  “E acrescentou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” (Mc 4:9 RA)

      Existem algumas palavras que fazem parte do vocabulário nordestino que só quem conhece sua aplicação, entende seu significado, a expressão “maluvido é uma destas.

      O Dicionário informal nos explica que maluvido é  “Pessoa teimosa que não obedece a ninguém. Desobediente”.

       Os maluvidos tem dificuldade para ouvir não por causa de uma questão fisiológica, mas comportamental. A dureza dos seus corações faz com que haja resistência em acatar orientações, conselhos, exortações, advertências, correções e disciplinas.

        Não percebem os maluvidos que fazem mal a si e não aos outros, visto que poderiam errar menos e acertar mais, contudo a altivez de espírito, a soberba, o orgulho, a teimosia e a falta de fé os impede de crescer suavemente. Alguns só destapam os ouvidos depois de algumas bofetadas da vida.

        Jesus nos ensina que os maluvidos não acatam sequer a Palavra de Deus, pois de mau grado a ouvem.

  • “Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados.” (Mt 13:15 RA)
         Você conhece alguém maluvido? Prepare-se para ver esta pessoa sofrer desnecessariamente.
         
         Você é maluvido? Prepare os lombos, pois sofrerá ainda mais, pois a quem muito é dado, muito será exigido.

  • “Aquele servo, porém, que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade será punido com muitos açoites.  Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de reprovação levará poucos açoites. Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão.” (Lc 12:47-48 RA)

20 de out. de 2025

Marcos 3. Tema: Sob vigilância!!!

  •   De novo, entrou Jesus na sinagoga e estava ali um homem que tinha ressequida uma das mãos. E estavam observando a Jesus para ver se o curaria em dia de sábado, a fim de o acusarem.” (Mc 3:1-2 RA)

           O Senhor vivia rodeado por alguns tipos de pessoas: os curiosos, os desejosos, os necessitados, os aprendizes, mas também os adversários. Dentre todos, os mais perigosos eram os adversários, pois sendo declarados, ou disfarçados, buscavam  maneiras para condená-Lo.

           Pessoas malignas, religiosas ou não, ficam como urubu no fio, esperando uma palavra, um gesto, uma atitude, para poderem estender o dedo e destilarem todo veneno possível, para arruinarem seus adversários.

Muitos dos religiosos que conviveram com Jesus, embora tivessem nome de santos (fariseus), ou retos (saduceus) eram verdadeiros discípulos do diabo (acusador), pois catavam algo errado para denegrirem e destruírem Aquele que não tinha pecado.

O Senhor Jesus por ser bom, tudo que fez exalava bondade, mas seus opositores por serem maus, sempre procuravam alguma maldade, pois como sabemos se nossos olhos forem maus, todo nosso corpo estará em trevas. Como não conseguiam obter êxito, montavam narrativas, contratavam caluniadores e até deturpavam a interpretação da Lei para acusá-Lo.

Você conhece pessoas malignas? Elas são terríveis!! São serpentes, lobos, abutres, demônios e vivem para incriminar outros. Esteja atento quando estiverem por perto, pois você pode ser a próxima vítima.

Você é uma pessoa maligna? Arrependa-se enquanto é tempo, caso contrário, o mal que tanto planeja para os outros lhe alcançará. Pare de ficar procurando pecados, defeitos e falhas em quem você não gosta, ou quer arruinar, pois certamente isso acabará mal.

Marcos 2. Tema: Cada tempo um procedimento.

  •   Ora, os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando. Vieram alguns e lhe perguntaram: Por que motivo jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, mas os teus discípulos não jejuam? Respondeu-lhes Jesus: Podem, porventura, jejuar os convidados para o casamento, enquanto o noivo está com eles? Durante o tempo em que estiver presente o noivo, não podem jejuar. Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo; e, nesse tempo, jejuarão.” (Mc 2:18-20 RA)

           Cada tempo requer um procedimento, nosso desafio e discerni-lo e vivê-lo adequadamente, para que não antecipemos o tempo e nem o deixemos passar.

O Espírito Santo nos ensina que “Quem guarda o mandamento não experimenta nenhum mal; e o coração do sábio conhece o tempo e o modo. Porque para todo propósito há tempo e modo; porquanto é grande o mal que pesa sobre o homem.” (Ec 8:5-6 RA)

           Certa vez Jesus foi questionado pela diferença de procedimentos entre seus discípulos e os de João Batista e explicou que cada grupo estava vivendo uma realidade diferente, por isso agiam distintamente.

           Precisamos saber o tempo que estamos vivendo, para melhor aproveitá-lo, pois cada tempo requer um procedimento e agir corretamente nos ajudará a viver abundantemente, afinal todo tempo passa.

Peça a Deus para discernir o tempo Dele na sua vida e não fique comparando com o tempo dos outros, pois cada um está vivendo uma realidade diferente. Viva a sua e deixe os outros viverem a deles, assim procederá adequadamente e oportunamente.

Celebrando a salvação

  •  Texto base: Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome! 18  Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. 19  Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano. 20  Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus.” (Lc 10:17-20 RA)
  • Introdução: Motivos para nos alegrarmos não faltam, basta olharmos para nossas vidas e seremos desafiados a reconhecer como Deus é presente em nossa história.

          Podemos celebrar provisões, curas, milagres, mas a maior de todas as celebrações deve ser nossa salvação, pois foi a chegada do Senhor em nós que nos transformou em novas pessoas e nos libertou do Império das trevas e nos transportou para o Reino de Deus.

Precisamos celebrar nossa salvação para que mantenhamos nosso foco naquilo que realmente é mais importante. Vejamos alguns motivos:

1.  Somos novos homens e mulheres em Cristo Jesus: Precisamos relembrar constantemente que nascemos de novo, somos novas criaturas, as coisas antigas passaram e tudo se fez novo. Essa lembrança nos ajudará a celebrar a salvação com intensidade:

  •     “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 18  Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,” (2Co 5:17-18 RA)
  •        “ Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, 14  no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.” (Cl 1:13-14 RA)
 2.  Estamos aqui, mas não somos daqui: É necessário que nos mantenhamos sóbrios quanto a temporalidade da nossa vida na terra e não venhamos fincar nossas raízes neste mundo, pois aqui somos peregrinos;

  • “ Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, 12  mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação.” (1Pe 2:11-12 RA)

3.   Nosso nome está arrolado nos céus e um dia responderemos a chamada: os discípulos ficaram encantados com o que viram e ouviram em relação ao poder e autoridade que tinham contra os demônios.

  •      “ Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome! 18  Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. 19  Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano. 20  Não obstante, alegrai-vos, não porque os  espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus.” (Lc 10:17-20  RA)

 4.    Um dia estaremos para sempre com o Senhor, pois virá nos buscar:

  • “ Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, 52  num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53  Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. 54  E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. 55  Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? 56  O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 57  Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1Co 15:51-57 RA)

  1. Exemplos de pessoas cujos nomes estão escritos no livro da vida:
  • “ Portanto, meus irmãos, amados e mui saudosos, minha alegria e coroa, sim, amados, permanecei, deste modo, firmes no Senhor. 2  Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente, no Senhor. 3  A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida. 4  Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.” (Fp 4:1-4 RA)
  • “O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” (Ap 3:5 RA)
  •  “Então, veio um dos sete anjos que têm as sete taças cheias dos últimos sete flagelos e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro; 10  e me transportou, em espírito, até a uma grande e elevada montanha e me mostrou a santa cidade, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, 11  a qual tem a glória de Deus. O seu fulgor era semelhante a uma pedra preciosíssima, como pedra de jaspe cristalina. 12  Tinha grande e alta muralha, doze portas, e, junto às portas, doze anjos, e, sobre elas, nomes inscritos, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. 13  Três portas se achavam a leste, três, ao norte, três, ao sul, e três, a oeste. 14  A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e estavam sobre estes os doze nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. 15  Aquele que falava comigo tinha por medida uma vara de ouro para medir a cidade, as suas portas e a sua muralha. 16  A cidade é quadrangular, de comprimento e largura iguais. E mediu a cidade com a vara até doze mil estádios. O seu comprimento, largura e altura são iguais. 17  Mediu também a sua muralha, cento e quarenta e quatro côvados, medida de homem, isto é, de anjo. 18  A estrutura da muralha é de jaspe; também a cidade é de ouro puro, semelhante a vidro límpido. 19  Os fundamentos da muralha da cidade estão adornados de toda espécie de pedras preciosas. O primeiro fundamento é de jaspe; o segundo, de safira; o terceiro, de calcedônia; o quarto, de esmeralda; 20  o quinto, de sardônio; o sexto, de sárdio; o sétimo, de crisólito; o oitavo, de berilo; o nono, de topázio; o décimo, de crisópraso; o undécimo, de jacinto; e o duodécimo, de ametista. 21  As doze portas são doze pérolas, e cada uma dessas portas, de uma só pérola. A praça da cidade é de ouro puro, como vidro transparente. 22  Nela, não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. 23  A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada. 24  As nações andarão mediante a sua luz, e os reis da terra lhe trazem a sua glória. 25  As suas portas nunca jamais se fecharão de dia, porque, nela, não haverá noite. 26  E lhe trarão a glória e a honra das nações. 27  Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro.” (Ap 21:9-27 RA)

               Conclusão: Celebra a maior de todas as bênçãos que você já recebeu, sua salvação! Sem ela as outras perdem o sentido, pois de que vale o homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma?

 

19 de out. de 2025

Marcos 1. Tema: Revestimentos espirituais.

  •  “Eu vos tenho batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.” (Mc 1:8 RA)

           Graças a Deus que ao recebermos Jesus como Senhor e Salvador temos nossas vestes espirituais trocadas. Este ato traz consigo uma grande simbologia, visto que as vestes do pecado são deixadas para trás e agora temos veste santas, pois fomos santificados em Cristo Jesus.

  • Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; 10  e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.” (Ap 7:9-10 RA)

Além das vestes brancas, existem alguns revestimentos que estão disponibilizados para todos os cristãos e buscá-los nos fará mais fortes e capazes de prevalecer diante das lutas e missões que temos à enfrentar:

  • Revestidos do Senhor Jesus: “ Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; 14  mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.” (Rm 13:13-14 RA)
  • Revestidos da armadura de Deus:Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;” (Ef 6:11 RA)
  • Revestidos de ternos afetos: “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.” (Cl 3:12 RA)
  • Revestidos do poder do Espírito Santo: “Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.” (Lc 24:49 RA)
  • Revestidos da nossa habitação celestial: Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus. 2  E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial; 3  se, todavia, formos encontrados vestidos e não nus. 4  Pois, na verdade, os que estamos neste tabernáculo gememos angustiados, não por querermos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. 5  Ora, foi o próprio Deus quem nos preparou para isto, outorgando-nos o penhor do Espírito.” (2Co 5:1-5 RA)

          João Batista em suas falas deixava claro para seus ouvintes  que além do privilégio de serem batizados nas águas, os mesmos poderiam através de Jesus serem batizados com o Espírito Santo. Assim, João anunciava o revestimento de poder que poderia fazer aquelas pessoas fortes o suficiente para testemunharem da obra de Deus por onde quer que fossem.

           Você tem buscado os revestimentos por Deus disponibilizados? Você já foi batizado com o Espírito Santo, sendo revestido de poder? Se não, busque esta bênção, pois além de uma experiência marcante, lhe proporcionará poder espiritual para viver e anunciar o Evangelho onde quer que esteja, ou seja enviado por Deus. Dê mais este passo em direção as águas profundas que Deus tem para sua vida!!

18 de out. de 2025

Mateus 28. Tema: Suborno para manutenção de narrativa.

  •   E, indo elas, eis que alguns da guarda foram à cidade e contaram aos principais sacerdotes tudo o que sucedera. 12  Reunindo-se eles em conselho com os anciãos, deram grande soma de dinheiro aos soldados, 13  recomendando-lhes que dissessem: Vieram de noite os discípulos dele e o roubaram enquanto dormíamos. 14  Caso isto chegue ao conhecimento do governador, nós o persuadiremos e vos poremos em segurança. 15  Eles, recebendo o dinheiro, fizeram como estavam instruídos. Esta versão divulgou-se entre os judeus até ao dia de hoje.” (Mt 28:11-15 RA)

As vezes ficamos surpresos ao vermos e ouvirmos mentiras sendo criadas, mantidas e divulgadas como se fossem verdade, principalmente quando os envolvidos nessa trama eram pessoas que admirávamos e tínhamos como sérias. Isso mexe conosco, por sabermos o valor da Verdade e dos benefícios que gerou em nossas vidas, desde que recebemos Jesus, aquele que é a Verdade.

  • “Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo 8:31-32 RA)
  • “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (Jo 14:6 RA)

Precisamos entender que nem todos querem a verdade, visto que sobrevivem das mentiras, por isso, além de criar narrativas, providenciam meios para mantê-las e divulgá-las, pois sabem que conseguirão iludir os menos avisados, ou desprovidos de discernimento. Assim, os mentirosos se mantém e vivem, porém cometem um erro enorme, pois ignoram que “nada há encoberto que não seja revelado”.

  • “Portanto, não os temais; pois nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido.” (Mt 10:26 RA)

           Vale ressaltar que a mentira não tem duração eterna, pois um dia os segredos mais escondidos serão expostos e quem mentiu será envergonhado, tanto perante Deus, quanto perante os homens.

  • “no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho.” (Rm 2:16 RA)
  • “Porém, se todos profetizarem, e entrar algum incrédulo ou indouto, é ele por todos convencido e por todos julgado; tornam-se-lhe manifestos os segredos do coração, e, assim, prostrando-se com a face em terra, adorará a Deus, testemunhando que Deus está, de fato, no meio de vós.” (1Co 14:24-25 RA)

           Você tem vivido e sobrevivido a base de mentiras? Deixe disso! Arrependa-se, confesse e receberá misericórdia. É melhor que a verdade venha à torna através de você do que de outros. Não pense que a mentira prevalecerá, pois o Dono da verdade não permitirá. Ele fará brilhar a luz e todas as trevas serão dissipadas, revelando o que estava escondido pelas sombras da maldade.

            Os religiosos da época de Jesus, pensavam que suas narrativas estariam blindadas pelo dinheiro e pelo medo, mas, assim como as demais mentiras, o que estava oculto foi revelado e hoje todos que pesquisam a história seriamente sabem que houve um complô fundamentado em mentiras e que a Verdade não apenas libertará, mas prevalecerá.

17 de out. de 2025

Mateus 27. Tema: Tarde demais!!

  •  “ Ao romper o dia, todos os principais sacerdotes e os anciãos do povo entraram em conselho contra Jesus, para o matarem; 2  e, amarrando-o, levaram-no e o entregaram ao governador Pilatos. 3  Então, Judas, o que o traiu, vendo que Jesus fora condenado, tocado de remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e aos anciãos, dizendo: 4  Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, responderam: Que nos importa? Isso é contigo. 5  Então, Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se.” (Mt 27:1-5 RA)

           Existe na mente de algumas pessoas uma ideia enganadora que haverá tempo suficiente para se arrepender, confessar os pecados, consertar o errado, refazer a vida e tudo terminar bem, mas tais raciocínios podem ser armadilhas que desarmam inesperadamente, visto que nem sempre haverá tempo e oportunidades para que consertos sejam realizados.

           Judas ao perceber a loucura que havia feito, tentou consertar o que havia realizado, mas era tarde demais. Aquele que era perfeito e tinha sido seu pastor, mestre, amigo, agora estava nas mãos de pessoas impiedosas e seria humilhado, acusado injustamente, espancado, envergonhado e morto em praça pública, sem ter feito nenhum mal, mas o pior de tudo é que através das mãos de alguém a quem tanto ajudou.

           Tenha cuidado, pois pode ser que não tenha tempo hábil para se arrepender de seus pecados, consertar seus erros, reorganizar a vida, pedir perdão, restituir o que era do outro, restaurar o que quebrou e terminar em paz. Judas até que tentou, mas sua decisão foi tardia, não opte por algo semelhante, pois o tempo passa, as oportunidades escoam pelos dedos e o fim certamente será trágico, chorando ao lado de um caixão, retirando uma aliança do dedo, carregando uma certeza de culpa e até morrendo solitário. Corra e aproveite pra consertar enquanto da tempo, caso contrário, só restará o lamentar.

16 de out. de 2025

Mateus 26. Tema: Malignidade planejada, derrota determinada.

  •  “ Então, os principais sacerdotes e os anciãos do povo se reuniram no palácio do sumo sacerdote, chamado Caifás; e deliberaram prender Jesus, à traição, e matá-lo.” (Mt 26:3-4 RA)

           Não podemos ser ingênuos, pensando que as pessoas malignas agem despropositadamente. Elas se movem dolosamente (com culpa), nas sombras, nos calabouços, nos locais e horários secretos, arquitetando como executar o mal de maneira que possam atingir seus objetivos infernais.

           Outro aspecto que precisamos ter em mente é que aqueles que querem fazer o mal são inescrupulosos, para eles os “fins justificam os meios”, isto é, se necessário for mentem, trapaceiam, enganam, produzem provas falsas, contratam pessoas, quebrar regras e princípios, etc., afinal estão trabalhando com e para as trevas, por isso não podemos ser ingênuos.

Os principais sacerdotes e os anciãos do povo, planejaram como prender Jesus e matá-lo, para isso se reunião “na calada da noite” e viam as possibilidades de executarem seus planos, usando tudo que podiam, isto é, suborno, traição, provas forjadas, testemunhas falsas contratadas, narrativas enganosas, etc. Assim agem os que são das trevas.

           Seria você uma pessoa de Deus, da luz e do bem, ou é das trevas?  Observe como tem agido e reagido, com quem tem se reunido, quais planos tem traçado e com quais objetivos.  Não seja maligno, planejando o mal contra as pessoas, ainda que não goste delas, pois o “triunfo do mal” sempre será temporário. Um dia sua vida, casa e projetos, cairão, pois o próprio Deus providenciará para que isso aconteça.

           Os sacerdotes dos dias de Jesus pensaram que tinham prevalecido, levando-o à morte, mas ali, na cruz do Calvário Ele pisou na cabeça da serpente, pagou nosso escrito de dívida, satisfez a justiça de Deus e do túmulo ressuscitou vencendo o maior e mais temível inimigo, “A MORTE”.  

           Se você é de Deus persevere em fazer e planejar o bem. Preserve os princípios, processos e posturas do Reino de Deus, pois as “derrotas” que pode sofrer por agir corretamente são passageiras, pois o bem sempre prevalecerá. Seja uma pessoa de Deus em todas as circunstâncias e Dele virá seu socorro e vitória.