Servir a Deus é um privilégio e não uma obrigação. Este blog tem como objetivo apresentar minhas convicções a respeito da fé em Jesus Cristo, meu Senhor e Salvador, assim como disponibilizar orientações fundamentadas na Bíblia. Espero que seja uma bênção para todos os que o acessarem.
17 de dez. de 2013
25 de nov. de 2013
8 de nov. de 2013
Prevenindo os escândalos financeiros
Para evitar que
tais erros continuem a acontecer, vejamos o que Deus, em Sua providência, nos
traz como princípios fundamentais para nossa gestão financeira. Seguindo tais
orientações não apenas evitaremos cometer determinados erros, mas também poderemos
ajudar outras pessoas a não cometê-los.
Neste artigo
não apresentarei comentários sobre os textos, apenas os registrarei e
estimularei a cada um dos leitores a fazerem as devidas reflexões e aplicações.
Obs.: Ao ler os
textos abaixo você será tentado a pensar em outras pessoas, porém não caia nesta
cilada do diabo. Lembre-se que Deus quer falar primeiramente com você. Não procure
os ciscos nos olhos dos outros, a ponto de esquecer a trave que pode estar nos
seus.
Que Deus nos
abençoe!!
Textos bíblicos para reflexão e aplicação:
- “ Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” (Mt 6:24)
- “ Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.” (Mar 7:21-23)
- “ Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Os discípulos estranharam estas palavras; mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é para os que confiam nas riquezas entrar no reino de Deus!”(Mc 10:23-24)
- “ Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus.... A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer.” (Lucas 8:11, 14)
- “ Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito” (1 Timóteo 3:1-4)
- “ Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.” (1 Timóteo 6:10)
- “ Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;” (Colossenses 3:5)
- “ Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.” (Hebreus 13:5)
- “ Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme. Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, {inferno; no original, tártaro} os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo;” (2 Pedro 2:1-4)
- “ Esses, todavia, como brutos irracionais, naturalmente feitos para presa e destruição, falando mal daquilo em que são ignorantes, na sua destruição também hão de ser destruídos, recebendo injustiça por salário da injustiça que praticam. Considerando como prazer a sua luxúria carnal em pleno dia, quais nódoas e deformidades, eles se regalam nas suas próprias mistificações, enquanto banqueteiam junto convosco; tendo os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecado, engodando almas inconstantes, tendo coração exercitado na avareza, filhos malditos; abandonando o reto caminho, se extraviaram, seguindo pelo caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça (recebeu, porém, castigo da sua transgressão, a saber, um mudo animal de carga, falando com voz humana, refreou a insensatez do profeta). Esses tais são como fonte sem água, como névoas impelidas por temporal. Para eles está reservada a negridão das trevas; porquanto, proferindo palavras jactanciosas de vaidade, engodam com paixões carnais, por suas libertinagens, aqueles que estavam prestes a fugir dos que andam no erro, prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor.” (2 Pedro 2:12-19)
- “ Atendei, agora, ricos, chorai lamentando, por causa das vossas desventuras, que vos sobrevirão. As vossas riquezas estão corruptas, e as vossas roupagens, comidas de traça; o vosso ouro e a vossa prata foram gastos de ferrugens, e a sua ferrugem há de ser por testemunho contra vós mesmos e há de devorar, como fogo, as vossas carnes. Tesouros acumulastes nos últimos dias.” (Tiago 5:1-3)
Pr. Almy Alves Junior
4 de nov. de 2013
O abraço da morte
Lendo o 2º
livro do profeta Samuel, no capítulo 20:9,10, percebi um texto que falou ao meu coração. Nele
está registrado que Joabe, general de Davi, encontrou Amasa, servo de Davi, perguntou como ele
estava e o beijou. Neste momento de
aparente confraternização, Amasa não se importou com a espada que estava na mão de Joabe,
e este traiçoeiramente o feriu mortalmente .
“ Disse
Joabe a Amasa: Vais bem, meu irmão? E, com a mão direita, lhe pegou a barba,
para o beijar.
Amasa não se importou com a espada que
estava na mão de Joabe, de sorte que este o feriu com ela no abdômen e lhe
derramou por terra as entranhas; não o feriu segunda
vez, e morreu. Então, Joabe e Abisai, seu irmão, perseguiram a Seba, filho de
Bicri.” (2 Samuel 20:9-10)
Como não
acredito em coincidência e sim em
providência, passeie a ficar mais atento nestes últimos dias e passei a
pensar: Quais são as armas que estão nas mãos dos meus inimigos, travestidos de
amigos, que podem ser usadas para me
matar? Júlio César, imperador romano,
ignorou o punhal de Brutus, seu amigo e este o matou. Judas,
tesoureiro de Jesus, o vendeu para ser
crucificado. Esaú, em um momento de desatenção em relação ao projeto de Deus, foi ludibriado por seu irmão Jacó, e perdeu o
direito de primogenitura. E eu , o que estou ignorando, e a quem tenho deixado
chegar perto de mim?
É verdade que
temos que ter cuidado para não ficarmos em uma paranoia, desconfiando de todo
mundo, mas também, não podemos ser tolos,
ao ponto de pensar que todos aqueles que chegam perto da gente, e até nos abraçam, querem nosso bem. Alguns estão apenas esperando a oportunidade para usar suas armas
malignas e seu veneno contra nós.
E você, tem
deixado que os beijos e abraços lhe ceguem os olhos? “Seja simples como as
pombas, porém prudente como as serpentes”. Não perca de vista as duas mãos daqueles
que procuram lhe envolver. Cuidado com aquilo que você não dá a devida importância,
talvez seja por aí que o diabo vai te destruir. Algumas pessoas dizem “ eu não
ligo para dinheiro”, outras dizem, “eu não ligo para a política secular, ou
eclesiástica”, ou “eu não ligo para o poder, ou para o sexo, ou para a fama, ou
para as palavras, ou para ... “ Lembre-se que satanás, nosso adversário, por vezes se
manifesta como anjo de luz, e fica como “
urubu no fio”, apenas esperando uma chance, para nos atingir e derrotar.
Quais são as
armas do inimigo que não temos dado a devida importância? Quais as estratégias inimigas
que não temos valorizado? Quem são as
pessoas que tentam nos abraçar para nos matar? Lembre-se que quando não damos a devida importância a algo,
terminamos nos expondo a riscos desnecessários.
Não ignoremos as astutas ciladas do diabo. Abramos
nossos olhos e observemos as mãos daqueles que procuram nos abraçar.
Lembre-se:
NINGUÉM
É TRAÍDO POR UM INIMIGO.
Pr. Almy Alves Junior
8 de out. de 2013
Aniversário Kerigma 2014
Nos dias de Josué, uma nova geração de judeus firmou aliança com Deus (Josué 5), comprometendo-se com Seu projeto. É sob esta perspectiva que estaremos vivenciando este mês o aniversário da Kerigma- Garanhuns. Cremos que uma geração comprometida está sendo formada e juntos veremos as promessas de Deus se cumprindo.Caso você não frequente nenhuma igreja e queira se unir a nós, para comprometidos fazermos a vontade de Deus, será um prazer tê-lo conosco. Domingos, 18h, e sábado 26 no Centro Cultural.
28 de ago. de 2013
Três tipos de ignorância
Estive pensando sobre três tipos de ignorância que acometem muitas pessoas: a ignorância comportamental, a ignorância do saber e a ignorância do não atender .
Estes três tipos de comportamento geram prejuízos, tanto para aqueles que tem um envolvimento direto, quanto indireto:
1. A ignorância comportamental: leva as pessoas a agirem de forma agressiva, desrespeitosa e violenta contra o próximo, podendo manifestar-se através de atitudes verbais e físicas, gerando conflitos, dores e deixam marcas físicas e na alma;
2. Ignorância do saber: a desinformação leva pessoas a ignorarem informações, dados, ensinamentos, procedimentos, assim como direitos e deveres, que poderiam melhorar tanto suas vidas quanto a de outras pessoas.
3. Ignorância do não atender : este caso de ignorância caracteriza-se pela não atenção das informações disponíveis, ou já adquiridas. Pode se originar tanto a partir da desatenção, quanto da soberba e do descaso. Este tipo de comportamento é promotor de sofrimentos desnecessários e que poderiam ser evitados.
Por acaso algum destes tipos de ignorância tem estado presente em sua vida? Caso sim, está na hora de mudar.
Deus nos abençoe!!
23 de ago. de 2013
21 de ago. de 2013
4º Happy Day
Atenção jovem de 10 a 13 anos, vem aí o 4º Happy Day. Faça sua inscrição e participe deste Dia Feliz na presença de Jesus Cristo.Qualquer dúvida entre em contato conosco.
16 de ago. de 2013
Quem não herdará o Reino de Deus?
A maioria dos seres humanos desejam desfrutar da vida eterna no céu, no entanto, a Palavra de Deus nos alerta que nem todos poderão concretizar este projeto. Como alerta, encontramos alguns textos que nos conscientizam dos impedimentos para realização desta vontade, e nos remetem a Jesus como Aquele que pode nos fazer novas criaturas, para assim herdarmos o Reino dos Céus.
Verifique se você seria um daqueles que não herdariam hoje o Reino dos Céus. Caso encontre-se nesta lista, saiba que ainda há tempo de mudar e ser feito uma nova criatura através da graça (favor imerecido) de Deus, mediante a fé em Jesus, o único e suficiente salvador de nossas vidas.
Quem não herdará o reino dos CÉUS:
- “ Porém vocês, irmãos, foram chamados para serem livres. Mas não deixem que essa liberdade se torne uma desculpa para permitir que a natureza humana domine vocês. Pelo contrário, que o amor faça com que vocês sirvam uns aos outros. Pois a lei inteira se resume em um mandamento só: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” Mas, se vocês agem como animais selvagens, ferindo e prejudicando uns aos outros, então cuidado para não acabarem se matando! Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem. Porém, se é o Espírito de Deus que guia vocês, então vocês não estão debaixo da lei. As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus.” (Gálatas 5:13-21 NTLH)
- “ Vocês sabem que os maus não terão parte no Reino de Deus. Não se enganem, pois os imorais, os que adoram ídolos, os adúlteros, os homossexuais, os ladrões, os avarentos, os bêbados, os caluniadores e os assaltantes não terão parte no Reino de Deus. Alguns de vocês eram assim. Mas foram lavados do pecado, separados para pertencer a Deus e aceitos por ele por meio do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus.” (1 Coríntios 6:9-11 NTLH)
- “ Fiquem certos disto: jamais receberá uma parte no Reino de Cristo e de Deus qualquer pessoa que seja imoral, indecente ou cobiçosa (pois a cobiça é um tipo de idolatria).” (Efésios 5:5 NTLH)
A Bíblia é bem clara quando afirma que Deus não quer que ninguém se perca e que providenciou o único meio suficiente para que todos sejam salvos. Mas cabe a cada um fazer sua escolha de ter ou não Jesus como seu único e suficiente salvador. Lembre-se sem Ele não há salvação!!
- “ Isso é bom, e Deus, o nosso Salvador, gosta disso. Ele quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade. Pois existe um só Deus e uma só pessoa que une Deus com os seres humanos—o ser humano Cristo Jesus, que deu a sua vida para que todos fiquem livres dos seus pecados. Esta foi a prova, dada no tempo certo, de que Deus quer que todos sejam salvos.” (1 Timóteo 2:3-6 NTLH)
- “ Pois Deus revelou a sua graça para dar a salvação a todos. Essa graça nos ensina a abandonarmos a descrença e as paixões mundanas e a vivermos neste mundo uma vida prudente, correta e dedicada a Deus, enquanto ficamos esperando o dia feliz em que aparecerá a glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo. Foi ele quem se deu a si mesmo por nós, a fim de nos livrar de toda maldade e de nos purificar, fazendo de nós um povo que pertence somente a ele e que se dedica a fazer o bem.” (Tito 2:11-14 NTLH)
Não tenha este alerta como algo contra você e sim a seu favor. É melhor sermos alertados enquanto é tempo. Deus te abençoe!!!
Pr. Almy Alves Junior
11 de ago. de 2013
O grande castigo
Não há castigo pior do
que prosperar estando em pecado,
pois o pseudo - sucesso
esconde o verdadeiro fracasso.
O maior exemplo desta natureza seria
Sansão, ele aprontava e se dava bem, e por três vezes conseguiu driblar as
consequências de seus pecado, mas o que ele não percebia é que a cada
dia se aproximava ainda mais do abismo que lhe custaria a unção de Deus, a própria visão, a liberdade e por fim a vida (Juízes 13,14,15,16).
O fato das coisas estarem caminhando bem,
não significa que Deus esteja aprovando o que estamos fazendo, antes o que está
acontecendo pode estar relacionado com colheitas daquilo que plantamos no passado, e não do que estamos
fazendo no presente.
Para ilustrar melhor esta situação
basta pensarmos em um carro que vinha com o motor ligado descendo uma ladeira,
mesmo que o motor falhe o carro continuará a andar por um período de espaço e
tempo. Assim acontece com muitas pessoas que continuam avançando por que estavam com o motor ligado
descendo uma ladeira, mas a qualquer hora a lei da inércia fará com que o carro pare e tomara
que seja antes do abismo. Um outro exemplo que traz o mesmo ensinamento é o de
um galho que foi cortado da árvore, e a princípio continua verde e com vigor,
mas com o passar do tempo irá murchar, secar e será queimado.
No salmo 73, Asafe fala desta realidade e do risco que correu
por não entender que a prosperidade nem
sempre é sinal de bênção, antes pode ser um lugar escorregadio que levará a
pessoa a desgraça:
“
Com efeito, Deus é bom para com Israel, para com os de coração limpo. Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os
pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos. Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos
perversos. Para eles não há
preocupações, o seu corpo é sadio e nédio.
Não partilham das canseiras dos mortais, nem são afligidos como os
outros homens. Daí, a soberba que os
cinge como um colar, e a violência que os envolve como manto. Os olhos saltam-lhes da gordura; do coração
brotam-lhes fantasias. Motejam e falam
maliciosamente; da opressão falam com altivez.
Contra os céus desandam a boca, e a sua língua percorre a terra. Por isso, o seu povo se volta para eles e os
tem por fonte de que bebe a largos sorvos.
E diz: Como sabe Deus? Acaso, há conhecimento no Altíssimo? Eis que são estes os ímpios; e, sempre tranquilos,
aumentam suas riquezas. Com efeito,
inutilmente conservei puro o coração e lavei as mãos na inocência. Pois de contínuo sou afligido e cada manhã, castigado. Se eu pensara em falar tais palavras, já aí
teria traído a geração de teus filhos.
Em só refletir para compreender isso, achei mui pesada tarefa para mim; até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles. Tu certamente os pões em lugares
escorregadios e os fazes cair na destruição.” (Salmos 73:1-18)
Meu irmão e irmã, não pense que Deus está aprovando e abençoando
tudo que você vê e faz de errado. Não há castigo maior do que prosperar quando
está em pecado, pois assim você perde a capacidade de reflexão e será atraído
para a desgraça ainda maior. Feliz
aquele que ao errar, recebe de imediato, a repreensão do Senhor, pois Ele corrige
a quem ama, e entrega os que O rejeitam aos seus próprios desejos e paixões
pecaminosas e destrutivas, para que recebam a punição quem lhes é devida.
“ E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus
os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas
inconvenientes, cheios de toda
injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio,
contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes,
soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e
sem misericórdia.” (Romanos 1:28-31 RA)
Querido
irmão e irmã, o tempo que Deus
no dá antes de colhermos o que plantamos, não é por que concorde conosco, antes é
para que nos arrependamos, antes que o
juízo venha e Seu Juízo seja executado. Não desprezemos a graça de Deus, pois chegará o tempo que não
haverá tempo.
“ Dei-lhe tempo para que se arrependesse;
ela, todavia,
não quer arrepender-se da sua prostituição. Eis que a prostro de
cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras
que ela incita.
Matarei os seus filhos, e todas as
igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a
cada um segundo as vossas obras.”
(Apocalipse 2:21-23 RA)
Lembre-se:
Não há castigo pior do que prosperar estando em pecado,
pois o pseudo - sucesso esconde o verdadeiro fracasso.
7 de ago. de 2013
O monge e o escorpião
Na vida encontramos muitos escorpiões e precisamos ficar atentos, pois eles sempre voltam a picar.Fique ligado!!!
3 de ago. de 2013
Ser amigo de Deus!! "Não existe nada melhor"
Há 45 anos, as 9h da manhã, Deus me deu a graça de vir a este mundo em uma família de pessoas muito inteligentes e a 28 anos as 11h da manhã recebi Jesus como meu Senhor e Salvador e nasci na família de Deus. Estes dois eventos foram determinantes para minha história, pois a partir deles tudo de novo passou a acontecer. Hoje posso dizer que vivo graças a Deus e espero continuar vivendo e morrer sob a graça de Deus, apegado ao meu Senhor de todo meu coração, alma e força, pois "não existe nada melhor do que ser amigo de Deus". Obrigado meu Senhor Jesus, te amo!!!
Almy Alves Junior
( filho de Deus)
Como ser usado por Deus?
Na caminhada
cristã ouvimos muitas mensagens sobre sermos usados por Deus, fazer a obra de Deus, ter
sonhos para Deus e por vezes ficamos pensando: “como ser usado por Deus se não tenho o dom “X”(pastor, pregador,etc.) ou “Y ”(músico, cantor, etc.)?”
Para desmitificar (tirar o mito) e desmistificar (tirar o misticismo) este
tema, refletiremos sobre algumas
maneiras inusitadas, através das quais, Deus resolveu usar algumas pessoas na
história Bíblica:
- Noé, engenheiro naval: “ Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.” (Hebreus 11:7)
- José, administrador público: “ Disse mais Faraó a José: Vês que te faço autoridade sobre toda a terra do Egito. Então, tirou Faraó o seu anel de sinete da mão e o pôs na mão de José, fê-lo vestir roupas de linho fino e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro.” (Gênesis 41:41-42 RA)
- Jovem judia(anônima), empregada doméstica: “ Naamã, comandante do exército do rei
da Síria, era grande homem diante do seu senhor e de muito conceito, porque por
ele o SENHOR dera vitória à Síria; era ele herói da guerra, porém leproso. Saíram tropas da Síria, e da terra de Israel
levaram cativa uma menina, que ficou ao serviço da mulher de Naamã. Disse ela à sua senhora: Tomara o meu senhor
estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua
lepra. Então, foi Naamã e disse ao seu
senhor: Assim e assim falou a jovem que é da terra de Israel.” (2 Reis 5:1-4)
- Bezalel, artesão:: “ Eis que chamei pelo nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício, para elaborar desenhos e trabalhar em ouro, em prata, em bronze, para lapidação de pedras de engaste, para entalho de madeira, para toda sorte de lavores.” (Êxodo 31:2-5)
- Débora, juíza:: “ Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela atendia debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo.” (Juízes 4:4-5)
- Ester, rainha: “ Então, lhes disse Mordecai que respondessem a Ester: Não imagines que, por estares na casa do rei, só tu escaparás entre todos os judeus. Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?” (Ester 4:13-14)
- Davi, rei: “ Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar. Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, pois este é ele. Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá.” (1 Samuel 16:12-13)
- Daniel,ministro da religião: “ Há no teu reino um homem que tem o espírito dos deuses santos; nos dias de teu pai, se achou nele luz, e inteligência, e sabedoria como a sabedoria dos deuses; teu pai, o rei Nabucodonosor, sim, teu pai, ó rei, o constituiu chefe dos magos, dos encantadores, dos caldeus e dos feiticeiros, porquanto espírito excelente, conhecimento e inteligência, interpretação de sonhos, declaração de enigmas e solução de casos difíceis se acharam neste Daniel, a quem o rei pusera o nome de Beltessazar; chame-se, pois, a Daniel, e ele dará a interpretação.” (Daniel 5:11-12)
- Neemias, engenheiro civil:“ Disse-me o rei: Que me pedes agora? Então, orei ao Deus dos céus e disse ao rei: se é do agrado do rei, e se o teu servo acha mercê em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.” (Neemias 2:4-5)
- João Batista, profeta: “ Conforme está escrito na profecia de Isaías: Eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho; voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas; apareceu João Batista no deserto, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados.” (Marcos 1:2-4)
- Paulo, escritor:“ Porque, se eu me gloriar um pouco mais a respeito da nossa autoridade, a qual o Senhor nos conferiu para edificação e não para destruição vossa, não me envergonharei, para que não pareça ser meu intuito intimidar-vos por meio de cartas. As cartas, com efeito, dizem, são graves e fortes; mas a presença pessoal dele é fraca, e a palavra, desprezível.” (2 Coríntios 10:8-10)
Todos estes
exemplos nos mostram que Deus pode nos usar muito além do que imaginamos. Às
vezes nos prendemos, ou somos presos, por paradigmas limitadores que nos levam
a viver sob uma acusação e/ou uma sensação de inadequação, ou incapacidade de
sermos usados pelo Senhor pelo fato de não termos certos dons.
Meus irmãos, há um leque muito mais amplo do que imaginamos para servirmos a Deus em nossa geração. Deixe que Ele lhe conduza a novas realidades, pois a vida é dinâmica e o Senhor nos prepara para ela.
Lembre-se que embora a Igreja seja a principal agência deste Reino neste mundo, o Reino é maior do que a Igreja, e que ela é maior do que imaginamos.
Meus irmãos, há um leque muito mais amplo do que imaginamos para servirmos a Deus em nossa geração. Deixe que Ele lhe conduza a novas realidades, pois a vida é dinâmica e o Senhor nos prepara para ela.
Lembre-se que embora a Igreja seja a principal agência deste Reino neste mundo, o Reino é maior do que a Igreja, e que ela é maior do que imaginamos.
Pr. Almy Alves
Junior
1.
31 de jul. de 2013
Benefícios da constante vigilância (conclusão)
Após estudarmos sobre a importância de vigiarmos e como vigiarmos em nossa caminhada cristã,
verificaremos hoje alguns benefícios desta maneira de viver , que embora seja austera, nos proporciona grandes benesses, já que vivemos em um mundo que caminha para longe de
Deus e procura nos seduzir.
Benefícios de uma vida de vigilância:
- Cresceremos e nos fortalecermos espiritualmente: “ Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus.” (Apocalipse 3:2)
- Não seremos encontrados desprevenidos: “ Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem.” (Lucas 21:36)
- Protegeremos a igreja e os mais frágeis na fé: “ Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti.” (Apocalipse 3:2-3)
- Não seremos iludidos ou seduzidos pelas artimanhas do diabo: “ Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.” (1 Pedro 5:8-9)
- Não seremos presa do inimigo, antes prevaleceremos contra ele: “ Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tiago 4:7)
Queridos irmãos em Cristo,
compreendamos que não podemos colocar em risco nossa vida com Deus, pois ela é
o que há de mais precioso em nossa existência. Não negligenciemos a vigilância
como fizeram Sansão, Salomão, Caim, Demas, e muitos outros cristãos, que foram
tragados pelas astutas ciladas do diabo.
Lembre-se
que cabe a você e a mim nos mantermos atentos perante o inimigo de nossas almas, pois ele
não veio senão para roubar, matar e destruir nossas vidas (Jo 10:10)
“ Sede
sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão
que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que
sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada
pelo mundo.” (1 Pedro 5:8-9 RA)
VIGIAI!!!
Pr. Almy Alves Junior
30 de jul. de 2013
Como devemos vigiar (continuação)?
Dando continuidade a nosso estudo postado em 27 de julho, destacaremos
como devemos manter o estado de vigilância, para que nos mantenhamos no temor do Senhor e
protegidos as ações diabólicas, que visam nossa queda e a destruição de
projetos de Deus para nós e através de nós.
Vigiai...
- Com oração e súplicas (comunhão intensa com Deus): “ com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos” (Efésios 6:18 )
- Em todo tempo: “ com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos” (Efésios 6:18 )
- Com a ajuda e orientação do Espírito Santo: “ com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos”(Efésios 6:18 )
- Com perseverança: “ com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos” (Efésios 6:18 )
- Com oração de gratidão (reconhecimento da ação de Deus): “ Perseverai na oração, vigiando com ações de graças.” (Colossenses 4:2)
- Com perseverança: “ Perseverai na oração, vigiando com ações de graças.” (Colossenses 4:2)
- Com investimento na consolidação espiritual pessoal e da igreja: “ Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti.” (Apocalipse 3:2-3)
- Com constância: “ Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem.” (Lucas 21:36)
- Com atenção: “ Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles. Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um.” (Atos 20:29-31)
Queridos irmãos e irmãs, se
estivermos atentos e mantivermos as atitudes acima citadas, teremos maiores
possibilidades de permanecermos firmes e
protegidos das astutas ciladas e investidas de Satanás, nosso adversário. Por
isso precisamos entender que a vigilância deve ser um estado, isto é, um estilo
de vida, e não uma atitude isolada e esporádica.
Vigiemos com oração e súplicas, em
todo tempo, com a ajuda do Espírito Santo, com perseverança, com gratidão , com
investimento na consolidação da fé e com muita atenção, para que os investimentos e propósitos de Deus
em nossas vidas, família, Igreja e sociedade, sejam mantidos e ampliados.
Vigiemos para que...
Pr. Almy Alves Junior
29 de jul. de 2013
Tentado a desistir?
Em dias de apostasia, desvios morais e doutrinários, escândalos,
alargamento da porta, sincretismo religioso, esfriamento do amor, mercadejamento da fé,
manipulação psicológica e espiritual, fragilização das relações e compromissos,
SOMOS TENTADOS PELO DIABO, PRESSIONADOS
PELO MUNDO E PELAS EXPERIÊNCIAS NEGATIVAS a abandonar as fileiras e “voltar a pescar”,
isto é, cuidar da nossa vida e família, e deixar que as pessoas andem pelos
caminhos que escolherem. Mas, dentro de
nós ecoa a voz de Deus que nos chamou e enviou, e continua nos chamando e
enviando dia a dia, em direção aos que
necessitam e querem a mudança de vida que só o Evangelho pode proporcionar,
pois Ele é o poder de Deus para a salvação daquele que crer. (“ Pois não me
envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo
aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;” Romanos 1:16 )
Sabendo que enfrentaríamos estes grandes desafios nos últimos dias, o
Senhor providenciou na Bíblia Sagrada palavras de motivação e consolo, que nos
estimulam a continuar a caminhada e a cumprir a grande comissão, na certeza de
que no tempo certo veremos os resultados e nos sentiremos recompensados pelos
sacrifícios, pressões, e desacatos que enfrentamos.
Se você se sente tentado a parar, veja o que Deus diz para você e para mim:
- “ Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” (1 Coríntios 15:58 )
- “ Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.” (Gálatas 6:8-9)
- “ Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.” (Hebreus 10:35-38)
- “ Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.” (2 Timóteo 4:8)
- “ Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.” (2 Pedro 3:13)
- “ Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.” (Apocalipse 21:3-7 RA)
Meu irmão e minha
irmã, com certeza existem muitos outros versículos que podem nos ajudar, nos motivar,
nos encorajar e nos desafiar a não desistir, por isso, CONTINUE A CAMINHADA, sabendo que um dia seremos aliviados,
consolados e recompensados pelo Senhor de nossas vidas e da Igreja. Deus nos
abençoe!!!
Pr. Almy Alves Junior
28 de jul. de 2013
Saber esperar é aprender a conquistar
Você já parou para pensar quantas coisas já fez de errado, ou perdeu, por não ter
paciência? Quantas palavras poderiam ter sido evitadas? Quantos problemas
teriam sido bem solucionados? Quantos milagres você teria visto? Quantos
pecados não teria cometido? Quantas loucuras não teria feito? Quantas brigas teriam sido
evitadas? Quantos empregos não teriam sido perdidos? Quantas perdas não teriam acontecido? Quantos juros não
teriam sido pagos? Quantos maus negócios não teriam sido feitos? Quantos
relacionamentos não teriam terminado? Tudo por que você não soube esperar!! É, eu
também já sofri desnecessariamente muitas vezes, por isso estou procurando
mudar e me controlar. A Bíblia diz que “ Como cidade derribada, que não tem muros,
assim é o homem que não tem domínio próprio.” (Provérbios 25:28 RA),
isto é, que não sabe se controlar, não
sabe esperar.
Uma pessoa precipitada, afobada, apressada, se
expõe desnecessariamente, e tem mais
perdas do que ganhos, e o pior é que em muitas situações não dá para voltar
atrás e consertar. A Bíblia nos conta a história de um homem que perdeu um
reino por não saber esperar, ele se chamava Saul:
“ Esperou Saul sete dias, segundo o prazo determinado por Samuel;
não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se
foi espalhando dali. Então, disse
Saul: Trazei-me aqui o holocausto e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto. Mal
acabara ele de oferecer o holocausto, eis que chega Samuel; Saul lhe
saiu ao encontro, para o saudar. Samuel
perguntou: Que fizeste? Respondeu Saul: Vendo que o povo se ia
espalhando daqui, e que tu não vinhas nos dias aprazados, e que os filisteus já
se tinham ajuntado em Micmás, eu disse
comigo: Agora, descerão os filisteus contra mim a Gilgal, e ainda não obtive a
benevolência do SENHOR; e, forçado pelas circunstâncias, ofereci holocaustos. Então, disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente em não guardar o
mandamento que o SENHOR, teu Deus, te ordenou; pois teria, agora, o SENHOR confirmado o teu reino sobre Israel para sempre. Já agora não subsistirá o teu reino. O
SENHOR buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja
príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou.”
(1 Samuel 13:8-14 RA)
Já ouvi algumas pessoas dizerem que não pedem paciência a Deus, para que Ele não mande
tribulação, isto é um erro!!! Deus é bom e só nos dá o que fará bem a nós e
aqueles que convivem conosco. A paciência é uma virtude a ser pedida a Deus e desenvolvida por nós no dia a
dia. Se precisamos desta virtude, faz-se necessário reconhecermos nosso estado
de impaciência, buscarmos a graça do Senhor e nos enchermos do Espírito Santo, já que a mesma faz parte do fruto do Espírito
Santo(Gálatas 5) em nós.
A paciência nos ajudará a ter atitudes que nos ajudarão a vencer
os grandes desafios da vida, não de uma maneira passiva, mas, pacífica e
inteligente, já que as vezes a melhor reação é não reagir, a melhor vingança é
não se vingar, a melhor resposta é o
silêncio, o melhor investimento é não comprar. Enfim, a paciência nos ajudará
esperar o melhor tempo, as melhores
atitudes, as melhores reações e os maiores milagres que chegarão logo após
nosso momento de impaciência.
Versículos para
pensar:
· “ Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado.”
(Provérbios 19:2)
· “ Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e
me ouviu quando clamei por socorro.” (Salmos 40:1)
Sabedoria popular:
- A pressa é inimiga da perfeição.
- O apressado come cru.
Pr. Almy
Alves Junior
27 de jul. de 2013
Vigiai para que...
A Bíblia nos ensina sobre a necessidade de estarmos em constante
vigilância. Esta orientação tem por base as realidades espirituais que nos
cercam e os riscos que corremos. Vigiar é uma atitude de prudência, é uma
atitude de obediência, é uma atitude de preservação e construção de projetos
divinos para nós e através de nós.
Quando Deus nos ensina a vigiar é por que existem inimigos
internos e externos que podem e querem nos prejudicar e derrotar. Na vida
corrida que levamos, temos a tendência de ficarmos desatentos ao que esta
acontecendo, ou pra acontecer, e por isso nos expomos a circunstâncias
comprometedoras. Estas situações se manifestam de maneiras inesperadas, através
de ciladas e armadilhas, que podem ser armadas para colocar por terra uma vida
de dedicação e investimentos.
Nossos inimigos são sagazes e experientes, e ficam a procura de uma maneira
para nos atacar e nos levar a destruição
e ao fracasso, destruindo vidas, casamentos, igrejas, empresas e projetos que
poderiam ser construídos, ou que custaram muito para ser construídos.
Além do vigiar em relação ao inimigo, também devemos vigiar quanto
a vontade e as promessas de Deus, pois está profetizado o encontro da Igreja
(noiva) com Jesus (noivo), que dará início a um novo tempo na história da
humanidade. Diante destas realidades vejamos algumas orientações bíblicas sobre
o VIGIAR:
A RESPEITO DE QUE(M) DEVEMOS VIGIAR?
- Vigiar em relação às muitas situações que ocupam a vida, pois podem nos levar a negligenciar a vida com Deus e a volta de Seu Filho para nos encontrar: “ Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço. Pois há de sobrevir a todos os que vivem sobre a face de toda a terra. Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem.” (Lucas 21:34-36)
- Vigiar em relação as ações do diabo e seu propósito de destruir vidas: “ Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.” (1 Pedro 5:8-9 )
- Vigiar em relação as tentativas do diabo em nos seduzir: “ Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26:41);
- Vigiar em relação a nossa natureza pecaminosa: “ Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Marcos 14:38)
- Vigiar em relação à volta de Jesus: “Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.” (Mateus 24:42)
- Vigiar para proteger a Igreja de falsos mestres e falsos ensinos, pois corrompem a fé dos santos: “ Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles. Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um.” (Atos 20:29-31)
Em dias de tantas investidas do diabo, quer seja através do
confronto, seduções e prazeres deste mundo, e da iminente volta do Senhor ou da
nossa ida para estar com Ele, só nos resta uma alternativa: VIGIAR!!!
Assinar:
Postagens (Atom)