Na caminhada
cristã ouvimos muitas mensagens sobre sermos usados por Deus, fazer a obra de Deus, ter
sonhos para Deus e por vezes ficamos pensando: “como ser usado por Deus se não tenho o dom “X”(pastor, pregador,etc.) ou “Y ”(músico, cantor, etc.)?”
Para desmitificar (tirar o mito) e desmistificar (tirar o misticismo) este
tema, refletiremos sobre algumas
maneiras inusitadas, através das quais, Deus resolveu usar algumas pessoas na
história Bíblica:
- Noé, engenheiro naval: “ Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.” (Hebreus 11:7)
- José, administrador público: “ Disse mais Faraó a José: Vês que te faço autoridade sobre toda a terra do Egito. Então, tirou Faraó o seu anel de sinete da mão e o pôs na mão de José, fê-lo vestir roupas de linho fino e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro.” (Gênesis 41:41-42 RA)
- Jovem judia(anônima), empregada doméstica: “ Naamã, comandante do exército do rei
da Síria, era grande homem diante do seu senhor e de muito conceito, porque por
ele o SENHOR dera vitória à Síria; era ele herói da guerra, porém leproso. Saíram tropas da Síria, e da terra de Israel
levaram cativa uma menina, que ficou ao serviço da mulher de Naamã. Disse ela à sua senhora: Tomara o meu senhor
estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua
lepra. Então, foi Naamã e disse ao seu
senhor: Assim e assim falou a jovem que é da terra de Israel.” (2 Reis 5:1-4)
- Bezalel, artesão:: “ Eis que chamei pelo nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício, para elaborar desenhos e trabalhar em ouro, em prata, em bronze, para lapidação de pedras de engaste, para entalho de madeira, para toda sorte de lavores.” (Êxodo 31:2-5)
- Débora, juíza:: “ Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela atendia debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo.” (Juízes 4:4-5)
- Ester, rainha: “ Então, lhes disse Mordecai que respondessem a Ester: Não imagines que, por estares na casa do rei, só tu escaparás entre todos os judeus. Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?” (Ester 4:13-14)
- Davi, rei: “ Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar. Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, pois este é ele. Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá.” (1 Samuel 16:12-13)
- Daniel,ministro da religião: “ Há no teu reino um homem que tem o espírito dos deuses santos; nos dias de teu pai, se achou nele luz, e inteligência, e sabedoria como a sabedoria dos deuses; teu pai, o rei Nabucodonosor, sim, teu pai, ó rei, o constituiu chefe dos magos, dos encantadores, dos caldeus e dos feiticeiros, porquanto espírito excelente, conhecimento e inteligência, interpretação de sonhos, declaração de enigmas e solução de casos difíceis se acharam neste Daniel, a quem o rei pusera o nome de Beltessazar; chame-se, pois, a Daniel, e ele dará a interpretação.” (Daniel 5:11-12)
- Neemias, engenheiro civil:“ Disse-me o rei: Que me pedes agora? Então, orei ao Deus dos céus e disse ao rei: se é do agrado do rei, e se o teu servo acha mercê em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.” (Neemias 2:4-5)
- João Batista, profeta: “ Conforme está escrito na profecia de Isaías: Eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho; voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas; apareceu João Batista no deserto, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados.” (Marcos 1:2-4)
- Paulo, escritor:“ Porque, se eu me gloriar um pouco mais a respeito da nossa autoridade, a qual o Senhor nos conferiu para edificação e não para destruição vossa, não me envergonharei, para que não pareça ser meu intuito intimidar-vos por meio de cartas. As cartas, com efeito, dizem, são graves e fortes; mas a presença pessoal dele é fraca, e a palavra, desprezível.” (2 Coríntios 10:8-10)
Todos estes
exemplos nos mostram que Deus pode nos usar muito além do que imaginamos. Às
vezes nos prendemos, ou somos presos, por paradigmas limitadores que nos levam
a viver sob uma acusação e/ou uma sensação de inadequação, ou incapacidade de
sermos usados pelo Senhor pelo fato de não termos certos dons.
Meus irmãos, há um leque muito mais amplo do que imaginamos para servirmos a Deus em nossa geração. Deixe que Ele lhe conduza a novas realidades, pois a vida é dinâmica e o Senhor nos prepara para ela.
Lembre-se que embora a Igreja seja a principal agência deste Reino neste mundo, o Reino é maior do que a Igreja, e que ela é maior do que imaginamos.
Meus irmãos, há um leque muito mais amplo do que imaginamos para servirmos a Deus em nossa geração. Deixe que Ele lhe conduza a novas realidades, pois a vida é dinâmica e o Senhor nos prepara para ela.
Lembre-se que embora a Igreja seja a principal agência deste Reino neste mundo, o Reino é maior do que a Igreja, e que ela é maior do que imaginamos.
Pr. Almy Alves
Junior
1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.