11 de ago. de 2013

O grande castigo

Não há castigo pior do que prosperar estando em pecado,
pois o pseudo - sucesso esconde o verdadeiro fracasso.

O maior exemplo desta natureza seria Sansão, ele aprontava e se dava bem, e por três vezes conseguiu driblar as consequências de seus pecado,  mas o que ele não percebia é que a cada dia se aproximava ainda mais do abismo que lhe custaria a unção de Deus, a  própria visão, a  liberdade e por fim a vida (Juízes 13,14,15,16).


O fato das coisas estarem caminhando bem, não significa que Deus esteja aprovando o que estamos fazendo, antes o que está acontecendo pode estar relacionado com colheitas daquilo que  plantamos no passado, e não do que estamos fazendo no presente.
Para ilustrar melhor esta situação basta pensarmos em um carro que vinha com o motor ligado descendo uma ladeira, mesmo que o motor falhe o carro continuará a andar por um período de espaço e tempo. Assim acontece com muitas pessoas que  continuam  avançando por que estavam com o motor ligado descendo uma ladeira, mas a qualquer hora a lei  da inércia fará com que o carro pare e tomara que seja antes do abismo. Um outro exemplo que traz o mesmo ensinamento é o de um galho que foi cortado da árvore, e a princípio continua verde e com vigor, mas com o passar do tempo irá murchar, secar e será queimado.
No salmo 73, Asafe fala desta realidade e do risco que correu por não entender que  a prosperidade nem sempre é sinal de bênção, antes pode ser um lugar escorregadio que levará a pessoa a desgraça:
“ Com efeito, Deus é bom para com Israel, para com os de coração limpo.  Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos.  Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos.  Para eles não há preocupações, o seu corpo é sadio e nédio.  Não partilham das canseiras dos mortais, nem são afligidos como os outros homens.  Daí, a soberba que os cinge como um colar, e a violência que os envolve como manto.  Os olhos saltam-lhes da gordura; do coração brotam-lhes fantasias.  Motejam e falam maliciosamente; da opressão falam com altivez.  Contra os céus desandam a boca, e a sua língua percorre a terra.  Por isso, o seu povo se volta para eles e os tem por fonte de que bebe a largos sorvos.  E diz: Como sabe Deus? Acaso, há conhecimento no Altíssimo?  Eis que são estes os ímpios; e, sempre tranquilos, aumentam suas riquezas.  Com efeito, inutilmente conservei puro o coração e lavei as mãos na inocência.  Pois de contínuo sou afligido e cada manhã, castigado.  Se eu pensara em falar tais palavras, já aí teria traído a geração de teus filhos.  Em só refletir para compreender isso, achei mui pesada tarefa para mimaté que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles.  Tu certamente os pões em lugares escorregadios e os fazes cair na destruição.” (Salmos 73:1-18)
Meu irmão e irmã, não pense que Deus está aprovando e abençoando tudo que você vê e faz de errado. Não há castigo maior do que prosperar quando está em pecado, pois assim você perde a capacidade de reflexão e será atraído para a desgraça ainda maior. Feliz aquele que ao errar, recebe de imediato, a repreensão do Senhor, pois Ele corrige a quem ama, e entrega os que O rejeitam aos seus próprios desejos e paixões pecaminosas e destrutivas, para que recebam a punição quem lhes é devida.

“ E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes,  cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores,  caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais,  insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia.” (Romanos 1:28-31 RA)

Querido irmão e irmã, o  tempo  que  Deus no dá antes de colhermos o que plantamos,  não  é  por que concorde conosco,  antes  é para que nos  arrependamos, antes que o juízo venha e Seu Juízo seja executado. Não desprezemos  a graça de Deus, pois chegará o tempo que não haverá tempo.

                           “ Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição.  Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incitaMatarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.” (Apocalipse 2:21-23 RA)

Lembre-se:

Não há castigo pior do que prosperar estando em pecado,
pois o pseudo - sucesso esconde o verdadeiro fracasso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.