8 de nov. de 2013

Prevenindo os escândalos financeiros

                           
                             A cada dia surgem novos escândalos financeiros relacionados a Igrejas e a  líderes cristãos. Devido a esses escândalos  o testemunho do Evangelho é comprometido e grandes perdas acontecem na manutenção e expansão do Reino de Deus.
Para evitar que tais erros continuem a acontecer, vejamos o que Deus, em Sua providência, nos traz como princípios fundamentais para nossa gestão financeira. Seguindo tais orientações não apenas evitaremos cometer determinados erros, mas também poderemos ajudar outras pessoas a não cometê-los.
Neste artigo não apresentarei comentários sobre os textos, apenas os registrarei e estimularei a cada um dos leitores a fazerem as devidas reflexões e aplicações.
Obs.: Ao ler os textos abaixo você será tentado a pensar em outras pessoas, porém não caia nesta cilada do diabo. Lembre-se que Deus quer falar primeiramente com você. Não procure os ciscos nos olhos dos outros, a ponto de esquecer a trave que pode estar nos seus.

Que Deus nos abençoe!!

Textos bíblicos para reflexão e aplicação:
  • “ Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” (Mt 6:24)
  •  “ Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios,  a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.  Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.” (Mar 7:21-23)
  •  “ Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!  Os discípulos estranharam estas palavras; mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é para os que confiam nas riquezas entrar no reino de Deus!”(Mc 10:23-24)
  • “ Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus.... A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer.” (Lucas 8:11, 14)
  • “ Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja.  É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar;  não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento;  e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito” (1 Timóteo 3:1-4)
  • “ Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.” (1 Timóteo 6:10)
  •  “ Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;” (Colossenses 3:5)
  •  “ Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.” (Hebreus 13:5)
  •   “ Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.  E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade;  também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme.  Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, {inferno; no original, tártaro} os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo;” (2 Pedro 2:1-4)
  • “ Esses, todavia, como brutos irracionais, naturalmente feitos para presa e destruição, falando mal daquilo em que são ignorantes, na sua destruição também hão de ser destruídos,  recebendo injustiça por salário da injustiça que praticam. Considerando como prazer a sua luxúria carnal em pleno dia, quais nódoas e deformidades, eles se regalam nas suas próprias mistificações, enquanto banqueteiam junto convosco;  tendo os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecado, engodando almas inconstantes, tendo coração exercitado na avareza, filhos malditos;  abandonando o reto caminho, se extraviaram, seguindo pelo caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça  (recebeu, porém, castigo da sua transgressão, a saber, um mudo animal de carga, falando com voz humana, refreou a insensatez do profeta).  Esses tais são como fonte sem água, como névoas impelidas por temporal. Para eles está reservada a negridão das trevas;  porquanto, proferindo palavras jactanciosas de vaidade, engodam com paixões carnais, por suas libertinagens, aqueles que estavam prestes a fugir dos que andam no erro,  prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor.” (2 Pedro 2:12-19)
  • “ Atendei, agora, ricos, chorai lamentando, por causa das vossas desventuras, que vos sobrevirão.  As vossas riquezas estão corruptas, e as vossas roupagens, comidas de traça;  o vosso ouro e a vossa prata foram gastos de ferrugens, e a sua ferrugem há de ser por testemunho contra vós mesmos e há de devorar, como fogo, as vossas carnes. Tesouros acumulastes nos últimos dias.” (Tiago 5:1-3)

                         Pense com carinho sobre estas orientações, para que assim o Reino de Deus pare de sofrer tantos reveses. 
                                                                                                                            Pr. Almy Alves Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.