- Introdução: Desejo compartilhar com vocês sobre 3 características que devem estar presentes na vida de um cristão, as quais são: SER FIRME, SER INABALÁVEL E SEMPRE ABUNDANTE NA OBRA DO SENHOR.
- Texto base: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” (1Co 15:58 RA)
- Contexto: Para que possamos entender melhor este texto é importante entendermos o contexto que estava inserido.
Paulo (1 Cor 15: 51-
57) vinha falando sobre a ressureição e a perspectiva de vida eterna que temos
como cristãos, mostrando que nossa vida vai além do óbvio, do natural, do
histórico, por isso, o apóstolo incentiva os coríntios a adotarem as 3
características citadas: Sermos firmes,
inabaláveis e abundantes na obra do Senhor.
- “ Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. 54 E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. 55 Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? 56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 57 Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1Co 15:51-57 RA)
1. Precisamos recuperar a perspectiva de eternidade.
Podemos e devemos estudar, prosperar, melhorar, etc. mas nossa agenda não pode
se resumir a estes aspectos, pois essa é uma visão mundanizada da vida;
2. É importante que relembremos a perspectiva de
eternidade para que nossa alma esteja ancorada nos céus e não na terra;
3. Devemos abordar estes temas, para que haja
motivos suficientes para buscarmos o Eterno e a eternidade, assim como
suportarmos as tentações, pressões e opressões.
4. Vejamos as 3 características a serem adotadas e preservadas por termos um projeto eterno:
- Ser firme (fala de princípios, posturas e decisões); “Não removas os marcos antigos que puseram teus pais.” (Pv 22:28 RA) “Põe-te marcos, finca postes que te guiem, presta atenção na vereda, no caminho por onde passaste; regressa, ó virgem de Israel, regressa às tuas cidades.” (Jr 31:21 RA) Ser inabalável ( Não deixar que nossa vida fique à mercê das circunstâncias afinal enfrentaremos investidas contrárias: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.” (Mt 7:24-25 RA)
- Ser abundante na obra do Senhor, porém com qualidade: “ Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. 12 Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. 14 Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; 15 se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.” (1Co 3:11-15 RA)
5.
Conclusão: Por termos perspectivas eternas, precisamos
viver adequadamente nossa história, afinal somos de lá e não de cá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.