16 de ago. de 2025

Lucas 17. Tema: Evite escandalizar.

  •  “ Disse Jesus a seus discípulos: É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm! 2  Melhor fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e fosse atirado no mar, do que fazer tropeçar a um destes pequeninos.” (Lc 17:1-2 RA)

           A vida cristã é um chamado à morte diária, inclusive em relação as coisas, comportamentos e gostos corretos, mas que podem gerar queda, escândalo e desvio dos mais frágeis na fé.

           Renunciar ao pecado, ao errado, ao desaprovado por Deus é uma verdade  clara para todos os cristãos, contundo, a renúncia em relação ao que é certo, só os maduros na fé estão dispostos, pois tem a capacidade de pensar na glorificação do nome da Deus, na edificação da Igreja, na evangelização das pessoas, mais do que em si mesmos.

           Nosso Senhor, deixa claro que precisamos pensar no outro, mesmo diante daquilo que é certo, pois podemos ser mal interpretados e gerar enfraquecimento, desvio e até abandono da fé, daqueles que não tem a maturidade espiritual necessária para discernir o que realmente é certo ou errado.

           O apóstolo Paulo também trata o escândalo de forma desafiadora, pois nos mostra que o outro imaturo requer nosso cuidado, e se for o caso, devemos evitar tudo que for possível para não sermos pedra de tropeço.

  • Eu sei e estou persuadido, no Senhor Jesus, de que nenhuma coisa é de si mesma impura, salvo para aquele que assim a considera; para esse é impura. 15  Se, por causa de comida, o teu irmão se entristece, já não andas segundo o amor fraternal. Por causa da tua comida, não faças perecer aquele a favor de quem Cristo morreu. 16  Não seja, pois, vituperado o vosso bem. 17  Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. 18  Aquele que deste modo serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens. 19  Assim, pois, seguimos as coisas da paz e também as da edificação de uns para com os outros. 20  Não destruas a obra de Deus por causa da comida. Todas as coisas, na verdade, são limpas, mas é mau para o homem o comer com escândalo. 21  É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmão venha a tropeçar ou se ofender ou se enfraquecer. 22  A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus. Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova.” (Rm 14:14-22 RA)

          Procuremos viver de maneira bíblica, seguindo as orientações que nos ensinam a agirmos de maneira responsável e prudente, movidos pelo amor, para que nossa liberdade não venha aprisionar os imaturos na fé.

Sigamos as orientações bíblicas, pois elas facilitarão nosso testemunho e oferecerão o tempo necessário para que os mais novos amadureçam na fé e deixem de se escandalizar com questões periféricas e secundárias. Aprenda a dizer não a si em relação a questões secundárias  e com certeza receberá o sim do Senhor para questões prioritárias, pois só os maduros vivem dimensões mais amplas e profundas do Reino.

  • “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.” (1Co 6:12 RA)
  • Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam. 24  Ninguém busque o seu próprio interesse, e sim o de outrem. 25  Comei de tudo o que se vende no mercado, sem nada perguntardes por motivo de consciência; 26  porque do Senhor é a terra e a sua plenitude. 27  Se algum dentre os incrédulos vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que for posto diante de vós, sem nada perguntardes por motivo de consciência. 28  Porém, se alguém vos disser: Isto é coisa sacrificada a ídolo, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; 29  consciência, digo, não a tua propriamente, mas a do outro. Pois por que há de ser julgada a minha liberdade pela consciência alheia? 30  Se eu participo com ações de graças, por que hei de ser vituperado por causa daquilo por que dou graças? 31  Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. 32  Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus, 33  assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos.” (1Co 10:23-33 RA)
  • Vede, porém, que esta vossa liberdade não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos. 10  Porque, se alguém te vir a ti, que és dotado de saber, à mesa, em templo de ídolo, não será a consciência do que é fraco induzida a participar de comidas sacrificadas a ídolos? 11  E assim, por causa do teu saber, perece o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu. 12  E deste modo, pecando contra os irmãos, golpeando-lhes a consciência fraca, é contra Cristo que pecais. 13  E, por isso, se a comida serve de escândalo a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandalizá-lo.” (1Co 8:9-13 RA)

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.