- “ Sentença contra Nínive. Livro da visão de Naum, o elcosita. 2 ¶ O SENHOR é Deus zeloso e vingador, o SENHOR é vingador e cheio de ira; o SENHOR toma vingança contra os seus adversários e reserva indignação para os seus inimigos. 3 O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.” (Na 1:1-3 RA)
- “Porém contra ti, Assíria, o SENHOR deu ordem que não haja posteridade que leve o teu nome; da casa dos teus deuses exterminarei as imagens de escultura e de fundição; farei o teu sepulcro, porque és vil.” (Na 1:14 RA)
Aproximadamente
um século e meio (150 anos) antes de Naum, o profeta Jonas havia sido usado por
Deus para trazer uma mensagem de transformação para os ninivitas (Assírios) e um grande avivamento
aconteceu, contudo, novas gerações vieram e o pecado teve sua chama reacesa
provocando novamente a ira de Deus.
O
Senhor é tardio em irar-se, isto é, dá tempo para que as pessoas se arrependam,
isso não significa que deixará impune os que deliberadamente negligenciam a
graça e a misericórdia, optando por voltar a desobedecê-Lo, por isso, nos dias
de Naum a sentença foi lida e os Assírios foram punidos severamente por Deus.
Podemos
dizer que o arrependimento aplaca a ira de Deus, porém a reincidência no pecado
deliberado, provoca Sua ira com mais veemência, fato este que levou o Senhor a
dar ordem de extermínio contra a Assíria.
Aproveite
as oportunidades que Deus está lhe concedendo para mudar de vida, porém não
pense que isso signifique que poderá voltar a pecar e fazer deliberadamente o
que a Ele desagrada, pois se assim acontecer, verá a ira que não “tarda” e nem
falha.
- “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.” (Gl 6:7 RA)
- “Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, 8 não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto, 9 onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras por quarenta anos. 10 Por isso, me indignei contra essa geração e disse: Estes sempre erram no coração; eles também não conheceram os meus caminhos. 11 Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso.” (Hb 3:7-11 RA)
- “ Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; 6 por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência].” (Cl 3:5-6 RA)
- “Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. 21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição. 22 Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. 23 Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras. 24 Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós;” (Ap 2:20-24 RA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.