20 de out. de 2021

Eclesiastes 9. Tema: Onde está a diferença?

 “ Tudo sucede igualmente a todos: o mesmo sucede ao justo e ao perverso; ao bom, ao puro e ao impuro; tanto ao que sacrifica como ao que não sacrifica; ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento. Este é o mal que há em tudo quanto se faz debaixo do sol: a todos sucede o mesmo; também o coração dos homens está cheio de maldade, nele há desvarios enquanto vivem; depois, rumo aos mortos.” (Ec 9:2-3 RA)


             Se tudo é igual, onde está a diferença?

             Já parou pra pensar nisso?

             Creio que sim!!

             As vezes olhamos pra vida e fazemos comparações, e com estas, surgem inquietações, reflexões e perguntas, pois não entendemos o que se sucede.

 Percebemos que pessoas boas passam por momentos maus e pessoas más passam por momentos bons. Mas se é assim, onde está a diferença? De que adianta temer a Deus, fazer o que é correto e viver em santidade?

             A resposta está no Senhor e na Sua Palavra,  pois geram a convicção de que:

  • “ ... Cristo em vós, a esperança da glória;” (Cl 1:27 RA);
  • “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8:28 RA).
  • “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.” (Fp 4:19 RA)
  • “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” (Rm 8:32 RA)
  •   Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Rm 8:35-39 RA)
  • “ Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? 8  Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; 9  se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, 10  ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. 11  Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, 12  até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa. 13  Pois tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe. 14  Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; 15  os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. 16  Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. 17 ¶  Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles!” (Sl 139:7-17 RA)
  •  “ O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. 2  Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; 3  refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. 4  Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. 5  Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. 6  Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.” (Sl 23:1-6 RA)

                  Estas, e muitas outras verdades bíblicas nos levam a afirmar  o mesmo que Paulo: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.” (Fp 1:6 RA)

                  Aqui estão as diferenças!

                  Pois assim diz o Senhor:

  • “ Vós dizeis: Inútil é servir a Deus; que nos aproveitou termos cuidado em guardar os seus preceitos e em andar de luto diante do SENHOR dos Exércitos? 15  Ora, pois, nós reputamos por felizes os soberbos; também os que cometem impiedade prosperam, sim, eles tentam ao SENHOR e escapam. 16  Então, os que temiam ao SENHOR falavam uns aos outros; o SENHOR atentava e ouvia; havia um memorial escrito diante dele para os que temem ao SENHOR e para os que se lembram do seu nome. 17  Eles serão para mim particular tesouro, naquele dia que prepararei, diz o SENHOR dos Exércitos; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve. 18  Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não o serve.” (Ml 3:14-18 RA)

 



 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.