18 de out. de 2021

Eclesiastes 7. Tema: Melhor é ...

             “ Melhor é a boa fama do que o unguento precioso, e o dia da morte, melhor do que o dia do nascimento. Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em consideração. Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração...Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio; melhor é o paciente do que o arrogante.” (Ec 7:1,2,3,8 RA)

          Saber escolher é um grande desafio, pois coloca sobre nós a responsabilidade das consequências do usufruto  do direito de escolha (livre arbítrio). Se escolhermos de maneira  indevida, inadequada, inapropriada, imprudente ou irresponsável, teremos que arcar com as consequências sem terceirizarmos as responsabilidades.

          Deus sabendo da seriedade que é podermos fazer escolhas, providenciou meios para nos ajudarem a escolher o melhor. Para tanto, providenciou nossa consciência, conselheiros, registros históricos e princípios que, se observados proporcionarão oportunidade de bom uso de direito de dizer sim ou não, quero ou não quero.

          Salomão, em sua maturidade e sabedoria, assim como outros escritores bíblicos, nos apresentam dicas explícitas a respeito do que escolher em determinadas circunstâncias, restando-nos agora o direito de dar ou não ouvidos a tais orientações.

          Você tem tido o devido cuidado quando vai tomar decisões? Afinal existem as opções excelentes, ótimas, boas, ruins e péssimas. Como tem sido suas escolhas?

          Para descobrir se tem escolhido bem ou mal, basta observar os resultados, os desdobramentos, os caminhos e descaminhos gerados pelo uso de querer ou não querer, fazer ou não fazer, pois a conta sempre chega. Lembrando que  “Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte.” (Pv 16:25 RA)

          Considerando que algumas escolhas são bem complexas, estabeleça e siga critérios bíblicos, pois lhes ajudarão a escolher melhor. Faça estas perguntas a si mesmo, antes de decidir:

  • Glorifica a Deus?
  • Está fundamentado em princípios bíblicos?
  • Edifica pessoas?
  • Quais os possíveis desdobramentos?
  • Darei brecha para o diabo, ou para meus opositores?
  • Realmente é a melhor escolha?
  • Jesus faria a mesma escolha que eu?

 Lembre-se do que diz o Senhor: “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.” (Is 1:19 RA)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.