5 de mai. de 2021

Salmo 94. Tema : Quando a oração muda de teor


1 Ó SENHOR, Deus das vinganças, ó Deus das vinganças, resplandece. 2  Exalta-te, ó juiz da terra; dá o pago aos soberbos. 3  Até quando, SENHOR, os perversos, até quando exultarão os perversos? 4  Proferem impiedades e falam coisas duras; vangloriam-se os que praticam a iniquidade. 5  Esmagam o teu povo, SENHOR, e oprimem a tua herança. 6  Matam a viúva e o estrangeiro e aos órfãos assassinam.” (Sl 94:1-6 RA)

             É comum que oremos ao Senhor pedindo misericórdia, compaixão e piedade para todos os seres humanos, e como cristãos não podemos deixar de fazer isto, mas chega a hora que precisamos acrescentar algo, ou até mudar nossa temática, posto que, algumas pessoas resistem a graça, ignoram a compaixão, desprezam e misericórdia e ainda zombam através de atos e palavras, Daquele que tanto as ama e daqueles que por elas intercedem.

             Quando a situação chega ao  ponto que Deus é ignorado, e até zombado,  é sinal que precisamos orar pedindo ao Juiz de toda a terra que julgue a todos que o desprezam. Para que se discirna quem é que governa e controla a história.

              Ao lermos o Salmo 94, percebemos que a oração do salmista havia mudado de teor. Ele pede por juízo, justiça, vingança. Estaria ele em pecado, ou chegara a hora de mudanças no mundo natural e sobrenatural?

             Infelizmente o juízo teve que chegar à geração de Noé, à Sodoma, Gomorra e as cidades circunvizinhas, à Nínive nos dias de Naum, à Babilônia e a muitos outros povos e pessoas durante a história, não por falta de oportunidades, mas por desprezá-las.

             Creio que estamos chegando ao ponto, se é que não passamos , de  pedir a Deus que julgue os juízes, governantes, líderes religiosos, artistas, políticos, empresários, jornalistas, filósofos, psicólogos, enfim, a todos que teimam em ignorá-Lo  e zombar de Sua santidade através de crescentes absurdos, zombarias e blasfêmias.

             Não pensemos que nossa geração não enfrentará o juízo que outras já enfrentaram. A conta vai chegar, se é que não está chegando, basta olharmos os sinais, pois eles falam por si.

             Aproveitemos o tempo da misericórdia, compaixão e graça, pois ele tem começo, meio e fim. Em seguida vem o juízo, quando o Juiz de tudo e de todos, julgará nossa geração,  e aqueles que fazem questão de pensar que são o que não são e  podem o que não podem, colherão o que plantaram, pois de Deus não se zomba.

             Sabemos que a  justiça humana é imperfeita, por isso não nos cabe julgar ninguém, porém a justiça divina é imaculada, incorruptível, plena, nem tarda e nem falha. Que saibamos quando nossa oração deve mudar e quando Deus mudou em relação as nossas orações.

              A Bíblia nos diz que chegarão dias semelhantes aos já vividos pela humanidade, quando a oração de Abraão pelos moradores de Sodoma já não será ouvida. Arrependa-mo-nos enquanto é tempo, pois “Aquele que vem virá e não tardará”. Nunca faça justiça com as próprias mãos, porém busque a Deus em oração.

  •  Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. 10  Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas.” (2Pe 3:9-10 RA)
  • “ ¶ E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus 2 (porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação);” (2Co 6:1-2 RA)
  • “se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; 19 não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; {ira; de Deus, subentendido} porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. 20 Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. 21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Rm 12:18-21 RA)
  • “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.” (Gl 6:7 RA)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.