23 de fev. de 2013

“Como será o amanhã? Responda quem puder!"








A preocupação é um comportamento comum entre os seres humanos. Desde tempos remotos a Bíblia nos fala que pessoas ficavam ansiosas quanto à vida e ao amanhã. A estas pessoas o Senhor Jesus perguntava: “ E por que andais ansiosos ...?” (Mateus 6:28 RA).Por que andamos ansiosos...? quais os motivos, quais as causas geradoras, enfim, por que nos preocupamos tanto? Será que realmente deveríamos estar assim, deixando que este sentimento nos tome, a ponto de nos perturbar e tirar a nossa oportunidade de viver o hoje, com alegria e graça?

As preocupações (PRÉ- ocupações) tomam nossa mente, geram sentimentos negativos, consomem nossas forças, desviam o nosso tempo e recursos, geram doenças psicossomáticas, e em alguns casos chegam a nos paralisar. Será que podemos fazer alguma coisa para nos livrar deste mal? Deus pode nos ajudar de alguma maneira? Com certeza, SIM.
É interessante entendermos que ser PREVIDENTE é diferente de viver PREOCUPADO. Ser previdente é considerar a necessidade de semear para o futuro, ter uma reserva, preparar-se para as oportunidades que virão. Viver preocupado é ficar ansioso, às vezes angustiado, ocupar a mente  com o medo da falta e das  incertezas que poderão sobrevir. Vale ressaltar que muitas das nossas preocupações não se concretizarão, devido às muitas variáveis existentes, e principalmente pela graça e misericórdia de Deus, que nos envolve diariamente.
A Palavra do  Senhor nos ensina que Deus age com provisão em nossas vidas, pois está escrito na Palavra de Deus: “ Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” (1 Coríntios 10:13 RA). Por isso, devemos nos humilhar perante o Senhor, pedindo que nos livre do mal, e lançar sobre Ele todas as nossas ansiedades, pois Ele é bom e tem cuidado de nós: “ Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte,  lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1 Pedro 5:6-7 RA)
Para concluir esta reflexão que tal lembrarmos dos ensinamentos de Jesus, pois Ele disse: “ não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?  Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?  Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? {ao curso da sua vida; ou à estatura}  E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.  Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.  Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?  Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?  Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;  buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.  Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” (Mateus 6:25-34 RA)
“Busquemos a graça de confiar no Senhor, e se faltar fé, oremos como fez o pai do menino que estava endemoniado, que exclamou com lágrimas: “Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!” (Marcos 9:24 RA) e com certeza o Senhor nos ajudará, hoje, amanhã, depois de amanhã, enfim, durante toda nossa vida,  pois “Ele é bom e Sua misericórdia dura para sempre” (Sal 107:1).

 Pr. Almy Alves Junior



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.