24 de fev. de 2013

Jovens de mãos dadas com o perigo




A juventude é uma fase de muitas descobertas e possibilidades, que podem ser vivenciadas tanto nos aspectos positivos, quanto nos negativos. Hoje, 24/02/2012, 0h10min, vinha com minha família de uma vigília que fizemos na Igreja Kerigma, na qual eu e minha esposa somos pastores e esperamos por sua visita, e presenciei cenas que fizeram meu coração doer. Além ver  muitos jovens com comportamentos contrários a vontade de Deus, um deles me chamou a atenção, pois fora criado em uma Igreja Evangélica, recebeu ensinamentos bíblicos, trabalhou na obra de Deus, e agora estava molhado por haver tomado banho em um posto de combustíveis e estava acompanhado de outros jovens que não manifestavam temor ao Senhor. Vendo esta cena pensei: “eu não aguentaria ver um filho meu nesta condição”.
Creio que para a mãe daquele jovem a situação não é fácil, pois nós pais desejamos o melhor para nossos filhos e vê-los  drogados, prostituídos, desgarrados, maltrapilhos, etc, deve ser algo terrível, talvez pior do que a nossa morte.Diante desta situação, lembrei de uma pergunta bíblica: “ De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?” (Salmos 119:9 a), e procurei  respostas na própria Palavra de Deus e graças a Deus as encontrei. Vejamos alguns dos princípios a serem adotados por um jovem que não quer se perder, nem tão pouco levar outros a perdição:

  •     Observar as Escrituras sagradas, nela encontramos a sabedoria e o conhecimento de Deus :  “Observando-o segundo a tua palavra.” (Salmos 119:9 )
  •         Lembrar  de  Deus constantemente: “ Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer;” (Eclesiastes 12:1 )
  •        Seguir as orientações dos mais velhos (pais, tios, avós, responsáveis) e sendo humilde: “ Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça.” (1 Pedro 5:5)
  •       Evitar a exposição ao mal: “ vi entre os simples, descobri entre os jovens um que era carecente de juízo,  que ia e vinha pela rua junto à esquina da mulher estranha e seguia o caminho da sua casa,” (Provérbios 7:7-8)
  •     Não deixar  de congregar, pois o estar juntos, nos preserva de muitos males e nos proporciona muitos benefícios e crescimento espiritual, pois diz a Palavra de Deus:“ Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.” (Hebreus 10:25)
  •    Evitar más conversações ou coisas do gênero: “ Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” (1 Coríntios 15:33)

É claro que existem outros fatores a serem  observados por um jovem que deseja seguir um caminho diferente, o caminho do céu. Mas, seguindo a estes princípios, muitos problemas serão evitados e outros corrigidos.
Oração: Senhor Jesus,  socorra aquele jovem que hoje está desgarrado e console o coração de sua família que hoje sofre, pedimos isto em Teu nome, amém.

Pr. Almy Alves Junior





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.