26 de fev. de 2013

Você se conhece?



Quando  lemos o capítulo 1º do Evangelho segundo João, encontramos um relato muito rico quanto ao autoconhecimento. Nos versículos  19 ao 23, há  o registro de uma conversa desenvolvida entre  João Batista  e alguns enviados de Jerusalém, que tinham como missão descobrir quem ele era. No texto,  percebemos  a  impressionante  consciência deste homem de Deus a respeito de sua identidade. Ele sabia nitidamente quem não  eraquem era  e  consequentemente, qual  a  missão  a  cumprir, dentro do propósito de Deus para sua vida e através de sua vida.
Observe o texto sagrado:
“ Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntarem: Quem és tu?  Ele confessou e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo.  Então, lhe perguntaram: Quem és, pois? És tu Elias? Ele disse: Não sou. És tu o profeta? Respondeu: Não.  Disseram-lhe, pois: Declara-nos quem és, para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes a respeito de ti mesmo?  Então, ele respondeu: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.” (João 1:19-23)
João Batista sabia que não era o Cristo, nem Elias, nem o Profeta esperado. Saber quem não somos é muito benéfico, pois evita que nos dediquemos, ou apliquemos nossos recursos de maneira indevida e fora do propósito de Deus. Você sabe quem você não é?
Muitas pessoas passam a vida tentando ser o que não nunca serão. Você não é o outro, você é você, por isso não tente copiar, plagiar, ser igual a ninguém, pois o seu valor está em sua exclusividade e originalidade e  não em ser uma cópia. Não basta o bordão do profeta para ressuscitar o menino, é necessário ser o profeta (2 Reis 4:31-35).
Quando examino minha vida, percebo que durante muito tempo, tentei ser quem eu não era  para agradar as pessoas, ou até mesmo a mim mesmo. Eu pensava: Por que não sou como fulano? Por que não ajo e reajo como beltrano? Vivia em  uma auto cobrança infrutífera, já que queria ser outra pessoa e não eu mesmo, até que descobri que Deus tinha um propósito específico em minha vida, por isso tive a família que precisava,  estudei em locais que contribuiriam especificamente para  minha educação confessional, passei por uma formação militar, me apaixonei pela leitura, adquiri formação universitária,  fui discipulado por um pastor sério, enfim, houve um somatório de investimentos da parte de Deus em minha vida, tudo isto para formar meu caráter e personalidade, e me levar a entender quem eu não sou e quem eu sou. Com isto não quero dizer que estou pronto, mas que preciso me aperfeiçoar com pessoa, sem me descaracterizar como indivíduo. E você, será que passou, ou está passando por situações semelhantes as minhas?
Por outro lado, João Batista sabia quem era. Ele era a voz do que clama no deserto, isto é, ele era uma voz a ser proferida em um ambiente nada parecido com aqueles desejado por nós. Onde João pregava não tinha ar condicionado, poltronas acolchoadas, água gelada, etc. Mas era ali que ele deveria exercer seu ministério (serviço a Deus e as pessoas). Ele era a voz do que clama no deserto. Deus o preparou para aquilo, investindo em sua vida, dando a estrutura necessária, formando seu caráter e personalidade, concedendo os dons necessários, para cumprir a missão a ele destinada. Vale lembrar que Jesus disse que João foi o maior nascido de mulher (Jo 7:28), porém nunca realizou um milagre sequer. Ele era a pessoa que tinha a mensagem necessária para ser ministrada naquele lugar e naquele momento, mesmo tendo sido rejeitado por uns, perseguido por outros, ele sabia o que deveria fazer.
Ao sermos quem Deus deseja, nossa vida é protegida por Ele e a Sua paz que excede todo entendimento guarda nosso coração e nossa mente(Fp 4:7). Saber quem somos facilita a vida, pois poderemos dizer sim ou não as oportunidades, sem nos sentirmos mal, ou desprestigiados. Além do mais, ficará mais fácil discernir  onde exercer nosso ministério, nossa profissão, quais os dons precisamos buscar, quais convites devemos aceitar, etc. Quando sabemos nossa missão e o lugar a executá-la  o fardo não será pesado, pois estaremos encaixados no propósito de Deus. Se o seu fardo está pesado, é por que não era para você. O fardo de Jesus para nós é leve e Seu jugo e suave. Que tal refletir sobre isto? Quando estamos no lugar que Deus preparou para nós, as coisas fluem , Deus faz a obra e nos sentimos bem com Ele e conosco.
João  Batista sabia quem era, quem não era e qual sua missão. Você tem esta clareza? Se não, una-se a mim em oração e busquemos ao Senhor, pois com certeza é vontade Dele que possamos responder para nós e para os outros, quem somos, quem não somos  e o que temos a fazer. Deus nos abençoe!!
Pr. Almy Alves Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.