29 de jul. de 2020

João 15. Tema: A uns Ele poda, a outros Ele corta.


                        Ver a imagem de origem

               Em Cristo somos ligados a videira verdadeira. Esta união acontece  por enxerto e dentre os  muitos objetivos está a frutificação. Segundo Jesus, quando o ramo não produz os devidos frutos  será cortado. Por outro lado, quando o ramo  produz os devidos frutos será podado, isto é, limpo para que dê mais frutos ainda. Observe que o Agricultor é quem poda, ou corta, e isto acontece segundo Seus critérios e avaliação.  Um destes critérios é: Se frutifica poda, se não frutifica corta. A expectativa de Deus é que ao sermos salvos venhamos a dar muitos frutos e estes frutos permaneçam. Você é um ramo que dá fruto? Se é , saiba que será podado, para que dê mais fruto ainda. Mas, se não, será cortado e lançado ao fogo. Além do mais, se produzir frutos, estes precisam ser bons e permanecer até a época da colheita. Para aprofundar a reflexão, examine os textos abaixo. Obs.: Não escrevi nenhum deles.

Leia os textos abaixo e tire suas conclusões: 

  •       “Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.” (Mt 3:10 RA)
  •        “Cedo de manhã, ao voltar para a cidade, teve fome; e, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. Vendo isto os discípulos, admiraram-se e exclamaram: Como secou depressa a figueira!” (Mt 21:18-20 RA)
  •          “Não há árvore boa que dê mau fruto; nem tampouco árvore má que dê bom fruto. Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Porque não se colhem figos de espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas.” (Lc 6:43-44 RA).
  •          “Então, Jesus proferiu a seguinte parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou. Pelo que disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra? Ele, porém, respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume. Se vier a dar fruto, bem está; se não, mandarás cortá-la.” (Lc 13:6-9 RA)
  •          “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.” (Jo 15:1-8 RA)
  •  ·         “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.” (Jo 15:16 RA)
  •          “Bem! Pela sua incredulidade, foram quebrados; tu, porém, mediante a fé, estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme. Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, também não te poupará. Considerai, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas, para contigo, a bondade de Deus, se nela permaneceres; doutra sorte, também tu serás cortado.” (Rm 11:20-22 RA)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.