31 de mai. de 2021

Salmo 120. Tema: Corações beligerantes.

                Existem pessoas que tem dentro de si um prazer em iniciar, instigar e manter  confusões, onde quer que estejam. Tais indivíduos são por vezes dissimulados, falsos, hipócritas, e “dão o bote e escondem a unha”, mas existem aqueles que são descarados e fazem questão de ser usados pelo diabo (acusador)

  • “Como o carvão é para a brasa, e a lenha, para o fogo, assim é o homem contencioso para acender rixas.” (Pv 26:21 RA)

               O conselho de Deus é que evitemos contendas e aqueles que as provocam, pois são malignos e os resultados de suas ações serão destruidores.

  •  “ ¶  Evita discussões insensatas, genealogias, contendas e debates sobre a lei; porque não têm utilidade e são fúteis. 10  Evita o homem faccioso, depois de admoestá-lo primeira e segunda vez,” (Tt 3:9-10 RA)

               Lembre-se que as guerras nascem no coração de pessoas que andam na carne (de acordo com a natureza pecaminosa) e não no Espírito.

  •  “De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?” (Tg 4:1 RA)

               Seja da paz e pela paz. Afinal, os pacificadores serão chamados filhos de Deus e não os contenciosos.

  • “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.” (Mt 5:9 RA)
  • “Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; 11 aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la.” (1Pe 3:10-11 RA)
  •  Sou pela paz; quando, porém, eu falo, eles teimam pela guerra.” (Sl 120:7)  







30 de mai. de 2021

Salmo 119. Tema: “ A tua lei é todo meu prazer” (Sl 119:174 b);

          O salmo 119 é maior que muitos livros da Bíblia. Seus 176 versículos são destinados a destacar a grandeza da Lei do Senhor e a relação do autor para com o Livro Sagrado.

          Na Palavra de Deus encontramos princípios, propósitos, promessas, posturas, mandamentos, exemplos, histórias etc. , capazes de gerar fé, salvação, consolo, conhecimento, expectativas, esperança, direcionamento, proteção, que nos conduzem a uma vida de certezas quanto a Deus e seu amor para conosco.

          Procure ler, examinar, meditar, viver as Escrituras, pois Elas nos fazem mais sábios que nossos inimigos, mais prudentes que nossos mestres e assim temos um viver diferenciado e gerador  de glória a Deus, edificação da Igreja e salvação de pecadores.

          De todos os bens que temos a  Palavra de Deus é o maior e mais importante de todos, pois nos proporciona viver de maneira agradável ao Eterno e sempre mantendo uma perspectiva de eternidade.

         Aprenda a amar a Palavra do Senhor e colha os benefícios gerados por esta postura. Deus te abençoe!!

  • Sl 119:47  Terei prazer nos teus mandamentos, os quais eu amo.
  • Sl 119:48  Para os teus mandamentos, que amo, levantarei as mãos e meditarei nos teus decretos.
  • Sl 119:97  Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!
  • Sl 119:113  Aborreço a duplicidade, porém amo a tua lei.
  • Sl 119:119  Rejeitas, como escória, todos os ímpios da terra; por isso, amo os teus testemunhos.
  • Sl 119:127  Amo os teus mandamentos mais do que o ouro, mais do que o ouro refinado.
  • Sl 119:159  Considera em como amo os teus preceitos; vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua bondade.
  • Sl 119:163  Abomino e detesto a mentira; porém amo a tua lei.
  • Sl 119:167  A minha alma tem observado os teus testemunhos; eu os amo ardentemente.


29 de mai. de 2021

Salmo 118. Tema: Atacados por abelhas.

       As vezes nos sentimos como que acuados, rodeados, cercados, por nossos inimigos. A sensação assemelha-se a de sermos atacados por um enxame de abelhas. Nesta condição, ficamos confusos e perturbados, pois parece que os inimigos vêm de todos os lados. Corremos, nos lançamos ao chão e nos sentimos ameaçados, até mesmo quanto a vida.

        Assim como enxames são queimados pelo fogo, precisamos que o Senhor envie fogo “espiritual”, queime e faça fugir as “abelhas” que nos atacam, pois só assim, sobreviveremos. É bem verdade que os efeitos das ferroadas ficarão por um tempo e talvez precisemos de atendimento médico, principalmente se formos alérgicos. Mas, com a graça do Senhor, sobreviveremos, poie Ele é bom e suas misericórdias não tem fim, duram para sempre.



28 de mai. de 2021

Salmo 117. Tema: Você é parte do grande coral.

          Graças a Deus, através de Jesus Cristo, fomos incluídos no projeto eterno de Deus.  Aquilo que era privilégio apenas dos judeus, agora nos  inclui, e nos permite estar entre aqueles que O adoram em espírito e em verdade.

           Assim sendo, quer seja individualmente, junto a sua família, ou  comunidade de fé, sempre que possível esteja entre aqueles que adoram ao Senhor de todos os povos,. Aleluia!!

            Lembrando que isto é possível, graças a grande misericórdia e fidelidade de Deus que subsiste para sempre.

  •  ¶  Louvai ao SENHOR, vós todos os gentios, louvai-o, todos os povos. 2  Porque mui grande é a sua misericórdia para conosco, e a fidelidade do SENHOR subsiste para sempre. Aleluia!” (Sl 117:1-2 RA)
  •  ¶  Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos {ambos: judeus e gentios } fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, 15  aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, 16  e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade. 17  E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto; 18  porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito. 19  Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, 20  edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; 21  no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, 22  no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.” (Ef 2:14-22 RA)





27 de mai. de 2021

Salmo 116. Tema: Laços de morte, angústias do inferno, livramento do céu.

                Na vida passamos por altos, baixos e planos. Cada uma destas experiências trazem consigo oportunidades de crescimento e amadurecimento espiritual e emocional, afinal “todas as coisas cooperam pra nosso bem”.

                Os momentos planos, são aqueles onde tudo está normal, sem nada demais ou de menos. São momentos de bonança, paz, tranquilidade, etc.

                Já os momentos altos são repletos de glórias, conquistas, vitórias e nos enchem de gozo e satisfação, pois nos sentimos “mais que vencedores” por meio Daquele que nos amou.

                Mas, existem os momentos de baixa, quando nos entristecemos, choramos, ficamos angustiados, com medo e até desesperados e desesperançados.

                Cada uma destas realidades, traz consigo oportunidades de conhecermo-nos, conhecermos as pessoas e principalmente a Deus.

                O salmista havia passado por momentos muito tenebrosos, escorregadios, angustiantes e mórbidos, como qualquer um de nós pode passar, mas, neste momento invocou o Senhor e Ele o ouviu.

                Precisamos aprender como reagir adequadamente diante de cada situação que vivemos, pois em todas elas temos o Senhor de nossas vidas, pronto a nos socorrer, fortalecer e nos conduzir em triunfo.

                Como consequência destas experiências, amaremos o Senhor ainda mais, por perceberemos ser um Deus presente em todas as circunstâncias e etapas da vida.

 

1 Amo o SENHOR, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. 2  Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver. 3  Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza. 4  Então, invoquei o nome do SENHOR: ó SENHOR, livra-me a alma. 5  Compassivo e justo é o SENHOR; o nosso Deus é misericordioso. 6  O SENHOR vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou. 7  Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o SENHOR tem sido generoso para contigo. 8  Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus olhos, da queda, os meus pés. 9  Andarei na presença do SENHOR, na terra dos viventes.” (Sl 116:1-9 RA)

 



 

 

26 de mai. de 2021

Salmo 115. Tema: Criadores de deuses.

              A idolatria é uma tentativa humana de criar um “deus” a imagem e semelhança dos seus criadores. Tais deuses são  incapazes de se impor aos seus idealizadores, logo, não tem código de ética, moral, procedimental etc. Ao invés de guiarem, são guiados, ao invés de criarem são criados,  por isso são feitos conforme a mente caída dos seus manufaturadores.

             As tentativas de manipulação do sagrado e de ser um “deus” seduziram Adão e Eva e continuam arrebanhando adeptos ainda hoje. O homem quer ser Deus, mas como isso é impossível, o mesmo tenta uma maneira de satisfazer-se brincando de deus.

             Os “deuses” criados pelos humanos  são “servos” dos seus “senhores” e tem que atender seus pedidos, pois para isso são feitos. Estes deuses são verdadeiros fantoches nas mãos dos seus criadores, além de serem incapazes de se defenderem. Basta um movimento brusco e quebram. Tais criações não tem direito a fala, aos sentimentos, a vista, a audição ao tato, pois são feitos de elementos encontrados na natureza, ouro, prata, madeira, gesso, etc.

              Infelizmente, poucas pessoas percebem o que move a idolatria e a fabricação de ídolos. Muitos estão cegos pelo pecado e não percebem que estão sendo manipulados e enganados, tanto quanto manipulam e são enganados.

              Por isso a bíblia é tão clara sobre a fabricação de ídolos. Tê-los no coração, num ambiente físico e neles confiar, faz com que tal pessoa esteja morta para o Deus vivo, criador e mantenedor dos céus e da terra.

               Lembre-se: Quem fabrica ou cria um deus morto, está morto para o Deus vivo.

 

Prata e ouro são os ídolos deles, obra das mãos de homens. Têm boca e não falam; têm olhos e não vêem; 6  têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram. Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam.” (Sl 115:4-8 RA)



25 de mai. de 2021

Salmo 114. Tema: Até a natureza se surpreende!!

         O  agir de Deus em favor do Seu povo surpreende até a própria natureza. Assim foi no passado, assim é no presente e será no futuro. Para confirmarmos esta verdade basta  vermos os muitos registros onde o mar, o rio, os ventos, o sol, a terra, as estrelas, os animais, os peixes obedecem ao Senhor.

        Confie no Senhor! Ele move céus e terras para abençoar os que o temem!!

       “1 Quando saiu Israel do Egito, e a casa de Jacó, do meio de um povo de língua estranha, 2  Judá se tornou o seu santuário, e Israel, o seu domínio. 3  O mar viu isso e fugiu; o Jordão tornou atrás. 4  Os montes saltaram como carneiros, e as colinas, como cordeiros do rebanho. 5  Que tens, ó mar, que assim foges? E tu, Jordão, para tornares atrás? 6  Montes, por que saltais como carneiros? E vós, colinas, como cordeiros do rebanho? 7  Estremece, ó terra, na presença do Senhor, na presença do Deus de Jacó, 8  o qual converteu a rocha em lençol de água e o seixo, em manancial.” (Sl 114:1-8 RA) 



24 de mai. de 2021

Salmo 113. Tema: O poder de refazer

             O Evangelho anuncia desde sempre o poder e a ação de Deus em prol da transformação do homem. O pecado não apenas nos afasta de Deus, mas também atrai maldições, oportuniza a ação de demônios e gera consequências danosas histórica e eternamente.

             Mas, se o pecado é tão danoso, o Evangelho e extremamente benéfico, posto que revela o amor, a compaixão, a graça e a misericórdia de Deus, dando ao homem a chance de ser refeito.

             O salmista nos diz que: Ele (Deus) ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado,   para o assentar ao lado dos príncipes, sim, com os príncipes do seu povo. Faz que a mulher estéril viva em família e seja alegre mãe de filhos. Aleluia!” (Sl 113:7-9 RA)

              Que coisa maravilhosa!! Há esperança pra mim, pra você e pra todos os homens em Cristo Jesus. Creia sempre no Senhor e naquilo que pode fazer e refazer, movido por amor. Deus te abençoe!!



23 de mai. de 2021

Salmo 112. Tema: Irados contra quem é abençoado.

               A quantidade de bênçãos destinadas aqueles que temem ao Senhor é enorme e seus reflexos estendem-se  até aos descendentes,  carentes e  oponentes. Contudo, isto não agrada a todos.

               O salmista afirma que ao ver a prosperidade do justo o ímpio se irrita, se enraivece e até range os dentes.

“O perverso vê isso e se enraivece; range os dentes e se consome; o desejo dos perversos perecerá.” (Sl 112:10 RA)

               Esteja consciente desta realidade, pois algumas pessoas se irritarão ao vê-lo sendo abençoado por Deus. Para com estes nossa atitude deve ser de misericórdia e compaixão, pois somos abençoados para abençoar até mesmo aqueles que nos amaldiçoam.

“abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis...Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; {ira; de Deus, subentendido } porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Rm 12:14,17-21 RA)



22 de mai. de 2021

Salmo 111. Tema: Celebração coletiva da fé.

             A fé tem sua dimensão individual, pessoal, individualizada, mas também é  coletiva. Usufruir desta dimensão é algo tão maravilhoso que só pode  ser descrito por quem vivencia tamanha graça.

             Desfrute da dimensão coletiva da fé!! Você pertence ao Senhor e ao Seu povo. Congregue, reúna-se, celebre, cante, dance, profetize, anuncie, testemunhe, sorria, chore, enfim, alegre-se com o Senhor e com os Seus.

“Aleluia! De todo o coração renderei graças ao SENHOR, na companhia dos justos e na assembleia.” (Sl 111:1 RA)



21 de mai. de 2021

Salmo 110. Tema: Quando precisamos sentar e esperar.

            Sabemos da importância de sermos proativos para que nossa vida seja bem sucedida, mas, existem situações que fogem do nosso controle e nos vemos impossibilitados de prevalecer. Diante destas realidades precisamos crer que  o Senhor agirá com providência e resolverá pendências, problemas, ameaças, etc.

            Nosso Deus é  soberano e vela por nós! Ele colocará nossos inimigos visíveis e invisíveis em seus devidos lugares e determinará nossas vitórias. Mas, para tanto, precisamos “sentar ao Seu lado” e deixá-Lo agir.

            Reconheço que não é fácil ficar quieto, mas, existem situações que não nos restam alternativas, pois os inimigos são maiores e mais fortes.

            Confiemos no Eterno e veremos nossos inimigos derrotados debaixo dos nossos pés.

“Disse o SENHOR ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés.” (Sl 110:1 RA)


20 de mai. de 2021

Salmo 109. Tema: O Senhor age por nós.

 “Mas tu, SENHOR Deus, age por mim, por amor do teu nome; livra-me, porque é grande a tua misericórdia.” (Sl 109:21 RA)

 

                 A vida é composta de previsibilidades e imprevisibilidades. Diante de todas, precisamos ter consciência de quão dependentes somos do Senhor. Assim, ter quem aja por nós é muito confortante, motivante e gerador de expectativas.

                 Davi, diante de tudo que estava vivendo, viu no Senhor, Aquele que poderia agir em seu favor. Creia que também cuida de você.

                 Que o Espírito Santo nos lembre que, quando nos vermos impotentes, inoperantes, ineficazes e incapazes, temos um Deus vivo que age por aqueles que Nele confiam.




11 de mai. de 2021

Salmo 100. Tema: Alegre-se na presença de Deus.

A vida é bela e cheia de oportunidades prazerosas, mas nenhuma delas se compara com o prazer de estar na presença de Deus e poder celebrá-Lo com intensidade.

O salmista estimula o povo de Deus a ter atitudes intensas de celebração da fé, pois o Senhor é bom e sua misericórdia dura pra sempre e de geração em geração sua fidelidade. Foi Ele quem nos fez  e  somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio.  

Diante destas realidades, as orientações são:

  • Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras.
  • Servi ao SENHOR com alegria;
  • Apresentai-vos diante dele com cântico;
  • Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor;
  • Rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome.

           Agradeça a Deus pelo dia e celebre-o com tudo que tem e é. Deus te abençoe!

 

 


 


10 de mai. de 2021

Salmo 99. Tema: Não pare de orar.

 “Moisés e Arão, entre os seus sacerdotes, e, Samuel, entre os que lhe invocam o nome, clamavam ao SENHOR, e ele os ouvia.” (Sl 99:6 RA)

 “Tu lhes respondeste, ó SENHOR, nosso Deus; foste para eles Deus perdoador, ainda que tomando vingança dos seus feitos.” (Sl 99:8 RA)

 

                 Como é bom saber que a misericórdia de Deus vai além dos nossos pecados, erros, limitações, falhas, etc. Moisés, Arão e Samuel, embora fossem homens de Deus, também pecavam. Naquilo que erraram, tiveram que arcar com as consequências, mas naquilo que acertaram receberam graça, misericórdia e galardão. Eles invocaram o Senhor e Ele os ouvia.

                   Assim como aconteceu com estes personagens bíblicos, acontece conosco. O Senhor sabe que somos pecadores, mas nos ama e está disposto a ouvir nosso clamor. Assim sendo, clame, invoque, busque, ao Deus todo poderoso, pois certamente ouvirá e responderá da melhor maneira possível aos seus pedidos. Não desista de orar, pois Deus não desiste de lhe abençoar!




8 de mai. de 2021

Salmo 98. Tema: Deus se lembrará!

 “Lembrou-se da sua misericórdia e da sua fidelidade para com a casa de Israel; todos os confins da terra viram a salvação do nosso Deus.” (Sl 98:3 RA)

 

              A palavra lembrar traz consigo implicitamente a ideia de esquecimento. Teria Deus amnésia? Esqueceria Ele dos Seus e das promessas feitas? Certamente que não.

             Quando a Bíblia diz que Deus lembrou-se, está se referindo a chegada do tempo para que as promessas se cumpram.

             Deus lembrou-se de Israel e lembrará de você. Quando chegar a hora, movera céus e terra para cumprir em sua vida o que por Ele foi declarado como seu.

             O Senhor lembrará de você, pois de fato, não esqueceu!!




Salmo 97. Tema : Luz e alegria

 “A luz difunde-se para o justo, e a alegria, para os retos de coração.” (Sl 97:11 RA)

 

           Promessas são palavras que geram expectativas em quem as ouve e compromisso em quem as profere. Quando lemos as Palavra de Deus encontramos maravilhosas promessas, dentre elas as contidas neste Salmo: Luz e alegria.

           Você foi Justificado em Cristo Jesus? Então creia: A luz vai brilhará pra você! Você tem vivido de maneira reta? O Senhor alegrará te coração!

           Tenha expectativas, pois estas promessas não cairão por terra, posto que, foram feitas pelo Senhor do céus.

           Deus te abençoe!!












Salmo 96. Tema: Atitudes de louvor.

                     O salmo 96 nos estimula a expressar nossa fé de muitas maneiras, procure as que mais se identifica e apresente ao Senhor sua gratidão, adoração e louvor:

  •      Cantai ao SENHOR um cântico novo;
  •          Cantai ao SENHOR, todas as terras;
  •          Cantai ao SENHOR;
  •          Bendizei o seu nome;
  •          Proclamai a sua salvação, dia após dia;
  •          Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas;
  •          Tributai ao SENHOR, ó famílias dos povos;
  •          Tributai ao SENHOR glória e força;
  •          Tributai ao SENHOR a glória devida ao seu nome;
  •          Trazei oferendas e entrai nos seus átrios;
  •          Adorai o SENHOR na beleza da sua santidade;
  •          Tremei diante dele, todas as terras;
  •          Dizei entre as nações: Reina o SENHOR. Ele firmou o mundo para que não se abale e julga os povos com equidade;


6 de mai. de 2021

Salmo 95. Tema : Tens aceitado o convite?

 “ Vinde, cantemos ao SENHOR, com júbilo, celebremos o Rochedo da nossa salvação. 2  Saiamos ao seu encontro, com ações de graças, vitoriemo-lo com salmos...Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou.” (Sl 95:1-2,6 RA)

             Durante a vida recebemos muitos convites, alguns serão apreciados, outros, ignorados. Os critérios utilizados para atendimento de cada convite envolve muitos aspectos, contudo, alguns não podem ser ignorados devido a sua magnitude, pois revelam  privilégios enormes, incomuns, diferenciados. Dentre estes está o de nos entregarmos em adoração do Senhor das nossas vidas.

             Aproveite cada oportunidade, quer seja individual ou coletiva. Celebre ao Senhor usando todas as dimensões do ser (espiritual, psicológica e física), pois não há melhor lugar do que a presença de Deus e não há sensação mais completa do que a que é gerada pela presença do Espírito Santo.

             Cante com júbilo, celebre, agradeça, reconheça, adore, se prostre, ajoelhe-se, enfim, dedique-se como sacrifício vivo aos pés do Eterno, pois Ele é plenamente bom e em Sua presença há fartura de alegria.  










5 de mai. de 2021

Salmo 94. Tema : Quando a oração muda de teor


1 Ó SENHOR, Deus das vinganças, ó Deus das vinganças, resplandece. 2  Exalta-te, ó juiz da terra; dá o pago aos soberbos. 3  Até quando, SENHOR, os perversos, até quando exultarão os perversos? 4  Proferem impiedades e falam coisas duras; vangloriam-se os que praticam a iniquidade. 5  Esmagam o teu povo, SENHOR, e oprimem a tua herança. 6  Matam a viúva e o estrangeiro e aos órfãos assassinam.” (Sl 94:1-6 RA)

             É comum que oremos ao Senhor pedindo misericórdia, compaixão e piedade para todos os seres humanos, e como cristãos não podemos deixar de fazer isto, mas chega a hora que precisamos acrescentar algo, ou até mudar nossa temática, posto que, algumas pessoas resistem a graça, ignoram a compaixão, desprezam e misericórdia e ainda zombam através de atos e palavras, Daquele que tanto as ama e daqueles que por elas intercedem.

             Quando a situação chega ao  ponto que Deus é ignorado, e até zombado,  é sinal que precisamos orar pedindo ao Juiz de toda a terra que julgue a todos que o desprezam. Para que se discirna quem é que governa e controla a história.

              Ao lermos o Salmo 94, percebemos que a oração do salmista havia mudado de teor. Ele pede por juízo, justiça, vingança. Estaria ele em pecado, ou chegara a hora de mudanças no mundo natural e sobrenatural?

             Infelizmente o juízo teve que chegar à geração de Noé, à Sodoma, Gomorra e as cidades circunvizinhas, à Nínive nos dias de Naum, à Babilônia e a muitos outros povos e pessoas durante a história, não por falta de oportunidades, mas por desprezá-las.

             Creio que estamos chegando ao ponto, se é que não passamos , de  pedir a Deus que julgue os juízes, governantes, líderes religiosos, artistas, políticos, empresários, jornalistas, filósofos, psicólogos, enfim, a todos que teimam em ignorá-Lo  e zombar de Sua santidade através de crescentes absurdos, zombarias e blasfêmias.

             Não pensemos que nossa geração não enfrentará o juízo que outras já enfrentaram. A conta vai chegar, se é que não está chegando, basta olharmos os sinais, pois eles falam por si.

             Aproveitemos o tempo da misericórdia, compaixão e graça, pois ele tem começo, meio e fim. Em seguida vem o juízo, quando o Juiz de tudo e de todos, julgará nossa geração,  e aqueles que fazem questão de pensar que são o que não são e  podem o que não podem, colherão o que plantaram, pois de Deus não se zomba.

             Sabemos que a  justiça humana é imperfeita, por isso não nos cabe julgar ninguém, porém a justiça divina é imaculada, incorruptível, plena, nem tarda e nem falha. Que saibamos quando nossa oração deve mudar e quando Deus mudou em relação as nossas orações.

              A Bíblia nos diz que chegarão dias semelhantes aos já vividos pela humanidade, quando a oração de Abraão pelos moradores de Sodoma já não será ouvida. Arrependa-mo-nos enquanto é tempo, pois “Aquele que vem virá e não tardará”. Nunca faça justiça com as próprias mãos, porém busque a Deus em oração.

  •  Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. 10  Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas.” (2Pe 3:9-10 RA)
  • “ ¶ E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus 2 (porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação);” (2Co 6:1-2 RA)
  • “se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; 19 não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; {ira; de Deus, subentendido} porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. 20 Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. 21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Rm 12:18-21 RA)
  • “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.” (Gl 6:7 RA)



4 de mai. de 2021

Felizes os que se foram


 

Salmo 93. Tema: Apenas duas palavras.

                 As duas primeiras palavras deste Salmo resumem toda a história, com suas origens, implicações e  desdobramentos. Reina o Senhor.

                O centro do universo não é o que dizem os homens. O centro do universo é o trono do Eterno e de lá autoriza ou desautoriza o que vai acontecer. Isto não significa que sejamos fantoches, mas que, não somos autônomos como e quanto pensamos. Estas crenças devem gerar paz e segurança, mas também, temor e tremor.

                O Senhor governa e isto significa que nada lhe surpreende. Uma prova disto é a Bíblia, pois em seus escritos proféticos anuncia o que veio, vem e virá a acontecer. Assim sendo, peçamos fé, para crer nesta verdade suprema: Reina o Senhor!! Aleluia. Ele é o Soberano das nações, da história e da eternidade. Aleluia!!



3 de mai. de 2021

Salmo 92. Tema: Semelhanças temporárias

  •  “ainda que os ímpios brotam como a erva, e florescem todos os que praticam a iniquidade, nada obstante, serão destruídos para sempre;” (Sl 92:7 RA)
  •  “O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. 13  Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus. 14  Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, 15  para anunciar que o SENHOR é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça.” (Sl 92:12-15 RA)

             O salmo 92 apresenta uma realidade dupla. A primeira associada ao ímpio, a segunda ao justo. A princípio, os relatos se assemelham, mas como na parábola do trigo e do joio, caminha para um desfecho diferente, onde os contraste ficarão nítidos.

             É interessante observar que tanto o ímpio, quanto o justo brotam, florescem e frutificam. Só que o ímpio brota como erva, o justo como uma palmeira. O ímpio será destruído como mato no fogo,  o justo será preservado e servirá de admiração  como uma palmeira. O ímpio nasce em qualquer monturo, o justo é plantado, nasce e floresce na Casa do Senhor. O justo frutificará, mesmo sendo velho e terá seiva e vigor. O ímpio já não existirá.

             Você é um justo ou um ímpio? Se Jesus é o teu Senhor, por Ele você foi justificado (Rm 5:1; 8:1) e agora é ter paciência, pois chegará sua hora que florescerá e frutificará. Quanto ao ímpio, ore por ele, para que seja alcançado pela mesma graça que você e seja plantado e preservado ao seu lado na casa do Senhor.



2 de mai. de 2021

Salmo 91. Tema: O Senhor é nosso baluarte.

“ ¶ O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente 2 diz ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.” (Sl 91:1-2 RA)

                 
                O Salmo 91  gera segurança e esperança para a  vida daqueles que são movidos fé pela em Deus. Ele nos remete a uma condição interior de conforto,  baseada nos atributos e promessas do Eterno. Ter esta segurança sempre foi bom, mas em tempos como os nossos é melhor ainda, já que temos convivido com tantas instabilidades individuais e coletivas, financeiras e econômicas, físicas e psicológicas !!
                O texto sagrado apresenta o Senhor como um baluarte, para aqueles que Nele confiam. Mas, o que é um baluarte? Baluarte ou bastião, em arquitetura militar, é uma obra defensiva, situada nas esquinas e avançada em relação à estrutura principal de uma fortificação abaluartada (Wikipédia).                          Logo, se o Senhor é nosso baluarte podemos crer que não apenas nos defende e protege, mas se antecipa diante das ameaças que nos se nos apresentam.  Ele está a  lhe guardar nas situações mais inusitadas e adversas. Nele, você sempre encontrará a segurança que necessita para enfrentar as falas e ações daqueles que pensam lhe fazer mal. Confie no Senhor!!


1 de mai. de 2021

Salmo 90. Tema: Testemunho transgeracional.

               Escolhi uma palavra difícil para iniciar este texto, com o objetivo de chamar sua atenção para algo muito simples. Na  verdade, o que desejo dizer é apenas que de geração em geração o Senhor manifesta Seu poder e deixa bem claro quem é, o que pode, o que faz e como governa a história e suas testemunhas publicam isto.

               De geração em geração, Ele é Deus. Por mais que o homem caído queira, e tente, anular a fé na existência de um Deus pessoal, inteligente, interativo, etc.,  o testemunho permanece e prevalece. Ninguém conseguiu e nem conseguirá extinguir a crença em um único e verdadeiro Deus, pois os testemunhos estão perante todos. Afinal a própria consciência humana, a natureza, as histórias individuais e coletivas, as ciências, etc., testemunham a existência de um ser vivo, inteligente e eterno que é e está além. Até mesmo os limites humanos  testemunham a existência de um ser que vai além dele, por ser ilimitado.

               Por exemplo, o senso de justiça, retidão e correção existentes na consciência humana, manifestações virtudes do Eterno e por mais que as pessoas queiram negar, suas mentes anunciam que há o certo e o errado, o justo e o injusto, o sujo e o limpo. Até mesmo quando optam pelo sujo, errado, injusto, os indivíduos confirmam a existência do limpo, certo e justo. Assim, até ao negar que Deus existe, os ateus confirmam Sua existência. É até divertido perceber e pensar sobre isto.

               Lembre-se: Sempre houve e haverá testemunho e testemunhas de Deus. De geração em geração Ele tem sido refúgio e fortaleza para os que Nele creem e tem sido misericordioso e compassivo até com os que Nele não creem.

               De geração em geração, Ele é Deus!! Aleluia!!