5 de abr. de 2013

Aprender a cair, ajuda a saber ficar de pé




         Estes  dias levei meu filho Eric para sua primeira aula de Jiu-jitsu,  quando voltávamos seu colega Isac falava da importância de aprender cair no tatame, de maneira a evitar acidentes graves. Ouvindo esta conversa comecei a pensar: “Na vida  necessitamos aprender a cair, a perder,  a fracassar”, pois nem sempre as coisas sairão como planejamos,  e se não soubermos como proceder nestas circunstâncias adversas podemos agravar os sofrimentos e potencializar as  consequências da queda.


Observando as artes marciais, podemos percebem que seus atletas são ensinados não apenas a atacar, mas também  a  defender, não apenas a ficar de pé, mas também a cair, não apenas a aplicar golpes, mas também a assimilar os golpes, pois as lutas  são recheadas de surpresas, e para todas estas situações faz-se necessário estar preparado tanto fisicamente, quanto  psicologicamente. Assim,  os atletas aprendem  a  vencer  e  a perder, a cair e a permanecer de pé, aprendendo desta forma  a  viver.

Neste momento lembro-me do boxeador Mike Tyson,  que era um exímio batedor, mas quando sofria um golpe certeiro perdia o controle e terminava sendo derrotado. Será que sabemos perder? Temos sabido assimilar os golpes da vida? Temos conseguido minimizar os efeitos das quedas a ponto de não irmos a nocaute, sermos imobilizados e derrotados?

Certa vez conversava com um irmão na fé e ele disse: “Pastor, o meu comércio quebrou, mas eu não quebrei com ele. Irei  reagir e vencerei”. Graças a Deus o que ele disse hoje é uma realidade, a sua nova empresa é muito maior do que a que outrora faliu.

Não deixemos  que os resultados negativos, os fracassos, as quedas, as notas baixas, as reprovações, as falências, as experiências negativas,  acabem conosco. Aprendamos a assimilar os duros golpes da vida, que por vezes nos levam ao chão, mas não nos deixemos ir a nocaute. Lembremos o que diz a Palavra de Deus:  “ porque sete vezes cairá o justo e se levantará...” (Provérbios 24:16 RA)

                           Não haverá vitórias sem que antes aconteçam derrotas. Não saberemos nos manter de pé sem que antes tenhamos levado algumas quedas e até tenhamos sido derrubados. Não aprenderemos a ter sucesso sem antes aprendermos a experimentar as dores do fracasso. Um campeão é forjado por vitórias e derrotas. Aprendamos  a perder, para que também possamos reconhecer  o valor de vencer.

Se aprendermos como cair, também aprenderemos a nos manter de pé.


 Um campeão é forjado por vitórias e derrotas

Pr. Almy Alves Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.