30 de set. de 2021

Daniel 3. Tema: Não transforme a bênção em um ídolo

 “O rei Nabucodonosor fez uma imagem de ouro que tinha sessenta côvados de altura e seis de largura; levantou-a no campo de Dura, na província da Babilônia.” (Dn 3:1 RA)

              Após receber a interpretação a respeito da grandeza do seu império, através da interpretação do seu sonho por Daniel (cap 2), Nabucodonosor se envaideceu, mandou fazer uma estátua pessoal de ouro e passou a exigir que fosse adorada. O imperador vaidoso tropeçou no próprio orgulho e pecou contra  Aquele que estabelece e destitui os reis da terra, fazendo o que por Ele é proibido.

             No passado, os hebreus que foram libertados  e abençoados por Deus ao saírem do Egito, cometeram pecado semelhante, pois pegaram o ouro recebido dos egípcios por determinação do Eterno e fizeram um bezerro de ouro e o adoraram.

            “ Mas, vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão e lhe disse: Levanta-te, faze-nos deuses que vão adiante de nós; pois, quanto a este Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe terá sucedido.  Disse-lhes Arão: Tirai as argolas de ouro das orelhas de vossas mulheres, vossos filhos e vossas filhas e trazei-mas. 3  Então, todo o povo tirou das orelhas as argolas e as trouxe a Arão. 4  Este, recebendo-as das suas mãos, trabalhou o ouro com buril e fez dele um bezerro fundido. Então, disseram: São estes, ó Israel, os teus deuses, que te tiraram da terra do Egito.” (Êx 32:1-4 RA)

              Precisamos ter cuidado para não transformarmos a bênção em maldição. Como sabemos, nosso Deus faz “infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,” (Ef 3:20) e nos coloca em lugares de honra, prosperidade, conquistas, vitória, etc.,  mas, o pecado que em nós habita, pode nos levar a estragar tudo, nos tornando servos daquilo que deveria nos servir.

               Não transforme a bênção em maldição, a graça em desgraça, o ouro em um ídolo, pois isto lhe fará tropeçar perante Aquele que lhe fez prosperar.




Daniel 2. Tema: Deus revela o oculto.

            A Bíblia é um Biblioteca que contém muitos tipos de textos e conteúdos, dentre estes, encontramos as profecias.

            A mensagem profética precisa ser interpretada com muito cuidado, pois, por  tratar de  conteúdos “ocultos” aos olhos naturais, pode ter seus significados distorcidos. Desta feita, os intérpretes precisam ser muito criteriosos para não dizerem o que pensam, ou acham, mas, o que Deus quer comunicar.

           Daniel era um homem espiritual e o Senhor lhe concedia a graça de interpretar sonhos e publicar o que estava oculto aos homens naturais, por isso foi usado por Deus para comunicar a Nabucodonosor o que Deus estava pra fazer na história.

           Tenha cuidado ao interpretar, ou ouvir interpretações de sonhos, profecias, visões, etc., pois se o intérprete não estiver de fato alinhado com Deus, o engano tomará conta de sua mente gerando medos, expectativas falsas e percepções distorcidas, que não são realmente o que Deus queria dizer.

           O caminho mais seguro é ter sua vida pautada na Palavra de Deus que é inspirada por Ele. Além do mais, os  escritos bíblicos são os únicos cujo autor está ao lado do leitor para esclarecê-lo.

“As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” (Dt 29:29)




29 de set. de 2021

Daniel 1. Tema: Querem mudar sua identidade.

               O livro de Daniel é muito agradável e nos ensina muitos princípios, por isso, devemos lê-lo com atenção e quebrantamento, pois poderemos ser transformados pelo conteúdo apresentado.

              Após chegarem à Babilônia, Daniel, Misael, Ananias e Azarias enfrentaram muitos desafios, contudo, um dos maiores foi  a tentativa de terem suas identidades mudadas.

              Como sabemos, os nomes destes quatro homens de Deus significavam respectivamente: Deus é meu juiz (Daniel), Quem é como Deus (Misael), Deus é gracioso (Ananias) e Deus é quem me ajuda (Azarias), mas o eunuco chefe, substituiu estes nomes por Beltessazar - Daniel (  Tesouro de Bel, divindade babilônica ), Sadraque - Ananias (Inspiração do Solautor do mal, Mesaque - Misael (Aquele que pertence à deusa Sheshach), Abede-Nego – Azarias (Servo de Nego, um dos deuses babilônios).

            Hoje também há uma luta para destruir nossa identidade como cristãos. Muitas misturas, distorções, deturpações, conchavos, acomodações, tem sido propostas para nos levar a não sermos e vivermos como cristãos (pequenos cristos).

            Não aceite estas propostas. Combata-as. Pois somos discípulos de Jesus Cristo. Seja firme e mantenha-se de pé e com sua identidade preservada.



Ester 10. Tema: Os infiltrados.

               “Pois o judeu Mordecai foi o segundo depois do rei Assuero, e grande para com os judeus, e estimado pela multidão de seus irmãos, tendo procurado o bem-estar do seu povo e trabalhado pela prosperidade de todo o povo da sua raça.” (Et 10:3 RA)

                Ser amigo do rei, por vezes,  é melhor do que ser o rei, visto que, nesta posição não teremos as responsabilidades do trono, porém influenciaremos o que dali procede.

                Observando a história bíblica, perceberemos que o Senhor coloca seus servos para influenciarem autoridades nas mais diversas esferas da sociedade. Assim,  valores Eternos,  influenciariam a história de indivíduos, ambientes e  povos, trazendo percepções diferenciadas para momentos específicos .

                José, Daniel Ester, Mardoqueu, profetas, esposas e amigos,  foram propositalmente colocados por Deus em locais de influência, para que através de suas vidas, sinais do Reino de Deus fossem implantados nos reinos do Egito, Babilônia, Média, Pérsia e Assíria, sem falarmos em locais de menor proporção como casas, povoados, etc. Desta forma,  histórias foram mudadas através da influência direta ou indireta de homens e mulheres de Deus.

                Assim também acontece em nossos dias. O Senhor, de forma estratégica, nos coloca em locais de influência, perto de autoridades, empresários, políticos, etc., para influenciarmos os mesmos e até “mudarmos” o rumo de histórias individuais e coletividades.

                Por isso somos chamados de sal e luz, pois através de nossas influências, muitas coisas boas podem acontecer. Perceba onde, e perto de quem Deus lhe colocou, pois é aí, que  poderá ser usado para abençoar, aconselhar, orientar, acalmar e trazer as marcas do Reino de Deus para o “reino dos homens”. Você é um INFILTRADO.

  • “ Então, lhes disse Mordecai que respondessem a Ester: Não imagines que, por estares na casa do rei, só tu escaparás entre todos os judeus. Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?” (Et 4:13-14 RA)
  •  “ Depois, disse Faraó a José: Visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu. Administrarás a minha casa, e à tua palavra obedecerá todo o meu povo; somente no trono eu serei maior do que tu. Disse mais Faraó a José: Vês que te faço autoridade sobre toda a terra do Egito. Então, tirou Faraó o seu anel de sinete da mão e o pôs na mão de José, fê-lo vestir roupas de linho fino e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro. E fê-lo subir ao seu segundo carro, e clamavam diante dele: Inclinai-vos! Desse modo, o constituiu sobre toda a terra do Egito.  Disse ainda Faraó a José: Eu sou Faraó, contudo sem a tua ordem ninguém levantará mão ou pé em toda a terra do Egito. E a José chamou Faraó de Zafenate-Panéia e lhe deu por mulher a Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om; e percorreu José toda a terra do Egito.” (Gn 41:39-45 RA)
  •  “ Então, o rei falou com eles; e, entre todos, não foram achados outros como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso, passaram a assistir diante do rei. Em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino. Daniel continuou até ao primeiro ano do rei Ciro.” (Dn 1:19-21 RA)


 

 

27 de set. de 2021

Ester 9. Tema: Quando Deus reverte situações.

 “No dia treze do duodécimo mês, que é o mês de adar, quando chegou a palavra do rei e a sua ordem para se executar, no dia em que os inimigos dos judeus contavam assenhorear-se deles, sucedeu o contrário, pois os judeus é que se assenhorearam dos que os odiavam;” (Et 9:1 RA)

 

            “ Como é bom pertencer ao Deus de amor, como é bom poder confiar em sua fidelidade”. Assim falou o poeta e é uma grande verdade. Ter consciência que nossa vida está sob a proteção e direção de Deus nos faz muito bem.

             Um dos benefícios desta certeza é sabermos que “Ele faz tudo como lhe apraz”, logo, não estamos sob o domínio do diabo, dos homens maus, das circunstâncias e nem do acaso.

             Os inimigos dos judeus pensavam que prevaleceriam contra eles e os matariam, mas o Senhor reverteu o quadro e de fragilizados, os judeus se tornaram fortificados e prevaleceram contra aqueles que queriam destruí-los.

              Esta verdade deve estar bem guardada em nossos corações e mentes, independentemente do que pensam e dizem nossos inimigos, visto que sabemos que “Nosso redentor vive” e por fim, na hora certa, no momento exato, se levantará e glorificará Seu nome em nossas vidas mudando a história imaginada pelos homens , gerando um testemunho de glória.

             Não se impressione com parágrafos ou capítulos da sua história, pois no final do livro você verá que os que são fiéis e sinceros prevalecerão.




23 de set. de 2021

Ester 8. Tema: Um novo decreto

                “Palavra de rei não pode voltar atrás”. Este ditado é comum e bem claro. Quando um rei diz, deve acontecer. Mas, qual a solução se o rei perceber que se excedeu?

                  Assuero, sob a influência de Hamã, tinha decretado que os judeus deveriam ser mortos. Depois de descobrir que fora enganado, o rei estabeleceu um novo decreto, dando aos judeus o direito de defender-se.

                  Quando erramos pelo que falamos ou fazemos não temos como negar, ou deixar de honrar, mas, podemos buscar em Deus novas alternativas e soluções, como pedir perdão, reconhecer o erro, dar e aceitar novas chances, mudar de postura,  etc.

                  Os judeus poderiam ser mortos, mas também, tinham o direito de se defender. Deus não anula as consequências dos nossos pecados, erros e más escolhas, mas nos dá a oportunidade de arrependimento, confissão, perdão, restituição, restauração e reorganização da vida e o viver.
















Ester 7. Tema: Saiba pedir.

 “No segundo dia, durante o banquete do vinho, disse o rei a Ester: Qual é a tua petição, rainha Ester? E se te dará. Que desejas? Cumprir-se-á ainda que seja metade do reino.” (Et 7:2 RA)

                Estar na presença de Deus em oração é um grande privilégio e oportunidade, posto que, a partir do que ouvirmos e falarmos, nossa vida e de outros, pode passar por grandes mudanças.

               Tiago, irmão do Senhor, em sua carta, nos fala sobre orações mal feitas. Ele diz que muitas vezes pedimos mal, isto é, inadequadamente, indevidamente, inapropriadamente, erroneamente, para esbanjar em nossos prazeres. Agindo assim, perdemos grandes oportunidades.

               Ester soube como pedir adequadamente ao rei Assuero e por isso, não apenas deu oportunidade de vida a seu povo, como “condenou” o inimigo a morte. Ela soube esperar a hora certa para pedir o que precisaria pedir, isto é sabedoria ao orar.

                Peça a Deus pra lhe ensinar a pedir e pedir com sabedoria. Peça ao Espírito Santo para orar por você quando você não souber o que dizer. Uma boa estratégia é orar a Palavra, sendo guiado pelo Espírito Santo, isto é, para ser, viver, fazer e ter, o que já é recomendado pela Bíblia no tempo de Deus. Uma outra estratégia interessante é observar as orações registradas na Bíblia e aprender com nossos irmãos do passado foram sábios ao falar com Deus e com as autoridades.

Saiba pedir!!




 




 

 

 

22 de set. de 2021

Ester 6. Tema: Pertubado por não ter honrado

“ Naquela noite, o rei não pôde dormir; então, mandou trazer o Livro dos Feitos Memoráveis, e nele se leu diante do rei. Achou-se escrito que Mordecai é quem havia denunciado a Bigtã e a Teres, os dois eunucos do rei, guardas da porta, que tinham procurado matar o rei Assuero. Então, disse o rei: Que honras e distinções se deram a Mordecai por isso? Nada lhe foi conferido, responderam os servos do rei que o serviam.” (Et 6:1-3 RA)

              Quando não damos honra a quem deveríamos, ficamos mal, pois nossa consciência nos acusa de uma dívida de reconhecimento e gratidão.

             Assuero, embora rei,  reconheceu que estava errado por não ter honrado Mordecai, pelo bem que lhe tinha feito, avisando-o dos rebeldes que tramavam contra ele. Logo que percebeu a falta, tomou uma posição e fez o que deveria.

             Você tem reconhecido, honrado, recompensado, aqueles que lhe fizeram bem?

             Veja o que diz a Palavra de Deus: “ Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.” (Rm 13:7-8 RA)






Ester 5. Tema: Mulheres tolas dão maus conselhos.

 “Então, lhe disse Zeres, sua mulher, e todos os seus amigos: Faça-se uma forca de cinquenta côvados de altura, e, pela manhã, dize ao rei que nela enforquem Mordecai; então, entra alegre com o rei ao banquete. A sugestão foi bem aceita por Hamã, que mandou levantar a forca.” (Et 5:14 RA)

 

              Mulheres como Eva, Jezabel, Atalia e Zeres, mulher de Hamã, são conhecidas pelos absurdos que aconselharam  a seus maridos, levando-os a adotarem comportamentos que os conduziram  a ruína.

             A bem da verdade, sabemos que homens também dão maus conselhos e podem arruinar suas esposas, filhos, amigos e até instituições, como aconteceu com Jonadabe amigo de Amnon, os amigos de Hamã e os irmãos de José.

            Assim sendo, tenha cuidado com o que diz e com o que ouve, pois “as más conversações corrompem os bons costumes” e os maus conselhos trarão consequências para quem você tanto ama e também lhe atingirão. Eva perdeu o Éden, Jezabel foi comida por cachorros, Zeres viu o marido enforcado. Não pague para ver, pois o dinheiro sairá da sua conta.




Ester 4. Tema: Dê as informações completas.

 “Também lhe deu o traslado do decreto escrito que se publicara em Susã para os destruir, para que o mostrasse a Ester e a fizesse saber, a fim de que fosse ter com o rei, e lhe pedisse misericórdia, e, na sua presença, lhe suplicasse pelo povo dela.” (Et 4:8 RA)

              As vezes queremos que as pessoas se identifiquem com nossas alegrias ou tristezas, conquistas ou perdas, avanços ou retrocessos, promessas ou ameaças, sem que as informemos adequadamente. Ficamos esperando uma cooperação que nunca chegará, devido as informações incompletas.

              A  comunicação inadequada é ineficiente e  faz com que  pessoas não percebem a grandeza ou pequenez da situação, por isso não há correspondência.

              Mordecai mandou as informações corretas para a rainha Ester, pois só assim ela poderia se posicionar e fazer algo.

              Como anda sua comunicação? Você é claro, objetivo e completo nas informações que passa? Ou é daqueles que fica esperando que as pessoas adivinhem, “achem”, “pensem”, etc.?



Ester 3. Tema: Pessoas do mal e suas ações macabras

              Existem pessoas que não gostam de Deus e nem de quem o servem. Por isso, elaboram leis, montam situações, prepararam armadilhas e fazem o que podem pra prejudicar. Em sua malícia, procuram meios até para envolver desatentos em seus projetos malignos, agravando situações.

              É necessário estarmos atentos as ações e palavras de tais indivíduos, pois como “rochas submersas” procuram levar nossas naus ao naufrágio, mas uma coisa podemos ter certeza, não passarão desapercebidas aos olhos Daquele que tudo vê e pesa os corações.

              Esteja atento!! Seja “simples como as pombas, mas,  prudente como as serpentes”. Pois o mal existe e tem seus instrumentos. Não pense que todos que chegam ao seu lado são de confiança. Alguns são lobos disfarçados de ovelhas, outros são demônios disfarçados de anjos, procurando informações e meios para atacar e destruir o povo de Deus, já que a Ele não conseguem.

               Não seja bobinho!! Esteja atento!! Afaste e afaste-se de pessoas dissimuladas!!



20 de set. de 2021

Ester 2. Tema: Prepare-se pra encontrar com o rei.

               Ester (Hadassa) depois de atender aos critérios para concorrer ao cargo de rainha, teve que passar por um processo de preparação, até que pôde chegar a presença de Assuero e por ele ser escolhida como rainha

               Nós, como noiva de Jesus, já estamos salvos, mas agora precisamos nos preparar (santificação e consagração), para encontrarmos com Ele, para as Bodas do Cordeiro.

               Como está sua preparação? Está como noiva adornada ou como uma noiva relaxada? Se o rei chegar hoje, como você está?

 “ Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos. Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus.” (Ap 19:7-9 RA)

  Prepare-se pra encontrar com o Rei!!



 

Ester 1. Tema: A História seguirá e o rebelde se autodestruirá.

               Rebeldes se autodestroem e dão oportunidade para outros ocuparem seus lugares. A rebelião é um dos pecados mais antigos de universo e esteve presente em satanás, quando ainda era lúcifer(portador de luz). Esteve presente em Adão e Eva, quando resolveram romper com Deus e tem estado em alguns seres humanos durante a história. O que os rebeldes não percebem é que se autodestroem e deixam para outros o melhor de Deus preparado para os obedientes.

              Imaginem Vasti, vendo Ester ocupando seu lugar no reino! Imagine Lúcifer vendo a Igreja ocupando seu lugar na adoração! Imagine você vendo outra pessoa ocupando seu lugar no Reino, no ministério, na família, na empresa!

              O livro de Ester contrasta a história de duas mulheres, uma rebelde, insubmissa, desacatadora de ordens  e perdedora do que tinha,  e a outra,  obediente, capaz de seguir orientações, disposta a fazer o certo, exaltada  Deus.

               Vasti, Jezabel, Atalia, Adão, Acabe, Judas, são exemplos de mulheres e homens que são seguidores de lúcifer.  Ana, Isabel, Maria, Abel, Davi, José, são exemplos de seguidores de Jesus.

                Tenha cuidado com a natureza pecaminosa e com os exemplos que segue, pois o fim já está decretado. Mulheres e homens rebeldes jogarão fora o que Deus lhes deu e verão outros ocupando seus lugares, ou você pensa que a obra de Deus vai parar ou acabar por causa dos rebeldes? Eles sempre ficam pra trás e a vida avança para aqueles que fazem as escolhas certas e seguem os exemplos adequados.

Rebeldes são substituídos por submissos!!

Rebeldes vivenciam as próprias  perdas e contemplam o ganho dos obedientes!!

Rebeldes caem  pra dar oportunidades aos obedientes!!

Rebeldes deixam o melhor de Deus, pra quem vem depois!!

Rebeldes se autodestroem!!



18 de set. de 2021

Neemias 13. Tema: Ausência atrevida, presença redentiva.

 “Mas, quando isso aconteceu, não estive em Jerusalém, porque no trigésimo segundo ano de Artaxerxes, rei da Babilônia, eu fora ter com ele; mas ao cabo de certo tempo pedi licença ao rei e voltei para Jerusalém.” (Ne 13:6 RA)

               Existem pessoas que são de um jeito na presença do líder, patrão, chefe, pai, marido, etc., e na ausência deste, agem de maneira diferente da orientada, estabelecida, determinada.

                Tais pessoas são um problema e causam problemas, por se envolvem em situações constrangedoras e geradoras de mal estar.

                Neemias, após realizar um trabalho fenomenal, precisou voltar para a Babilônia, e na sua ausência, parte do povo naufragou na ética, na moral e na espiritualidade, gerando um comprometimento que outrora havia sido a causa do juízo de Deus. Para consertar tais erros, Neemias foi enérgico, tomando posições chocantes e  realinhadoras de projetos e posturas.

                Infelizmente, ou felizmente, chegam momentos que o líder, marido, pai, patrão, etc., precisa deixar bem claro quem manda e recolocar pessoas e coisas nos devidos lugares, caso contrário tudo irá de água abaixo.

                Posicione-se enquanto é tempo!!!

                 


14 de set. de 2021

Neemias 12. Tema: Sua postura atrairá outras pessoas.

 “São estes os sacerdotes e levitas que subiram com Zorobabel, filho de Sealtiel, e com Jesua: Seraías, Jeremias, Esdras,...” (Ne 12:1 RA)

          Todo ser humano está sujeito a exercer e sofrer influências. Boa parte do que somos,  chegou a nossa vida através de outras pessoas. Algumas influências foram propositais, outras não. Algumas foram positivas, outras negativas. Mas, a verdade é que, sempre precisamos do outro e o outro sempre precisará de nós, desde a concepção até morte, sempre haverá alguém em nossas vidas.

          Zorobabel,  resolveu ir morar em Jerusalém quando a cidade foi restaurada e muitos o seguiram. Lúcifer, levou consigo um terço dos anjos. Maridos e mulheres, irmãos, pais e filhos, amigos, pessoas de destaque social, líderes, etc., sofrem e exercem influências.

          Você está inspirando pessoas e sendo inspirado por outras, mesmo sem perceber. Por isso, tenha cuidado, pois alguns podem se “perder” por seu mal exemplo, mas também, muitos podem ser “salvos”, através de seu bom exemplo.

          Zorobabel, Esdras, Neemias,  optaram por receber e oferecer boas influencias. Faça suas escolhas também e lembre-se que elas impactarão outras pessoas.




13 de set. de 2021

Neemias 11. Tema: A alegria do espírito voluntário.

“O povo bendisse todos os homens que voluntariamente se ofereciam ainda para habitar em Jerusalém.” (Ne 11:2 RA)

         Como é bom trabalhar com pessoas voluntárias! Elas se doam, se entregam, se dispõem sem estar esperando bajulações, elogios, reconhecimento, etc. O coração delas é diferente, por isso o que fazem faz diferença, afinal a alegria é contagiante.

         Pessoas voluntárias trabalham com sorriso nos lábios, brilho nos olhos, firmeza nas mãos e disponibilidade nos pés, por isso dão o melhor de si e fazem o bem sem olhar a quem.

         Que o Senhor desperte entre nós homens e mulheres voluntários, para que a obra de Dele seja feita com alegria e satisfação, gerando glorificação do Seu nome, edificação da igreja e salvação de vidas.

 Seja uma voluntário!!!











Neemias 10. Tema: Despertamento histórico, gerando aliança eterna.

            A euforia histórica de um despertamento espiritual deve gerar implicações eternas, através do firmar de alianças com Deus. Caso contrário, não passará de um momento, de um movimento, de uma comoção, que durará tanto quanto um fogo de palhas.

            Neemias e Esdras, juntamente com outros líderes e o povo, firmaram alianças com Deus nos dias de despertamento espiritual que viveram, isto prolongou os impactos espirituais e  a presença da eternidade na historicidade.

            Busquemos um despertamento espiritual, mas quando ele chegar, firmemos alianças com o Senhor, para que sejamos totalmente Dele eternamente.





Neemias 9. Tema: Palavra, jejum, oração, confissão de pecados e mudanças de hábitos.

        Quando a fome de Deus toma conta de um povo, uma escada se estabelece entre o céu e a terra e coisas maravilhosas acontecem, pois o apego a este mundo e ao pecado caem por terra e o desejo pelo que Eterno e pela eternidade se amplificam.

        Quando os hebreus, sedentos por Deus, ouvem a Palavra, são levados pelo Espírito Santo ao jejum, a oração, a confissão de pecados e a mudança dos hábitos.

         Mas tudo começa com a fome espiritual e termina a mesa da Ceia do Senhor, onde homens e mulheres transformados celebram e vivem de forma profunda a Aliança que o Deus de suas vidas.

         Que aconteça em nós e entre nós um grande despertamento espiritual, pois assim, teremos os olhos no céu, os pés do chão e o coração em Deus!! 

         Que a Igreja e o mundo despertem pra Deus e para Seu Reino!



Neemias 8. Tema: Fome da Palavra de Deus.

  • “Em chegando o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da Porta das Águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o Livro da Lei de Moisés, que o SENHOR tinha prescrito a Israel.” (Ne 8:1 RA)
  • “E leu no livro, diante da praça, que está fronteira à Porta das Águas, desde a alva até ao meio-dia, perante homens e mulheres e os que podiam entender; e todo o povo tinha os ouvidos atentos ao Livro da Lei.” (Ne 8:3 RA)
  • “Leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia.” (Ne 8:8 RA)

            Pastores tem sonhos ministeriais! Com certeza, um deles é ver o povo com fome e sede de Deus, de Sua Palavra e de fazer Sua vontade. Quando este fenômeno acontece podemos chamar de Despertamento Espiritual.

            Esdras e Neemias, depois de tantos investimentos, esforços, ameaças, embates e correções, viram o povo desejando saber a vontade do Senhor. Imagino a alegria destes dois líderes ao verem este momento chegando.

            Confesso a você, que a muito tempo sonho com isso. Curas, milagres, prosperidade, libertações, são sinais da chegada do Reino de Deus, mas quando a Palavra é desejada, buscada e assimilada é sinal que mudanças reais e duradouras estão acontecendo, pois o Reino não estará apenas entre as pessoas, mas, principalmente, dentro das pessoas.

            Que o Senhor conceda a nossa geração viver algo semelhante! Pastores e Igrejas, alinhados com o Eterno e com a eternidade, buscando não apenas as mãos de Deus, mas, todo seu ser.




9 de set. de 2021

Neemias 7. Tema: Quer saber o futuro? Dê conta do presente.

  •  “ Ora, uma vez reedificado o muro e assentadas as portas, estabelecidos os porteiros, os cantores e os levitas, eu nomeei Hanani, meu irmão, e Hananias, maioral do castelo, sobre Jerusalém. Hananias era homem fiel e temente a Deus, mais do que muitos outros.” (Ne 7:1-2 RA)
  •  “Então, o meu Deus me pôs no coração que ajuntasse os nobres, os magistrados e o povo, para registrar as genealogias. Achei o livro da genealogia dos que subiram primeiro, e nele estava escrito:” (Ne 7:5 RA)

            Como é bom termos um relacionamento íntimo com Deus! Como é bom podermos ouvir Sua voz nos dizendo o que fazer e dizer!

            Neemias, era sensível ao Senhor, por isso era capaz de receber direcionamentos claros.

Mas, vale ressaltar que uma nova missão só nos é dada depois que cumprimos a primeira. Ele havia concluído a restauração dos muros, então uma nova missão lhe foi dada.

            As vezes, queremos receber direcionamentos de Deus a respeito de etapas que virão, sem que antes concluamos as orientações e missões que nos foram dadas.

Quer saber o que deverá fazer no futuro? Faça primeiro o que já lhe foi dito a respeito do presente. Em seguida, o Senhor lhe dirá os próximos alvos a serem atingidos e os passos a serem dados.

  


Neemias 6. Tema: Digressão. Querem lhe desviar do rumo.

 “Porque todos eles procuravam atemorizar-nos, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos.” (Ne 6:9 RA)

 

           Quando nossos inimigos percebem nosso progresso ficam incomodados e passam a buscar meios para impedir nosso crescimento. Para tanto propõe conversa e acordos, fazem acusações caluniosas, instigam pessoas contra nós, tudo isso com o propósito de desviar nossa atenção, minar nossas forças e assim nos fazer parar.

           Para lidarmos com tais estratégias malignas, precisamos estar atentos aos movimentos do inimigo e firmes no propósito que estabelecemos, caso contrário seremos ludibriados e atrasamos ou abandonamos a obra.

           Neemias soube dizer, NÃO, para os inimigos, e SIM, para o projeto que Deus lhe confiara. Você tem sabido a quem dizer SIM ou NÃO? Tem sido firme e determinado em relação ao projeto que Deus confiou em suas mãos?




8 de set. de 2021

Neemias 5. Tema: Não se aproveite da miséria alheia.

 “Então, se calaram e não acharam o que responder. Disse mais: não é bom o que fazeis; porventura não devíeis andar no temor do nosso Deus, por causa do opróbrio dos gentios, os nossos inimigos?” (Ne 5:9 RA)

              A natureza pecaminosa é terrível. O ser humano ao ver a possibilidade de levar vantagem na miséria do outro, por vezes cai em tentação e se deixa levar pelo pecado da ganância e avareza, explorando quem já está mal.

               Em meio a restauração de Jerusalém, algumas pessoas de posses, viram a oportunidade de ficarem mais ricas ainda, explorando a necessidade de quem tinha menos. Diante deste fato, foi necessária uma confrontação e um alerta quanto a falta de temor a Deus e amor ao próximo.

               Precisamos ter cuidado para não nos aproveitarmos da miséria, sofrimento, dor e tristeza alheia. Agir assim, revelará nossa falta de temor a Deus e desamor ao próximo que no momento se encontra fragilizado. Mas também, devemos estar atentos aos aproveitadores que travestidos de bonzinhos querem tirar proveito da nossa desgraça.

 Não explore o necessitado!!









Neemias 4. Tema: Inoperantes ficam irritados.

 “Tendo Sambalate ouvido que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito, e escarneceu dos judeus.” (Ne 4:1 RA)

          Pessoas inoperantes, preguiçosas, críticas, apáticas, indiferentes, se irritam ao ver alguém fazendo o que elas não fizeram quando tinham oportunidade.

          Sambalate e sua gangue ficaram irritados e indignados, ao verem Neemias fazendo o que poderia ter sido feito e não foi.

          Quando fazemos algo diferenciado, logo surgem os opositores, pois sabem que nossa competência exporá a incompetência deles. Contudo, não devemos nos abater, pois a vida é assim.

          Esteja atento e consciente pois seu sucesso atrairá admiradores e opositores, bajuladores e críticos, cooperadores e aproveitadores. Não pare a obra, por causa daqueles que nada fazem. Ignore-os e siga em frente, pois há muito a ser feito e você fará.

Não pare de trabalhar!!



Neemias 3. Tema: Faça algo a mais.

 “Então, se dispôs Eliasibe, o sumo sacerdote, com os sacerdotes, seus irmãos, e reedificaram a Porta das Ovelhas; consagraram-na, assentaram-lhe as portas e continuaram a reconstrução até à Torre dos Cem e à Torre de Hananel.” (Ne 3:1 RA)

            Como sabemos, o papel do sumo sacerdote e dos demais sacerdotes estava relacionado a realização do culto, aos sacrifícios e rituais, contudo, chega a hora de fazermos um pouco mais e assim aconteceu. Eliasibe e sua equipe foram trabalhar na reedificação da Porta das Ovelhas, consagraram-na e continuaram a reconstrução da cidade.

           Que tal você fazer um pouco mais do que está acostumado? Dê um passo a mais, uma ajuda a mais, faça um favor a mais, e isto, poderá fazer total diferença na sua vida e na vida de muitas pessoas. 

Faça algo a mais!!!



Neemias 2. Tema: Parte do problema, parte da solução.

           É comum identificarmos problemas, carências, falhas, brechas, em locais, circunstâncias e sistemas, no entanto, sem sempre temos a mesma capacidade perceptiva de discernir que somos parte da solução, pois somos responsáveis por aquilo que percebemos. Por isso, pare de reclamar, murmurar, apontar, criticar, zombar e esperar que outros façam o que você percebeu que deve ser feito.

           Neemias ao tomar conhecimento de tudo que estava acontecendo em Jerusalém orou, jejuou, lamentou, mas também se dispôs a ajudar. Observe que ele não tinha os recursos necessários, mas sua proatividade  acionou um gatilho que levou muitas pessoas ajudarem.

           Cada lacuna percebida, cada demanda não atendida, cada carência não suprida, pode ser solucionada através de sua ação ou reação, tanto  influenciando quanto executando, por isso, ultrapasse a linha da percepção, da sensibilização, da crítica e seja parte da resposta.

           Se Neemias ficasse apenas no campo das ideias, Jerusalém não teria seus muros reerguidos. Se você ficar apenas no campo das ideias, soluções não virão a existência e problemas deixarão de ser resolvidos.

                                                Faça algo!!!



7 de set. de 2021

Neemias 1. Tema: Sensível a dor alheia.

 “Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.” (Ne 1:4 RA)

 

           Em dias de más notícias, precisamos ter cuidado para não sermos insensíveis e indiferentes nos acomodando ao ambiente de trevas e desgraça. Também não podemos pensar apenas em nós e ignorarmos as dores e sofrimentos dos outros.

           Neemias, copeiro do rei Artaxerxes, ao ouvir sobre o sofrimento do povo que estava em Jerusalém ficou abalado e adotou posturas a serem copiadas:  Primeiro ele para o que está fazendo, chora, lamenta, jejua e ora ao Senhor, por entender que as soluções são geradas no mundo espiritual, antes de se manifestarem no mundo natural.

           Estas maneiras de agir devem nos inspirar e desafiar a sermos sensíveis, práticos e espirituais diante das tragédias e dificuldades que tomamos conhecimento, afinal, a dor do outro também deve doer em nós, pois somos um só povo, um só corpo.

           Esteja perto emocionalmente e espiritualmente de quem sofre,  ainda que esteja longe física e geograficamente, pois seu agir no mundo espiritual e natural podem ser providências de Deus para aqueles que oram por socorro.