2 de jul. de 2025

Amós 6. Tema: Ai dos que se acham donos da situação.

  •  Ai dos que andam à vontade em Sião e dos que vivem sem receio no monte de Samaria, homens notáveis da principal das nações, aos quais vem a casa de Israel! 2  Passai a Calné e vede; e, dali, ide à grande Hamate; depois, descei a Gate dos filisteus; sois melhores que estes reinos? Ou será maior o seu território do que o vosso território? 3  Vós que imaginais estar longe o dia mau e fazeis chegar o trono da violência; 4  que dormis em camas de marfim, e vos espreguiçais sobre o vosso leito, e comeis os cordeiros do rebanho e os bezerros do cevadouro; 5  que cantais à toa ao som da lira e inventais, como Davi, instrumentos músicos para vós mesmos; 6  que bebeis vinho em taças e vos ungis com o mais excelente óleo, mas não vos afligis com a ruína de José. 7  Portanto, agora, ireis em cativeiro entre os primeiros que forem levados cativos, e cessarão as pândegas dos espreguiçadores.” (Am 6:1-7 RA)

           Acharem-se donos das situações, devido ao dinheiro, poder, influência e amizades, tem feito com que algumas pessoas se achem inatingíveis, por isso acham que podem ir e vir, fazendo o que querem, pois estão no controle, mas isso é um inescrupuloso engano, visto que todos os seres humanos são frágeis e incapazes diante de algumas situações que podem advir, principalmente se forem enviadas por Deus.

           Alguns israelitas “olhavam-se nos espelhos” e imaginavam-se como soberanos e autônomos, indo e vindo, fazendo e desfazendo, ponto e retirando, como se fossem donos da vida e isso provocou a ira de Deus. Ignoravam esses homens os Provérbios que ensinam claramente “O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra.” (Pv 15:33 RA), “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” (Pv 16:18 RA), “... a humildade precede a honra.” (Pv 15:33 RA).

           Diante do que via e ouvia, “Jurou o SENHOR Deus por si mesmo, o SENHOR, Deus dos Exércitos, e disse: Abomino a soberba de Jacó e odeio os seus castelos; e abandonarei a cidade e tudo o que nela há.” (Am 6:8 RA), “Pois eis que o SENHOR ordena, e será destroçada em ruínas a casa grande, e a pequena, feita em pedaços.” (Am 6:11 RA), “Pois eis que levantarei sobre vós, ó casa de Israel, uma nação, diz o SENHOR, Deus dos Exércitos, a qual vos oprimirá, desde a entrada de Hamate até ao ribeiro da Arabá.” (Am 6:14 RA)

           Precisamos ter cuidado com o espírito de engano que tenta seduzir nossa alma, levando-nos a pensar que somos algo ou alguém por nós mesmos. Se chegamos a alguma posição ou temos algum recurso é graças a Deus e só Ele poderá manter-nos de pé. Lembre-se sempre do que nos ensinou o Senhor Jesus, “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.” (Mt 5:3-5 RA)

           Preserve sua alma na humildade, sempre agradeça a Deus, veja os outros como superiores a si mesmo, pois assim, o Senhor lhe guardará e lhe conduzirá em triunfo. “Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal;” (Pv 3:7 RA) “Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro, e não os teus lábios.” (Pv 27:2 RA) Procedendo assim, haverá mais probabilidade de seres honrado e guardado pelo Senhor que por nós tudo executa.

Amós 5. Tema: Buscai ao Senhor, mas também, Buscai o bem!!

         Uma das razões da vida é o progresso, o avanço, o desenvolvimento, a conquista. Crescer motiva, impulsiona, gera satisfação, porém, corremos o risco de dedicar nossa existência aquilo que é vão e passageiro. Objetivos como fama, poder, dinheiro, bens, glória, títulos, tem sido a razão de ser para muitas pessoas, mas seriam estes os melhores objetivos? Deveríamos nós pensar, suar, nos desgastar tanto por tão pouco, visto que todas essas conquistas são passageiras?

         Após mostrar para Israel que por várias vezes tentou usar as crises e dificuldades para alertá-lo sobre a fugacidade da vida e não foi atendido, o Senhor manda Amós exortar o povo a rever suas prioridades e buscá-Lo em primeiro lugar.

  • “Pois assim diz o SENHOR à casa de Israel: Buscai-me e vivei.” (Am 5:4 RA)
  •  “Buscai ao SENHOR e vivei, para que não irrompa na casa de José como um fogo que a consuma, e não haja em Betel quem o apague.” (Am 5:6 RA)
  •  “Buscai o bem e não o mal, para que vivais; e, assim, o SENHOR, o Deus dos Exércitos, estará convosco, como dizeis.” (Am 5:14 RA)

          O Senhor, através das falas do profeta, deixa claro que buscá-Lo como prioridade é muito mais do que realizar cultos, solenidades e eventos. Buscá-lo como prioridade é ter relacionamentos saudáveis tanto com Ele quanto com as pessoas, pois é impossível sermos de Deus e não procedermos com justiça e equidade, visto que fé e obras caminham juntas.

          Você tem buscado ao Senhor e ao bem? Lembre-se que não há como separar Deus do seu povo, o Criador das criaturas, a fé das obras, o amor a Deus e o amor ao próximo, a justificação e a justiça. Dizer que ama a Deus e maltratar, distratar, usurpar, enganar, suas criaturas é incompatível. Buscai a Deus, mas também, buscai o bem!!!

  • Portanto, visto que pisais o pobre e dele exigis tributo de trigo, não habitareis nas casas de pedras lavradas que tendes edificado; nem bebereis do vinho das vides desejáveis que tendes plantado. 12  Porque sei serem muitas as vossas transgressões e graves os vossos pecados; afligis o justo, tomais suborno e rejeitais os necessitados na porta... Aborrecei o mal, e amai o bem, e estabelecei na porta o juízo; talvez o SENHOR, o Deus dos Exércitos, se compadeça do restante de José.” (Am 5:11,12, 15 RA)
  • Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas. 10  Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço. 11  Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.” (1Jo 2:9-11 RA)
  • Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si. 16  Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.” (1Jo 3:15-16 RA)
  • “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.” (1Jo 4:20 RA)
 
 
 

 

 

 

           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 de jul. de 2025

Amós 4. Tema: Dificuldades e milagres não mudam corações.

  • “ Também vos deixei de dentes limpos em todas as vossas cidades e com falta de pão em todos os vossos lugares; contudo, não vos convertestes a mim, disse o SENHOR. 7  Além disso, retive de vós a chuva, três meses ainda antes da ceifa; e fiz chover sobre uma cidade e sobre a outra, não; um campo teve chuva, mas o outro, que ficou sem chuva, se secou. 8  Andaram duas ou três cidades, indo a outra cidade para beberem água, mas não se saciaram; contudo, não vos convertestes a mim, disse o SENHOR. 9  Feri-vos com o crestamento e a ferrugem; a multidão das vossas hortas, e das vossas vinhas, e das vossas figueiras, e das vossas oliveiras, devorou-a o gafanhoto; contudo, não vos convertestes a mim, disse o SENHOR. 10  Enviei a peste contra vós outros à maneira do Egito; os vossos jovens, matei-os à espada, e os vossos cavalos, deixei-os levar presos, e o mau cheiro dos vossos arraiais fiz subir aos vossos narizes; contudo, não vos convertestes a mim, disse o SENHOR. 11  Subverti alguns dentre vós, como Deus subverteu a Sodoma e Gomorra, e vós fostes como um tição arrebatado da fogueira; contudo, não vos convertestes a mim, disse o SENHOR.” (Am 4:6-11 RA)

          Embora saibamos que a regeneração é obra exclusiva do Espírito Santo, por vezes somos tentados a pensar que problemas ou milagres vão mudar as pessoas, mas estamos enganados. Israel por vezes enfrentou sérios problemas, mas não se converteu, pois estava com o coração empedrado e com a servis endurecida.

          Precisamos lembrar que só o Espírito Santo convence o homem do pecado, da justiça e do juízo, logo, que esperarmos que mudanças aconteçam em nós, ou em alguma outra pessoa, por quaisquer outros meios é puro engano. Só o Senhor pode  realizar este milagre.

  • “Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. 26  Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. 27  Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis. 28  Habitareis na terra que eu dei a vossos pais; vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus. 29 Livrar-vos-ei de todas as vossas imundícias; farei vir o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós. 30  Multiplicarei o fruto das árvores e a novidade do campo, para que jamais recebais o opróbrio da fome entre as nações. 31  Então, vos lembrareis dos vossos maus caminhos e dos vossos feitos que não foram bons; tereis nojo de vós mesmos por causa das vossas iniquidades e das vossas abominações.” (Ez 36:25-31 RA)
  • “Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. 8  Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9  do pecado, porque não crêem em mim; 10  da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; 11  do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.” (Jo 16:7-11 RA)

          Diante destas realidades surge a pergunta: “Qual é o papel das bênçãos, milagres, intervenções sobrenaturais divinas, ou dos problemas, crises e ataques malignos?” Estas situações podem servir para nos alertar e sensibilizar quanto a sublimidade divina e a pecaminosidade humana, o valor da eternidade e a futilidade das vaidades e assim olharmos para Jesus e por Ele sermos salvos, mediante o convencimento do Espírito Santo.

          Pare e reflita!! Quantas vezes você se deparou com situações benéficas ou maléficas, na sua vida ou na vida de outras pessoas, e pensou que mudanças aconteceriam, mas com o passar do tempo, ficou claro que de fato nada mudou, pois emoções, sensações e sentimentos podem até sensibilizar pessoas, levando-as a chorar ou sorrir, mas se a espada do Espírito não chegar aos corações promovendo regeneração tudo volta ao habitual.

  • “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” (Hb 4:12 RA)

          Peça a Deus para manter sua confiança exclusivamente Nele e não nas circunstâncias benéficas, ou maléficas, como meio de mudanças das pessoas. Não se iluda com os brados de júbilos, ou urros de dor, a não ser que sucedam ao arrependimento e confissão de pecados e isso só acontece através do agir poderoso do Espírito de Deus.

  • Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, 2  olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.” (Hb 12:1-2 RA)

          Clame a  Deus mudanças reais, transplantes de coração, regeneração, novo nascimento, enfim, conversão verdadeira, caso contrário, as lágrimas serão como as dos crocodilos que choram enquanto esmagam as presas e os risos serão como os que acontecem em um circo, baseados em alegrias momentâneas. Tudo será ilusão se não houver verdadeira conversão.