30 de jul. de 2025

Lucas 1. Tema: O cuidado com a veracidade.

  • Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, 2  conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra, 3  igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, 4  para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído.” (Lc 1:1-4 RA)

          Tudo que se refere a santidade do Senhor e de Sua Palavra deve ser tratado com muita seriedade e temor, considerando que tratará de realidades relacionadas ao Eterno e a eternidade.

          Observando a introdução do Evangelho e do livro dos Atos dos Apóstolos, percebemos que Lucas, um médico cristão, inspirado e conduzido pelo Espírito Santo, dedicou tempo e energia para pesquisar a história de Jesus e dos primeiros anos da Igreja (Atos dos Apóstolos) com o objetivo de transmitir informações confiáveis, com idoneidade e integridade para um homem chamado Teófilo (Amigo de Deus), que pelo tratamento que recebe (excelentíssimo) era uma autoridade.

Como você lida com Deus e Sua Palavra? Procura ser um fiel intérprete e comunicador das verdades eternas? Quando vai contar um testemunho pessoal, ou de terceiros, procura falar apenas a realidade, sem acrescentar ou diminuir atos e fatos?

Todos os cuidados que Lucas teve, tanto na pesquisa, quanto na comunicação das verdades espirituais, devem ser seguidos por todos os cristãos, para que possamos ser considerados fiéis, tanto por Deus, quanto pelas pessoas que nos ouvem, pois o que está em jogo é a glorificação de Deus, a edificação da Igreja e a salvação das pessoas.

Lucas não imaginava que seus livros iriam além da biblioteca pessoal de Teófilo, mas, era plano de Deus que estes escritos atravessassem gerações e chegassem a nós. Da mesma forma pode acontecer com o que Deus tem lhe proporcionado conhecer, por isso, seja criterioso e fiel, pois vidas podem  ser salvas e santificadas e o Senhor ser glorificado além das fronteiras imaginadas por você.

Sofonias 3. Tema: Aqueles que não correspondem.

  •  “Eu dizia: certamente, me temerás e aceitarás a disciplina, e, assim, a sua morada não seria destruída, segundo o que havia determinado; mas eles se levantaram de madrugada e corromperam todos os seus atos.” (Sf 3:7 RA)

           Sabemos que Deus é bom e sempre procura nos dar uma nova chance, oportunizando arrependimento, conversão, transformação e bênçãos. Mas, para que isso aconteça precisamos corresponder ao Seu chamado e obedecer Seus princípios e comandos, caso contrário pereceremos.

           Por vezes encontramos nas Escrituras pessoas que rejeitaram seguir as diretrizes, processos e comandos de Deus, e em todos os casos, aqueles que assim procederam se deram mal histórica e até eternamente. No entanto, também encontramos exemplos de pessoas que resolveram aceitar as orientações divinas e por isso foram bem sucedidos, ou redimidos de situações críticas e catastróficas.

             Procure corresponder ao amor e misericórdia de Deus, pois as oportunidades normalmente não se repetem. Busque se quebrantar e dê ouvidos aquilo que o Senhor tem falado, pois Seus conselhos visam proporcionar vida em abundância. Faça parte daqueles que pela fé resolveram seguir ao Senhor, pois obedecer dói, mas desobedecer dói mais ainda.

           Lembremos que nossas escolhas ativam um processo de seleção espiritual, onde tanto nós nos excluímos, quanto Deus nos exclui dos Seus projetos, afinal “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11:6) e quem tem fé obedece princípios e comandos.

  • Naquele dia, não te envergonharás de nenhuma das tuas obras, com que te rebelaste contra mim; então, tirarei do meio de ti os que exultam na sua soberba, e tu nunca mais te ensoberbecerás no meu santo monte. 12  Mas deixarei, no meio de ti, um povo modesto e humilde, que confia em o nome do SENHOR. 13  Os restantes de Israel não cometerão iniquidade, nem proferirão mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa, porque serão apascentados, deitar-se-ão, e não haverá quem os espante.” (Sf 3:11-13 RA)

         Considere que tanto Israel (Reino do Norte), quanto Judá (Reino do Sul) enfrentaram tempos difíceis devido a desobediência. A diferença é que Judá (Reino do Sul) se arrependeu e foi redimido, enquanto Israel (Reino do Norte) foi exterminado. Os exemplos estão postos, cabe-nos fazermos nossas escolhas, tendo a consciência que SOMOS LIVRES PARA FAZER ESCOLHAS, PORÉM SOMOS ESCRAVOS DAS CONSEQUÊNCIAS QUE ELAS GERAM.

      

 

 

 

 

 

 

 

 

28 de jul. de 2025

Sofonias 2. Tema: Reflita enquanto dá tempo.

  •   Concentra-te e examina-te, ó nação que não tens pudor, 2  antes que saia o decreto, pois o dia se vai como a palha; antes que venha sobre ti o furor da ira do SENHOR, sim, antes que venha sobre ti o dia da ira do SENHOR. 3  Buscai o SENHOR, vós todos os mansos da terra, que cumpris o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura, lograreis esconder-vos no dia da ira do SENHOR.” (Sf 2:1-3 RA)

          O autoexame é fundamental para todos que desejam viver e morrer na presença de Deus, visto que através dele podemos reconsiderar atitudes interiores e exteriores e assim aproveitar as oportunidades de mudança que o Senhor deseja nos proporcionar.

           O profeta Sofonias, inspirado pelo Espírito Santo,  busca conduzir sua geração a um autoexame antes que saísse um decreto que trouxesse o furor da ira divina. Esta oportunidade certamente seria a última antes do juízo vindouro que estava para manifestar-se.

           Escrevendo aos Coríntios, também inspirado pelo Espírito Santo, o apóstolo Paulo recomenda que antes de participar da Ceia do Senhor, os cristãos se autoexaminassem para que não trouxessem juízo sobre si, e aqueles que assim não procediam estavam enfraquecendo, adoecendo e dormindo espiritualmente.

  • Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; 29  pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. 30  Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem. 31  Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. 32  Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.” (1Co 11:28-32 RA)

          Você tem tirado um tempo para se autoexaminar? Tem refletido sobre seus erros e buscado conserto, ou tem seguido a vida de maneira aleatória e irrefletidamente? Lembre-se que agir como se nada de errado estivesse acontecendo  é caminhar para uma situação vexatória e promotora de esfriamento espiritual, desvio e até apostasia, afinal, todos somos pecadores.

          Procure criar o hábito de parar e refletir sobre sua forma de ser e fazer, pois isso lhe proporcionará quebrantamento, arrependimento, confissão, transformação e libertação. Caso contrário, quando menos esperar se deparará com a disciplina, ou até com o castigo divino.

Sofonias 1. Tema: Conceitos equivocados sobre Deus.

  •   Naquele tempo, esquadrinharei a Jerusalém com lanternas e castigarei os homens que estão apegados à borra do vinho e dizem no seu coração: O SENHOR não faz bem, nem faz mal. 13  Por isso, serão saqueados os seus bens e assoladas as suas casas; e edificarão casas, mas não habitarão nelas, plantarão vinhas, porém não lhes beberão o vinho.” (Sf 1:12-13 RA)

          Precisamos ter muito cuidado com as concepções que surgem e se consolidam em nosso coração a respeito de Deus, pois Ele é Santo e Perfeito. Esse cuidado deve existir para que não blasfememos contra Ele e assim atraiamos para nossas vidas maldições e castigos.

“O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.” (Pv 9:10 RA). Por isso, devemos ter muita reverência no pensar, no falar e no agir em relação ao Senhor.

O profeta Sofonias, avisou que o Senhor esquadrinharia Jerusalém até encontrar todos que, mesmo sob efeito do vinho, diziam que “Ele não fazia nem bem e nem mal”, isto é, que era um Deus indiferente, inconsequente e até negligente. Ao encontrar tais blasfemadores, o Senhor os castigaria privando-os até de suas casas e do fruto do trabalho que executaram.

No livro de Eclesiastes, Salomão nos alerta a sermos criteriosos em relação ao que falamos perante o Senhor, pois Ele está nos céus e nós aqui na terra.

  • “Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu, na terra; portanto, sejam poucas as tuas palavras.” (Ec 5:2 RA)

           Considerando as orientações proféticas, o melhor a fazer é sermos reverentes em relação ao que pensamos e falamos sobre Deus. Agindo assim nos protegeremos das situações difíceis que vem sobre os que blasfemam contra Ele.


27 de jul. de 2025

Habacuque 3. Tema: Ore cantando e cante orando.

  •  “Oração do profeta Habacuque sob a forma de canto.” (Hc 3:1 RA)

           Expressões de devoção e quebrantamento podem acontecer simultaneamente em nossa busca por Deus. O profeta Habacuque descobriu este princípio e apresentou sua oração através de uma canção.

           Orar cantando e cantar orando nos ajudará muito em nossa busca pelo Senhor , visto que, as vezes estamos “inspirados” e fica mais fácil fluirmos no falar porém em outras, precisamos de auxílio e algumas músicas compostas por nós, ou por outros irmãos servirão amplamente.

           Se você observar atentamente, a Bíblia nos apresenta muitos exemplos de pessoas que oraram cantando e cantaram orando, dentre elas podemos citar Moisés, Davi, Ana, Maria, Simeão.

  • “Então, Moisés pronunciou, integralmente, as palavras deste cântico aos ouvidos de toda a congregação de Israel:” (Dt 31:30 RA)
  • SENHOR, tu me sondas e me conheces. 2  Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos.” (Sl 139:1-2 RA)
  • “Então, orou Ana e disse: O meu coração se regozija no SENHOR, a minha força está exaltada no SENHOR; a minha boca se ri dos meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação.” (1Sm 2:1 RA)
  • “Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,” (Lc 1:46 RA)
  • Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: 29  Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; 30  porque os meus olhos já viram a tua salvação, 31  a qual preparaste diante de todos os povos: 32  luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel.” (Lc 2:28-32 RA)

            Faça uma seleção musical e desenvolva o hábito de orar cantando e cantar orando, tanto no seu momento a sós com Deus, quanto no culto congregacional e no viver diário. Pode ter certeza que seguindo esta orientação ficará mais fácil e inspirador apresentar-se ao Senhor.

           

           

26 de jul. de 2025

Habacuque 2. Tema: Respostas ao profeta.

  • “ Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa. 2  O SENHOR me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo. 3  Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará. 4  Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé.” (Hc 2:1-4 RA)

          Após ter acesso ao futuro difícil que viria sobre Israel, o profeta Habacuque apresenta questionamentos ao Senhor e recebe respostas que não eram nada animadoras, visto que o veredito divino já estava publicado, contudo, o Senhor esclarece alguns detalhes, para que o homem de Deus saiba como se comportar.

          Vejamos alguns detalhes da resposta divina:

  1.       Escreve a visão: Registrar o que Deus nos fala gera segurança, mas também consolida as informações, para que não venhamos distorcê-las e nem esquecê-las;
  2.       Disponibilize as informações: Existem questões que envolvem o destino de pessoas e grupos (famílias, igrejas, empresas, nações) e se for da vontade de Deus estas informações devem ser expostas de maneira que ninguém possa dizer que não foi avisado;
  3.       Clareza na comunicação: As vezes o Senhor usa enigmas, outras ela fala de maneira clara e precisa, quando assim acontecer a mensagem deve ser entregue de maneira límpida e direta;
  4.       Nem tudo é para agora: Existem mensagens, orientações, exortações que são para cumprimento imediato, outras levarão tempo, por isso, precisamos saber e esperar o tempo de Deus, para que tudo aconteça;
  5.       Tenha a paciência e fé: É necessário entendermos que Deus nem tarda, nem falha. Por isso, precisamos manter nossa confiança e esperança Nele, para que sejamos encontrados firmes e fervorosos;
  6.       Nossas crenças determinam nossa vida: Nossa confiança em Deus e em Suas orientações, determinarão nossa jornada até que cheguemos a “Cidade celestial”, por isso, precisamos de fé uma fé saudável que nos conduzirá em triunfo.

    Estes foram alguns dos parâmetros que o Senhor entregou a Habacuque, para que pudesse saber como se comportar e como orientar as pessoas de sua geração diante do que iria acontecer.

    Você tem perguntas a fazer ao Senhor? Apresente-as como temor e fé, pois com certeza lhe responderá a respeito de como deve se comportar, contudo, esteja pronto para o que ouvirá, pois as informações podem lhe chocar.

 

 

23 de jul. de 2025

Orientações para o Betel

  1.  Dirigentes:

  • Prepare a liturgia (ordem do culto) antes;
  • Defina as participações;
  • Converse com o dono da casa e pergunte se há alguma restrição de espaço, se tem animais que possam gerar constrangimentos, o nome dos visitantes, enfim, se situe em relação ao ambiente;
  • Procure acolher todos com uma palavra de boas-vindas;
  • Esteja atento a qualquer ação fora do normal com conversas em ambientes paralelos, pessoas se sentindo mal ou endemoniadas etc.
  • Cuidado com as roupas usadas, não use nada impróprio para um cristão;
  • Combine antes com o pregador o tempo que ele tem, para não se exceder;
  • Caso seja dia chuvoso e a casa fique suja, procure limpar depois do culto;
  • Seja pontual no início e fim do culto, 19h30 às 21h no máximo;
  • Agradeça a todos no final, principalmente aos donos da casa;

            2.  Pregadores:

  • Ore e peça para o Senhor lhe guiar na preparação e exposição do capítulo;
  • Combine com o dirigente do culto sobre sua participação e se tem algo que você precisa saber de específico sobre a casa;
  • Ouça o comentário geral sobre o livro ou carta a ser estudada;
  • Estude o capítulo que irá estudar com os irmãos;
  • Dê oportunidade para os presentes falarem o que chamou a atenção deles no texto;
  • Apresente os destaques que você selecionou;
  • Seja fiel ao texto, não se desvie indo pra outros assuntos fora do contexto;
  • Evite falar sobre temas que venham causar constrangimento como sexo, intimidades pessoais e conjugais;
  • Cuidado com as palavras, com o vocabulário e os exemplos, para não escandalizar
  • Cuidado com o português, principalmente o uso do “S”;
  • Procure ser simples, claro e fiel na entrega da mensagem;
  • Procure ser fiel no tempo que foi disponibilizado para você;
  • Cuidado com as roupas usadas, não use nada impróprio para um cristão;
  • Procure ver as regras não como uma prisão, mas como uma direção, a ideia é termos uma unidade no projeto e tudo ser feito com ordem e decência. Deus vai usar vocês ainda mais.

3.                      3. Líderes de bairro:

  • Todo líder de bairro deve estar em comunhão e alinhado com a liderança do Betel.
  • Qualquer situação, ou decisão importante deve ser comunicada à liderança central Marcelo e Janaine, coordenadores e eles reportam aos Pastores.
  • Caso ocorra algum problema no bairro (conflitos, dificuldades espirituais, disciplina, etc.), o primeiro passo é procurar o líder geral do bairro e ele reportam a nós.
  • Os líderes devem ser pacificadores. Sempre buscar a reconciliação, o diálogo e o amor fraternal.
  • Evitar fofocas, divisões ou comentários negativos. Onde há unidade, Deus ordena a bênção.
  • Se não puder cumprir a escala, deve avisar com antecedência ao líder responsável para que outro irmão seja designado.
  • Pontualidade, reverência e zelo são marcas de quem serve com excelência.
  • Cuidado com as roupas usadas, nada de impróprio para um cristão; 

1 Tessalonicenses, temas para o Betel agosto 2025

 

1 Tessalonicenses

Temas sugeridos

  1. Orientações gerais:

  •       Cada capítulo da bíblia aborda muitos temas e para facilitar a exposição procure destacar aqueles que lhe chamaram a atenção;
  •       Lembre-se que fomos chamados para entregar a mensagem de Deus, logo, não podemos dar nossas opiniões, nossos achismos, aquilo que nos agrada e nem muito menos indiretas;
  •       Leia o texto com o grupo, permita as participações daqueles que quiserem falar e depois entregue o que Deus falou ao seu coração;
  •       Seguem algumas SUGESTÕES  de temas, mas esteja sensível ao que Deus vai lhe falar;
  •        Seja simples, claro, objetivo;
  •        Deus vai lhe usar!! Aleluia!!

 

Sugestões de temas do capítulo 1

 

  •        1 Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo, graça e paz a vós outros. 2 Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar, 3  recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, 4  reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição, 5  porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós. 6 Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo, 7  de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia. 8  Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus, a tal ponto de não termos necessidade de acrescentar coisa alguma; 9  pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro 10  e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura.” (1Ts 1:1-10 RA)

 

  •        Gratidão pelos irmãos;
  •        Oração pela igreja e pelos cristãos que a compõem;
  •        Reconhecimento do testemunho cristão perante a sociedade;
  •        Testemunho dos não crentes sobre a verdadeira conversão dos que agora servem a Deus;
  •        Etc.

 

Sugestões de temas do capítulo 2
 

  • “1 ¶  Porque vós, irmãos, sabeis, pessoalmente, que a nossa estada entre vós não se tornou infrutífera; 2  mas, apesar de maltratados e ultrajados em Filipos, como é do vosso conhecimento, tivemos ousada confiança em nosso Deus, para vos anunciar o evangelho de Deus, em meio a muita luta. 3  Pois a nossa exortação não procede de engano, nem de impureza, nem se baseia em dolo; 4  pelo contrário, visto que fomos aprovados por Deus, a ponto de nos confiar ele o evangelho, assim falamos, não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração. 5  A verdade é que nunca usamos de linguagem de bajulação, como sabeis, nem de intuitos gananciosos. Deus disto é testemunha. 6  Também jamais andamos buscando glória de homens, nem de vós, nem de outros. 7 ¶  Embora pudéssemos, como enviados de Cristo, exigir de vós a nossa manutenção, todavia, nos tornamos carinhosos entre vós, qual ama que acaricia os próprios filhos; 8  assim, querendo-vos muito, estávamos prontos a oferecer-vos não somente o evangelho de Deus, mas, igualmente, a própria vida; por isso que vos tornastes muito amados de nós. 9  Porque, vos recordais, irmãos, do nosso labor e fadiga; e de como, noite e dia labutando para não vivermos à custa de nenhum de vós, vos proclamamos o evangelho de Deus. 10  Vós e Deus sois testemunhas do modo por que piedosa, justa e irrepreensivelmente procedemos em relação a vós outros, que credes. 11  E sabeis, ainda, de que maneira, como pai a seus filhos, a cada um de vós, 12  exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória. 13 ¶  Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes. 14  Tanto é assim, irmãos, que vos tornastes imitadores das igrejas de Deus existentes na Judéia em Cristo Jesus; porque também padecestes, da parte dos vossos patrícios, as mesmas coisas que eles, por sua vez, sofreram dos judeus, 15  os quais não somente mataram o Senhor Jesus e os profetas, como também nos perseguiram, e não agradam a Deus, e são adversários de todos os homens, 16  a ponto de nos impedirem de falar aos gentios para que estes sejam salvos, a fim de irem enchendo sempre a medida de seus pecados. A ira, porém, sobreveio contra eles, definitivamente. 17 ¶  Ora, nós, irmãos, orfanados, por breve tempo, de vossa presença, não, porém, do coração, com tanto mais empenho diligenciamos, com grande desejo, ir ver-vos pessoalmente. 18  Por isso, quisemos ir até vós (pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas); contudo, Satanás nos barrou o caminho. 19  Pois quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós? 20  Sim, vós sois realmente a nossa glória e a nossa alegria!” (1Ts 2:1-20 RA)
          
  •       Obediência além das circunstâncias (1-2);
  •       Fidelidade ministerial (3-6);
  •       Esforço pessoal para dar um bom testemunho (7-12);
  •       Imitando os bons exemplos de fé (13-16);
  •       Satanás procura colocar impedimentos contra a obra de Deus (17-20);
 
Sugestões de temas do capítulo 3
 
  • 1 Pelo que, não podendo suportar mais o cuidado por vós, pareceu-nos bem ficar sozinhos em Atenas; 2  e enviamos nosso irmão Timóteo, ministro de Deus no evangelho de Cristo, para, em benefício da vossa fé, confirmar-vos e exortar-vos, 3  a fim de que ninguém se inquiete com estas tribulações. Porque vós mesmos sabeis que estamos designados para isto; 4  pois, quando ainda estávamos convosco, predissemos que íamos ser afligidos, o que, de fato, aconteceu e é do vosso conhecimento. 5  Foi por isso que, já não me sendo possível continuar esperando, mandei indagar o estado da vossa fé, temendo que o Tentador vos provasse, e se tornasse inútil o nosso labor. 6 Agora, porém, com o regresso de Timóteo, vindo do vosso meio, trazendo-nos boas notícias da vossa fé e do vosso amor, e, ainda, de que sempre guardais grata lembrança de nós, desejando muito ver-nos, como, aliás, também nós a vós outros, 7  sim, irmãos, por isso, fomos consolados acerca de vós, pela vossa fé, apesar de todas as nossas privações e tribulação, 8  porque, agora, vivemos, se é que estais firmados no Senhor. 9  Pois que ações de graças podemos tributar a Deus no tocante a vós outros, por toda a alegria com que nos regozijamos por vossa causa, diante do nosso Deus, 10  orando noite e dia, com máximo empenho, para vos ver pessoalmente e reparar as deficiências da vossa fé? 11 Ora, o nosso mesmo Deus e Pai, e Jesus, nosso Senhor, dirijam-nos o caminho até vós, 12  e o Senhor vos faça crescer e aumentar no amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco, 13  a fim de que seja o vosso coração confirmado em santidade, isento de culpa, na presença de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos.” (1Ts 3:1-13 RA)

  •          A importância de pessoas que nos ajudem (1-5);
  •      Boas notícias geram consolo e gratidão (6-10);
  •      Orando pelo fortalecimento e confirmação dos irmãos (11-13).
     

Sugestões de temas do capítulo 4
 
  • “1 ¶  Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais; 2  porque estais inteirados de quantas instruções vos demos da parte do Senhor Jesus. 3  Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; 4  que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, 5  não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; 6  e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, 7  porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. 8  Dessarte, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo. 9 ¶  No tocante ao amor fraternal, não há necessidade de que eu vos escreva, porquanto vós mesmos estais por Deus instruídos que deveis amar-vos uns aos outros; 10  e, na verdade, estais praticando isso mesmo para com todos os irmãos em toda a Macedônia. Contudo, vos exortamos, irmãos, a progredirdes cada vez mais 11  e a diligenciardes por viver tranquilamente, cuidar do que é vosso e trabalhar com as próprias mãos, como vos ordenamos; 12  de modo que vos porteis com dignidade para com os de fora e de nada venhais a precisar. 13 ¶  Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. 14  Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. 15  Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. 16  Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; 17  depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. 18  Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.” (1Ts 4:1-18 RA)
 
  • Exortação à santificação (1-8);
  • Cuide de sua vida, mas também ajude o próximo (9-12);
  • Nossa eternidade está determinada (13-18)
 
Sugestões de temas do capítulo 5
 
  • “1 ¶  Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva; 2  pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite. 3  Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão. 4  Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa; 5  porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas. 6 ¶  Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios. 7  Ora, os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam é de noite que se embriagam. 8  Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação; 9  porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo, 10  que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com ele. 11 ¶  Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo. 12  Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam; 13  e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros. 14  Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. 15  Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos. 16 ¶  Regozijai-vos sempre. 17  Orai sem cessar. 18  Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 19  Não apagueis o Espírito. 20  Não desprezeis as profecias; 21  julgai todas as coisas, retende o que é bom; 22  abstende-vos de toda forma de mal. 23 ¶  O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 24  Fiel é o que vos chama, o qual também o fará. 25  Irmãos, orai por nós. 26  Saudai todos os irmãos com ósculo santo. 27  Conjuro-vos, pelo Senhor, que esta epístola seja lida a todos os irmãos. 28  A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco.” (1Ts 5:1-28 RA)
 
  •      Esteja preparado para encontrar com o Senhor (1-14);
  •      Cuidados com os irmãos (11-15);
  •       Cuidados com a fé pessoal (16-22);
  •        Preserve sua santidade e confie em Deus (23-26).
 

Habacuque 1. Tema: Preço de ser um profeta.

  •  “Sentença revelada ao profeta Habacuque. 2  Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás? 3  Por que me mostras a iniqüidade e me fazes ver a opressão? Pois a destruição e a violência estão diante de mim; há contendas, e o litígio se suscita. 4  Por esta causa, a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta, porque o perverso cerca o justo, a justiça é torcida.” (Hc 1:1-4 RA)

           Profetas são boca de Deus para pessoas, grupos e gerações. Eles anunciam o “Assim diz o Senhor” para aqueles a quem são enviados quer sejam ouvidos ou não. Essa missão não é nada fácil, pois, por vezes os profetas trazem denúncias, exortações e correções, que chocam quem quer permanecer no pecado.

           Contudo, antes de ser “boca de Deus”, os profetas têm que acessar os “olhos de Deus”, vendo aquilo que o Senhor vê e por vezes as realidades  reveladas são chocantes e até aterrorizantes, além disso,  também precisarão comungar com o  que está no “coração de Deus”, para saber o que Ele está sentindo diante do que está acontecendo. Só assim, o profeta poderá cumprir seu ministério plenamente, como exemplos destas realidades podemos citar Oséias, Habacuque, Ezequiel e João Batista, que experienciaram situações densas e tensas, antes de denunciar o pecado e o juízo vindouro.

           Habacuque precisou ver e saber o que “inquietava” o coração de Deus na sua geração, para poder compreender o que aconteceria através da vinda do exército babilônico contra a nação que deveria ser piedosa, mas era maldosa.

           Você quer ser um profeta de Deus? Então prepare-se para ver, ouvir e sofrer, antecipadamente com aquilo que irá saber. Contudo, saiba que receberá galardão se for fiel, pois normalmente profetas passam por calúnias, incompreensões, abandonos, traições e alguns terminam com a cabeça em um prato, mas sempre serão honrados por Aquele que os salvou, santificou e comissionou para as duras missões.

           

 

 

Naum 3. Tema: “Não há remédio para tua ferida”.

  • “Não há remédio para a tua ferida; a tua chaga é incurável; todos os que ouvirem a tua fama baterão palmas sobre ti; porque sobre quem não passou continuamente a tua maldade?” (Na 3:19 RA)

          Falar sobre o juízo de Deus não é nada confortável, pois  “Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” (Hb 10:31 RA) Sabemos que Deus é amor, mas também sabemos que é justiça e juízo, por isso “não tem o inocente por culpado” e quando chega o momento do juízo percebemos a seriedade e gravidade do assunto.

          Casos como Caim, o dilúvio, Sodoma e Gomorra, Er e Onã (filhos de Judá), Eli e seus filhos, Ananias e Safira, Himeneu e Alexandre, Nabucodonosor e Herodes Agripa e dos assírios dos dias de Naum, são fortes e chocantes, pois revelam o juízo do Deus Santo, contra os homens que optaram por viver deliberadamente no pecado, mesmo tendo sido advertido e tendo chances de se arrependerem.

          Quando chega a hora do juízo não há mais o que fazer, pois o veredito foi dado e só resta a execução do mesmo sem que haja remédio, cura, milagres e nem aplausos. Aproveite as oportunidades proporcionadas por Deus enquanto é tempo, pois o fim virá e não tardará.

  •  “Não há remédio para a tua ferida; a tua chaga é incurável; todos os que ouvirem a tua fama baterão palmas sobre ti; porque sobre quem não passou continuamente a tua maldade?” (Na 3:19 RA)

           

           

 

 

 

Naum 2. Tema: Quando o tempo da misericórdia acaba.

  •  “O destruidor sobe contra ti, ó Nínive! Guarda a fortaleza, vigia o caminho, fortalece os lombos, reúne todas as tuas forças!” (Na 2:1 RA)

           A vida é como um quebra-cabeça, onde as peças vão sendo encaixadas por Deus de maneira que aquilo que está na mente Dele se torne conhecido por nós. Ele já sabe todas as coisas (passado, presente e futuro), e vai nos revelando aos poucos, para que possamos suportar.

           Os assírios, por um grande intervalo de tempo provocaram a ira de Deus com seus atos perversos e o Senhor foi concedendo oportunidades para que mudanças acontecessem, porém chegou a hora que o relógio tocou as “12 badaladas notúrnicas” (Chico Anísio) e o juízo veio sem que houvesse oportunidades de arrependimento, já que, as mesmas, já haviam sido vivenciadas e aproveitadas nos dias de Jonas, porém desperdiçadas em ocasiões posteriores.

           “O destruidor sobe contra ti, ó Nínive”, esta foi a sentença proferida e executada, para quem optou por andar por caminhos desagradáveis a Deus e perversos em relação aos homens. Neste momento, de nada adiantariam os tesouros, as riquezas, o medo imposto em terceiros, a fama, pois o extermínio estava decretado.

           Não pense que o “dia da ira não chegará!” Não ignore as oportunidades diárias de arrependimento e mudanças, pois quando a “medida da iniquidade” é completada, o cálice da ira é derramado e ninguém pode deter a mão do Senhor.

           Nosso Senhor tem avisado por toda a terra em nossa geração que não anda satisfeito com o que está vendo e ouvindo. Alguns tem aproveitado as oportunidades, outros negligenciado, pensando “Amanhã Ele me dará uma nova chance”. Não se engane!! O amanhã pode não existir e se existir pode ser muito tarde, vindo com o anúncio “o destruidor virá”, e se esta palavra for proferida pelo Senhor de nada adiantará orar, jejuar, buscar, etc. pois o que estará decretado acontecerá.

           As vezes somos tentados a ficar esperando alguém trazer promessas, quando a palavra é de correção. Sejamos ágeis e hábeis, pois “ já estamos vivendo o tempo do fim” e precisamos ser encontrados em santidade na presença do Senhor. Nínive perdeu grandes oportunidades, não nos assemelhemos a ela, pois o fim virá e não tardará.

          VIVA HOJE ESPERANDO JESUS, POIS ELE PODE VIR OU MANDAR LHE BUSCAR!

  • “ Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus? 18  E, se é com dificuldade que o justo é salvo, onde vai comparecer o ímpio, sim, o pecador? 19  Por isso, também os que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem.” (1Pe 4:17-19 RA)
  • “Portanto, assim te farei, ó Israel! E, porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus.” (Am 4:12 RA)
  • Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 2  Filho do homem, tu habitas no meio da casa rebelde, que tem olhos para ver e não vê, tem ouvidos para ouvir e não ouve, porque é casa rebelde. 3  Tu, pois, ó filho do homem, prepara a bagagem de exílio e de dia sai, à vista deles, para o exílio; e, do lugar onde estás, parte para outro lugar, à vista deles. Bem pode ser que o entendam, ainda que eles são casa rebelde. 4  À vista deles, pois, traze para a rua, de dia, a tua bagagem de exílio; depois, à tarde, sairás, à vista deles, como quem vai para o exílio. 5  Abre um buraco na parede, à vista deles, e sai por ali. 6  À vista deles, aos ombros a levarás; às escuras, a transportarás; cobre o rosto para que não vejas a terra; porque por sinal te pus à casa de Israel.” (Ez 12:1-6 RA)
  • “Tanto é assim, irmãos, que vos tornastes imitadores das igrejas de Deus existentes na Judéia em Cristo Jesus; porque também padecestes, da parte dos vossos patrícios, as mesmas coisas que eles, por sua vez, sofreram dos judeus, 15  os quais não somente mataram o Senhor Jesus e os profetas, como também nos perseguiram, e não agradam a Deus, e são adversários de todos os homens, 16  a ponto de nos impedirem de falar aos gentios para que estes sejam salvos, a fim de irem enchendo sempre a medida de seus pecados. A ira, porém, sobreveio contra eles, definitivamente.” (1Ts 2:14-16 RA)

 

 

 

 

 

 

           

 

21 de jul. de 2025

Naum 1. Tema: Não confunda tardio com inativo.

  • Sentença contra Nínive. Livro da visão de Naum, o elcosita. 2 ¶  O SENHOR é Deus zeloso e vingador, o SENHOR é vingador e cheio de ira; o SENHOR toma vingança contra os seus adversários e reserva indignação para os seus inimigos. 3  O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.” (Na 1:1-3 RA)
  • “Porém contra ti, Assíria, o SENHOR deu ordem que não haja posteridade que leve o teu nome; da casa dos teus deuses exterminarei as imagens de escultura e de fundição; farei o teu sepulcro, porque és vil.” (Na 1:14 RA)

          Aproximadamente um século e meio (150 anos) antes de Naum, o profeta Jonas havia sido usado por Deus para trazer uma mensagem de transformação para  os ninivitas (Assírios) e um grande avivamento aconteceu, contudo, novas gerações vieram e o pecado teve sua chama reacesa provocando novamente a ira de Deus.

          O Senhor é tardio em irar-se, isto é, dá tempo para que as pessoas se arrependam, isso não significa que deixará impune os que deliberadamente negligenciam a graça e a misericórdia, optando por voltar a desobedecê-Lo, por isso, nos dias de Naum a sentença foi lida e os Assírios foram punidos severamente por Deus.

          Podemos dizer que o arrependimento aplaca a ira de Deus, porém a reincidência no pecado deliberado, provoca Sua ira com mais veemência, fato este que levou o Senhor a dar ordem de extermínio contra a Assíria.

          Aproveite as oportunidades que Deus está lhe concedendo para mudar de vida, porém não pense que isso signifique que poderá voltar a pecar e fazer deliberadamente o que a Ele desagrada, pois se assim acontecer, verá que a ira do Senhor não “tarda” e nem falha.

  • “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.” (Gl 6:7 RA)
  • “Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, 8 não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto, 9 onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras por quarenta anos. 10 Por isso, me indignei contra essa geração e disse: Estes sempre erram no coração; eles também não conheceram os meus caminhos. 11 Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso.” (Hb 3:7-11 RA)
  • “ Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; 6 por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência].” (Cl 3:5-6 RA)
  • “Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. 21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição. 22 Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. 23 Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras. 24 Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós;” (Ap 2:20-24 RA)

 

 


Miquéias 7. Tema: Eu porém olharei para o Senhor.

  •  “Eu, porém, olharei para o SENHOR e esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.” (Mq 7:7 RA)

           Quando uma geração se corrompe e um contexto se degrada, precisamos tomar decisões prudentes que nos ajudem a permanecermos fieis e não sermos contados com os ímpios.

  •        “ Ai de mim! Porque estou como quando são colhidas as frutas do verão, como os rabiscos da vindima: não há cacho de uvas para chupar, nem figos temporãos que a minha alma deseja. 2  Pereceu da terra o piedoso, e não há entre os homens um que seja reto; todos espreitam para derramarem sangue; cada um caça a seu irmão com rede. 3  As suas mãos estão sobre o mal e o fazem diligentemente; o príncipe exige condenação, o juiz aceita suborno, o grande fala dos maus desejos de sua alma, e, assim, todos eles juntamente urdem a trama. 4  O melhor deles é como um espinheiro; o mais reto é pior do que uma sebe de espinhos. É chegado o dia anunciado por tuas sentinelas, o dia do teu castigo; aí está a confusão deles. 5  Não creiais no amigo, nem confieis no companheiro. Guarda a porta de tua boca àquela que reclina sobre o teu peito. 6  Porque o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a nora, contra a sogra; os inimigos do homem são os da sua própria casa.” (Mq 7:1-6 RA)

           O profeta Miquéias viu seus contemporâneos afundarem no pecado e sua geração deslizar precipício abaixo, distanciando-se cada vez mais do Senhor, por isso agarrou-se ao Eterno para que não fosse sugado pela degradação moral e espiritual e nem seduzido ou puxado para baixo por aqueles que o rodeavam.

  •        “Eu, porém, olharei para o SENHOR e esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.” (Mq 7:7 RA)

Sabemos que vivemos dias tenebrosos e escorregadios, onde as mentes e comportamentos assumem padrões corruptos e tenebrosos, afastando as pessoas do Eterno e da eternidade, por isso devemos vigiar, orar e nos apegar as verdades reveladas para que no mínimo protejamos nossas almas e preservemos nossa salvação.

  •        “Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos. 2  Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo, 3  como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; 4  dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade.” (Hb 2:1-4 RA)

           Olhe para o Senhor e espere unicamente Nele. Não se deixe seduzir por encantamentos vários, pois visam nos levar à ruína espiritual e moral e por fim nos aprisionar as garras infernais que a muitos tem encravado e arrastado para perdição histórica e eterna. Firmemo-nos no Senhor, quanto mais vemos que o Dia se aproxima, pois será de alegria para os fiéis e de dores para os demais.

  •         Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, 20  pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, 21  e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22  aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. 23  Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. 24  Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. 25  Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. 26  Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; 27  pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários. 28  Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés. 29  De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça? 30  Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. 31  Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” (Hb 10:19-31 RA)
  •       “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.” (Hb 12:2 RA)

 

 

 

 

 

 

 

20 de jul. de 2025

Miquéias 6. Tema: Resolva as controvérsias.

  •  “Ouvi, montes, a controvérsia do SENHOR, e vós, duráveis fundamentos da terra, porque o SENHOR tem controvérsia com o seu povo e com Israel entrará em juízo.” (Mq 6:2 RA)

         Controvérsias são debates intensos e acalorados sobre determinados assuntos e nem sempre os resultados são os esperados, pois as partes podem chegar a níveis intensos de tensão e até agressão.

         Nos dias de Miquéias, houve controvérsia entre o Senhor  e Israel, pois o povo queria prestar culto, porém viver dissolutamente em pecado, respondendo inadequadamente a todos os benefícios gerados e proporcionados pelo Eterno.

  •  Agradar-se-á o SENHOR de milhares de carneiros, de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu corpo, pelo pecado da minha alma? 8  Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.” (Mq 6:7-8 RA)

         Como as mudanças procedimentais não aconteceram, o povo foi privado de desfrutar da bênção que adquiridas, passando a viver aquém do que poderia.

  • “A voz do SENHOR clama à cidade (e é verdadeira sabedoria temer-lhe o nome): Ouvi, ó tribos, aquele que a cita. 10  Ainda há, na casa do ímpio, os tesouros da impiedade e o detestável efa minguado? 11  Poderei eu inocentar balanças falsas e bolsas de pesos enganosos? 12  Porque os ricos da cidade estão cheios de violência, e os seus habitantes falam mentiras, e a língua deles é enganosa na sua boca. 13  Assim, também passarei eu a ferir-te e te deixarei desolada por causa dos teus pecados. 14  Comerás e não te fartarás; a fome estará nas tuas entranhas; removerás os teus bens, mas não os livrarás; e aquilo que livrares, eu o entregarei à espada. 15  Semearás; contudo, não segarás; pisarás a azeitona, porém não te ungirás com azeite; pisarás a vindima; no entanto, não lhe beberás o vinho, 16  porque observaste os estatutos de Onri e todas as obras da casa de Acabe e andaste nos conselhos deles. Por isso, eu farei de ti uma desolação e dos habitantes da tua cidade, um alvo de vaias; assim, trareis sobre vós o opróbrio dos povos.” (Mq 6:9-16 RA)

          Precisamos estar atentos, pois também corremos o risco de sermos privados de desfrutar das conquistas obtidas, por optarmos em ter uma vida dupla, onde há santidade na igreja e pecaminosidade no dia-a-dia. Busque atender a voz do Senhor, corrigir tudo que está errado, pois  “Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.” (Mq 6:8 RA) Procedendo assim honraremos ao Senhor e seremos autorizados a desfrutar do que nos proporcionou.

 

 

 

 

19 de jul. de 2025

Miquéias 5. Tema: A pequena padaria que "produziu" o maior e melhor pão de todos.

  •   Agora, ajunta-te em tropas, ó filha de tropas; pôr-se-á sítio contra nós; ferirão com a vara a face do juiz de Israel. 2  E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. 3  Portanto, o SENHOR os entregará até ao tempo em que a que está em dores tiver dado à luz; então, o restante de seus irmãos voltará aos filhos de Israel. 4  Ele se manterá firme e apascentará o povo na força do SENHOR, na majestade do nome do SENHOR, seu Deus; e eles habitarão seguros, porque, agora, será ele engrandecido até aos confins da terra. 5  Este será a nossa paz...” (Mq 5:1-5 RA)

          A grandeza por vezes é demonstrada a partir de pequenos feitos, visto que, só alguém grande pode transformar gestos, coisas, lugares e pessoas “insignificantes” em algo relevante, e nosso Deus tem essa especialidade. Através de pequenas palavras Ele criou todo o universo, em pequenos lugares suscitou grande líderes e em minúsculas famílias trouxe a existência pessoas grandiosas, dentre elas a maior de todas, Jesus, nosso Senhor e Salvador.

          Jesus nasceu na pequena Belém (Casa do pão), pequena demais para figurar entre as grandes cidades da época, porém, foi a incubadora do maior projeto já realizado na terra. Nesta pequena e humilde “padaria”, nasceu o PÃO DA VIDA QUE DESCEU DO CÉU, capaz de alimentar e saciar toda fome de justiça presente nos seres humanos.

  • “Ele se manterá firme e apascentará o povo na força do SENHOR, na majestade do nome do SENHOR, seu Deus; e eles habitarão seguros, porque, agora, será ele engrandecido até aos confins da terra. 5  Este será a nossa paz...”
  • “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.” (Mt 5:6 RA)

          Na pequena Belém, nasceu o Grande, Único e Eterno Salvador de todos os homens, Jesus Cristo, pois sua vida e morte foram os maiores atos inclusivos da história da humanidade. Ele morreu por todos, para que Nele todos possam ressuscitar para uma nova vida, por isso, arrependa-se de seus pecados, receba Jesus como seu único e suficiente salvador e terá vida eterna.

          Quanto as “pequenas” coisas, gestos, lugares e “pessoas”, peça a Deus para lhe dar bons olhos, pois reconhecerá nestes pequenos detalhes a grandeza de Deus e das pessoas, assim como o amor, o respeito, o carinho, a vida e até da morte. Deus te abençoe!!!

18 de jul. de 2025

Lembre do que o inimigo fez

  • "Lembra-te do que te fez Amaleque no caminho, quando saías do Egito; 18 como te veio ao encontro no caminho e te atacou na retaguarda todos os desfalecidos que iam após ti, quando estavas abatido e afadigado; e não temeu a Deus. 19 Quando, pois, o SENHOR, teu Deus, te houver dado sossego de todos os teus inimigos em redor, na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá por herança, para a possuíres, apagarás a memória de Amaleque de debaixo do céu; não te esqueças.” (Dt 25:17-19 RA)