8 de nov. de 2013

Prevenindo os escândalos financeiros

                           
                             A cada dia surgem novos escândalos financeiros relacionados a Igrejas e a  líderes cristãos. Devido a esses escândalos  o testemunho do Evangelho é comprometido e grandes perdas acontecem na manutenção e expansão do Reino de Deus.
Para evitar que tais erros continuem a acontecer, vejamos o que Deus, em Sua providência, nos traz como princípios fundamentais para nossa gestão financeira. Seguindo tais orientações não apenas evitaremos cometer determinados erros, mas também poderemos ajudar outras pessoas a não cometê-los.
Neste artigo não apresentarei comentários sobre os textos, apenas os registrarei e estimularei a cada um dos leitores a fazerem as devidas reflexões e aplicações.
Obs.: Ao ler os textos abaixo você será tentado a pensar em outras pessoas, porém não caia nesta cilada do diabo. Lembre-se que Deus quer falar primeiramente com você. Não procure os ciscos nos olhos dos outros, a ponto de esquecer a trave que pode estar nos seus.

Que Deus nos abençoe!!

Textos bíblicos para reflexão e aplicação:
  • “ Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” (Mt 6:24)
  •  “ Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios,  a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.  Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.” (Mar 7:21-23)
  •  “ Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!  Os discípulos estranharam estas palavras; mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é para os que confiam nas riquezas entrar no reino de Deus!”(Mc 10:23-24)
  • “ Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus.... A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer.” (Lucas 8:11, 14)
  • “ Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja.  É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar;  não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento;  e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito” (1 Timóteo 3:1-4)
  • “ Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.” (1 Timóteo 6:10)
  •  “ Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;” (Colossenses 3:5)
  •  “ Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.” (Hebreus 13:5)
  •   “ Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.  E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade;  também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme.  Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, {inferno; no original, tártaro} os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo;” (2 Pedro 2:1-4)
  • “ Esses, todavia, como brutos irracionais, naturalmente feitos para presa e destruição, falando mal daquilo em que são ignorantes, na sua destruição também hão de ser destruídos,  recebendo injustiça por salário da injustiça que praticam. Considerando como prazer a sua luxúria carnal em pleno dia, quais nódoas e deformidades, eles se regalam nas suas próprias mistificações, enquanto banqueteiam junto convosco;  tendo os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecado, engodando almas inconstantes, tendo coração exercitado na avareza, filhos malditos;  abandonando o reto caminho, se extraviaram, seguindo pelo caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça  (recebeu, porém, castigo da sua transgressão, a saber, um mudo animal de carga, falando com voz humana, refreou a insensatez do profeta).  Esses tais são como fonte sem água, como névoas impelidas por temporal. Para eles está reservada a negridão das trevas;  porquanto, proferindo palavras jactanciosas de vaidade, engodam com paixões carnais, por suas libertinagens, aqueles que estavam prestes a fugir dos que andam no erro,  prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor.” (2 Pedro 2:12-19)
  • “ Atendei, agora, ricos, chorai lamentando, por causa das vossas desventuras, que vos sobrevirão.  As vossas riquezas estão corruptas, e as vossas roupagens, comidas de traça;  o vosso ouro e a vossa prata foram gastos de ferrugens, e a sua ferrugem há de ser por testemunho contra vós mesmos e há de devorar, como fogo, as vossas carnes. Tesouros acumulastes nos últimos dias.” (Tiago 5:1-3)

                         Pense com carinho sobre estas orientações, para que assim o Reino de Deus pare de sofrer tantos reveses. 
                                                                                                                            Pr. Almy Alves Junior

4 de nov. de 2013

O abraço da morte


Lendo o 2º livro do profeta Samuel, no capítulo 20:9,10,  percebi um texto que falou ao meu coração. Nele está  registrado que  Joabe, general de Davi,  encontrou  Amasa, servo de Davi, perguntou como ele estava e o beijou. Neste momento  de aparente confraternização, Amasa  não se importou com  a espada que estava na mão  de  Joabe, e este traiçoeiramente o feriu mortalmente .
“ Disse Joabe a Amasa: Vais bem, meu irmão? E, com a mão direita, lhe pegou a barba, para o beijar.  Amasa não se importou com a espada que estava na mão de Joabe, de sorte que este o feriu com ela no abdômen e lhe derramou por terra as entranhas; não o feriu segunda vez, e morreu. Então, Joabe e Abisai, seu irmão, perseguiram a Seba, filho de Bicri.” (2 Samuel 20:9-10)

Como não acredito em coincidência e sim em  providência, passeie a ficar mais atento nestes últimos dias e passei a pensar: Quais são as armas que estão nas mãos dos meus inimigos, travestidos de amigos,  que podem ser usadas para me matar? Júlio César, imperador romano,  ignorou o punhal  de  Brutus, seu amigo e este o matou. Judas, tesoureiro de Jesus,  o vendeu para ser crucificado. Esaú, em um momento de desatenção em relação ao  projeto de Deus, foi  ludibriado por seu irmão Jacó, e perdeu o direito de primogenitura. E eu , o que estou ignorando, e a quem tenho deixado chegar perto de mim?
É verdade que temos que ter cuidado para não ficarmos em uma paranoia, desconfiando de todo mundo, mas também,  não podemos ser tolos, ao ponto de pensar  que todos aqueles  que chegam  perto da gente, e até nos abraçam, querem  nosso bem. Alguns estão apenas esperando a oportunidade para usar suas armas malignas e  seu  veneno  contra nós.
E você, tem deixado que os beijos e abraços lhe ceguem os olhos? “Seja simples como as pombas, porém prudente como as serpentes”. Não perca de vista as duas mãos daqueles que procuram lhe envolver. Cuidado com aquilo que você não dá a devida importância, talvez seja por aí que o diabo vai te destruir. Algumas pessoas dizem “ eu não ligo para dinheiro”, outras dizem, “eu não ligo para a política secular, ou eclesiástica”, ou “eu não ligo para o poder, ou para o sexo, ou para a fama, ou para as palavras, ou para ... “ Lembre-se  que satanás, nosso adversário, por vezes se manifesta como anjo de luz,  e fica como “ urubu no fio”, apenas esperando uma chance, para nos  atingir e derrotar.
Quais são as armas do inimigo que não temos dado a devida importância? Quais as estratégias inimigas que não temos  valorizado? Quem são as pessoas que tentam nos abraçar para nos matar? Lembre-se que  quando não damos a devida importância a algo, terminamos nos expondo a riscos desnecessários.
 Não ignoremos as astutas ciladas do diabo. Abramos nossos olhos e observemos as mãos daqueles que procuram  nos abraçar.
Lembre-se:
NINGUÉM É TRAÍDO POR UM INIMIGO.

Pr. Almy Alves Junior

Para quem gosta de coisa séria