3 de mai. de 2013

O auto conhecimento e a realização pessoal e profissional



Por que investir em auto conhecimento? Seria realmente útil fazermos esta escolha? Saber quem somos é realmente importante?  Quais os benefícios de obtermos informações a nosso próprio respeito? Muitas são as perguntas a respeito de investirmos tempo e dinheiro estudando este  tema e seus benefícios , pois imaginamos ficar em um local parado, em contemplação do eu, tentando captar  informações do subconsciente,  para  contemplarmos o oculto a nosso próprio respeito,  mas não é esta a proposta por nós apresentada. Nosso desejo é estimular a busca e a percepção daquilo que está em nós, faz parte de nós, mas que por vezes ignoramos.

Saber quem somos nos leva  é ter a capacidade de saber do que gostamos,  temos  , crermos  e a partir destas realidades  tomarmos  decisões conscientes que gerem resultados significativos tanto para nós, quanto para aqueles que terão acesso ao que produzirmos.

Quantas pessoas passam a vida e não conseguem responder as perguntas básicas da existência humana: Quem eu sou ? De onde vim? Por que estou aqui ? O que eu posso fazer? Para aonde vou? Por vezes conseguimos responde questionário extensos  sobre  os outros , sobre o macrocosmos  ou  o microcosmos, respondemos rapidamente sobre  a biografia de grandes  personagens da história mundial, regional  ou local. Sabemos de fórmulas  complicadas de matemática, física, química, conhecemos regras gramaticais e a literatura de determinadas épocas,  e não conseguimos responder com convicção sobre o que  gostamos, quais dons e talentos possuímos, quais as inteligências  que mais desenvolvemos, quais as nossas forças e fraquezas, quais as situações que nos ameaçam e quais oportunidades podemos aproveitar. Sabemos muito sobre os outros e pouco sobre nós mesmos,  isto por que  quase não paramos para pensar a nosso próprio respeito.

Buscar conhecer-se é parar diante do espelho, das conquistas e fracassos, das vitórias e derrotas  e discernir quais os fatores que influenciaram tais realidades. Vivemos na  “Era do Conhecimento”, saber tornou-se um projeto de vida, um desejo, uma ambição e até uma necessidade para todos nós, e isto inclui o autoconhecimento. É real o fato de que nem todo conhecimento é bom e libertacional, alguns até são elaborados para reprimir e aprisionar, com o propósito de   atender a necessidade de uma elite, quer seja política, econômica  ou até religiosa. Mas, também existe o conhecimento  que tem o poder de quebrar cadeias, mudar perspectivas, reconstruir valores e vidas, e é exatamente este tipo de conhecimento que tanto desejamos atingir. Vale ressaltar que não basta querer o conhecimento  que liberta é necessário buscá-lo na fonte certa.

Como sabemos,  aqueles que obtém  o conhecimento  serão detentores de poder, prestígio, privilégios,  salários diferenciados  e consequentemente desfrutarão de melhores oportunidades e condições de vida. Nos auto percebermos proporcionará  descobertas que serão um divisor de águas em nossa própria vida e poderemos  ter  mais autoridade e propriedade para dizer sim ou não, aceitar ou rejeitar convites, discernir reais oportunidades, desenvolver nossas potencialidades e direcionar nosso foco para aonde realmente devemos olhar.

De pouco adiante para nossa realização pessoal sermos uma  enciclopédia ambulante, tendo profundos conhecimentos sobre terceiros, sem sabermos e reconheceremos as realidades e verdades  a nosso próprio respeito, pois  assim  poderemos valorizarmos nossas virtudes e potencialidades correspondendo ao projeto para o qual fomos criados.

“Conhece-te a ti mesmo”(Sócrates)
“...e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jesus de Nazaré)

Pr. Almy Alves Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.