2 de set. de 2015

Finanças em tempo de crise

Finanças em  tempos  de  crise


Cada momento da vida tem características específicas e requer de nós as habilidades necessárias para adotarmos as posturas adequadas e correspondentes ao ideal, as quais venham proporcionar os melhores e maiores resultados dentro de cada possibilidades. Por isso é importante considerarmos o contexto geral (o que está para todos. Ex.: verão, inverno),o contexto pessoal (se eu estou saudável  ou doente) e os riscos que corremos por adotar ou nãos determinadas posturas ( possibilidade de adoecermos).

Posturas necessárias em tempos de crise

1.    Discirna o  momento: O mar não está para peixe. O momento é delicado. Grandes embarcações (Titanic, Multinacionais) e pequenas embarcações (seu emprego, finanças familiares e pessoais) podem naufragar. Por isso todo cuidado é pouco.
·          “ Ora, este é o número dos homens armados para a peleja, que vieram a Davi, em Hebrom, para lhe transferirem o reino de Saul, segundo a palavra do SENHOR:” (1 Crônicas 12:23 RA)...“ Zadoque, sendo ainda jovem, homem valente, trouxe vinte e dois príncipes de sua casa paterna;” (1 Crônicas 12:28 RA)... “ dos filhos de Issacar, conhecedores da época, para saberem o que Israel devia fazer, duzentos chefes e todos os seus irmãos sob suas ordens;” (1 Crônicas 12:32 RA)
·          “ Quem guarda o mandamento não experimenta nenhum mal; e o coração do sábio conhece o tempo e o modo.” (Eclesiastes 8:5 RA).
2.    Aprenda: Quando somos bons alunos sempre aprendemos algo com o que temos acesso. A crise é uma oportunidade de crescermos no conhecimento teórico e experimental do Evangelho. Podemos sair mais crentes, maduros e bem sucedidos, mais obedientes e mais próximos de Deus, desde que tenhamos as atitudes certas.
·          “ Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28 RA)
·          “ Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos.” (Salmos 119:71 RA)



3.    Não se conforme com o mundo: Não podemos adotar o mesmo padrão de gestão financeira daqueles que não servem a Deus. Esta é oportunidade de vivermos nossa diferença em relação ao mundo e agirmos de maneira diferenciada, para que experimentemos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, além de testemunharmos o que é o evangelho e o que pode fazer na vida de uma pessoa.
·          “ E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2 RA)
·          “ mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (Atos 1:8 RA)

4.    Tenha bom senso: Não confunda fé com fideísmo. Os fideístas negam a possibilidade, ou a necessidade  de  em assunto de fé usar a razão. Pensar não é pecado, nem tão pouco usar a razão é sinônimo de incredulidade. Precisamos entender que em determinados momentos ciência e fé cooperam. Alguns por negligenciarem a razão naufragam na fé  
·          “ Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate,  mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.” (1 Timóteo 1:18-19 RA)
5.    Seja fiel: A fidelidade a Deus e as pessoas que em nós confiaram é um princípio divino. Devemos ser fiéis independentemente das circunstâncias:
·          “ Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel.” (1 Coríntios 4:2 RA)
·      “ O homem fiel será cumulado de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não passará sem castigo.” (Provérbios 28:20 RA)
6.    Ore: Através da oração nos abrimos com Deus e nos abrimos para Deus:
·          “ Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte,  lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1 Pedro 5:6-7 RA)
·          “ Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” (Filipenses 4:6 RA)
7.    Ajuste-se ao  momento: Não basta saber o momento, é fundamental ajustar-se por ser prudente. Baixe seu padrão de vida agora, antes que ele seja derrubado das alturas.
·          “ Agora, pois, escolha Faraó um homem ajuizado e sábio e o ponha sobre a terra do Egito.  Faça isso Faraó, e ponha administradores sobre a terra, e tome a quinta parte dos frutos da terra do Egito nos sete anos de fartura.  Ajuntem os administradores toda a colheita dos bons anos que virão, recolham cereal debaixo do poder de Faraó, para mantimento nas cidades, e o guardem.  Assim, o mantimento será para abastecer a terra nos sete anos da fome que haverá no Egito; para que a terra não pereça de fome.  O conselho foi agradável a Faraó e a todos os seus oficiais.” (Gênesis 41:33-37 RA)
8.    Guarde o que puder: Ter uma reserva ainda que mínima é importantíssimo tanto para eventualidades quanto para oportunidades.
·     “ Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:” ... “ tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora;” (Eclesiastes 3:1,6 RA)
·     “ Faça isso Faraó, e ponha administradores sobre a terra, e tome a quinta parte dos frutos da terra do Egito nos sete anos de fartura.” ... “ Assim, o mantimento será para abastecer a terra nos sete anos da fome que haverá no Egito; para que a terra não pereça de fome.” (Gênesis 41:34,36 RA)
9.    Domine-se: Ter domínio próprio é saber dizer não para si mesmo. É ver e não cobiçar, desejar  e  não comprar, planejar e saber esperar.
·          Por não haver limites à sua cobiça, não chegará a salvar as coisas    por ele desejadas.” (Jó 20:20 RA)
·          “ Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado.” (Provérbios 19:2 RA)
·       “ Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.” (Hebreus 4:16 RA)
·       “ Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio.” (Provérbios 25:28 RA)
·       Lembre-se que podemos contar com o Espírito Santo, para termos domínio próprio. “ Mas o fruto do Espírito é: ... domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22-23 RA)
10.        Evite desperdício: As sobras de hoje podem fazer falta amanhã.
·     “ Quem é negligente na sua obra já é irmão do desperdiçador.” (Provérbios 18:9 RA)
·     “ E, quando já estavam fartos, disse Jesus aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca.  Assim, pois, o fizeram e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobraram aos que haviam comido.” (João 6:12-13 RA)
11.        Seja empreendedor (a): É no aperto que a fruta dá o suco. Criar meios de evitar gastos, ou obter ganhos  extras é providencial, além de ser uma atitude inteligente.
·     “ Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias.” ...“ Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos.”...“ Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho.”...“ Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e de púrpura.” ...“ Ela faz roupas de linho fino, e vende-as, e dá cintas aos mercadores.” (Provérbios 31:10,13,16,22,24 )
12.           Registre tudo: Saber o dinheiro que dispõe, quando dispõe, e para onde está indo, ajudará a ser sóbrio e a tomar as decisões certas. Tem gente que precisa de uma mudança, ou de um milagre e nem sabe.
·          “ Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família.  Mas, se a família for pequena para um cordeiro, então, convidará ele o seu vizinho mais próximo, conforme o número das almas; conforme o que cada um puder comer, por aí calculareis quantos bastem para o cordeiro.” (Êxodo 12:3-4 RA)
·      “ Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?” ... “ Ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil?” (Lucas 14:31 RA)
13.         Contente-se: O contentamento de  vida é uma aprendizado que nos servirá como  uma excelente vacina contra a doença da avareza (apego e desejo por bens e consumo). Esta condição espiritual-emocional nos  ajudará  a  lidar com as diversas circunstância da vida de maneira vitoriosa.
·       “ Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.  Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;  tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4:11-13 RA)
14.        Converse com a família e envolvidos: Dar ciência a todos os envolvidos será uma convocação à responsabilidade, para que todos mudem seus comportamentos, pois se o barco afundar todos vão junto.
·     “ Mas, se a família for pequena para um cordeiro, então, convidará ele o seu vizinho mais próximo, conforme o número das almas; conforme o que cada um puder comer, por aí calculareis quantos bastem para o cordeiro.”...“ Tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem;  naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e  ervas amargas a comerão.” (Êxodo 12:4,7-8 RA)
15.              Tenha  Fé: O Deus que nos trouxe até aqui nos levará até o final. (Obs.: não confunda fé com fideísmo. Os fideístas negam a possibilidade ou a necessidade de em assunto de fé usar a razão. Pensar não é pecado nem tão pouco usar a razão é sinônimo de incredulidade. Alguns por negligenciarem a razão naufragam na fé  “ Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate,  mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.” (1 Timóteo 1:18-19 RA)
·       “ Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.” (Hebreus 11:1 RA)
·       “ Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 1:6 RA)
·        “ ...porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia.” (2 Timóteo 1:12 RA)
·       Creia que soluções vêm através de milagres, mas também através de  princípios que são obedecidos.
16.  Lembre-se : Tudo que começa termina. A crise vai passar. Alguns morreram nela, outros nascerão nela, porém existirão aqueles que prevalecerão contra ela. Seja um(a) dos que prevalecerão.

·       “ Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo:  Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.” (Josué 1:1-2 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.