11 de jul. de 2025

Joel 1. Tema: Diante do terror, levante um clamor.

  • A vide se secou, a figueira se murchou, a romeira também, e a palmeira e a macieira; todas as árvores do campo se secaram, e já não há alegria entre os filhos dos homens. 13  Cingi-vos de pano de saco e lamentai, sacerdotes; uivai, ministros do altar; vinde, ministros de meu Deus; passai a noite vestidos de panos de saco; porque da casa de vosso Deus foi cortada a oferta de manjares e a libação. 14 Promulgai um santo jejum, convocai uma assembleia solene, congregai os anciãos, todos os moradores desta terra, para a Casa do SENHOR, vosso Deus, e clamai ao SENHOR.” (Jl 1:12-14 RA)

          A vida é dinâmica e por vezes faz com que nos deparemos com situações contundentes e avassaladoras que estão fora de nosso controle. Diante destas realidades, ouvir conselhos de pessoas tementes a Deus e experientes nos ajudará bastante.

          O profeta Joel, inspirado pelo Espírito Santo, exorta o povo de Deus a assumir uma atitude de humildade e quebrantamento perante o caos estabelecido, pois havia um clima de entorpecimento e embriaguez que promovia inércia.

  • “Ébrios, despertai-vos e chorai; uivai, todos os que bebeis vinho, por causa do mosto, porque está ele tirado da vossa boca.” (Jl 1:5 RA)
  • Acaso, não está destruído o mantimento diante dos vossos olhos? E, da casa do nosso Deus, a alegria e o regozijo? 17  A semente mirrou debaixo dos seus torrões, os celeiros foram assolados, os armazéns, derribados, porque se perdeu o cereal. 18  Como geme o gado! As manadas de bois estão sobremodo inquietas, porque não têm pasto; também os rebanhos de ovelhas estão perecendo.” (Jl 1:16-18 RA)

          Como você tem reagido ao que está acontecendo ao seu redor? Você tem se humilhado perante Deus e resistido ao diabo, ou tem ficado alheio? Lembre-se que as reações certas, são mais importantes que as ações erradas, pois destas nem sempre temos controle, mas daquelas somos os responsáveis.

  • Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. 7  Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 8  Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. 9  Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. 10  Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.” (Tg 4:6-10 RA)
  • “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.” (1Pe 5:8-9 RA)

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.