1 de jul. de 2025

Amós 4. Tema: Dificuldades e milagres não mudam corações.

  • “ Também vos deixei de dentes limpos em todas as vossas cidades e com falta de pão em todos os vossos lugares; contudo, não vos convertestes a mim, disse o SENHOR. 7  Além disso, retive de vós a chuva, três meses ainda antes da ceifa; e fiz chover sobre uma cidade e sobre a outra, não; um campo teve chuva, mas o outro, que ficou sem chuva, se secou. 8  Andaram duas ou três cidades, indo a outra cidade para beberem água, mas não se saciaram; contudo, não vos convertestes a mim, disse o SENHOR. 9  Feri-vos com o crestamento e a ferrugem; a multidão das vossas hortas, e das vossas vinhas, e das vossas figueiras, e das vossas oliveiras, devorou-a o gafanhoto; contudo, não vos convertestes a mim, disse o SENHOR. 10  Enviei a peste contra vós outros à maneira do Egito; os vossos jovens, matei-os à espada, e os vossos cavalos, deixei-os levar presos, e o mau cheiro dos vossos arraiais fiz subir aos vossos narizes; contudo, não vos convertestes a mim, disse o SENHOR. 11  Subverti alguns dentre vós, como Deus subverteu a Sodoma e Gomorra, e vós fostes como um tição arrebatado da fogueira; contudo, não vos convertestes a mim, disse o SENHOR.” (Am 4:6-11 RA)

          Embora saibamos que a regeneração é obra exclusiva do Espírito Santo, por vezes somos tentados a pensar que problemas ou milagres vão mudar as pessoas, mas estamos enganados. Israel por vezes enfrentou sérios problemas, outras foi extremamente abençoado , mas não se converteu, pois estava com o coração empedrado e com a servis endurecida.

  • “Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porque o SENHOR é quem fala: Criei filhos e os engrandeci, mas eles estão revoltados contra mim. 3 O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende. 4 Ai desta nação pecaminosa, povo carregado de iniquidade, raça de malignos, filhos corruptores; abandonaram o SENHOR, blasfemaram do Santo de Israel, voltaram para trás.” (Is 1:2-4 RA)

          Precisamos lembrar que só o Espírito Santo convence o homem do pecado, da justiça e do juízo, logo, que esperarmos que mudanças aconteçam em nós, ou em alguma outra pessoa, por quaisquer outros meios é puro engano. Só o Senhor pode  realizar este milagre.

  • “Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. 26  Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. 27  Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis. 28  Habitareis na terra que eu dei a vossos pais; vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus. 29 Livrar-vos-ei de todas as vossas imundícias; farei vir o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós. 30  Multiplicarei o fruto das árvores e a novidade do campo, para que jamais recebais o opróbrio da fome entre as nações. 31  Então, vos lembrareis dos vossos maus caminhos e dos vossos feitos que não foram bons; tereis nojo de vós mesmos por causa das vossas iniquidades e das vossas abominações.” (Ez 36:25-31 RA)
  • “Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. 8  Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9  do pecado, porque não crêem em mim; 10  da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; 11  do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.” (Jo 16:7-11 RA)

          Diante destas realidades surge a pergunta: “Qual é o papel das bênçãos, milagres, intervenções sobrenaturais divinas, ou dos problemas, crises e ataques malignos?” Estas situações podem servir para nos alertar e sensibilizar quanto a sublimidade divina e a pecaminosidade humana, o valor da eternidade e a futilidade das vaidades e assim olharmos para Jesus e por Ele sermos salvos, mediante o convencimento do Espírito Santo.

          Pare e reflita!! Quantas vezes você se deparou com situações benéficas ou maléficas, na sua vida ou na vida de outras pessoas, e pensou que mudanças aconteceriam, mas com o passar do tempo, ficou claro que de fato nada mudou, pois emoções, sensações e sentimentos podem até sensibilizar pessoas, levando-as a chorar ou sorrir, mas se a espada do Espírito não chegar aos corações promovendo regeneração tudo volta ao habitual.

  • “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” (Hb 4:12 RA)

          Peça a Deus para manter sua confiança exclusivamente Nele e não nas circunstâncias benéficas, ou maléficas, como meio de mudanças das pessoas. Não se iluda com os brados de júbilos, ou urros de dor, a não ser que sucedam ao arrependimento e confissão de pecados e isso só acontece através do agir poderoso do Espírito de Deus.

  • Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, 2  olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.” (Hb 12:1-2 RA)

          Clame a  Deus mudanças reais, transplantes de coração, regeneração, novo nascimento, enfim, conversão verdadeira, caso contrário, as lágrimas serão como as dos crocodilos que choram enquanto esmagam as presas e os risos serão como os que acontecem em um circo, baseados em alegrias momentâneas. Tudo será ilusão se não houver verdadeira conversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.