5 de jul. de 2025

Amós 8. Tema: Quando a fome não será saciada.

  •   Eis que vêm dias, diz o SENHOR Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR. 12  Andarão de mar a mar e do Norte até ao Oriente; correrão por toda parte, procurando a palavra do SENHOR, e não a acharão. 13  Naquele dia, as virgens formosas e os jovens desmaiarão de sede, 14  os que, agora, juram pelo ídolo de Samaria e dizem: Como é certo viver o teu deus, ó Dã! E: Como é certo viver o culto de Berseba! Esses mesmos cairão e não se levantarão jamais.” (Am 8:11-14 RA)

          Após tentar reatrair a atenção do povo para Si e perceber a insensibilidade espiritual devido a dureza de coração de coração, o Senhor envia Amós notificar e noticiar a Israel que sua medida de iniquidade havia completado e  como consequência haveria uma grande fome da presença de Deus, mas essa necessidade não seria suprida.

          O reino do Norte, formado pelas 10 tribos que seguiram Jeroboão e os ídolos de Samaria, viria a desaparecer do mapa, pois seus habitantes ignoraram ao Senhor e Sua voz profética que tentava os reconduzir a fé no único Deus vivo. As pessoas teriam fome de Deus, mas já não poderiam saciá-la, pois o Eterno havia resolvido dar cabo dos impenitentes.

          Precisamos entender que tudo tem seu tempo, inclusive o favor de Deus. Chega a hora que o Senhor “cansa” de dar oportunidades e entrega as pessoas as suas próprias escolhas e isso é o caos. Assim como aconteceu com Sodoma, Gomorra e as cidades circunvizinhas, aconteceu com o Reino do Norte e com muitos indivíduos e gerações durante a história.

          Não pensemos que a porta sempre estará aberta e os braços sempre estarão estendidos. Tudo tem seu tempo, por isso aproveite as oportunidades que Deus tem lhe concedido, antes que seja tarde demais e a porta seja fechada e você fique de fora, como disse Jesus na parábola das virgens néscias. Ainda dá tempo, mas chegará o momento que não dará e só restará o lamentar, chorar e o agonizar.

  • “Buscai o SENHOR ENQUANTO se pode achar, invocai-o ENQUANTO está perto.” (Is 55:6 RA)
  • “Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! 12  Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço.” (Mt 25:11-12 RA)
  • 21  porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. 22  Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos 23  e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. 24  Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; 25  pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! 26  Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; 27  semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro. 28  E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, 29  cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, 30  caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, 31  insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. 32  Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.” (Rm 1:21-32 RA)
  • “ Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate, 19  mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé. 20  E dentre esses se contam Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para serem castigados, a fim de não mais blasfemarem.” (1Tm 1:18-20 RA)
  • Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição. 22  Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. 23  Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.” (Ap 2:21-23 RA)
 
 

           

           

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.