30 de jun. de 2025

Amós 3. Tema: Realidades atreladas.

  •   Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo? 4  Rugirá o leão no bosque, sem que tenha presa? Levantará o leãozinho no covil a sua voz, se nada tiver apanhado? 5  Cairá a ave no laço em terra, se não houver armadilha para ela? Levantar-se-á o laço da terra, sem que tenha apanhado alguma coisa? 6  Tocar-se-á a trombeta na cidade, sem que o povo se estremeça? Sucederá algum mal à cidade, sem que o SENHOR o tenha feito? 7  Certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas. 8  Rugiu o leão, quem não temerá? Falou o SENHOR Deus, quem não profetizará?” (Am 3:3-8 RA)

           O Espírito Santo, através do Profeta Amós, procura levar Israel à reflexões que o ajudarão a perceber que existem realidades que estão atreladas, por isso, desdobramentos em cadeia se estabelecem.

           Por mais que pareça óbvio o raciocínio da ação e reação, do plantio e da colheita, da causa e efeito, por vezes somos tentados a ignorá-los e pensar que haverá resultados diferentes daquilo que está previsto, mas isso não passa de engano.

           O Senhor sempre nos alerta que na problemática da vida, haverá desdobramentos naquilo que fazemos ou deixamos fazer, por isso, precisamos aplicar os cálculos matemáticas ao nosso proceder, pois as somas, subtrações, multiplicações e divisões sempre produzirão os devidos e correspondentes resultados.

           Não permita que nem o diabo, nem as pessoas, ou até você mesmo, gerem argumentos enganosos que sejam capazes de lhe levar a supor que os desdobramentos serão diferentes daquilo que já está previsto. Lembre-se do ditado popular, “iludido é pior do que doido”, por isso, seja sóbrio e calculista, antes que seja tarde, pois “a conta sempre chegará”.

           Disse Jesus: “ Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? 29  Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, 30  dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar. 31  Ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? 32  Caso contrário, estando o outro ainda longe, envia-lhe uma embaixada, pedindo condições de paz.” (Lc 14:28-32 RA)

            Reflita nos versículos abaixo e perceba como Deus nos alerta sobre sermos sóbrios calculistas:

  • “Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. 8  Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. 9  Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. 10  Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão. 11 Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros;” (1Jo 3:7-11 RA)
  • “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas,” (1Co 6:9 RA)
  • “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” (1Co 15:33 RA)
  • “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.” (Gl 6:7 RA)
  • Não vos enganeis, meus amados irmãos. 17  Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.” (Tg 1:16-17 RA)
  • “Respondeu ele: Vede que não sejais enganados; porque muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu! E também: Chegou a hora! Não os sigais.” (Lc 21:8 RA)
  • Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. 14  Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste” (2Tm 3:13-14 RA)
  • “Tomará alguém fogo no seio, sem que as suas vestes se incendeiem?” (Pv 6:27 RA)

29 de jun. de 2025

Amós 2. Tema: Enganado pelas próprias mentiras.

  •  “Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Judá e por quatro, não sustarei o castigo, porque rejeitaram a lei do SENHOR e não guardaram os seus estatutos; antes, as suas próprias mentiras os enganaram, e após elas andaram seus pais.” (Am 2:4 RA)

           A mentira é um laço que algumas pessoas preparam para enganar outras, só que não percebem os mentirosos que elas se voltarão contra seus criadores, visto que, são como abismos cujas barreiras vão desmoronando e crescendo cada vez mais. Para sustentar uma mentira um ciclo vicioso se estabelece, consequentemente outras tem que ser criadas, um abismo gerando outro abismo.

  • “Quem abre uma cova nela cairá; e a pedra rolará sobre quem a revolve.” (Pv 26:27 RA)
  • “Um abismo chama outro abismo, ao fragor das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim.” (Sl 42:7 RA)

          O Espírito Santo, através de Amós, alerta os moradores de Judá quanto as consequências de suas mentiras, pois chegarão ao ponto de não saberem o que é ou não verdade e terminarão enlaçados naquilo que produziram, fundamentando suas vidas nas areias movediças das inverdades que os levarão à ruína.

          Você mente? Acha normal mentir? Então prepare-se, pois, chegará o dia que pisará no próprio laço e será pego pela própria maldade. Quando isso acontecer não reclame, pois a criatura se voltou contra o criador.

          Paulo em uma de suas cartas pastorais nos alerta que nos últimos dias a pauta da mentira estará em alta, mas que homens e mulheres de Deus devem permanecer na verdade, pois só ela nos torna sábios para a salvação.

  • “Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. 14  Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste 15  e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.” (2Tm 3:13-15 RA)

          Lembre-se que aqueles que criam e sustentam mentiras são denominados filhos do diabo. É assim que você quer ser reconhecido na terra e nos céus? Se não, deixe a mentira e viva na verdade. O ímpio pactua com a mentira, o justo aborrece-a. Quem é da verdade e nela vive terá sua eternidade com Deus, já quem pactua com a mentira irá para o inferno. Reflita sobre estas verdades e abandone todas as  mentiras, antes que “morra” enforcado naquilo que construiu com seus próprios argumentos. 

        Quebre todas as conexões com mentiras e mentirosos. Apegue-se a verdade, pois ela liberta nossas almas do peso da consciência, do fardo das falácias e principalmente do diabo e do inferno. Você é de Jesus e Ele mesmo disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (Jo 14:6 RA) 

  • “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.” (Jo 8:44 RA)
  • “O justo aborrece a palavra de mentira, mas o perverso faz vergonha e se desonra.” (Pv 13:5 RA)
  • “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.” (Ef 4:25 RA)
  • “ Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas. 15  Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.” (Ap 22:14-15 RA)

28 de jun. de 2025

Amós 1. Tema: Deus encontra quem é sincero.

  •  “Palavras que, em visão, vieram a Amós, que era entre os pastores de Tecoa, a respeito de Israel, nos dias de Uzias, rei de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, dois anos antes do terremoto.” (Am 1:1 RA)

           As escolhas de Deus surpreendem e superam as expectativas humanas, pois Ele manda buscar aqueles cujo coração é totalmente Dele, independentemente de onde estas pessoas estejam.

           Amós, assim como Oséias, profetizou para Israel, mas seu ministério foi além das fronteiras políticas, visto que trouxe palavras para as nações vizinhas que também não andavam em caminhos desagradáveis ao Senhor.

           Profissionalmente Amós era um pastor e no exercício do seu ofício foi encontrado e comissionado por Deus, para falar em Seu nome aqueles que teimavam em desobedece-Lo.

           Talvez você olhe para si e não se imagine sendo usado por Deus, por questões sociais, econômicas, culturais, profissionais, étnicas, estatura  ou limitação ou defeito físico, pela cor da pele, nível intelectual, origem familiar, etc. Mas, lembre-se que “Deus não vê como o homem vê”. O Eterno nos criou com potencialidades e virtudes que nós nem imaginamos. Ele vai ao recôndito do nosso ser e prescruta nossa alma, aprovando-nos ou rejeitando-nos segundo Seus critérios e um deles é a sinceridade.

           Observe os registros bíblicos e perceba quem eram os homens e mulheres de Deus durante a história. A maioria não eram de nobre nascimento e nem atenderiam aos estereótipos (aparências) eleitos como ideais aos olhos humanos. O Senhor não escolhe porque a pessoa é homem ou mulher, preto, branco, pardo, amarelo, novo ou velho, rico ou pobre, culto ou analfabeto, famoso ou anônimo. Seus critérios são espirituais, por isso ficamos surpresos com Suas escolhas, inclusive a nossa.

           Aceite o chamado de Deus para sua vida, não fique arrumando desculpas. Pare de indicar os outros para o que Deus quer que você faça!! Se o Senhor lhe chamou é porque viu o que ninguém viu e sabe o que ninguém sabe. Não tema e nem se espante, pois te capacitará, comissionará e usará, pois a glória será sempre do oleiro e não do vaso, de quem envia e não de quem é enviado, pois a mensagem, a unção, a sabedoria, o conhecimento, a graça, a força, a vitória virão Dele e retornarão para Ele.

  • “Bem sei, meu Deus, que tu provas os corações e que da sinceridade te agradas; eu também, na sinceridade de meu coração, dei voluntariamente todas estas coisas; acabo de ver com alegria que o teu povo, que se acha aqui, te faz ofertas voluntariamente.” (1Cr 29:17 RA)
  • “Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade,” (Pv 2:7 RA)
  • “Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; 27 pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; 28 e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; 29 a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.” (1Co 1:26-29 RA)
  • “Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo, 6 não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus; 7 servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens, 8 certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre.” (Ef 6:5-8 RA)

26 de jun. de 2025

Oséias 14. Tema: Volta pois te espero.

  •  “Volta, ó Israel, para o SENHOR, teu Deus, porque, pelos teus pecados, estás caído.” (Os 14:1 RA)

           O livro do profeta Oséias não poderia ter uma conclusão mais sublime, pois o Senhor oferece mais uma oportunidade de remissão aqueles que o rejeitaram.

O Senhor convoca Israel ao arrependimento e a conversão, pois não há outro caminho para quem de fato quer se reconciliar com o Eterno:

  • “Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao SENHOR; dizei-lhe: Perdoa toda iniquidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos, os sacrifícios dos nossos lábios.” (Os 14:2 RA)

          As consequências do retorno extrapolariam todas as expectativas humanas, pois o Senhor sempre faz “infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos”:

  • Curarei a sua infidelidade, eu de mim mesmo os amarei, porque a minha ira se apartou deles. Serei para Israel como orvalho, ele florescerá como o lírio e lançará as suas raízes como o cedro do Líbano. Estender-se-ão os seus ramos, o seu esplendor será como o da oliveira, e sua fragrância, como a do Líbano. Os que se assentam de novo à sua sombra voltarão; serão vivificados como o cereal e florescerão como a vide; a sua fama será como a do vinho do Líbano. Ó Efraim, que tenho eu com os ídolos? Eu te ouvirei e cuidarei de ti; sou como o cipreste verde; de mim procede o teu fruto.” (Os 14:4-8 RA)

          Foi com este convite e promessas que Oseias conclui sua profecia. “Quem é sábio, que entenda estas coisas; quem é prudente, que as saiba, porque os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão.” (Os 14:9 RA)

          Assim como aconteceu no passado, o Senhor está disposto a perdoar todos que atenderem Seu convite e acatarem a nova oportunidade, mas, a decisão sempre será de nossa responsabilidade, pois de nós mesmos vem nossa ruína e do Senhor a nossa salvação.

25 de jun. de 2025

Oséias 13. Tema: Você é seu maior problema.

  •  “A tua ruína, ó Israel, vem de ti, e só de mim, o teu socorro.” (Os 13:9 RA)

           Desde o Éden, o ser humano aprendeu a culpar os outros por suas derrotas, fracassos e pecados. Adão acusou Deus de ter lhe dado uma mulher que lhe fez pecar e acusou a mulher de ter sido a causadora da desobediência dele. A mulher colocou a culpa na serpente (satanás) e assim seguiram a vida, sem assumirem suas culpas.

  • Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? 12  Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi. 13  Disse o SENHOR Deus à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.” (Gn 3:11-13 RA)

          Esta postura de transferir responsabilidades se perpetuou na história humana, fazendo com que muitas vezes mudanças reais não aconteçam, visto que, só há transformação quando há redenção e esta só acontece quando existe confissão.

  • “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” (Pv 28:13 BRP)
  • “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1Jo 1:9 RA)

          Através de Oséias, O Senhor deixa claro para Israel que tudo que aconteceu e viria a acontecer de ruim era consequência da rebeldia, desobediência e apostasia do próprio povo, por ter deixado o Senhor e “fabricado deuses” conforme suas próprias projeções pecaminosas.

  • “ Quando falava Efraim, havia tremor; foi exaltado em Israel, mas ele se fez culpado no tocante a Baal e morreu. 2  Agora, pecam mais e mais, e da sua prata fazem imagens de fundição, ídolos segundo o seu conceito, todos obra de artífices, e dizem: Sacrificai a eles. Homens até beijam bezerros! 3  Por isso, serão como nuvem de manhã, como orvalho que cedo passa, como palha que se lança da eira e como fumaça que sai por uma janela.” (Os 13:1-3 RA)

          As vezes precisamos de um confronto profético para que mudanças reais aconteçam, pois só assim, cairemos na real. Profetas olham nos olhos das pessoas e dizem o que ninguém mais tem coragem de dizer, pois são enviados de Deus para isso. Mas também, anunciam a possibilidade de mudanças através da redenção divina em Jesus Cristo.

          Precisamos entender que nossa ruína não vem de Deus, das pessoas, do diabo e nem do contexto que estamos inseridos, mas das escolhas erradas que fazemos. Enquanto esta verdade bíblica, não se tornar verdade para nossas almas, seremos semelhantes a Adão e Eva, como consequência, perderemos a comunhão com Deus, com as pessoas, conosco, além de sermos expulsos dos jardins que por Deus foram plantados para nós.

          Assuma que você é seu maior inimigo, afinal ninguém responde em seu lugar diante das propostas que surgem. Você é quem fala e ouve o que não deve, bate e rebate, fofoca e ouve fofocas, faz e aceita negócios escusos, oferece e acata suborno, mente, ignora, maltrata, idolatra, adultera, fornica, etc. Sua ruína vem de você! Minha ruína vem de mim! Mas do Senhor pode vir socorro para todos nós, basta assumirmos quem somos, o que fazemos e pedirmos a Deus misericórdia e da parte Dele virá socorro para nossas almas.  

24 de jun. de 2025

Oséias 12. Tema: Pare de correr atrás do vento.

  •  “Efraim apascenta o vento e persegue o vento leste todo o dia; multiplica mentiras e destruição e faz aliança com a Assíria, e o azeite se leva ao Egito.” (Os 12:1 RA)

           Existem alguns investimentos que realizamos que são pura perda, pois são sem sentido e vão nos levar a lugar nenhum.

           Efraim estava apascentando e perseguindo o vento, pois multiplicava suas mentiras e destruições, além de fazer aliança com quem Deus havia proibido.

           Como estão seus investimentos de tempo, dinheiros, energia, etc.? Você tem se dedicado Aquele e aquilo que é eterno, ou seu foco é apenas passageiro, fugaz e terreno?

           Não perca seu tempo e energia, focando em algo que não passa de uma ilusão temporária. Disse Jesus: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo?” (Lc 9:25 RA)

           Analise sua vida, confira onde está investindo sua existência e caso perceba que está correndo atrás do vento, redirecione-se antes que seja tarde, pois o tempo está passando e levando consigo o vigor, a energia e as possibilidades.

  • “Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas. 10 Afasta, pois, do teu coração o desgosto e remove da tua carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade.” (Ec 11:9-10 RA)
  • “ Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer; 2 antes que se escureçam o sol, a lua e as estrelas do esplendor da tua vida, e tornem a vir as nuvens depois do aguaceiro; 3 no dia em que tremerem os guardas da casa, os teus braços, e se curvarem os homens outrora fortes, as tuas pernas, e cessarem os teus moedores da boca, por já serem poucos, e se escurecerem os teus olhos nas janelas; 4 e os teus lábios, quais portas da rua, se fecharem; no dia em que não puderes falar em alta voz, te levantares à voz das aves, e todas as harmonias, filhas da música, te diminuírem; 5 como também quando temeres o que é alto, e te espantares no caminho, e te embranqueceres, como floresce a amendoeira, e o gafanhoto te for um peso, e te perecer o apetite; porque vais à casa eterna, e os pranteadores andem rodeando pela praça; 6 antes que se rompa o fio de prata, e se despedace o copo de ouro, e se quebre o cântaro junto à fonte, e se desfaça a roda junto ao poço, 7 e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.” (Ec 12:1-7 RA)

Oséias 11. Tema: Só retornarão quando levarem um grito !!!

  •  “ Andarão após o SENHOR; este BRAMARÁ COMO LEÃO, e, bramando, os filhos, tremendo, virão do Ocidente; 11  tremendo, virão, como passarinhos, os do Egito, e, como pombas, os da terra da Assíria, e os farei habitar em suas próprias casas, diz o SENHOR.” (Os 11:10-11 RA)

          Receber um chamado e atendê-lo com prontidão são características de pessoas sábias e tementes a Deus. Elas sabem que se o Senhor as mandou chamar, exortar, corrigir ou disciplinar, assim procedeu por amor, visto que conhece o futuro e sabe que se não houver um atender imediato, oportunidades serão perdidas.

          No entanto, além daqueles que são tardios em ouvir, existem outros que só atendem quando levam um grito capaz de os deixar desconsertados perante todos. Assim era Israel, o Senhor de várias maneiras e através de vários homens e circunstâncias tentou arrebanhá-lo, porém a teimosia era tanta que só um GRITO (bramido do Leão da Tribo de Judá) os faria mudar.

          Israel desde cedo foi rebelde e duro de cerviz. Quanto mais o Senhor o chamava para perto, mais ele ia para longe adorar ídolos, pois tinha um coração inclinado a desviar-se e quando era chamado para cima, mais ia para baixo.

  •  Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho. 2  Quanto mais eu os chamava, tanto mais se iam da minha presença; sacrificavam a baalins e queimavam incenso às imagens de escultura.” (Os 11:1-2 RA). “Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim; se é concitado a dirigir-se acima, ninguém o faz.” (Os 11:7 RA)

          Você é daqueles que atendem aos sussurros divinos, ou é dos que tem que levar um GRITO, um SACODE, um “PRESTE ATENÇÃO”, um "ACORDE PRA JESUS", para poder arrepender-se, converter-se e voltar para o Senhor e para Seus caminhos? 

          Vale ressaltar que esse GRITO (bramido do Leão) as vezes é uma voz, outras pode ser um problema pessoal (espiritual, físico, emocional) ou  familiar, uma perda significativa, um abandono, um luto, uma perseguição, uma injustiça, uma doença, uma crise financeira, um projeto que tinha tudo pra dar certo e dá errado, uma queda moral ou um vazio existencial, etc. 

            Faça uma análise e perceba-se!! Pois graças a Deus ainda dá tempo mudar!! Ore pedindo ouvidos e coração que atendam aos sussurros divinos, pois Ele só tem lhe chamado para perto porque lhe ama.

 

 

23 de jun. de 2025

Oséias 10. Tema: Falso ou verdadeiro?

  •  “O seu coração é falso; por isso, serão culpados; o SENHOR quebrará os seus altares e deitará abaixo as colunas.” (Os 10:2 RA)
  •  “Falam palavras vãs, jurando falsamente, fazendo aliança; por isso, brota o juízo como erva venenosa nos sulcos dos campos.” (Os 10:4 RA)

          A falsidade de Israel era tão recorrente que o Senhor leva o profeta Oséias a novamente tratar deste assunto, visto que gerava indignação, ira e castigo. Deus que sempre agia embasado na verdade, via Seu povo fundamentado na mentira e isso era por demais irritante, visto que o Eterno permanecia fiel, mesmo quando o povo era infiel.

          O coração do povo era falso,  por isso suas palavras eram indignas de confiança, consequentemente provocava rupturas na aliança e assim o que poderia ser consertado se agravava cada dia mais.

          Você é uma pessoa falsa ou verdadeira? Dissimulada ou transparente? Suas palavras, abraços, apertos de mãos, beijinhos, são dignos de confiança, ou tudo não passa de uma teatro? Suas promessas nascem de um coração sincero, ou apenas uma narrativa do politicamente correto?

Pessoas falsas além de machucarem quem por elas são enganadas, abrem feridas e traumas capazes de bloquearem futuros relacionamentos que poderiam ser sinceros e verdadeiros. Infelizmente, muitos dos que nos circundam e comem conosco, são pessoas falsas, dissimuladas e indignas de confiança, dentre as quais devemos lutar para não estar.

Por outro lado, não deixe que a infidelidade dos outros lhe façam uma pessoa infiel!!!Não permita que a malignidade alheia, lhe transforme em uma pessoa má! Mantenha seu caráter e preserve seus princípios, pois cada um colherá o que plantou. Contudo, não seja inocente e nem ingênuo, pois que faz com os outros fará com você, quem fala mal dos outros para você, falará mal de você para os outros, tudo dependerá das conveniências, pois escorpiões sempre são escorpiões.

22 de jun. de 2025

Oséias 9. Tema: Você não é como os outros.

  •  “Não te alegres, ó Israel, não exultes, como os povos; porque, com prostituir-te, abandonaste o teu Deus, amaste a paga de prostituição em todas as eiras de cereais.” (Os 9:1 RA)

         Existem algumas frases que são comuns a todas as mães, dentre elas está: “Você não é todo mundo”. Normalmente, elas dizem isso quando os filhos querem justificar um comportamento, dizendo: “ Mas, todo mundo faz”, elas rapidamente retrucam, “Mas você não é todo mundo”. Ao falarem assim, elas estão dizendo que o comportamento dos outros não é padrão para seus filhos. Foi exatamente o que Deus disse a Israel, através do profeta Oséias.

         O Senhor, vendo as escolhas de Israel e seus comportamentos, percebeu que o povo que foi escolhido para ser diferente e fazer diferença, queria ser igual aos outros povos e isso era total perda de propósito.

  • “Não te alegres, ó Israel, não exultes, COMO os povos; porque, com prostituir-te, abandonaste o teu Deus, amaste a paga de prostituição em todas as eiras de cereais.” (Os 9:1 RA)

          Israel, por distanciar-se do Senhor, aproximava-se dos outros povos e “deuses”, adotando perspectivas, princípios e comportamentos daqueles que não serviam a Deus, tornando-o mais um dentre os muitos povos, perdendo desta forma a exclusividade, a peculiaridade e o valor próprio, afinal “peças exclusivas” são mais preciosas e valorosas”.

          A sede por ser aceito tem feito com que muitos percam suas identidades como indivíduos e como cristãos, tornando-se “comuns”, “genéricos” e “com valor minimizado”. Até a Igreja (coletividade) pela vontade de ser aceita tem se mundanizado, adotando práticas semelhantes as daqueles que não servem a Deus, usando como argumento uma suposta contextualização, que na verdade tem sido uma mundanização, por isso tem se fragilizado e naufragado no mundo de perdição.

            Tenha cuidado, com suas carências emocionais e espirituais, pois podem lhe levar ao mundanismo, ou trazer o mundanismo para você, tornando-o mais um entre os iguais, levando-o a perder a essência da fé, dos valores, da vida, do propósito e até da eternidade.

            Não confunda: Contextualização com mundanização. Amar as pessoas do mundo, como o mundo das pessoas. Ter compaixão das pessoas, com ter paixão pelas práticas das pessoas. Deus lhe fez diferente, para fazer diferença. Tudo que é produzido em série tem valor inferior. Se você adotar os padrões do mundo, será mais um no mundo. Lembre-se do que disse Jesus: “Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.” (Mt 5:13 RA)

            Preserve sua essência e mantenha sua permanência em ser do Senhor. Pois, “ Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele; 12 se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará; 13 se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo.” (2Tm 2:11-13 RA)

        Versículos para reforço da reflexão:

  • Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; 16  porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. 17  Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.” (1Jo 2:15-17 RA)
  • Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca. 19  Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno. 20  Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 21  Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.” (1Jo 5:18-21 RA)
  • Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2  E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:1-2 RA)
  • E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. 8  Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.” (Mt 6:7-8 RA)
  • “Irmãos, não vos maravilheis se o mundo vos odeia.” (1Jo 3:13 RA)
  • Bem-aventurados sois quando os homens vos odiarem e quando vos expulsarem da sua companhia, vos injuriarem e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do Homem. 23  Regozijai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu; pois dessa forma procederam seus pais com os profetas. 24  Mas ai de vós, os ricos! Porque tendes a vossa consolação. 25  Ai de vós, os que estais agora fartos! Porque vireis a ter fome. Ai de vós, os que agora rides! Porque haveis de lamentar e chorar. 26  Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porque assim procederam seus pais com os falsos profetas.” (Lc 6:22-26 RA)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

           

 

 

 

 

 

 

 

21 de jun. de 2025

Oseías 8. Tema: Complicando o próprio futuro.

  •  “Porque semeiam ventos e segarão tormentas; não haverá seara; a erva não dará farinha; e, se a der, comê-la-ão os estrangeiros.” (Os 8:7 RA)

           Existem decisões que tomamos que dificultarão nosso próprio futuro. Assim fez Israel, constituindo reis que não temiam a Deus, fabricando e servindo ídolos que na verdade representavam demônios, tendo uma fé de formas e não de essência. Posturas estas que provocavam a ira do Senhor e amplificavam as dificuldades futuras.

           Precisamos entender que passado, presente e futuro estão interligados, por isso, devemos ser criteriosos com as posturas que adotamos, com as sementes que plantamos e com as palavras que dizemos, pois, o que hoje é um vento amanhã poderá ser uma tempestade, o que é uma fagulha amanhã poderá ser um incêndio, o que é uma palavra amanhã pode ser uma confusão, o que é uma intriga amanhã pode ser uma guerra.

           Aprenda a calcular os possíveis desdobramentos de tudo que faz ou desfaz, diz ou não diz, pois, boa parte do seu futuro “está em suas mãos, em sua boca e em seus passos”, afinal somos responsáveis por nossas escolhas.

20 de jun. de 2025

Oseías 7. Tema: A falsidade bloqueia a bênção.

  •  “Quando me disponho a mudar a sorte do meu povo e a sarar a Israel, se descobre a iniquidade de Efraim, como também a maldade de Samaria, porque praticam a falsidade; por dentro há ladrões, e por fora rouba a horda de salteadores.” (Os 7:1 RA)

           Algumas surpresas são maravilhosas, outras, porém são destruidoras, dentre elas está a falsidade. Pessoas falsas são como serpentes camufladas, capazes de picar inocentes gerando dores e até mortes.

A falsidade é pior do que uma inimizade, pois o inimigo você mantém longe e dele se protege, a pessoa falsa tem acesso até a nossa alma, por isso causa dores e sofrimentos muitas vezes irreparáveis.

Israel, também chamado de Efraim, era maldoso, escondia em seu coração desígnios falaciosos, capazes de causar danos em quem nele confiava, contudo, Aquele que sonda corações e mentes, a tudo discerne, por isso bloqueou a bênção que estava para liberar.

Se você é uma pessoa mascarada, furtiva, falsa, saiba que Deus lhe conhece e bloqueará bênçãos que para sua vida estavam destinadas. Sua dissimulação ferirá quem confia em você, mas o efeito bumerangue é inevitável, por isso, arrependa-se da hipocrisia, deixe as máscaras, não fira quem confia em você, pois o gemido e as lágrimas causadas por sua maldade, chegarão perante o Juiz de toda a terra e Dele virá a sentença contra sua malignidade.

  • “A integridade dos retos os guia; mas, aos pérfidos, a sua mesma falsidade os destrói.” (Pv 11:3 RA)
  • “O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem.” (Rm 12:9 RA)
  • “Posto que miríades de pessoas se aglomeraram, a ponto de uns aos outros se atropelarem, passou Jesus a dizer, antes de tudo, aos seus discípulos: Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.” (Lc 12:1 RA)

19 de jun. de 2025

Oseías 6. Tema: Amor volátil e volúvel.

  •  “Que te farei, ó Efraim? Que te farei, ó Judá? Porque o vosso amor é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa.” (Os 6:4 RA)

           Se lermos Oséias 6:1-3 sem considerar o contexto (Oséias 5:15 e 6:4), corremos o risco de interpretar equivocadamente o que realmente está para acontecer, pois o suposto convite à conversão não passava de uma decisão momentânea, gerada pela situação vigente, mas à medida que as dificuldades passassem a apostasia voltaria a acontecer, pois não havia transformação verdadeira e nem raízes nos corações.

           Aos olhos e ouvidos de Deus, a suposta declaração de conversão de Israel não passava de uma demonstração pueril de retorno à comunhão com o Eterno, visto que não tinha havido arrependimento, confissão e abandono dos pecados. Mas, como o Senhor conhece os corações e as mentes, avisou ao profeta (Oséias 6:4) que não se iludisse, pois a pretensa conversão não tinha sustentação, já que o amor daquele povo era volúvel e volátil como as “nuvens da manhã e orvalho da madrugada que cedo passa”.

           O que aconteceu no passado se repete em nossos dias, pois algumas pessoas declaram desejar seguir ao Senhor sem se arrependerem de seus pecados e isso não é aceito por Deus. Não há como começar algo novo com Deus, sem nos arrependermos do tempo que vivemos longe Dele. Se não houver arrependimento, não há perdão, regeneração, salvação e nem santificação !

Se as pedras não forem removidas do coração, as raízes não crescerão, logo, não haverá consolidação da fé. O Senhor Jesus deixa isso claro ao explicar a parábola do semeador, pois fala das sementes que caíram entre as pedras, logo nascem, mas também logo morreram.

  • “ O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; 21  mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.” (Mt 13:20-21 RA)

Não se engane, não se deixe enganar e nem engane ninguém. Sem arrependimento e confissão, não há salvação, santificação e nem vida eterna.

  • “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, 20  a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus,” (At 3:19-20 RA)

          Não tente seguir em frente, sem consertar se livrar do que ficou para trás. Humilhe-se, peça misericórdia e perdão, solicite a Deus um novo coração, uma nova vida e assim algo novo de fato se concretizará e perpetuará. Caso contrário, toda empolgação e euforia será como a nuvem da manhã e o orvalho da madrugada que logo passará.

18 de jun. de 2025

Oseías 5. Tema: O orgulho conduz ao socorro errado.

  • Efraim está oprimido e quebrantado pelo castigo, porque foi do seu agrado andar após a vaidade. 12  Portanto, para Efraim serei como a traça e para a casa de Judá, como a podridão. 13  Quando Efraim viu a sua enfermidade, e Judá, a sua chaga, subiu Efraim à Assíria e se dirigiu ao rei principal, que o acudisse; mas ele não poderá curá-los, nem sarar a sua chaga. 14  Porque para Efraim serei como um leão e como um leãozinho, para a casa de Judá; eu, eu mesmo, os despedaçarei e ir-me-ei embora; arrebatá-los-ei, e não haverá quem os livre.” (Os 5:11-14 RA)

          A ira do Senhor estava acesa contra os descendentes de Efraim nos dias do profeta Oséias, pois as más escolhas se tornaram corriqueiras, contudo, ignoravam que embora exista liberdade para se fazer escolhas, há prisão nas consequências das escolhas feitas.

          Um espírito de prostituição havia enlaçado a alma dos rebeldes, por isso não conseguiam libertar-se e nem voltar para Deus, mesmo sendo castigados, além disso, o orgulho fazia com que buscassem socorro no mundo (Assíria) e não em Deus. Mas, o Senhor lhes avisou através do profeta que não seriam acudidos, pois ninguém pode livrar alguém das mãos de Deus, a não ser Sua própria misericórdia.

           Você percebeu que provocou a ira de Deus e está sob Seu castigo (punição) ou disciplina (correção)? Então, quebrante-se aos pés Dele, pois Sua ira não dura para sempre e quando nos humilhamos perante Ele terminamos alcançando misericórdia.

           Não deixe que o orgulho lhe leve a buscar conselhos, ajuda e suporte, no mundo e naqueles que não servem a Deus, pois como achará água em poço seco, além do mais, o mundo jaz no maligno.

  • “Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.” (Sl 30:5 RA)
  • “O SENHOR é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno. 9  Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira. 10  Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniquidades. 11  Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. 12  Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. 13  Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem. 14  Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó.” (Sl 103:8-14 RA)
  • Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, 7  lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1Pe 5:6-7 RA)

 

 

 

 

 

 

           

 

 

17 de jun. de 2025

Oséias 4. Tema: Idolatria, engano e condenação.

  •  “O meu povo consulta o seu pedaço de madeira, e a sua vara lhe dá resposta; porque um espírito de prostituição os enganou, eles, prostituindo-se, abandonaram o seu Deus.” (Os 4:12 RA)

           Já percebeu que um dos argumentos dos idólatras para manterem-se no pecado é que obtiveram respostas das orações feitas aos seus ídolos, por isso deles se tornaram devotos?

           Embora estejam desobedecendo explicitamente os três primeiros mandamentos do decálogo (10 mandamentos), os idólatras permanecem nas práticas abomináveis perante o Senhor, ignorando que já estão sob juízo divino e que pagarão um alto preço por tais escolhas.

  • “Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 3  Não terás outros deuses diante de mim. 4  Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5  Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem 6  e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. 7  Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.” (Êx 20:2-7 RA)
  • “ Prata e ouro são os ídolos deles, obra das mãos de homens. 5 Têm boca e não falam; têm olhos e não vêem; 6 têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram. 7 Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta. 8 Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam.” (Sl 115:4-8 RA)
          O Espírito Santo, através do profeta Oséias, explica o que acontece por trás das respostas dos ídolos e chama o povo de Deus ao arrependimento. Segundo a Palavra de Deus, um espírito (demônio) de prostituição espiritual é quem responde aqueles que consultam os ídolos, visto que esta prática é uma prostituição espiritual e é abominável aos olhos de Deus.

  • “O meu povo consulta o seu pedaço de madeira, e a sua vara lhe dá resposta; porque um espírito de prostituição os enganou, eles, prostituindo-se, abandonaram o seu Deus.” (Os 4:12 RA)

          As respostas dos ídolos na verdade são respostas dos demônios, uma cilada espiritual, um engodo satânico, fruto das pessoas rejeitarem a verdade. É como se Deus dissesse: "Quer o erro? Então, seja enganado! Lhe entrego as suas próprias escolhas".

  • “ E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, 29 cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, 30 caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, 31 insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. 32 Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.” (Rm 1:28-32 RA)

           A idolatria é um adultério espiritual, agride ao Deus fiel, quebra nossa aliança com Ele e faz com que de Sua parte venha juízo histórico e eterno:

  • Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, 10  e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. 11  É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, 12  a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça.” (2Ts 2:9-12 RA)

            Tenha cuidado com suas escolhas, pois elas podem lhe levar a buracos profundos, onde as trevas lhe envolverão e o que está mal piorará, pois a escuridão que permeia o ambiente, tomará conta de sua alma, trazendo consigo condenação eterna.

  • “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” (Ap 21:8 RA)
  • “Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.” (Ap 22:15 RA)

16 de jun. de 2025

Oséias 3. Tema: A escassez gerará procura.

  •   Porque os filhos de Israel ficarão por muitos dias sem rei, sem príncipe, sem sacrifício, sem coluna, sem estola sacerdotal ou ídolos do lar. 5  Depois, tornarão os filhos de Israel, e buscarão ao SENHOR, seu Deus, e a Davi, seu rei; e, nos últimos dias, tremendo, se aproximarão do SENHOR e da sua bondade.” (Os 3:4-5 RA)

           Algumas situações são necessárias para que haja conversão e mudança de rota, elas nos instigam a refletir e perceber que precisamos voltar para os braços do Senhor.

           Israel enfrentaria dias com inexistência de lideranças políticas e religiosas, assim como teria um esfriamento espiritual. Essas faltas, fariam com que se voltasse para Deus, pois lembraria de Sua bondade.

           Experiência semelhante a esta é citada por Jesus  na parábola do “Filho pródigo”, que só após a escassez discerniu o caráter e valor do pai, e por isso, voltou para casa humilde e quebrantado.

           Você está, ou conhece alguém que foi para longe de Deus? Deixe que a vida siga e as experiências façam com que haja reflexão e mudança. Confie no agir de Deus, pois sabe como trabalhar. Não interfira e nem atrapalhe o agir de Deus por mais doloroso que seja, pois isso só retardará as mudanças que precisam acontecer para que cada pessoa e coisa chegue ao lugar da mudança,

 

 

 

 

15 de jun. de 2025

Oséias 2. Tema: Quando o deserto torna-se sala de aula.

  •  “Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração.” (Os 2:14 RA)

           O amor de Deus por Seu povo ultrapassa a compreensão humana e Suas ações e reações vão além das nossas capacidades de compreensão, até que abrimos-Lhe os corações e Ele abre nossos olhos, concedendo-nos condições de ver como e quanto nos ama e isso nos constrange egera arrependimento.

           Israel tornou-se semelhante a “uma mulher adúltera”, que deixou sua casa (presença de Deus) e seu marido fiel (Deus) e foi a procura de seus amantes (baalins, demônios tratados como deuses). Essas decisões não são inteligentes, pois quem em sã consciência deixaria o certo pelo duvidoso, o verdadeiro pelo falso, o reto pelo tortuoso? Porém, o pecador é capaz de fazer estas escolhas, pois o mal lhe cega, entorpece e emburrece.

           Contudo, a maldade, a infidelidade e a perversidade do homem não são capazes de mudar o caráter e a bondade de Deus, por isso, Ele gera situações que servirão para nos quebrantar e nos trazer de volta à sobriedade e a fé sincera Nele.

           Através do profeta Oséias, o Senhor anunciou que levaria Israel para o deserto e ali falaria ao seu coração, para que voltasse à pureza e ao relacionamento correto com Ele.

           As vezes, o Senhor nos leva para desertos para ali termos fome e sede Dele, nos quebrantarmos, nos arrependermos e voltarmos para o lugar de onde nunca deveríamos ter saído, Sua presença.

           Não espere ser levado para os desertos da vida com seu calor causticante, sua escassez de água, com a falta de comida e com o adoecimento de sua pele, para poder se quebrantar e voltar para a presença de Deus! Antecipe-se e converta-se, para que ao invés de ser levado aos lugares de sequidão, seja guiado pelo Espirito Santo aos pastos verdejantes e às águas de descanso, onde desfrutará de refrigério e paz.

14 de jun. de 2025

Oséias 1. Tema: Sentindo a “dor” para poder demonstrar amor.

  •  “Quando, pela primeira vez, falou o SENHOR por intermédio de Oséias, então, o SENHOR lhe disse: Vai, toma uma mulher de prostituições e terás filhos de prostituição, porque a terra se prostituiu, desviando-se do SENHOR.” (Os 1:2 RA)

           Existem experiências que nos levam a entender melhor o que o outro. Através delas, percebemos as realidades de uma maneira diferenciada e temos a chance de amadurecer, ter compaixão, misericórdia e paciência com os outros, pela situações difíceis que vivemos.

           Oséias foi escolhido por Deus para profetizar para o Reino do Norte, Israel (10 tribos que seguiram Jeroboão), e não para Judá (2 tribos que seguiram Roboão filho de Salomão). Israel foi levado para o cativeiro Assírio e se dissipou, enquanto Judá foi para a Babilônia e continuo a existir.

           O Senhor mandou Oséias casar com uma prostituta e ter com ela 3 filhos e através desta relação dolorosa, o profeta “entenderia” o que estava acontecendo entre Deus e Israel. Dura missão!

           Às vezes, Deus nos permite passar por determinadas experiências, para que nos tornemos mais sensíveis a dor alheia e percebamos que as realidades não são tão fáceis. A partir destas experiências, passamos a entender a necessidade do estender das mãos da compaixão, ao invés do dedo da acusação.

           Procure ser mais sensível as realidades dos outros, sem ter a necessidade de passar por algo semelhante, para ter que aprender e mudar. Lembre-se que Deus pode lhe proporcionar algumas situações difíceis, para que você se torne uma pessoa mais fácil de se relacionar com os que sofrem, erram, pecam e até naufragam fisicamente, emocionalmente e espiritualmente.

           Aprenda, mude, reconsidere suas posturas em relação as dores, limitações e sofrimentos dos outros, antes do tenha que passar por algo semelhante para poder mudar.

13 de jun. de 2025

Malaquias 4. Tema: Um dia, antes do outro.

  •  “ Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR; 6  ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição.” (Ml 4:5-6 RA)

           O Dia do Senhor, será terrível para uns e glorioso para outros. Glorioso para quem atendeu ao chamado à conversão, terrível para quem ignorou as oportunidades que teve.

  • 1 Pois eis que vem o dia e arde como fornalha; todos os soberbos e todos os que cometem perversidade serão como o restolho; o dia que vem os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo. 2  Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria. 3  Pisareis os perversos, porque se farão cinzas debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que prepararei, diz o SENHOR dos Exércitos.” (Ml 4:1-3 RA)

          Infelizmente, muitos que poderiam ser salvos da ira vindoura ignoraram e ignorarão as oportunidades de conversão, por isso serão condenados eternamente, não porque essa seja a vontade de Deus, mas exatamente porque a ignoraram. Outros, desfrutarão da eternidade com o Senhor, não por serem bons, mas por reconhecerem eram maus, confessarem seus pecados e por Ele terem sido perdoados.

          Graças a Deus há uma promessa de que antes do Dia do Senhor, haverá um derramar do Espírito Santo, que será como que a última oportunidade, uma chamada final, uma repescagem. Nesse momento muitos se converterão, mas outros permanecerão na dureza e vileza de seus corações impenitentes e por isso arcarão com as consequências.

  • “ Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR; 6 ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição.” (Ml 4:5-6 RA)

          Deus sempre envia a 9ª praga, antes que a 10ª e mais terrível chegue, mas para aqueles que tem um coração de pedra como o de Faraó, de nada adiantará. Infelizmente a história é assim, mas ninguém poderá dizer que não foi avisado e nem teve oportunidades.

          Aproveite as chances que Deus tem lhe dado, para que o que poderia ser terrível, venha a ser glorioso. Assim, o Dia do Senhor lhe encontrará cheio de paz e esperança, adornado e perfumado, como noiva que espera as núpcias com expectativas e alegria.

12 de jun. de 2025

Uma feliz jornada a dois

  1.  Texto base: “Então, apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos perante o nosso Deus, para lhe pedirmos jornada feliz para nós, para nossos filhos e para tudo o que era nosso.” (Ed 8:21 RA)
  2. Introdução: Falar da busca de Esdras por uma jornada feliz. Esse também pode ser nosso propósito. Para tanto ele jejuou, se humilhou e orou ou Senhor. As vezes até queremos JORNADA FELIZ, mas nem sempre adotamos as devidas orientações da Palavra de Deus.
  3. Benefícios da jornada a dois:

  • “Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.” (Gn 2:18 RA)
  • “ Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. 10  Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. 11  Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? 12  Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.” (Ec 4:9-12 RA)
  • Melhor paga do trabalho;
  • Auxílio nas quedas e fraquezas;
  • Suporte em momentos de inquietações;
  • Maior força contra os inimigos;

             4- Pressupostos para haver uma caminhada a dois bem sucedida:

  •  Unidade de Propósitos: “ Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus. 20  Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” (Mt 18:19-20 RA)
  • Capacidade para entrar em acordo: “Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” (Am 3:3 RA)
  • Tratamentos adequados: Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, 2  ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor. 3  Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; 4  seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqUilo, que é de grande valor diante de Deus. 5  Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus, estando submissas a seu próprio marido, 6  como fazia Sara, que obedeceu a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma. 7  Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.” (1Pe 3:1-7 RA)
  • Fé bilateral: Porque muito desejo ver-vos, a fim de repartir convosco algum dom espiritual, para que sejais confirmados, 12  isto é, para que, em vossa companhia, reciprocamente nos confortemos por intermédio da fé mútua, vossa e minha.” (Rm 1:11-12 RA)

     5- Como Deus pode nos ajudar? 

  • Ele nos deu princípios;
  • Ele nos fez promessas;
  • Ele ouve nossas orações;
  • Ele responde com bondade.
  • Sendo a terceira dobra do cordão referido por Salomão: “Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.” (Ec 4:12 RA)
      6- Conclusão: Busquemos uma jornada feliz aos pés do Senhor, mas também seguindo suas orientações, pois só assim chegaremos aonde prometemos: ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE.

 

Malaquias 3. Tema: Aquele, aqueles ou aquilo que vem antes.

  •   Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o Anjo da Aliança, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos. 2  Mas quem poderá suportar o dia da sua vinda? E quem poderá subsistir quando ele aparecer? Porque ele é como o fogo do ourives e como a potassa dos lavandeiros. 3  Assentar-se-á como derretedor e purificador de prata; purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata; eles trarão ao SENHOR justas ofertas. 4  Então, a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao SENHOR, como nos dias antigos e como nos primeiros anos. 5  Chegar-me-ei a vós outros para juízo; serei testemunha veloz contra os feiticeiros, e contra os adúlteros, e contra os que juram falsamente, e contra os que defraudam o salário do jornaleiro, e oprimem a viúva e o órfão, e torcem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o SENHOR dos Exércitos. 6  Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.” (Ml 3:1-6 RA)

          Um dos sinais que algo maior vai acontecer é o que está acontecendo. Infelizmente, muitas vezes, estamos desatentos aos eventos e movimentos que anunciam o que está por vir e por isso nem sempre nos preparamos. A desatenção, a negligência, ou falta de discernimento, normalmente custam caro para aqueles que não estão com os olhos espirituais e naturais abertos.

          Em todas as gerações, o Senhor sempre envia os profetas que discretamente, ou explicitamente, anunciam o que acontecerá de bom ou de ruim. Estes arautos tem a missão de instigar, estimular e motivar as pessoas a prepararem-se para não serem pegas de surpresa.

          Pessoas como Isaías, Jeremias, Malaquias, João Batista, seus pais, amigos e pastores, foram e são enviados para trazer um “preste atenção” aos seus contemporâneos. Aqueles que os ouviram e ouvem, preparam-se e enfrentam as adversidades de maneiras diferenciadas e as oportunidades de modos apropriados, os negligentes  pagarão um preço maior, por estarem desprecavidos.

Assim como aconteceu no passado, Deus tem enviado profetas e sinais preparando " O Caminho do Senhor", pois Jesus virá e julgará não apenas a geração atual, mas as anteriores, visto que a história caminha a passos largos para sua culminância.

Peça ao Espírito Santo para discernir o que está acontecendo e prepare-se!! Antes do parto, vem as dores que o antecedem, as mudanças no corpo da mulher e em seguida o nascimento do bebê. Leia as profecias, compare os sinais, perceba a aceleração das contrações, pois Aquele que vem, virá e não tardará.

Textos como Mateus 24, Marcos 13, 1 Tessalonicenses 5, Apocalipse 12, devem ser lidos e examinados por todos que preparam-se para a volta de Jesus, pois encontramos nestes e em outros relatos apocalípticos os sinais que antecedem o  “DIA DO SENHOR”, que será terrível para uns e glorioso para outros.

Além de termos o cuidado apocalíptico referente ao fim dos tempos, faz-se necessário que observemos os anúncios do que está para acontecer de bom e de ruim em nosso viver diário, pois não faltam os sinais e nem os profetas que procuram nos alertar. Esteja atento, procure discernir, perceba as contrações, pois boa parte do seu futuro está diante dos seus olhos, basta apenas que você discirna os sinais. Por isso, tenha cuidado, pois todo princípio que hoje você quebra, lhe quebrará no futuro. Toda semente (boa ou má) que hoje você planta, você a colherá no futuro. Não ignore o que Deus e seus enviados vem lhe avisando, pois o futuro bate as portas.

11 de jun. de 2025

Malaquias 2. Tema: Fonte suja, água contaminada.

  • Agora, ó sacerdotes, para vós outros é este mandamento. 2  Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o SENHOR dos Exércitos, enviarei sobre vós a maldição e amaldiçoarei as vossas bênçãos; já as tenho amaldiçoado, porque vós não propondes isso no coração. 3  Eis que vos reprovarei a descendência, atirarei excremento ao vosso rosto, excremento dos vossos sacrifícios, e para junto deste sereis levados.” (Ml 2:1-3 RA)

          O Senhor sonda corações e mentes e sabe o que está no mais íntimo do nosso ser, realidades que por vezes até nós ignoramos. Por isso, Ele envia Sua espada afiada de dois  gumes, que é capaz de separar alma e espírito, juntas e medulas, levando-nos a descobrir as raízes e origens de nossas ações e reações mais tenebrosas.

  • “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” (Hb 4:12 RA)

          Nos dias do profeta Malaquias, a perversidade estava encrustada no naqueles que deveriam estar com os corações limpos, por serem mensageiros divinos. Os sacerdotes estavam contaminados pelo pecado e sequer percebiam, por isso tiveram que ouvir o que anunciavam e descobrir que as coisas não iam bem aos olhos de Deus.

          Aos olhos do Onisciente, os “professores estavam reprovados”, “os purificadores estavam sujos”, “os referenciais estavam quebrados”, “ as cisternas estavam rachadas”, “as fontes estavam sujas”, por isso o que faziam era contaminado e os resultados inadequados.

          Precisamos entender que antes de todo serviço para o Deus Santo, precisamos nos santificar e esta premissa estava sendo ignorada pelos sacerdotes contemporâneos de Malaquias.

          Você assentou em seu coração como prioridade dar ouvidos a Deus e honrá-Lo? Se não, corrija-se enquanto é tempo, pois os filhos de Eli que eram sacerdotes não fizeram isso e pelo Senhor foram destituídos e mortos.

  • “Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não se importavam com o SENHOR;” (1Sm 2:12 RA)
  • “Então, pelejaram os filisteus; Israel foi derrotado, e cada um fugiu para a sua tenda; foi grande a derrota, pois foram mortos de Israel trinta mil homens de pé. 11  Foi tomada a arca de Deus, e mortos os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias.” (1Sm 4:10-11 RA)

          Peça a Deus para sondar sua vida e caso haja impurezas que Ele lhe conceda a graça que o sumo sacerdote Josué recebeu, para que seja removido aquilo que é indevido a um servo de Deus e assim você possa ser usado livremente por Ele e suas bênçãos realmente abençoarem.

  • “Faze-me justiça, SENHOR, pois tenho andado na minha integridade e confio no SENHOR, sem vacilar. 2 Examina-me, SENHOR, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos.” (Sl 26:1-2 RA)
  • “ Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles! 18 Se os contasse, excedem os grãos de areia; contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim. 19 Tomara, ó Deus, desses cabo do perverso; apartai-vos, pois, de mim, homens de sangue. 20 Eles se rebelam insidiosamente contra ti e como teus inimigos falam malícia. 21 Não aborreço eu, SENHOR, os que te aborrecem? E não abomino os que contra ti se levantam? 22 Aborreço-os com ódio consumado; para mim são inimigos de fato. 23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; 24 vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” (Sl 139:17-24 RA)
  • “Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do SENHOR, e Satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor. 2  Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreende, ó Satanás; sim, o SENHOR, que escolheu a Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo? 3  Ora, Josué, trajado de vestes sujas, estava diante do Anjo. 4  Tomou este a palavra e disse aos que estavam diante dele: Tirai-lhe as vestes sujas. A Josué disse: Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniqüidade e te vestirei de finos trajes. 5  E disse eu: ponham-lhe um turbante limpo sobre a cabeça. Puseram-lhe, pois, sobre a cabeça um turbante limpo e o vestiram com trajes próprios; e o Anjo do SENHOR estava ali, 6  protestou a Josué e disse: 7  Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Se andares nos meus caminhos e observares os meus preceitos, também tu julgarás a minha casa e guardarás os meus átrios, e te darei livre acesso entre estes que aqui se encontram.” (Zc 3:1-7 RA)

             Diante do que foi posto, você pode pensar: "Essa palavra é só para quem é pastor", mas precisamos nos lembrar que a Palavra do Senhor nos ensina que todos somos sacerdotes reais, por isso estas verdades se aplicam a todos nós.

  •  “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” (1Pe 2:9 RA)