Páginas

2 de ago. de 2025

Lucas 3. Tema: A missão e o contexto.

  •   No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judéia, Herodes, tetrarca da Galiléia, seu irmão Filipe, tetrarca da região da Ituréia e Traconites, e Lisânias, tetrarca de Abilene, 2  sendo sumos sacerdotes Anás e Caifás, veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto. 3  Ele percorreu toda a circunvizinhança do Jordão, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados, 4  conforme está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.” (Lc 3:1-4 RA)

           Contextos são os ambientes que alguém está inserido para cumprir uma missão. Normalmente os profetas foram levantados por Deus em contextos difíceis que precisavam de exortações, correções, disciplinas e até castigos, afinal, eles são boca de Deus para suas gerações.

           Lucas, inspirado pelo Espírito Santo, descreveu tanto o contexto político, quanto religioso da época que João Batista, para que ficasse clara a missão para a qual foi designado, visto que prepararia o caminho do Messias (Jesus).

  • Todo vale será aterrado, e nivelados todos os montes e outeiros; os caminhos tortuosos serão retificados, e os escabrosos, aplanados; 6  e toda carne verá a salvação de Deus. 7  Dizia ele, pois, às multidões que saíam para serem batizadas: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? 8  Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. 9  E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. 10  Então, as multidões o interrogavam, dizendo: Que havemos, pois, de fazer? 11  Respondeu-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo. 12  Foram também publicanos para serem batizados e perguntaram-lhe: Mestre, que havemos de fazer? 13  Respondeu-lhes: Não cobreis mais do que o estipulado. 14  Também soldados lhe perguntaram: E nós, que faremos? E ele lhes disse: A ninguém maltrateis, não deis denúncia falsa e contentai-vos com o vosso soldo.” (Lc 3:5-14 RA)

          Precisamos aprender a discernir os contextos que estamos inseridos, para que possamos entender nosso treinamento e cumprir nossa missão,  conforme a vontade de Deus.

            Deus sabe por que lhe fez nascer, crescer e viver nestes dias. Tudo na sua vida está interligado e na hora certa perceberá que Ele sempre esteve no controle e lhe usará de forma surpreendente, apenas esteja ligado nos céus, com os pés na terra e com o coração em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.