Páginas

11 de ago. de 2025

Lucas 12. Tema: “Um pingo de xixi, azeda um balde de leite”.

  • Posto que miríades de pessoas se aglomeraram, a ponto de uns aos outros se atropelarem, passou Jesus a dizer, antes de tudo, aos seus discípulos: Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.” (Lc 12:1)

          A sabedoria popular é cheia de ensinamentos bíblicos que são citados de maneira mais coloquial, capaz de levar as pessoas mais simples a entenderem verdades profundas. Por vezes vi meu pai dizer: “Um pingo de xixi, azeda um balde de leite”. Essa frase nos ensina que basta uma pequena influência para comprometer todo um trabalho, ou aprendizado.

          No livro de Eclesiastes, encontramos Salomão falando como uma “simples” mosca pode levar um perfume cheiroso tornar-se “fedorento”: “Qual a mosca morta faz o unguento do perfumador exalar mau cheiro, assim é para a sabedoria e a honra um pouco de estultícia.” (Ec 10:1 RA)

          Paulo, alertou os coríntios e os gálatas, a protegerem-se das más influências que chegam através de palavras envenenadas, transmitidas por pessoas de alma e espírito contaminados pelo pecado.

  • Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade? 8  Esta persuasão não vem daquele que vos chama. 9  Um pouco de fermento leveda toda a massa.” (Gl 5:7-9 RA)
  • E isto por causa dos falsos irmãos que se entremeteram com o fim de espreitar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus e reduzir nos à escravidão; 5  aos quais nem ainda por uma hora nos submetemos, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós.” (Gl 2:4-5 RA)
  • “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” (1Co 15:33 RA)

          O Salmo de número 1, nos alerta quanto ao perigo que corremos ao estarmos rodeados por pessoas cujos valores, comportamentos e palavras são reprováveis aos olhos do Senhor. As quais devem ser evitadas.

  • “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” (Sl 1:1 RA)

          Mas o que levaria pessoas sérias, inteligentes e até maduras, serem envolvidas por ensinamentos errados? A Bíblia nos apresenta um pecado denominado JACTÂNCIA, como a porta de entrada para o engano.

          Jactância é uma atitude que se manifesta com arrogância e em indivíduos que tem alta opinião de si mesmos. Pessoas jactanciosas se acham tão seguras em si mesmas, tão capazes de se protegerem, que terminam se expondo e sendo enlaçadas pelas “anacondas” do erro, criadas, alimentadas e expostas pelos hereges disfarçados de "mestres do saber". 

  • “Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?” (1Co 5:6 RA)

            Nosso Senhor Jesus, por vezes alertou Seus discípulos quanto ao risco das influências dos religiosos de sua época, que se achavam melhores e mais capazes que as demais pessoas, mas eram homens maliciosos, réprobos aos olhos de Deus e capazes de influenciarem para o mal sem serem discernidos, por atuarem como dissimuladamente como "atores" religiosos, engando e sendo enganados, seduzindo os mais simples, ou desatentos na fé.

            O alerta de Deus continua valendo para nossos dias, pois não faltam aqueles cujos corações são contaminados pelo mal e estão dentro e fora das Igrejas, com o propósito de trazer ruína e falência espiritual, moral e ética. Por isso, mantenhamo-nos em estado de alerta, para que não sejamos contaminados e quando menos esperarmos estejamos distantes do “Evangelho Puro e Simples”.

            Tenha cuidado e seja criterioso quanto aos livros, sites, blogs, vídeos e músicas que você acessa!! Vigie em relação àqueles que lhe rodeiam, pois “quando do diabo não vem, manda seu secretário”, pois com pequenas doses de heresias, podem envenenar sua alma. Proteja sua fé, pois ela determinará sua forma de viver e morrer!!!!

  • “Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.” (Jd 1:4 RA)

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.