Páginas

8 de jul. de 2025

Jonas 2. Tema: Bastava ter orado antes.

  • “Então, Jonas, do ventre do peixe, orou ao SENHOR, seu Deus,” (Jn 2:1 RA)

            No capítulo 1º do Livro de Jonas, encontramos o relato que enquanto os marinheiros pagãos oravam aos seus “deuses” por estarem enfrentando uma severa tempestade, o profeta do Senhor dormia o sono da indolência. Foi necessário ser exortado para poder tomar uma posição que correspondesse a fé que professava, mas mesmo debaixo da pressão não buscou ao Senhor, antes, tentando se safar da situação, procurou induzir os marinheiros a jogá-lo no mar, para assim ter uma desculpa para sua morte, mas, o Senhor que tudo sabe, providenciou um peixe que o engoliu e o vomitou na praia de Nínive.

             Observe como é  interessante vermos Jonas orando intensamente depois que foi engolido e levado a situações de profunda escuridão dentro do ventre do peixe. O profeta da luz, só buscou a Deus quando enfrentou densas trevas.

             Quantas vezes eu e você nos assemelhamos a Jonas e deixamos para orar, buscar conselhos e seguir os princípios e comandos divinos só depois que estamos engolidos pelos “peixes problemas”, que nos levam a locais de profundas trevas, tristezas, incertezas e perdas.

             Se Jonas tivesse orado antes, com certeza não teria passado pelo constrangimento perante os marinheiros ímpios e nem teria sido engolido e vomitado por um peixe. Que tal desenvolver o hábito de orar antes que as situações gerem problemas? Reflita e decida como irá proceder a partir de agora.

  • “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mc 14:38 RA)
  • “Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, 2  em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito. 3  Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador,” (1Tm 2:1-3 RA)
  • “Depois disto, consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Subirei a alguma das cidades de Judá? Respondeu-lhe o SENHOR: Sobe. Perguntou Davi: Para onde subirei? Respondeu o SENHOR: Para Hebrom.” (2Sm 2:1 RA)

 

 

 

           

 

7 de jul. de 2025

Jonas 1. Tema: O que acontece aqui, chega lá.

  •  “Veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: 2  Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim.” (Jn 1:1-2 RA)

           A Assíria era uma nação impenitente e impiedosa devido as suas práticas pecaminosas. Diante deste contexto, a palavra do Senhor veio ao profeta Jonas e ele foi enviado a comunicar uma mensagem de juízo contra seus moradores.

           Situações semelhantes aconteceram nos dias de Noé e em relação as Sodoma e Gomorra, pois suas práticas pecaminosas chegaram ao conhecimento de Deus e o juízo divino foi derramado as gerações impenitentes.

           Precisamos entender e crer que tudo chega ao conhecimento de Deus e depois de oferecer oportunidades de , que por vezes são desconsideradas, o Senhor envia o juízo.

           Nossa geração tem provocado a ira de Deus e isso terá consequências drásticas, pois de Deus não se zomba, consequentemente o juízo virá, contudo, cabe-nos ser como Noé e sua família, Ló e como os moradores de Nínive que se arrependeram, caso contrário, também seremos alvos da ira de Deus que será derramada sobre a terra nos tempos do fim.

           Não pensemos que Deus está ignorando o que está acontecendo no mundo que vivemos. Ele apenas está dando tempo para que as pessoas se arrependam, mas se não aproveitarem, o juízo virá e só quem for piedoso escapará. Por isso, andemos em santidade, pois o Senhor julgará a todos, inclusive ao Seu povo e Ele não terá os culpados por inocentes e nem os inocentes por culpados, pois é o Justo juiz de toda terra.

  • Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas.” (2Pe 3:9-10 RA)
  • “ Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição. 22 Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. 23 Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.” (Ap 2:21-23 RA)
  • “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.” (Gl 6:7 RA)
  • “Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. 31 Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” (Hb 10:30-31 RA)

 

 

           

 

 

 

6 de jul. de 2025

Amós 9. Tema: Restauração na próxima geração.

  •   Naquele dia, levantarei o tabernáculo caído de Davi, repararei as suas brechas; e, levantando-o das suas ruínas, restaurá-lo-ei como fora nos dias da antiguidade; 12  para que possuam o restante de Edom e todas as nações que são chamadas pelo meu nome, diz o SENHOR, que faz estas coisas. 13  Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que o que lavra segue logo ao que ceifa, e o que pisa as uvas, ao que lança a semente; os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão. 14  Mudarei a sorte do meu povo de Israel; reedificarão as cidades assoladas e nelas habitarão, plantarão vinhas e beberão o seu vinho, farão pomares e lhes comerão o fruto. 15  Plantá-los-ei na sua terra, e, dessa terra que lhes dei, já não serão arrancados, diz o SENHOR, teu Deus.” (Am 9:11-15 RA)

           Após profetizar sobre justiça e juízo que viriam sobre Israel e como aconteceriam situações difíceis e até catastróficas, devido a obstinação e desobediência do povo, o Senhor anuncia através de Amós que quando chegasse o tempo da restauração  de Israel, processos seriam acelerados e a sorte de Israel seria mudada, cidades seriam reedificadas, colheitas seriam realizadas e a vida seria celebrada. Além disso, a nação voltaria para terra de onde tinha sido levada, pois o tabernáculo de Davi seria levantado, as brechas seriam tapadas e as ruínas reedificadas. O doloroso dessas promessas é que isso aconteceria com uma nova geração, já que a atual geração teria que amargar as dores da punição devido a própria rebeldia.

  • Vi o Senhor, que estava em pé junto ao altar; e me disse: Fere os capitéis, e estremecerão os umbrais, e faze tudo em pedaços sobre a cabeça de todos eles; matarei à espada até ao último deles; nenhum deles fugirá, e nenhum escapará. 2  Ainda que desçam ao mais profundo abismo, a minha mão os tirará de lá; se subirem ao céu, de lá os farei descer. 3  Se se esconderem no cimo do Carmelo, de lá buscá-los-ei e de lá os tirarei; e, se dos meus olhos se ocultarem no fundo do mar, de lá darei ordem à serpente, e ela os morderá. 4  Se forem para o cativeiro diante de seus inimigos, ali darei ordem à espada, e ela os matará; porei os olhos sobre eles, para o mal e não para o bem. 5  Porque o Senhor, o SENHOR dos Exércitos, é o que toca a terra, e ela se derrete, e todos os que habitam nela se enlutarão; ela subirá toda como o Nilo e abaixará como o rio do Egito. 6  Deus é o que edifica as suas câmaras no céu e a sua abóbada fundou na terra; é o que chama as águas do mar e as derrama sobre a terra; SENHOR é o seu nome. 7  Não sois vós para mim, ó filhos de Israel, como os filhos dos etíopes?  — diz o SENHOR. Não fiz eu subir a Israel da terra do Egito, e de Caftor, os filisteus, e de Quir, os siros? 8  Eis que os olhos do SENHOR Deus estão contra este reino pecador, e eu o destruirei de sobre a face da terra; mas não destruirei de todo a casa de Jacó, diz o SENHOR. 9  Porque eis que darei ordens e sacudirei a casa de Israel entre todas as nações, assim como se sacode trigo no crivo, sem que caia na terra um só grão. 10  Todos os pecadores do meu povo morrerão à espada, os quais dizem: O mal não nos alcançará, nem nos encontrará.” (Am 9:1-10 RA)

          Como homens e mulheres de Deus, cremos e anunciamos novos tempos vindos de Sua parte, promovendo milagres restauradores e reestruturadores para o povo escolhido, contudo, faz-se necessário lembrar que a geração da restauração nem sempre é a geração da degradação. As vezes a recondução só acontece com os filhos, pois os pais já morreram longe do Senhor. Poucos da geração apóstata conseguem segurar nos dois lados da história (Ex: Josué e Calebe), a maioria perece na DESGRAÇA,  sem desfrutar no novo tempo devido a idade ou a eventualidades.

          Procure estar entre aqueles que por se manterem fiéis não precisam passar por períodos de punição e nem de restauração, pois ter uma vida na presença de Deus é melhor do que voltar para ela, visto que, o tempo de afastamento sempre traz consigo cicatrizes e danos, algumas vezes irreparáveis. Se Israel e Judá não tivessem se afastado do Senhor, muitas dores teriam sido evitadas, pois na presença do Senhor há delícias perpetuamente. Siga os bons exemplos!!! “Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.” (Sl 16:11 RA)

       

           

 

 

5 de jul. de 2025

Amós 8. Tema: Quando a fome não será saciada.

  •   Eis que vêm dias, diz o SENHOR Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR. 12  Andarão de mar a mar e do Norte até ao Oriente; correrão por toda parte, procurando a palavra do SENHOR, e não a acharão. 13  Naquele dia, as virgens formosas e os jovens desmaiarão de sede, 14  os que, agora, juram pelo ídolo de Samaria e dizem: Como é certo viver o teu deus, ó Dã! E: Como é certo viver o culto de Berseba! Esses mesmos cairão e não se levantarão jamais.” (Am 8:11-14 RA)

          Após tentar reatrair a atenção do povo para Si e perceber a insensibilidade espiritual devido a dureza de coração de coração, o Senhor envia Amós notificar e noticiar a Israel que sua medida de iniquidade havia completado e  como consequência haveria uma grande fome da presença de Deus, mas essa necessidade não seria suprida.

          O reino do Norte, formado pelas 10 tribos que seguiram Jeroboão e os ídolos de Samaria, viria a desaparecer do mapa, pois seus habitantes ignoraram ao Senhor e Sua voz profética que tentava os reconduzir a fé no único Deus vivo. As pessoas teriam fome de Deus, mas já não poderiam saciá-la, pois o Eterno havia resolvido dar cabo dos impenitentes.

          Precisamos entender que tudo tem seu tempo, inclusive o favor de Deus. Chega a hora que o Senhor “cansa” de dar oportunidades e entrega as pessoas as suas próprias escolhas e isso é o caos. Assim como aconteceu com Sodoma, Gomorra e as cidades circunvizinhas, aconteceu com o Reino do Norte e com muitos indivíduos e gerações durante a história.

          Não pensemos que a porta sempre estará aberta e os braços sempre estarão estendidos. Tudo tem seu tempo, por isso aproveite as oportunidades que Deus tem lhe concedido, antes que seja tarde demais e a porta seja fechada e você fique de fora, como disse Jesus na parábola das virgens néscias. Ainda dá tempo, mas chegará o momento que não dará e só restará o lamentar, chorar e o agonizar.

  • “Buscai o SENHOR ENQUANTO se pode achar, invocai-o ENQUANTO está perto.” (Is 55:6 RA)
  • “Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! 12  Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço.” (Mt 25:11-12 RA)
  • 21  porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. 22  Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos 23  e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. 24  Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; 25  pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! 26  Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; 27  semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro. 28  E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, 29  cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, 30  caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, 31  insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. 32  Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.” (Rm 1:21-32 RA)
  • “ Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate, 19  mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé. 20  E dentre esses se contam Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para serem castigados, a fim de não mais blasfemarem.” (1Tm 1:18-20 RA)
  • Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição. 22  Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. 23  Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.” (Ap 2:21-23 RA)
 
 

           

           

 

 

4 de jul. de 2025

Amós 7. Tema: Intercessão que muda a situação.

  •   Isto me fez ver o SENHOR Deus: eis que ele formava gafanhotos ao surgir o rebento da erva serôdia; e era a erva serôdia depois de findas as ceifas do rei. 2  Tendo eles comido de todo a erva da terra, disse eu: SENHOR Deus, perdoa, rogo-te; como subsistirá Jacó? Pois ele é pequeno. 3  Então, o SENHOR se arrependeu disso. Não acontecerá, disse o SENHOR. 4  Isto me mostrou o SENHOR Deus: eis que o SENHOR Deus chamou o fogo para exercer a sua justiça; este consumiu o grande abismo e devorava a herança do SENHOR. 5  Então, disse eu: SENHOR Deus, cessa agora; como subsistirá Jacó? Pois ele é pequeno. 6  E o SENHOR se arrependeu disso. Também não acontecerá, disse o SENHOR Deus.” (Am 7:1-6 RA)

            Orar é conversar com Deus (falar e ouvir) em busca de comunhão com Ele, intercessão é colocar-se perante Ele em prol de algo ou alguém, suplicando favores graciosos (imerecidos).

            O profeta Amós percebeu que a ira do Senhor se manifestaria intensamente contra Israel por sua apostasia, diante do que viu, posicionou-se como intercessor, afinal, somos responsáveis por aquilo que percebemos, e foi atendido por Deus, embora o Senhor tenha deixado claro que colocaria Seu prumo e chamaria os israelitas à responsabilidade.

  • O SENHOR me disse: Que vês tu, Amós? Respondi: Um prumo. Então, me disse o Senhor: Eis que eu porei o prumo no meio do meu povo de Israel; e jamais passarei por ele. 9  Mas os altos de Isaque serão assolados, e destruídos, os santuários de Israel; e levantar-me-ei com a espada contra a casa de Jeroboão.” (Am 7:8-9 RA)

          Deus pode ouvir nossa intercessão em favor de determinadas realidades, derramando graça e misericórdia, por isso, devemos a Ele nos achegar em favor de pessoas e contextos, mas isso não significa que não haverá correções, pois o salário do pecado sempre será a morte.

  • Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, 2  em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. 3  Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, 4  o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. 5  Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 6  o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.” (1Tm 2:1-6 RA)

          Você está percebendo que algo está acontecendo, ou vai acontecer de maneira catastrófica? Então ore ao Senhor, suplique Seu favor, pois está pronto para lhe ouvir, contudo não espere que Ele ignore o que está errado. Ele pode até mudar a punição, ou sua intensidade, mas usará o prumo, pois “o certo é certo e o errado é errado” e disciplina a quem ama, com vistas ao arrependimento e conserto das vidas, pois não quer que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.

  • “Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos.” (Mt 18:14 RA)
  • “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3:16 RA)
  • “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.” (2Pe 3:9 RA)
  • Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue 5  e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; 6  porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.” (Hb 12:4-6 RA)
  • “Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade. 11  Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.” (Hb 12:10-11 RA)
  • “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” (Tg 5:16 RA)

 

 

 

           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 de jul. de 2025

Amós 6. Tema: Ai dos que se acham donos da situação.

  •  Ai dos que andam à vontade em Sião e dos que vivem sem receio no monte de Samaria, homens notáveis da principal das nações, aos quais vem a casa de Israel! 2  Passai a Calné e vede; e, dali, ide à grande Hamate; depois, descei a Gate dos filisteus; sois melhores que estes reinos? Ou será maior o seu território do que o vosso território? 3  Vós que imaginais estar longe o dia mau e fazeis chegar o trono da violência; 4  que dormis em camas de marfim, e vos espreguiçais sobre o vosso leito, e comeis os cordeiros do rebanho e os bezerros do cevadouro; 5  que cantais à toa ao som da lira e inventais, como Davi, instrumentos músicos para vós mesmos; 6  que bebeis vinho em taças e vos ungis com o mais excelente óleo, mas não vos afligis com a ruína de José. 7  Portanto, agora, ireis em cativeiro entre os primeiros que forem levados cativos, e cessarão as pândegas dos espreguiçadores.” (Am 6:1-7 RA)

           Acharem-se donos das situações, devido ao dinheiro, poder, influência e amizades, tem feito com que algumas pessoas imaginem-se inatingíveis, por isso procedem soberbamente julgando que podem ir e vir, fazendo o que querem, pois estão no controle, mas isso é um inescrupuloso engano, visto que todos os seres humanos são frágeis e incapazes diante de algumas situações que podem advir, principalmente se forem enviadas por Deus.

           Alguns israelitas “olhavam-se nos espelhos” e imaginavam-se como soberanos e autônomos, indo e vindo, fazendo e desfazendo, ponto e retirando, como se fossem donos da vida e isso provocou a ira de Deus. Ignoravam esses homens os Provérbios que ensinam claramente “O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra.” (Pv 15:33 RA), “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” (Pv 16:18 RA).

           Diante do que via e ouvia, “Jurou o SENHOR Deus por si mesmo, o SENHOR, Deus dos Exércitos, e disse: Abomino a soberba de Jacó e odeio os seus castelos; e abandonarei a cidade e tudo o que nela há.” (Am 6:8 RA), “Pois eis que o SENHOR ordena, e será destroçada em ruínas a casa grande, e a pequena, feita em pedaços.” (Am 6:11 RA), “Pois eis que levantarei sobre vós, ó casa de Israel, uma nação, diz o SENHOR, Deus dos Exércitos, a qual vos oprimirá, desde a entrada de Hamate até ao ribeiro da Arabá.” (Am 6:14 RA)

           Precisamos ter cuidado com o espírito de engano que tenta seduzir nossa alma, levando-nos a pensar que somos algo, ou alguém por nós mesmos. Se chegamos a alguma posição, temos algum recurso e sucesso foi graças a Deus e só Ele poderá manter-nos de pé. Lembre-se sempre do que nos ensinou o Senhor Jesus, “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.” (Mt 5:3-5 RA)

            Procuremos proceder como nosso Senhor que comportou-se como servo e por isso foi aprovado pelo Pai: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. 9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” (Fp 2:5-11 RA)

           Através do apóstolo Paulo, o Espírito Santo também nos ensina a sermos moderados no que pensamos de nós mesmos, pois assim estaremos protegidos pelo Senhor:  “Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” (Rm 12:3 RA)

           Preserve sua alma na humildade, sempre agradeça a Deus, veja os outros como superiores a si mesmo, pois assim, o Senhor lhe guardará e lhe conduzirá em triunfo. “Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal;” (Pv 3:7 RA) “Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro, e não os teus lábios.” (Pv 27:2 RA) Procedendo assim, haverá mais probabilidade de termos a aprovação e proteção do Daquele que por nós tudo executa.

Amós 5. Tema: Buscai ao Senhor, mas também, Buscai o bem!!

         Uma das razões da vida é o progresso, o avanço, o desenvolvimento, a conquista. Crescer motiva, impulsiona, gera satisfação, porém, corremos o risco de dedicar nossa existência aquilo que é vão e passageiro. Objetivos como fama, poder, dinheiro, bens, glória, títulos, tem sido a razão de ser para muitas pessoas, mas seriam estes os melhores objetivos? Deveríamos nós pensar, suar, nos desgastar tanto por tão pouco, visto que todas essas conquistas são passageiras?

         Após mostrar para Israel que por várias vezes tentou usar as crises e dificuldades para alertá-lo sobre a fugacidade da vida e não foi atendido, o Senhor manda Amós exortar o povo a rever suas prioridades e buscá-Lo em primeiro lugar.

  • “Pois assim diz o SENHOR à casa de Israel: Buscai-me e vivei.” (Am 5:4 RA)
  •  “Buscai ao SENHOR e vivei, para que não irrompa na casa de José como um fogo que a consuma, e não haja em Betel quem o apague.” (Am 5:6 RA)
  •  “Buscai o bem e não o mal, para que vivais; e, assim, o SENHOR, o Deus dos Exércitos, estará convosco, como dizeis.” (Am 5:14 RA)

          O Senhor, através das falas do profeta, deixa claro que buscá-Lo como prioridade é muito mais do que realizar cultos, solenidades e eventos. Buscá-lo como prioridade é ter relacionamentos saudáveis tanto com Ele quanto com as pessoas, pois é impossível sermos de Deus e não procedermos com justiça e equidade, visto que fé e obras caminham juntas.

          Você tem buscado ao Senhor e ao bem? Lembre-se que não há como separar Deus do seu povo, o Criador das criaturas, a fé das obras, o amor a Deus e o amor ao próximo, a justificação e a justiça. Dizer que ama a Deus e maltratar, distratar, usurpar, enganar, suas criaturas é incompatível. Buscai a Deus, mas também, buscai o bem!!!

  • Portanto, visto que pisais o pobre e dele exigis tributo de trigo, não habitareis nas casas de pedras lavradas que tendes edificado; nem bebereis do vinho das vides desejáveis que tendes plantado. 12  Porque sei serem muitas as vossas transgressões e graves os vossos pecados; afligis o justo, tomais suborno e rejeitais os necessitados na porta... Aborrecei o mal, e amai o bem, e estabelecei na porta o juízo; talvez o SENHOR, o Deus dos Exércitos, se compadeça do restante de José.” (Am 5:11,12, 15 RA)
  • Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas. 10  Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço. 11  Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.” (1Jo 2:9-11 RA)
  • Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si. 16  Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.” (1Jo 3:15-16 RA)
  • “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.” (1Jo 4:20 RA)
 
 
 

 

 

 

           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 de jul. de 2025

Amós 4. Tema: Dificuldades e milagres não mudam corações.

  • “ Também vos deixei de dentes limpos em todas as vossas cidades e com falta de pão em todos os vossos lugares; contudo, não vos convertestes a mim, disse o SENHOR. 7  Além disso, retive de vós a chuva, três meses ainda antes da ceifa; e fiz chover sobre uma cidade e sobre a outra, não; um campo teve chuva, mas o outro, que ficou sem chuva, se secou. 8  Andaram duas ou três cidades, indo a outra cidade para beberem água, mas não se saciaram; contudo, não vos convertestes a mim, disse o SENHOR. 9  Feri-vos com o crestamento e a ferrugem; a multidão das vossas hortas, e das vossas vinhas, e das vossas figueiras, e das vossas oliveiras, devorou-a o gafanhoto; contudo, não vos convertestes a mim, disse o SENHOR. 10  Enviei a peste contra vós outros à maneira do Egito; os vossos jovens, matei-os à espada, e os vossos cavalos, deixei-os levar presos, e o mau cheiro dos vossos arraiais fiz subir aos vossos narizes; contudo, não vos convertestes a mim, disse o SENHOR. 11  Subverti alguns dentre vós, como Deus subverteu a Sodoma e Gomorra, e vós fostes como um tição arrebatado da fogueira; contudo, não vos convertestes a mim, disse o SENHOR.” (Am 4:6-11 RA)

          Embora saibamos que a regeneração é obra exclusiva do Espírito Santo, por vezes somos tentados a pensar que problemas ou milagres vão mudar as pessoas, mas estamos enganados. Israel por vezes enfrentou sérios problemas, outras foi extremamente abençoado , mas não se converteu, pois estava com o coração empedrado e com a servis endurecida.

  • “Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porque o SENHOR é quem fala: Criei filhos e os engrandeci, mas eles estão revoltados contra mim. 3 O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende. 4 Ai desta nação pecaminosa, povo carregado de iniquidade, raça de malignos, filhos corruptores; abandonaram o SENHOR, blasfemaram do Santo de Israel, voltaram para trás.” (Is 1:2-4 RA)

          Precisamos lembrar que só o Espírito Santo convence o homem do pecado, da justiça e do juízo, logo, que esperarmos que mudanças aconteçam em nós, ou em alguma outra pessoa, por quaisquer outros meios é puro engano. Só o Senhor pode  realizar este milagre.

  • “Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. 26  Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. 27  Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis. 28  Habitareis na terra que eu dei a vossos pais; vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus. 29 Livrar-vos-ei de todas as vossas imundícias; farei vir o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós. 30  Multiplicarei o fruto das árvores e a novidade do campo, para que jamais recebais o opróbrio da fome entre as nações. 31  Então, vos lembrareis dos vossos maus caminhos e dos vossos feitos que não foram bons; tereis nojo de vós mesmos por causa das vossas iniquidades e das vossas abominações.” (Ez 36:25-31 RA)
  • “Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. 8  Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9  do pecado, porque não crêem em mim; 10  da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; 11  do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.” (Jo 16:7-11 RA)

          Diante destas realidades surge a pergunta: “Qual é o papel das bênçãos, milagres, intervenções sobrenaturais divinas, ou dos problemas, crises e ataques malignos?” Estas situações podem servir para nos alertar e sensibilizar quanto a sublimidade divina e a pecaminosidade humana, o valor da eternidade e a futilidade das vaidades e assim olharmos para Jesus e por Ele sermos salvos, mediante o convencimento do Espírito Santo.

          Pare e reflita!! Quantas vezes você se deparou com situações benéficas ou maléficas, na sua vida ou na vida de outras pessoas, e pensou que mudanças aconteceriam, mas com o passar do tempo, ficou claro que de fato nada mudou, pois emoções, sensações e sentimentos podem até sensibilizar pessoas, levando-as a chorar ou sorrir, mas se a espada do Espírito não chegar aos corações promovendo regeneração tudo volta ao habitual.

  • “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” (Hb 4:12 RA)

          Peça a Deus para manter sua confiança exclusivamente Nele e não nas circunstâncias benéficas, ou maléficas, como meio de mudanças das pessoas. Não se iluda com os brados de júbilos, ou urros de dor, a não ser que sucedam ao arrependimento e confissão de pecados e isso só acontece através do agir poderoso do Espírito de Deus.

  • Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, 2  olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.” (Hb 12:1-2 RA)

          Clame a  Deus mudanças reais, transplantes de coração, regeneração, novo nascimento, enfim, conversão verdadeira, caso contrário, as lágrimas serão como as dos crocodilos que choram enquanto esmagam as presas e os risos serão como os que acontecem em um circo, baseados em alegrias momentâneas. Tudo será ilusão se não houver verdadeira conversão.