20 de abr. de 2013

As duas dimensões da Igreja e a oração


Quando tratamos do tema Igreja precisamos entender que a mesma existe em duas dimensões, a natural e a sobrenatural. A dimensão natural  se manifesta a partir do nosso cotidiano, nas idas e vindas, nas ações e reações, através daquilo que é visível, palpável, mensurável, perceptível aos cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato).A dimensão sobrenatural acontece no mundo invisível, intangível e até místico. Onde seres espirituais habitam e atuam sofrendo ou exercendo interferências, quer sejam benignas ou  malignas.
A dimensão natural e a sobrenatural existem paralelamente e se auto interferem, produzindo resultados que podem ou não glorificar a Deus, abençoar ou amaldiçoar pessoas, segundo os atos que acontecem.

                          A Bíblia nos ensina que:
  • Jesus está nos lugares celestiais: “ o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais,” (Efésios 1:20 )
  • A igreja está nos lugares celestiais: “ e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;” (Efésios 2:6)
  •  Os anjos e demônios estão nos lugares celestiais: “ para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais,” (Efésios 3:10)
  •  Travamos uma luta nos lugares celestiais: “ Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;  porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” (Efésios 6:11-12 RA)
  • As pessoas sem Cristo estão nos lugares celestiais: “ Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,  nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;  entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.” (Efésios 2:1-3 RA)

                        A oração e as duas dimensões da Igreja:

                      A oração é uma prática que interliga o mundo natural ao sobrenatural, logo deve acontecer com responsabilidade e seguindo alguns princípios básicos, entre os quais destacaremos alguns a seguir:
  • O Senhor Jesus nos ensina que através da oração (plano natural) podemos gerar interferências da terra nos céus (plano sobrenatural), e que como consequência veremos um retorno na dimensão natural através da manifestação do Reino de Deus: “ Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus.  Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus.  Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” (Mateus 18:18-20 RA).
  • As orações devem ser feitas em nome do Senhor Jesus. “ E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.  Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” João 14:13-14 RA).
  • Os principais objetivos da oração devem ser o desejo de que a vontade de Deus seja feita e haja manifestação Reino dos Céus entre nós. “ Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;  venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;  o pão nosso de cada dia dá-nos hoje;  e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;  e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!” (Mateus 6:9-13 RA).
 Espero que a partir destas informações possamos ter uma maior consciência da importância da oração e assim possamos praticá-la cada vez mais intensamente, com o propósito de gerar uma interferência divina no mundo espiritual.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.